Jump to content

Memórias RTP1


João

Posts Recomendados

há 6 minutos, Rangel disse:

Nunca mais regressa é aquele mítico enche-chouriços com o videoclip do 'Big Muscles' em jet-ski no intervalo dos Jogos Olímpicos de Seul de 88...

Deve estar encafuado no MEO Kanal do LUSITANIATV, onde também estão alguns vídeos que foram apagados da conta do YouTube, como a abertura do canal Climax em 1998 ou alguns anúncios antigos que davam no Inesquecível numa fase anterior.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 hour ago, ATVTQsV said:

Deve estar encafuado no MEO Kanal do LUSITANIATV, onde também estão alguns vídeos que foram apagados da conta do YouTube, como a abertura do canal Climax em 1998 ou alguns anúncios antigos que davam no Inesquecível numa fase anterior.

Pena não ter meo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@FraisesSucrées

Descobri que por volta de 1985, o Tempo dos mais novos tinha uma vinheta estática de intervalo e olhem que era muito mais acalmante do que o genérico de abertura, vejam:

Recordai-vos que o genérico de abertura era este e não acho assim tão tenebroso:

Imagino que a tripulação- seriam crianças que viajam pelo espaço soccrendo crianças que estão a sofrer de tédio em planetóides e entreter-las com Fábulas da Floresta verde, Ulisses 31,etc

Até pareçe algo que o @nunomarkl teria dito se fizesse um cromo dedicado aos velhos espaços infantis da RTP.

E ouvi dizer que havia outro genérico deste espaço em que tinha bonecos de papel ou coisa parecida.

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, Vascof2001 disse:

@FraisesSucrées

Descobri que por volta de 1985, o Tempo dos mais novos tinha uma vinheta estática de intervalo e olhem que era muito mais acalmante do que o genérico de abertura, vejam:

 

Até o LUSITANIATV desenterrar o genérico em si, eu julgava que este era o genérico! E que a nave era um desenho animado, apesar do vídeo estar incompleto.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, Vascof2001 disse:

 

Recordai-vos que o genérico de abertura era este e não acho assim tão tenebroso:

Comparado com os genéricos e animações que se fazem de há uns anos para cá, esse é bem mais sombrio... Acho que o que me assusta mais é a voz da criança: "TEMPO DOS MAIS NOVOS!" ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O de 1982 remete-nos para o imaginário de doces da "geração gulosa", uma espécie de era croma das guloseimas. Hoje em dia tal seria impossível por causa da ASAE e dos perigos da obesidade.

@Vascof2001: quiçá faça uma THdS sobre os "contentores" infantis anteriores ao Zig Zag

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, ATVTQsV disse:

O de 1982 remete-nos para o imaginário de doces da "geração gulosa", uma espécie de era croma das guloseimas. Hoje em dia tal seria impossível por causa da ASAE e dos perigos da obesidade.

@Vascof2001: quiçá faça uma THdS sobre os "contentores" infantis anteriores ao Zig Zag

Não me recordo dos blocos anteriores ao Zigzag

E que tal uma história de substação sobre o Disney kids????

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dos blocos de desenhos animados da RTP só me recordo deste, e muito mal - basicamente lembro-me de ver o 2 verde.

Foi daqui que durante anos tive a ideia que a RTP 2 já teve um logotipo verde, mas afinal era isto.

Editado por Rangel
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 hours ago, Vascof2001 said:

RIP Manoel Caetano

 

Este estúdio era espectacular para a época

Bem moderno, excelente design, mas também caloroso, e com excelente iluminação. Podia ser actual até nos dias de hoje, praticamente uma década depois.

Editado por Cable Guy
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, Vascof2001 disse:

@FraisesSucrées

 

Recordai-vos que o genérico de abertura era este e não acho assim tão tenebroso:

Imagino que a tripulação- seriam crianças que viajam pelo espaço soccrendo crianças que estão a sofrer de tédio em planetóides e entreter-las com Fábulas da Floresta verde, Ulisses 31,etc

Até pareçe algo que o @nunomarkl teria dito se fizesse um cromo dedicado aos velhos espaços infantis da RTP.

