Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 10 minutos, Rui Melo disse:

Guida diga me quais considera as melhores series da RTP (independentemente da época)

uiiiii muitas. todas as séries da autoria do Francisco Moita Flores são incríveis. por ordem: Gente Fina é Outra Coisa, Riscos, Bastidores, Camilo, o pendura, A Minha Sogra é Uma Bruxa, Bocage, Conta-me como Foi, Liberdade 21, Pai à Força, Um Lugar para Viver, Velhos Amigos, mais recentemente, Filha da Lei e Três Mulheres.

  • Gosto 1
  • Adoro 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/06/2021 at 17:32, FraisesSucrées disse:

mole00.png?crop=top&fit=crop&h=461&ixlib

 

"The Mole: O Sabotador" (2001) nos arquivos da RTP: https://arquivos.rtp.pt/programas/the-mole-o-sabotador/

Este reality-show passou despercebido, mas pelo que vi agora nos arquivos até era interessante. Se calhar teria tido mais sucesso se tivesse sido na SIC ou a TVI. 

Desconhecia o formato e pelo que espreitei estava muito bem produzido, com uma realização interessante para o contexto da RTP. Ninguém tem dados de audiências acerca disto ou acerca do horário de emissão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 6/16/2021 at 5:32 PM, FraisesSucrées said:

mole00.png?crop=top&fit=crop&h=461&ixlib

 

"The Mole: O Sabotador" (2001) nos arquivos da RTP: https://arquivos.rtp.pt/programas/the-mole-o-sabotador/

Este reality-show passou despercebido, mas pelo que vi agora nos arquivos até era interessante. Se calhar teria tido mais sucesso se tivesse sido na SIC ou a TVI. 

Finalmente! Sempre quis rever este programa e tenho pena que não tido mais temporadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Guida disse:

uiiiii muitas. todas as séries da autoria do Francisco Moita Flores são incríveis. por ordem: Gente Fina é Outra Coisa, Riscos, Bastidores, Camilo, o pendura, A Minha Sogra é Uma Bruxa, Bocage, Conta-me como Foi, Liberdade 21, Pai à Força, Um Lugar para Viver, Velhos Amigos, mais recentemente, Filha da Lei e Três Mulheres.

Irei maratonar varias dessas nas ferias do verão! Gostava de ver Depois do Adeus, Mulheres de Abril e Filhos do Rock também!

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rui Melo disse:

Sabem se ainda ha imagens de Os Televizinhos e A Anedota da Semana? Ambos primeiros programas da RTP (1957). Tenho mesmo muita curiosidade em saber se o arquivo sa RTP ainda tem esses conteúdos e se sim em que estado estão 

Hmm, não sei quanto a esses programas em particular mas, nos primeiros anos da RTP, muita coisa era transmitida em direto, e na época ainda não havia maneira de gravar esses diretos. Por isso, há muito conteúdo dos primórdios da RTP ao qual nunca teremos acesso.

  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Rui Melo disse:

Sabem se ainda ha imagens de Os Televizinhos e A Anedota da Semana? Ambos primeiros programas da RTP (1957). Tenho mesmo muita curiosidade em saber se o arquivo sa RTP ainda tem esses conteúdos e se sim em que estado estão 

Segundo o minidoc "Divinas Comédias" (2009), que está disponível na RTP Arquivos, restam apenas slides e relatórios técnicos. Logo no primeiro episódio podes ver alguns desses slides.

Quanto aos relatórios, não sei se vão ser disponíveis, mas segundo o próprio documentário, de um desses primeiros programas que era de música clássica em direto, o relatório dizia que as câmaras "apanhavam muito chão e pouca orquestra".

  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
4 hours ago, LAboy 456 said:

Quando o João Baião tinha o seu próprio programa de entertenimento com duas outras apresentadoras na RTP em 2002...

...já disponivel no site de arquivos da RTP:

baiao00.png?crop=top&fit=crop&h=461&ixli

https://arquivos.rtp.pt/programas/joao-baiao/

Primeira fase do programa em que deu ao domingo.

Em Setembro passou a dar ao sábado com o fim do remake do Passeio dos Alegres do Júlio Isidro. 

Em Outubro ao domingo surgiu o Estúdio 5 com o mesmo Júlio Isidro, que duraria até Fevereiro de 2003 - sendo substituído pelo "lendário" Domingo é Domingo.

Já o João Baião resistiu até Janeiro de 2003.

