Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

Agora mesmo, LP 98 disse:

Pois é, também reparei! Segui a tua sugestão, Vasco, e fui ver o programa às gravações automáticas :) Só que já não estava disponível o programa da semana passada, e eu queria mesmo ver o tal genérico de 1983 do Telejornal... Será que há alguma maneira de eu poder aceder a isso?

Claro! Eu gravei do PC.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LP 98 disse:

Obrigado, Vasco! Era isso mesmo :D Ainda assim, terias possibilidade de enviar-me o programa desse dia? Talvez por Skype?

Olha só gravei excertos: Algumas representações dos noticiários com o Malato e a Mercê Romeno (acho que é esse o nome, eu não estou a ver quem é essa apresentadora,os outros já bem os conheço: Jorge Gabriel, Serenella Andrade, Catarina Furtado, Isabel Angelino, entre outros) a apresentar.

Será que é melhor publicar pelo facebook?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Vascof2001 disse:

Olha só gravei excertos: Algumas representações dos noticiários com o Malato e a Mercê Romeno (acho que é esse o nome, eu não estou a ver quem é essa apresentadora,os outros já bem os conheço: Jorge Gabriel, Serenella Andrade, Catarina Furtado, Isabel Angelino, entre outros) a apresentar.

Será que é melhor publicar pelo facebook?

Okay. Depois manda o link :) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No mesmo episódio aparece o genérico de 1983/1984 (som (quase) inteiro, porém passa parte do genérico a preto e branco) e depois vinha uma simulação a falar sobre a entrada de Portugal na União Europeia.

Não acham isso anacrónico? Em 1985/1986 este era o genérico em vigor:

 

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

No mesmo episódio aparece o genérico de 1983/1984 (som inteiro, porém passa parte do genérico a preto e branco) e depois vinha uma simulação a falar sobre a entrada de Portugal na União Europeia.

Não acham isso anacrónico? Em 1985/1986 este era o genérico em vigor:

 

E o anterior a esse do vídeo não terá sido precisamente o de 1983-84? Talvez tenha durado até 1985.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LP 98 disse:

E o anterior a esse do vídeo não terá sido precisamente o de 1983-84? Talvez tenha durado até 1985.

A linha temporal dos genéricos do Telejornal até 1985 é no mínimo confusa (eu achava que o genérico de 1983/84, que pode ser visto no vídeo dos 40 anos da RTP Madeira, onde no início do Telejornal passaram genéricos antigos, era de 1981/82). Também há um genérico que acho que é de 1984 e que tinha um planisfério e aparecia a palavra "TELEJORNAL" sílaba a sílaba. Está numa das "compilações" feitas pela RTP no canal do LUSITANIATV.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O primeiro excerto em que aparece o genérico de 1983 é ambientado em 1981, ai os anacronismos.

Podemos obter o genérico inteiro através destes dois vídeos:

 

cuja música não me soa a Vangelis, nem sequer a parte final (recorde-se que, já por esta altura, a ERT já tinha uma música dele a abrir os noticiários)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 minutos, Vascof2001 disse:

Só tenho a agradecer-te, Vasco! :D A sério, muito obrigado por partilhares esses vídeos.

há 9 minutos, ATVTQsV disse:

O primeiro excerto em que aparece o genérico de 1983 é ambientado em 1981, ai os anacronismos.

Podemos obter o genérico inteiro através destes dois vídeos:

 

cuja música não me soa a Vangelis, nem sequer a parte final (recorde-se que, já por esta altura, a ERT já tinha uma música dele a abrir os noticiários)

Se tivesse que apostar, diria que a ordem de aparição dos genéricos foi:

- O dos caracteres brancos (no vídeo do Música no Ar partilhado aí pelo Vasco)

- Aquele com o "diafragma" com as imagens a passar lá dentro (vídeo dos 40 anos da RTPMa)

- O tal que referiste do planisfério, de 1984

- (E por fim) o de 1985-86 com os caracteres em dois tons de azul

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, ATVTQsV disse:

A linha temporal dos genéricos do Telejornal até 1985 é no mínimo confusa (eu achava que o genérico de 1983/84, que pode ser visto no vídeo dos 40 anos da RTP Madeira, onde no início do Telejornal passaram genéricos antigos, era de 1981/82). Também há um genérico que acho que é de 1984 e que tinha um planisfério e aparecia a palavra "TELEJORNAL" sílaba a sílaba. Está numa das "compilações" feitas pela RTP no canal do LUSITANIATV.