E ouvi dizer que havia outro genérico deste espaço em que tinha bonecos de papel ou coisa parecida.

Dizes isso porque não eras uma criança na altura, o meu eu de 4 anos teve cada cagaço com isto. Mas gostei da tua teoria.  

Editado por FraisesSucrées
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, FraisesSucrées disse:

Dizes isso porque não eras uma criança na altura, o meu eu de 4 anos teve cada cagaço com isto. Mas gostei da tua teoria.  

Claro! Nem sequer era nascido e eu descobri isto com 9 anos.

Eu morria de medo algumas vezes com a primeira vinheta do Zig Zag.

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 7/16/2018 at 10:35 AM, Vascof2001 said:

RIP Manoel Caetano

 

Como é que o Manoel Caetano apresentou o Telejornal durante 18 anos, se em 1974 ele saiu da RTP? Vá, no máximo foram uns 15 (1959-1974). Não é que seja muito importante, mas convém ter um bocadinho de rigor.

De qualquer forma, o José Rodrigues dos Santos é de longe o "apresentador" com mais tempo e que já leva uma duração incrível: de Setembro de 1991 até hoje já passaram quase 27 anos!

Depois já será algo complicado definir quem estará a seguir em tempo de apresentação, mas presumo que seja o João Adelino Faria (faz 10 anos em Setembro) e José Alberto Carvalho (9 anos, de Janeiro de 2002 a Março de 2011). Para trás, conhecendo a história instável da RTP duvido que haja alguém com períodos tão longos na apresentação. Talvez apenas a Judite de Sousa, que se incluirmos o Jornal de Sábado e/ou Domingo (julgo que ela terá passado para o TJ em definitivo em 1990 ou 1991), deve ter apresentado o TJ entre 1988 e março de 2011, 23 anos.

Editado por Rangel
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 horas, Rangel disse:

Talvez apenas a Judite de Sousa, que se incluirmos o Jornal de Sábado e/ou Domingo (julgo que ela terá passado para o TJ em definitivo em 1990 ou 1991), deve ter apresentado o TJ entre 1988 e março de 2011, 23 anos.

A Judite entrou na RTP em 79 e chegou a apresentar o Jornal da Noite nos anos 80 no 2º Canal.

Acho que começou a Apresentar as edições de fds em 1990, com a saída do Adriano Cerqueira da apresentação (se calhar devido a passagem para director o Canal 2 da RTP), a Judite, o Henrique Garcia e o Vasco Trigo começaram a apresentar o JS trocando de semana a semana com o Moniz.

Ela começou a apresentar o Telejornal a paritr da mesma altura em começou o José Rodrigues dos Santos e a Manuela Moura Guedes, acho que o Artur Albarran começou por essa altura.

Antes disso ainda apresentava o Jornal da Tarde no Porto:

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

40 Anos de Publicidade em Televisão, programa especial emitido em 1997 e apresentado por Miguel Guilherme (actor da Herman Enciclopédia) aquando do quadragésimo aniversário da RTP. O programa foi produzido pela Edipim. Na introdução há um par de cenas recicladas do primeiro programa do 1000 Imagens, produzido pela mesma produtora em 1991. Aquilo no início era um interlúdio animado por Mário Neves. Boa parte dos anúncios também já foram emitidos no 1000 Imagens, como o da Robbialac com o galo (anos 60?), o anúncio do SAPP é de 1968 (o do fado, segundo o documentário A Arte de Animar Portugal, é precisamente deste ano), o anúncio do Sonasol é de 1959, o da Laranjina C também (estes foram os primeiros anúncios feitos por Mário Neves e o do Sonasol teve boas críticas). O programa está em boa qualidade porque inclui alguns trabalhos de Artur Correia, a quem foi-lhe cedida uma cópia em DVD deste especial.

