Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 1 hora, Vascof2001 disse:

Este foi o intervalo que falei, então antes dos 37 anos mudou o grafismo das promoções

Salvo erro a RTP em 1995 fez 38 anos, Vasco. Até usaram um grafismo e logotipo próprio durante a emissão especial de aniversário. Não sei se alguém chegou a colocar este vídeo, mas aqui ficam excertos dessa emissão. Foi a minha primeira conversão VHS para digital em quase 10 anos, aliás. Foi a partir daí é que comecei a ir novamente ao meu arquivo e tenho conseguido salvar muitas VHS que nunca tinham sido digitalizadas e estavam a ficar danificadas. 

Dessa emissão ainda tenho uma meia hora de um circo do Mónaco que não cheguei a converter. Talvez o faça, mais tarde.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, Vascof2001 said:

Este foi o intervalo que falei, então antes dos 37 anos mudou o grafismo das promoções

O separador da RTC era o mesmo de 94, ainda assim.

1 hour ago, Kiko81 said:

Salvo erro a RTP em 1995 fez 38 anos, Vasco. Até usaram um grafismo e logotipo próprio durante a emissão especial de aniversário. Não sei se alguém chegou a colocar este vídeo, mas aqui ficam excertos dessa emissão. Foi a minha primeira conversão VHS para digital em quase 10 anos, aliás. Foi a partir daí é que comecei a ir novamente ao meu arquivo e tenho conseguido salvar muitas VHS que nunca tinham sido digitalizadas e estavam a ficar danificadas. 

Dessa emissão ainda tenho uma meia hora de um circo do Mónaco que não cheguei a converter. Talvez o faça, mais tarde.

Um bom preview do logotipo adoptado a partir de Abril de 1996 e até 2002.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Rangel disse:

O separador da RTC era o mesmo de 94, ainda assim.

Um bom preview do logotipo adoptado a partir de Abril de 1996 e até 2002.

Verdade. Se bem que o meu logótipo favorito da RTP 1 era aquele da bola dourada, que esteve no ar de 1990 até Março de 1996. O do canal 1. Ainda hoje o sei desenhar hehehe.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Kiko81 disse:

Salvo erro a RTP em 1995 fez 38 anos, Vasco. Até usaram um grafismo e logotipo próprio durante a emissão especial de aniversário. Não sei se alguém chegou a colocar este vídeo, mas aqui ficam excertos dessa emissão. Foi a minha primeira conversão VHS para digital em quase 10 anos, aliás. Foi a partir daí é que comecei a ir novamente ao meu arquivo e tenho conseguido salvar muitas VHS que nunca tinham sido digitalizadas e estavam a ficar danificadas. 

Dessa emissão ainda tenho uma meia hora de um circo do Mónaco que não cheguei a converter. Talvez o faça, mais tarde.

Sim isso, desculpa enganei me

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Vascof2001 disse:

Não será de Agosto pelo anúncio ao pagamento das taxas? O rodapé do anúncio da Citroen bem pode ter "Maio 90" mas todo o anúncio tem imagens alusivas ao verão.

Parece-me que sim, até porque tenho uma gravação da RTP2 de Ago/90 com o mesmo anúncio (Cinemadois, com o filme português 'Nós Por Cá Todos Bem').

A promoção das taxas com a mesa de flippers foi usada durante (pelo menos) alguns meses de 1990. Já encontrei variantes que dizem Julho, Agosto e Outubro. A única coisa que muda é o primeiro plano (com o mês), e o voice-over.

Editado por afonsogageiro
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, afonsogageiro disse:

Parece-me que sim, até porque tenho uma gravação da RTP2 de Ago/90 com o mesmo anúncio (Cinemadois, com o filme português 'Nós Por Cá Todos Bem').

A promoção das taxas com a mesa de flippers foi usada durante (pelo menos) alguns meses de 1990. Já encontrei variantes que dizem Julho, Agosto e Outubro. A única coisa que muda é o primeiro plano (com o mês), e o voice-over.

Também eu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, Vascof2001 disse:

Esta tese contem excertos de um alinhamento de uma emissão da RTP-1 de Domingo de Novembro de 1978:

https://recil.grupolusofona.pt/bitstream/10437/10022/1/Tese - Isolino Sousa.pdf

"No período de monopólio da televisão, a programação era uma instância menor da emissão, que se constituía basicamente na colocação de um programa em determinado horário, às vezes com critérios pouco estudados, outras vezes, seguindo indicações político-culturais diversas (como, por exemplo, elevar o nível cultural, informar melhor os cidadãos, etc., ou programar determinado conteúdo num horário a que supostamente estariam atentos os telespetadores-alvo). O objetivo da programação orientava-se para um pressuposto cultural e educacional, distinto do que passou a apresentar a programação concorrencial que chegou mais tarde. Obedecendo ao princípio de – informar, educar e divertir – em finais dos anos 70 e inícios dos anos 80, a televisão pública esforça-se por educar e divertir ao investir na produção de conteúdos seriados baseados em textos de autores portugueses, até aí esquecidos. Se hoje a avaliação dos programas singulares é pouco operativa para o estudo da televisão (no seu fluxo permanente e interligado de unidades), no passado, a televisão estruturava-se pela soma dos seus programas, e era assim entendida e avaliada."