Esse genérico é na verdade foi utilizado a partir de Janeiro até a 1ª semana de Junho de 1985.

Antes o logótipo, era este, introduzido em outubro de 1984, infelizmente, não há a abertura na Internet #maislostmedia

Então em janeiro mudarem a abertura e, com do custome mudou de cenário:

TelejornalAnos80.jpg.4240961075960b5de3750c4ee959406d.jpg

E também Ultimas Noticias, a ultima síntese diária, mudou de nome para Último Jornal.

Em Junho, devido ao regresso do 1º período emissão, após 1 ano e 2 meses de hiato e mudaram o número de síntese noticiosas de 1 para muitas! E ainda tiveram a ideia de mudar a imagem dos noticiários!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A partir do minuto 2:20 temos alguns genéricos dos anos 60 e 70, mas as datas ainda são uma incógnita.

2:24 - supostamente de meados dos anos 60, no Facebook da RTP Memória aparece o genérico inteiro e sem som
2:27 - início dos anos 70, pré-25 de Abril
2:29 - o primeiro de todos?
2:33 - anos 60? 70?
2:34 - 1979? Acho que já foi feito a cores, mas quando começaram a emitir a cores já mudaram de genérico
2:37 - algures na primeira metade dos anos 80, falta a cor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LP 98 disse:

Fez-me lembrar o Channel 1 da Rússia :P

Nem por isso... acho que já vi algum canal europeu com um símbolo parecido.

Genérico do Telejornal dos anos 60, sem som (fica engraçado se pusessem a música que os noticiários da Jugoslávia tinhanm na época)
Genérico dos anos 70, pré-25 de Abril. Tem a característica de ser da quinta edição, que era a de fecho de emissão. Música impensável para os dias de hoje

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No minuto 1:01, o único registo que existe neste momento do genérico com o planisfério.

 

há 15 minutos, ATVTQsV disse:

A partir do minuto 2:20 temos alguns genéricos dos anos 60 e 70, mas as datas ainda são uma incógnita.

2:24 - supostamente de meados dos anos 60, no Facebook da RTP Memória aparece o genérico inteiro e sem som
2:27 - início dos anos 70, pré-25 de Abril
2:29 - o primeiro de todos?
2:33 - anos 60? 70?
2:34 - 1979? Acho que já foi feito a cores, mas quando começaram a emitir a cores já mudaram de genérico
2:37 - algures na primeira metade dos anos 80, falta a cor

@ATVTQsV Sei que não é um palpite certeiro, mas o meu pai disse-me que o genérico do minuto 2:27 é uma das primeiras memórias televisivas que tem, e que ele teria os seus 5/6 anos nessa altura, portanto isso apontaria para que seja de 1971.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 35 minutos, ATVTQsV disse:

Também aquilo da quinta edição aponta para o alargamento das emissões à hora de almoço, no segundo período já chegaram a apresentar umas quatro edições.

Isso era aos domingos, meu caro, aos dias de semana era assim:

12:45-Telejornal 1a edição

19:30-Telejornal 2a edição

21:30-Telejornal 3a edição (a principal e a mais longa, incluía o Boletim Meteorologico)

Final da Emissao-Telejornal 4a edição

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, ATVTQsV disse:

É impressão minha ou o genérico foi copiado visualmente deste de França (de 1985)? Até o tipo de letra é igual, mas o do Remate peca por ser um pouco estático:

 

Também posso achar o mesmo, o genérico do remate é de Fevereiro de 1986 e o grafismo da TF1/LaUne é de 1985.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Vascof2001 disse:

Isso era aos domingos, meu caro, aos dias de semana era assim:

12:45-Telejornal 1a edição

19:30-Telejornal 2a edição

21:30-Telejornal 3a edição (a principal e a mais longa, incluía o Boletim Meteorologico)

Final da Emissao-Telejornal 4a edição

Está bem, acho que nas grelhas aparecia uma edição do Telejornal por volta das 16/17 horas.

Lembro-me que em 2009 a RTP Memória passou um programa especial dedicado aos 40 anos da chegada do homem à Lua e passaram uma simulação do Telejornal da mesma noite, na qual meteram o genérico dos anos 60 (encurtado) com a música daquele de início dos anos 70 (pré-25 de Abril).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...