Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 1 minuto, Rangel disse:

A primeira foto deve ser não de 1973, mas sim de 1976/77; na segunda o cenário parece-me ser o mesmo que surge no noticiário de 25 de abril de 1974.

A primeira é de 1974, a segunda acho que foi tirada no dia em que a Maria Fernanda consagrou-se a primeira mulher a apresentar SOZINHA um telejornal, em Julho de milnovecentosesessentaeoito.

 

  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ATVTQsVlembro-me de teres falado que no programa da passagem de ano de 2008/09 tinham aparecido imagens de passagens anteriores e o relógio da RTP com um locutor a dizer "entramos em 196 e poucos".

Alguém tem gravado esses programas? era chamado "A minha geração" e tenho curiosidade em os ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

@ATVTQsVlembro-me de teres falado que no programa da passagem de ano de 2008/09 tinham aparecido imagens de passagens anteriores e o relógio da RTP com um locutor a dizer "entramos em 196 e poucos".

Alguém tem gravado esses programas? era chamado "A minha geração" e tenho curiosidade em os ver.

Curiosamente estava a pensar naquilo que escreveste, pois eu lembro-me de ver aquilo não na passagem de ano mas na sua repetição. Na passagem de ano estava eu todo doente a ver o Zé Carlos Deseja um Bom 2010 a Você na SIC. A repetição daquilo que referiste foi uns dias mais tarde e era o último programa da série A Minha Geração que só tinha músicas de uma certa década, ao contrário do Música no Ar que foi feito uns anos antes. E depois, supostamente à meia-noite (estava eu ocupado a ver a SIC), aparecia uma evolução das passagens de ano mas ao contrário e acabava com a mais antiga, com o relógio da RTP sobreposto na festa de passagem de ano, e o locutor dizia "É precisamente meia-noite, já entrámos em 1968" como se fosse um locutor de rádio. Eu inicialmente julgava que era 1958 porque na altura nem toda a gente sabia com exactidão até quando é que se usava o primeiro símbolo regular da RTP (o circular que presumo ter durado até 1959) pois o relógio tinha o símbolo "clássico" da RTP lá estampado.

Do A Minha Geração de passagem de ano acho que só sobrevivem umas actuações e não aquilo que referes, uma pena, pois aquilo é precioso pois julgo que veio da passagem de ano mais antiga ainda intacta nos arquivos da RTP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, ATVTQsV disse:

Não era este, era outro, parecido com o relógio de 1967. Mas também nunca vi este, é raro.

Quanto ao relógio em si, lembro-me que ouvia-se o sinal horário quando o locutor estava a falar. Infelizmente não há registos como já disse.

Foi por isso que perguntei se alguém tinha esses programas gravados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, Vascof2001 disse:

A primeira é de 1974, a segunda acho que foi tirada no dia em que a Maria Fernanda consagrou-se a primeira mulher a apresentar SOZINHA um telejornal, em Julho de milnovecentosesessentaeoito.

Desculpa, mas tenho de concordar com o @Rangel. Já reparaste no letreiro na parte direita da imagem? É o mesmo logo deste genérico...

 

Já o estúdio da segunda imagem corresponde ao genérico da "tômbola" e sei que pelo menos em 1971 era utilizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, LP 98 disse:

Desculpa, mas tenho de concordar com o @Rangel. Já reparaste no letreiro na parte direita da imagem? É o mesmo logo deste genérico...

 

Já o estúdio da segunda imagem corresponde ao genérico da "tômbola" e sei que pelo menos em 1971 era utilizado.

Sim o genérico era este este desde Março de 1976 mas em 74 o tj tinha este símbolo, vocês esquerecem se desta revista

Gente++8+Outubro+1974002.jpg

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LP 98 disse:

E então, em que é que ficamos? O genérico afinal é de 1974?

A explicação é do genérico ter 2 versões, uma de 1974 outra de 1976 com a musica dos camel.

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06824.174.27485#!15

Se calhar o "RTP - Direcção de informação" não deveria existir.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o meu pai: a RTP 1 tonha breves noticiários em inglês e francês no início dos anos 80 (por volta de 1980) e que pareciam não exceder os cinco minutos de duração, pelo menos dois dias por semaba. A razão pela qual acabaram foi por "não haver procura". Será que algum ancião ainda se lembra? É que nas grelhas do DL não deve haver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 26 minutos, ATVTQsV disse:

Segundo o meu pai: a RTP 1 tonha breves noticiários em inglês e francês no início dos anos 80 (por volta de 1980) e que pareciam não exceder os cinco minutos de duração, pelo menos dois dias por semaba. A razão pela qual acabaram foi por "não haver procura". Será que algum ancião ainda se lembra? É que nas grelhas do DL não deve haver.

O @Marouf tem um telejornal para a emigracao e se calhar devia ser isto é ele tirou isso do arquivo on-line francês segundo ele já não está presente lá no arquivo online

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Vascof2001 disse:

O @Marouf tem um telejornal para a emigracao e se calhar devia ser isto é ele tirou isso do arquivo on-line francês segundo ele já não está presente lá no arquivo online

Segundo o meu pai foi uma experiência piloto destinada sobretudo para o Algarve e só havia em francês e inglês. Infelizmente acabou, gostaria era de ver como seria a RTP se estes noticiários fossem um sucesso e ainda estariam na grelha.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Às vezes, penso como é que o estúdio deste programa diminuiu tanto de tamanho. Ainda para mais, na altura tinham dois programas de day time em Lisboa...

Um dos muitos erros do Daniel Deusdado foi tirar este programa das manhãs. No entanto, considero que desde que o programa deixou de ser produzido pela Coral Europa perdeu alguma qualidade...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...