Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

5 minutes ago, LP 98 said:

Pena não terem a primeira transmissão a cores, que seria um excerto dessa emissão... Ou se calhar têm mas ainda não a restauraram.

Não foram nestas eleições, mas sim as eleições para a Assembleia Constituinte de 1975, e a segunda transmissão é das legislativas de 1976.

Para já a gravação mais antiga a cores que está no RTP Arquivo é, se não estou enganado, a comunicação do Conselho da Revolução ao país em 23-04-1976 (e no dia seguinte a do Presidente da República Costa Gomes):

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mensagem-do-conselho-da-revolucao/

Editado por Rangel
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, LP 98 disse:

Pena não terem a primeira transmissão a cores, que seria um excerto dessa emissão... Ou se calhar têm mas ainda não a restauraram.

Ao menos já temos um slide de fim de emissão que é estreia na internet, fechos de emissão anteriores a 1986 são raros.

Antes do 25 de Abril havia isto:

http://obviousmag.org/archives/2006/12/meditacao.html

que dava acho que entre a locução e o hino. Infelizmente não existem imagens da Meditação, mas a página em cima reconstituiu, até sabe qual a música usada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Rangel disse:

Não foram nestas eleições, mas sim as eleições para a Assembleia Constituinte de 1975, e a segunda transmissão é das legislativas de 1976.

Para já a gravação mais antiga a cores que está no RTP Arquivo é, se não estou enganado, a comunicação do Conselho da Revolução ao país em 23-04-1976 (e no dia seguinte a do Presidente da República Costa Gomes):

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/mensagem-do-conselho-da-revolucao/

Tens razão, confundi-me. É que a gravata do Adriano Cerqueira parecia-me a mesma que se vê nesse trecho da dita emissão a cores à qual me referia... ?

Já agora, quem sabe e se essa emissão do link que mandaste não terá sido mesmo em Secam... Já que na altura andavam a fazer experiências.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, LP 98 said:

Tens razão, confundi-me. É que a gravata do Adriano Cerqueira parecia-me a mesma que se vê nesse trecho da dita emissão a cores à qual me referia... ?

Já agora, quem sabe e se essa emissão do link que mandaste não terá sido mesmo em Secam... Já que na altura andavam a fazer experiências.

Na descrição diz 4:3 PAL, mas também já pensei nisso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

M

há 13 horas, LP 98 disse:

Tens razão, confundi-me. É que a gravata do Adriano Cerqueira parecia-me a mesma que se vê nesse trecho da dita emissão a cores à qual me referia... ?

Já agora, quem sabe e se essa emissão do link que mandaste não terá sido mesmo em Secam... Já que na altura andavam a fazer experiências.

As presidências foram a preto e branco como comprava o facto de terem sido filmadas com as EMI que a RTP tinha na altura, mas há um vídeo no site de uma entrevista ao Ramalho Eanes no Estúdio 2 da RTP a cores e com fundo Chrome Key. Também ontem colocaram meio debate das Autárquicas 76onde aparece um separador inedito de fim de bloco publicitário do Primeiro Programa. 

Editado por Vascof2001
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por falar em lost media, no fórum Mistério Juvenil, falava-se há anos numa sequência que seguia a do hino da RTP, onde havia uma voz feminina que dizia "Bom dia. Esta é a sua casa", sobre o símbolo da RTP num fundo azul, isto nos anos 80. Porém dos poucos registos de abertura da emissão não aparece tal mensagem.

Infelizmente há poucas aberturas, gostava era de ver a sequência completa do Canal 1 com a mira a desmontar e a criar uma paisagem, até as crianças da "geração Canal 1", pois estamos em pleno 2018 e ainda não há registos!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, Vascof2001 disse:

Também ontem colocaram meio debate das Autárquicas 76onde aparece um separador inedito de fim de bloco publicitário do Primeiro Programa. 

Aqui está (de 0:47 a 1:06 minutos):

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/debate-sobre-o-poder-local/

Editado por LAboy 456
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nas crónicas do Mário Castrim, ele falava que antes do Genérico do "tj" (maio de 77) havia um outro (se calhar, se a música for diferente) "neúrótico","pesadelo" com uma música tenebrosa a que ele alcunha de "madrasta do Espaço:1999". Acham que era este, era o do Tj com outra música ou era outro diferente?    

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Acho que estava a falar do TJ arco-íris, da qual parece que foi feito a cores e nao resta traço da cópia a cores por só restarem cópias de emissão a preto e branco

Quando refiro tj, referia a este que estas a falar. 

Aposto que a RTP tenha todos os genérico do tj em bruto. Mas acha mais fácil tirar de emissões, a menos que sejam os mais antigos. Pois na maioria das vezes que recordam os telejornais dos velhos tempos, sempre vão buscar o com este genérico e com o Adriano Cerqueira a apresentar, eu gostaria de ver e ouvir mais desse tj e saber qual a razão que está arquivado, e porque o AC estava a apresentá-lo num cenário tão simples

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, ATVTQsV disse:

Separador de publicidade de 1976. Arranjo de @LP 98. O separador de início é uma sugestão de como era.

