Jump to content

Santa Bárbara


Mr. Carter

Posts Recomendados

A próxima semana espera bons acontecimentos :)

Spoiler

Gabriela ataca Alexandre

Completamente drogada, a mineira não reconhece o amado e morde-o, acusando de ser o responsável pela morte de Tomás

Alexandre vai à clínica para saber como está Gabriela. Luísa mente-lhe e diz que a mineira ainda não está em condições de ter alta, contudo, deixa-o ver a namorada. No quarto, o gestor tenta conversar com ela, mas Gabriela está completamente drogada e não tem um discurso claro. De repente, começa a exaltar-se ao falar do falecido pai, torna-se agressiva e acaba por mordê-lo. Luísa chama os enfermeiros, que lhe dão um sedativo. O gestor sai, triste, e Rosa diz à psiquiatra que a paciente precisa de outra dose de choques elétricos. Sem imaginar que a namorada está a ser torturada pelas duas, Alexandre agradece a Luísa o apoio que tem dado a Gabriela. No dia seguinte, o gestor volta lá e, meigo, diz-lhe que vai esperar por ela. A mineira acorda e começa a dizer que a culpa é toda dele. Alexandre sai, destroçado.

Antónia alicia David
A vilã vai a casa de Alexandre e consegue falar a sós com o neto. Fingindo-se muito meiga, diz-lhe que ele é muito rico e pode ter tudo o que quiser. De repente, Alexandre chega e fica desagradado com a presença de Antónia.

Segredo de Manuel é descoberto
Os ânimos aquecem na mina e Zacarias agride Alberto com uma pá, mandando-o para o hospital Antónia, ao saber disto, pergunta a Luísa o que sabe, afinal, sobre o mineiro. A psiquiatra conta lhe então que Manuel é pedófilo. A vilã, vitoriosa, vai a casa de Zacarias e confronta-o com a informação , prometendo nada revelar nada se o mineiro fizer o que ela quer. Ofendido, ele quase a agride, e acaba por expulsá-la. Teresa diz que vai falar com Bernardo e tirar as coisas a limpo. Entretanto, Rute e André chegam e Teresa pergunta à professora se sabe de alguma coisa. Ela admite que desconfiava e que aconselhou Manuel a falar com o psiquiatra. Zacarias fica de rastos.

Bernardo ameaça Luísa
Ao ouvir os gritos de Gabriela, Bernardo entra na sala de tratamentos e ordena a Luísa e Rosa que parem imediatamente com os choques elétricos. Luísa sente-se desautorizada e, furiosa, ameaça fazer queixa à administração. Bernardo contra-ataca e diz-lhe que sabe do seu diploma falso e que a vai denunciar. Ela tenta defender-se, mas o colega faz-lhe um ultimato para que abandone a clínica.

Felismina tem ataque fatal
Alice informa a avó que vai deixar de trabalhar na pensão e que está noiva de Alberto. Felismina não gosta do que ouve e enerva-se, agarrando-se ao peito e acabando por cair, inanimada. Alice chama uma ambulência e a anciã é levada para o hospital, onde acaba por morrer, vítima de um enfarte.

Não perca!
Maria Ana diz a Antónia que viu Macário de volta do carro de Júlia e os apanhou a ter sexo. Antónia, divertida, diz-lhe que vai pagar-lhe um curso de estudar gestão para ficar a tomar gonta das vinhas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, JDuarte disse:

Onde está essa lei que é preciso dois psiquiatras e um juíz para se poder internar uma pessoa numa clínica psiquiátrica? 

Podes ver aqui:

https://www.google.pt/?gws_rd=ssl#q=internamento+compulsivo+em+portugal&tbs=ctr:countryPT&cr=countryPT

Abres a primeira pagina, é um pdf e explica tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Fabien Silvano disse:

O que??? Ahahah eu graça a minha tia já. Foi internada numa clínica psiquiatra e não houve juiz nenhum... 

Não sabes do que falas, é precisos a autorização do juiz sim senhor para um internamento compulsivo. No máximo podem manter-se preso durante 48 horas em casos ditos de "emergência" (é esse o limite máximo que te podem manter preso sem a autorização do juiz). E tem sempre que haver duas avaliações psiquiátricas.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

Foi contra a vontade dela? Se for voluntário é claro que não é preciso autorização.