 

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém que me possa ajudar, se faz favor: li algures neste tópico que havia um email que se podia utilizar para sugerir à RTP conteúdos a serem disponibilizados nos Arquivos RTP.

Alguém sabe qual é? Costuma resultar?

Queria tanto rever 'O Segredo', de 2005, entre Portugal e o Brasil contemporâneos, com um elenco de luxo: Simone de Oliveira, Paulo Pires, Helena Laureano, Maria José Paschoal, Margarida Vila-Nova, Maria João Bastos, e os falecidos Laura Soveral, António Cordeiro e Henrique Viana.

Podem ver um resumo aqui :-)

https://www.rtp.pt/programa/tv/p16772

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, Pedro Ponte disse:

Alguém que me possa ajudar, se faz favor: li algures neste tópico que havia um email que se podia utilizar para sugerir à RTP conteúdos a serem disponibilizados nos Arquivos RTP.

Alguém sabe qual é? Costuma resultar?

Acho que seria o que está nesta página:

https://arquivos.rtp.pt/contactos/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, Pedro Ponte said:

Alguém que me possa ajudar, se faz favor: li algures neste tópico que havia um email que se podia utilizar para sugerir à RTP conteúdos a serem disponibilizados nos Arquivos RTP.

Alguém sabe qual é? Costuma resultar?

Queria tanto rever 'O Segredo', de 2005, entre Portugal e o Brasil contemporâneos, com um elenco de luxo: Simone de Oliveira, Paulo Pires, Helena Laureano, Maria José Paschoal, Margarida Vila-Nova, Maria João Bastos, e os falecidos Laura Soveral, António Cordeiro e Henrique Viana.

Podem ver um resumo aqui :-)

https://www.rtp.pt/programa/tv/p16772

Já o fiz e não só deram resposta como colocaram online:

arquivo.geral@rtp.pt

Se não existirem impedimentos relacionados com os direitos, em princípio devem proceder da mesma forma.

Editado por Rangel
  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Rangel disse:

Primeira fase do programa em que deu ao domingo.

Em Setembro passou a dar ao sábado com o fim do remake do Passeio dos Alegres do Júlio Isidro. 

Em Outubro ao domingo surgiu o Estúdio 5 com o mesmo Júlio Isidro, que duraria até Fevereiro de 2003 - sendo substituído pelo "lendário" Domingo é Domingo.

Já o João Baião resistiu até Janeiro de 2003.

 

Lembro-me de todos. Foi uma época em que a RTP fazia muitos talk-shows para as tardes de fim de semana. E todos duraram pouco tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em tempo de repetições dos "Jogos sem fronteiras" na RTP Memória (a recomeçar daqui a duas semanas com o ano de 1979), uma raridade...

A final de 1980 - realizada em Namur, na Bélgica - com comentários da Maria Margarida (Gaspar)

De realçar que a RTP decidira não transmitir a finalíssima em directo como era habitual eles fazerem nessa altura com (quase) todas as outras emissões dos JSF desta era a partir do momento em que eles começaram a participar no programa em carne e osso

Aparentemente, a transmissão - já em diferido - aconteceria dois dias depois do directo:

http://casacomum.org/cc/visualizador?pasta=06834.184.28848#!21

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Genérico do Sumário usado entre 1982 e 1983:

A meu ver este grafismo foi usado até 16 de outubro de 1983, a 7 de março de 1984 o Sumário mudou de nome para "Notícias" e passou a dar também na RTP2 (até janeiro de 1985), o bloco só voltou ao seu nome antigo a 17 de Fevereiro de 1986:

Outro excerto do genérico:

O 24 Horas tirou férias durante o Verão de 1987 e foi substituído pelo bloco "Notícias", o genérico é o mesmo do Jornal da Tarde (será que o Sumário também era assim?).

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@Vascof2001 se conseguirmos juntar os dois excertos temos tipo 90% do genérico. Só não entendo a parte de Março de 1983 quando a congénere do Telejornal só veio em Outubro.

há 17 minutos, LAboy 456 disse:

O spot comercial preferente à nova grelha de programação dos dois canais da RTP em 1993:

grelha.png?crop=top&fit=crop&h=286&ixlib

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/nova-grelha-de-programacao-da-rtp/

Imagens da preparação do Telejornal de 29 de Junho de 1993, onde ainda se fumava dentro, como se estivéssemos em 1973

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...