Tão certas as palavras que agora citei. Apesar de muita gente ter saudades da televisão da época, quando os televisores passaram a ser mais acessíveis, no entanto ainda dominavam programas de índole mais ou menos "institucionalizada" e pró-governo - coisa que certamente nenhuma televisão aceitaria hoje em dia. Parece a TVR romena hoje, dado que tem um elevado teor nacionalista no sentido patriótico (e não me limito a programas exclusivos da TVR International) e uma linha editorial que parece favorecer o governo e tentar educar as faixas mais "deseducadas" mas sem sucesso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Vascof2001 disse:

Não será de Agosto pelo anúncio ao pagamento das taxas? O rodapé do anúncio da Citroen bem pode ter "Maio 90" mas todo o anúncio tem imagens alusivas ao verão.

É bem possível, Vasco. A VHS do qual foi extraído esse bloco não só não era originalmente minha (foi adquirida recentemente) como essa parte da publicidade não está anexada a qualquer programa (supostamente). Aparece isolada praticamente no fim da fita. Aliás, foi por mero acaso que encontrei esse bloco, tendo em conta que essa cassete está altamente danificada e para converter o que originalmente me interessava (um resumo alargado de 45 minutos de um jogo de futebol) demorei umas 5 ou 6 horas. Esses anúncios ficaram gravados porque basicamente deixei a cassete correr até ao fim, para evitar problemas.

Mas mais que provavelmente estás mesmo certo. Guiei-me pelo anúncio da Citroen, mas essa data pode ter mais a ver com o início dessa campanha e não com a altura em que foi transmitido. Acho que a parte das taxas da RTP não dá grande margem para erro. Obrigado pela ajuda. Vou alterar o título do vídeo.

Edit: Alterada data do vídeo, a respectiva imagem e adicionada lista de anúncios à descrição, no YouTube. Muito obrigado mais uma vez!

Editado por Kiko81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, bacalhaucomnatas disse:

estava no facebook a ler uns comentários acerca da polémica «festival eurobichas da canção» de Eduardo Cintra Torres e alguém partilhou esta sátira a Mário Castrim, o decano da crítica de televisão em Portugal... o que me ri!

 

Esse Eduardo Cintra Torres é um lixo, raramente diz alguma coisa de jeito!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Intervalo de 18 de Junho de 1985 - longe do coming of age da RTP e da televisão portuguesa:

Intervalo com uma versão posterior do anúncio do Mafu, o jingle do Queru (ouvi dizer no extinto Facebook da Caderneta de Cromos que havia uma versão mais comprida), a estreia do Vitinho nos anúncios do Miluvit, tantos jingles (hoje em dia dificilmente teríamos jingles nos anúncios!) e insecticidas promovidos num tom que certamente seriam proibidos pela sociedade de hoje.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, ATVTQsV disse:

Intervalo de 18 de Junho de 1985 - longe do coming of age da RTP e da televisão portuguesa:

Intervalo com uma versão posterior do anúncio do Mafu, o jingle do Queru (ouvi dizer no extinto Facebook da Caderneta de Cromos que havia uma versão mais comprida), a estreia do Vitinho nos anúncios do Miluvit, tantos jingles (hoje em dia dificilmente teríamos jingles nos anúncios!) e insecticidas promovidos num tom que certamente seriam proibidos pela sociedade de hoje.

Vejo que o separador da RTC usado em Setembro já era usado. Mas será mesmo que chegou a ser usado em 1984?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou falar aqui de dois programas infantis da RTP1 que estão completamente esquecidos e dos quais não há praticamente nada na Internet. 

 

TODOS AO OCEANÁRIO

apresentação de Sylvie Dias e Inês Simões

https://www.rtp.pt/programa/tv/p19151

 

TODOS AO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

apresentado por Tânia Ribas de Oliveira.

https://www.rtp.pt/programa/tv/p20139

 

Estes programas foram emitidos em 2005/2006 ao fim de semana de manhã. 

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 39 minutos, D91 disse:

Vou falar aqui de dois programas infantis da RTP1 que estão completamente esquecidos e dos quais não há praticamente nada na Internet. 

 

TODOS AO OCEANÁRIO

apresentação de Sylvie Dias e Inês Simões

https://www.rtp.pt/programa/tv/p19151

 

TODOS AO PAVILHÃO DO CONHECIMENTO

apresentado por Tânia Ribas de Oliveira.

https://www.rtp.pt/programa/tv/p20139

 

Estes programas foram emitidos em 2005/2006 ao fim de semana de manhã. 

Tinha uma vaga ideia do primeiro

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...