Ela foi ao hospital fazer uma consulta já não sei de quê aqui á uns 10 anos, mas depois deu-lhe um surto começou a insultar os enfermeiros, tentou bater no medico, e o medico  que acho que nem psiquiatra era, disse o problema daquela senhora estava na cabeça, entrou em contacto com a clínica psiquaitra e a senhora foi transferida para aí e lá ficou em tratamento, e cada vez que a iam visitar ela estava sempre a dizer que queria ir para cas e que estava cheia de estar ali, mas era muito agressiva com as pessoas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Forbidden disse:

Não sabes do que falas, é precisos a autorização do juiz sim senhor para um internamento compulsivo. No máximo podem manter-se preso durante 48 horas em casos ditos de "emergência" (é esse o limite máximo que te podem manter preso sem a autorização do juiz). E tem sempre que haver duas avaliações psiquiátricas.

 

Forb. O que se passa é que oficialmente ainda não houve nenhum internamento compulsivo. Ela foi para la para "observação". Oficialmente ela so esta la ha umas horas de ficção. Sei que é uma questão de interpretações, mas pode ser uma explicação... Coisa de novela... :P

Ela nao tem ninguem quem a defenda nesse sentido para a tirar dali. E esta tao drogada que não se pode defender sozinha. (Convinhamos que é foi feita refém mas ninguém de fora se apercebe.) ;) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, sue disse:

Forb. O que se passa é que oficialmente ainda não houve nenhum internamento compulsivo. Ela foi para la para "observação". Oficialmente ela so esta la ha umas horas de ficção. Sei que é uma questão de interpretações, mas pode ser uma explicação... Coisa de novela... :P

Ela nao tem ninguem quem a defenda nesse sentido para a tirar dali. E esta tao drogada que não se pode defender sozinha. (Convinhamos que é foi feita refém mas ninguém de fora se apercebe.) ;) 

Lá está, mas as coisas não funcionam assim :S

Eles não podem simplesmente transferi-la pra um hospício assim tão facilmente contra a vontade dela sem fortes motivos. E o Alexandre é um burro que permite isto acontecer...

Vocês não see lembram que quando levaram a Marta pra lá, eles disseram que não a podiam manter lá sem a autorização do juiz?! O limite máximo são 48 horas, e isso é apenas pra casos ditos de "emergência".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JDuarte disse:

Ela foi ao hospital fazer uma consulta já não sei de quê aqui á uns 10 anos, mas depois deu-lhe um surto começou a insultar os enfermeiros, tentou bater no medico, e o medico  que acho que nem psiquiatra era, disse o problema daquela senhora estava na cabeça, entrou em contacto com a clínica psiquaitra e a senhora foi transferida para aí e lá ficou em tratamento, e cada vez que a iam visitar ela estava sempre a dizer que queria ir para cas e que estava cheia de estar ali, mas era muito agressiva com as pessoas.

A autorização du Juiz não passa de uma mera assinatura. Se calhar até havia o dito documento. ... :girlsigh:

Onde eu trabalho tem uma estação psiquiátrica fechada. Em tempos de crise, ja fui la ajudar, por isso conheço alguns. Os pacientes tem todos uma autorização legal, (por questões financeiras). Nunca nenhum Juiz ou funcionário legal viu algum dos 17 ocupantes daqueles quartos... ;) 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, JDuarte disse:

Ela foi ao hospital fazer uma consulta já não sei de quê aqui á uns 10 anos, mas depois deu-lhe um surto começou a insultar os enfermeiros, tentou bater no medico, e o medico  que acho que nem psiquiatra era, disse o problema daquela senhora estava na cabeça, entrou em contacto com a clínica psiquaitra e a senhora foi transferida para aí e lá ficou em tratamento, e cada vez que a iam visitar ela estava sempre a dizer que queria ir para cas e que estava cheia de estar ali, mas era muito agressiva com as pessoas.

Essa história está muito mal contada, se foi mesmo assim foi totalmente ilegal o que fizeram. Leste o pdf que pus aqui? Aí explica a lei.

há 6 minutos, sue disse:

A autorização du Juiz não passa de uma mera assinatura. Se calhar até havia o dito documento. ... :girlsigh:

Onde eu trabalho tem uma estação psiquiátrica fechada. Em tempos de crise, ja fui la ajudar, por isso conheço alguns. Os pacientes tem todos uma autorização legal, (por questões financeiras). Nunca nenhum Juiz ou funcionário legal viu algum dos 17 ocupantes daqueles quartos... ;) 

Mas eles nem referiram isso. Além do mais é preciso uma avaliação de dois psiquiatras, isso é obrigatório (aliás o juiz baseia-se nelas pra tomar a decisão).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, Forbidden disse:

Essa história está muito mal contada, se foi mesmo assim foi totalmente ilegal o que fizeram. Leste o pdf que pus aqui? Aí explica a lei.