Ainda eram muito usuais nesta época os separadores de "entrada" e de "saída" de intervalo, portanto acho que podemos supor que, neste caso, também fosse assim.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ivo50ivo disse:

malta gostaria de saber se em 1989 a Rtp transmitiu todos os grandes prémios de formula 1 em directo

tenho na minha memoria que vi o grande prémio do Japão em directo na madrugada de domingo 22 de Outubro de 1989 alguém consegue confirmar obrigado

O que está no Diário de Lisboa é uma transmissão do GP do Japão na manhã de Domingo, entre as 10h e as 13h, na RTP2. Não me parece que tenha dado em directo.

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06890.207.31580#!19

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar um dia vai aparecer um fecho de emissão de um sábado em 1989 de um dos dois canais onde aparece a grelha com menção da Fórmula 1. Muita gente afirma ter visto corridas na RTP 1 nos anos 80. Os fins de emissão são importantes para ver o que realmente dava em certa data.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Rádio e Televisão Portuguesa (RTP), primeira emissora estrangeira a transmitir telenovelas brasileiras, entrará em breve com uma ação judicial contra a Rede Globo.
O jornal ``Diário de Notícias", um dos maiores de Lisboa, publicou a informação na quarta-feira.
A emissora estatal portuguesa acusa a Globo de romper unilateralmente um contrato que firmara há dois anos.
Pelo acordo, válido até 96, a rede brasileira assumia o compromisso de oferecer primeiro à RTP todas as novelas que desejasse exportar para Portugal.
Em agosto, porém, a Globo mudou de idéia. Resolveu que, nos próximos cinco anos, venderá novelas apenas para uma TV portuguesa, a Sociedade Independente de Comunicação (SIC).
Principal concorrente da RTP, a SIC nasceu em outubro de 92. Está sob controle do ex-primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão, mas tem como acionista minoritário Roberto Marinho, presidente das Organizações Globo.
``Fomos traídos. E questionaremos a traição na Justiça –só não sabemos ainda se em Portugal ou no Brasil", reiterou à Folha, por telefone, o diretor de programação da RTP, Adriano Cerqueira.
Anteontem, a Globo divulgou uma nota afirmando que ``não pode, em absoluto, aceitar as insinuações" da rede portuguesa. ``O documento ao qual a RTP se refere não passa de mera declaração de intenções, que jamais chegaram a ser objeto de contrato."
As últimas linhas do comunicado são ásperas: ``Não conhecemos o sr. Adriano Cerqueira (...). Chegou ao nosso conhecimento, entretanto, que desde a sua posse a RTP vem perdendo audiência, o que, talvez, explique o tom de desespero de suas declarações."
O episódio encerra de maneira ruidosa um casamento que já completou duas décadas.
A RTP importou as primeiras novelas da Globo no início dos anos 70. Até então, a emissora brasileira limitava-se ao mercado interno. Foi a partir do sucesso em Portugal que abriu espaço para negociar com o resto do mundo.

Outubro de 1994. Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1994/10/28/ilustrada/4.html

  • Gosto 2
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O resultado de não ver canais como o LUSITANIATV e de encontrar novas mitadas é um esbedagle. 24 de Dezembro de 1997:

Não havia separador de publicidade natalício, algo impensável!

16 de Julho de 2006. Não me lembro dp grafismo, julguei na altura que a RTP usava o normal. Mas lembro-me do Lingo.

Inui o Malato num anúncio ao Jumbo (sem douradinhos) e uma campanha do Continente inspirado no regresso do Super-Homem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

O resultado de não ver canais como o LUSITANIATV e de encontrar novas mitadas é um esbedagle. 24 de Dezembro de 1997:

Não havia separador de publicidade natalício, algo impensável!

16 de Julho de 2006. Não me lembro dp grafismo, julguei na altura que a RTP usava o normal. Mas lembro-me do Lingo.

Inui o Malato num anúncio ao Jumbo (sem douradinhos) e uma campanha do Continente inspirado no regresso do Super-Homem.

E pelos vistos as gravações de 2006 são do Afonso Gageiro, gostava que ele colocasse na net as suas k7 philips (Sim, ele tem mesmo k7 dos anos 70)

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já que se tem falado tanto na família dos D'Eça Leal, em 1987 a RTP exibiu uma mini-série que adaptava a obra "Iratan e Iracema" de Olavo D'Eça Leal (pai de Paulo e avô de Francisco), que é uma espécie de "Alice No País das Maravilhas" nacional. Eu lembro-me vagamente quando a série deu mas a RTP nunca a reexibiu e não existem imagens na net.  O elenco incluia nomes como João Lagarto, Carlos Wallenstein, João D'Ávila, José Manuel Rosado e Paulo Guilherme (mais conhecido como o palhaço Companhia). 

Só encontrei esta imagem  e a capa da reedição do livro era um still da série.

b7f9f386f720c552a02fdedd27ee319c.jpg

 

iratan%20e%20iracema.jpg

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...