Lista de anúncios:

  1. Interludio - M. Neves (anos 60)
  2. Laranjina - M. Neves (anos 60)
  3. Grundig - R. Neto (desconhecido)
  4. Tintas CIN - ? (ano desconhecido)
  5. Ovo Colombo (anterior ao A Galinha Põe e Você DIspõe?) - Luis Macieira (anos 60)
  6. Sapatos Super - IR
  7. Bily - IR
  8. Pasta Couto, IR (anos 60)
  9. Laca Sunsilk
  10. Restaurador e Petróleo Olex, IR (anos 60)
  11. Telecel (Tou xim?) - IR (1995)
  12. Viaggio - IR (meados dos anos 90)
  13. Philips - IR (meados dos anos 80?)
  14. Robbialac (quando a vida sai a cores, a responsável é RRRRRÓÓÓÓBIALAQUE. Fábricas em cinco (e não seis dos sete) continentes) - IR (anos 60?)
  15. Desgarrada Congelada - Artur Correia (1968)
  16. Milho Hibrido - M. Neves?
  17. Acidente - IR
  18. Telecel, IR (anterior ao do Tou xim?)
  19. Radio Comercial (1993)
  20. Totoloto (1995?)
  21. Royco Cup-A-Soup (1995)
  22. Azeite Gallo de Natal (1995, repetido entre 2009 e 2015) IR
  23. Lançamento da TV2 (1992)
  24. Shell Helix - IR (1990)
  25. Não faça turismo na Indonésia: Sindicato de Jornalistas de Timor (1992)
  26. Porto Ferreira
  27. Shampoo Palmolive (1990/1991)
  28. Donuts (1990/1991)
  29. Portugal não é só teu com Maximiana (1991/1992)
  30. Continente (1997)
  31. Pepsodent Flúor
  32. Os rostos da História: colecção de medalhas do Banco Fonsecas e Burnay com o José Hermano Saraiva (1990/1991)
  33. Sagres (meados dos anos 90)
  34. Palmolive
  35. Água do Caramulo (anos 80)
  36. Palmolive
  37. Cigarros CT
  38. Como vai isso d'amores?, pasta Ultra Brait, ? (PREC?)
  39. Estado de São Paulo com Mário Soares (1991)
  40. Palitine (anúncio fictício do Humor de Perdição)
  41. Sunil
  42. OMO
  43. Signal
  44. Campanha A Minha Seleção do jornal A Bola
  45. Nova Ride (1991)
  46. Grande Prémio Mobil: O Carro da Semana (1991)
  47. Galp
  48. Malhas Sidney
  49. Sonasol (1959)
  50. Ovovisão (A Galinha Põe e Você Dispõe) - Mario Neves (1968)
  51. Mariquinhas (A Galinha Põe e Você Dispõe) - Artur Correia (1968)
  52. Sical - Joao Martins
  53. Menina Pescadinha (SAPP) - Mario Neves (1968)
  54. AVIS
  55. Carlsberg
  56. Pais de chocolate (Chocolate Nesté) - Antonio Barata (1986)
  57. Iogurte Linha Zero da Longa Vida
  58. Carlsberg
  59. Unicer
  60. Nissan
  61. Associação Portuguesa de Biólogos
  62. Galp Fórmula 1
  63. Capacete PRP (1993)
Editado por ATVTQsV
actualização aos anúncios de ovos
  • Gosto 2
  • Adoro 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

10 hours ago, Televisão 10 said:

Nessa altura, a RTP 1 usava o DOG no canto superior direito?

Edição: Agora é que vi que devia ser por causa dos grafismos do jogo.

Sim, exactamente por isso. Como no Elo Mais Fraco.

PS. Esse anúncio da Nissan deve ser dos primeiros que me lembro de ver na televisão...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...