Ela não foi amarrada a uma cama, andava lá como anda a Constança e os outros, de psiquiatras deve ter tido autorização pois não devem faltar eles na clínica, agora do Juíz não creio.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, sue disse:

A autorização du Juiz não passa de uma mera assinatura. Se calhar até havia o dito documento. ... :girlsigh:

Onde eu trabalho tem uma estação psiquiátrica fechada. Em tempos de crise, ja fui la ajudar, por isso conheço alguns. Os pacientes tem todos uma autorização legal, (por questões financeiras). Nunca nenhum Juiz ou funcionário legal viu algum dos 17 ocupantes daqueles quartos... ;) 

E outra coisa, em casos de internamento compulsivo é sempre fornecido pelo juiz um oficioso defensor gratuito para ajudar a pessoa a defender-se. Mas claro que isto é a lei, e sabemos como é o nosso país...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Forbidden disse:

Lá está, mas as coisas não funcionam assim :S

Eles não podem simplesmente transferi-la pra um hospício assim tão facilmente contra a vontade dela sem fortes motivos. E o Alexandre é um burro que permite isto acontecer...

Vocês não see lembram que quando levaram a Marta pra lá, eles disseram que não a podiam manter lá sem a autorização do juiz?! O limite máximo são 48 horas, e isso é apenas pra casos ditos de "emergência".

A ver os acontecimentos:  Ela começou a ter alucinações no hospital (conseqüência da visita secreta da Pseudo-Doutora Luisa), foi levada para observação psiquiátrica, não para ser internada, porque a Luisa disse que em situações de crise na vila, a clinica trabalha por caridade. Somos obrigados a supor que não exista uma ala psiquiátrica no hospital publico da vila.

Para parecer serio e verdadeiro, por muito que seja ficção, as pessoas gostam que estas coisas tenham um certo nexo. O caso da Marta mostra que o Artur conhece bem as regras. 

Mas até agora a rapariga foi internada no decorrer do dia depois do acidente, e ainda so estamos na noite. Ou seja poucas horas depois. Com os alucinógenos que lhe injetaram até agora, qualquer Juiz, o mais tardar no dia do funeral, ou seja 48 horas depois do acidente, e 24 até 30 horas depois da entrada para a suposta observação, vai assinar a ordem de internamento. 

Erro so sera, se não mostrarem nenhuma cena que mostre ao publico esse detalhe. 

E sim, o Alexandre até esta a ser inocente ou burro como lhe queiras chamar. Mas a verdade é que ele viu a Gabriela a ter reaçoes estranhas. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, sue disse:

A ver os acontecimentos:  Ela começou a ter alucinações no hospital (conseqüência da visita secreta da Pseudo-Doutora Luisa), foi levada para observação psiquiátrica, não para ser internada, porque a Luisa disse que em situações de crise na vila, a clinica trabalha por caridade. Somos obrigados a supor que não exista uma ala psiquiátrica no hospital publico da vila.

Para parecer serio e verdadeiro, por muito que seja ficção, as pessoas gostam que estas coisas tenham um certo nexo. O caso da Marta mostra que o Artur conhece bem as regras. 

Mas até agora a rapariga foi internada no decorrer do dia depois do acidente, e ainda so estamos na noite. Ou seja poucas horas depois. Com os alucinógenos que lhe injetaram até agora, qualquer Juiz, o mais tardar no dia do funeral, ou seja 48 horas depois do acidente, e 24 até 30 horas depois da entrada para a suposta observação, vai assinar a ordem de internamento. 

Erro so sera, se não mostrarem nenhuma cena que mostre ao publico esse detalhe. 

E sim, o Alexandre até esta a ser inocente ou burro como lhe queiras chamar. Mas a verdade é que ele viu a Gabriela a ter reaçoes estranhas. 

Sim, neste caso seria possível sim... mas como disse seria sempre preciso uma avaliação feita por dois psiquiatras, a da Luisa sozinha não chegava pra a internarem compulsivamente. E tem que lhe dar obrigatoriamente um oficioso defensor gratuito, caso o juiz decrete o internamento compulsivo.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, JDuarte disse:

Ela não foi amarrada a uma cama, andava lá como anda a Constança e os outros, de psiquiatras deve ter tido autorização pois não devem faltar eles na clínica, agora do Juíz não creio.

 

Nao sei como funciona em Portugal o financiamento destes pacientes. Eles são mais caros do que os outros, e se for preciso receber por tabela por cada paciente o dinheiro do ministério, essa autorização existia, que como ja disse é so uma assinatura. Ou seja uma burocracia. 

No caso da senhora que conheces, ela era realmente agressiva. Mas muitas vezes pode realmente acontecer que por erro psiquiátrico (dois psiquiatras pouco competentes) estes pacientes sejam internados sem razão. Ou achas que isso não é possível acontecer @Forbidden?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, sue disse:

Nao sei como funciona em Portugal o financiamento destes pacientes. Eles são mais caros do que os outros, e se for preciso receber por tabela por cada paciente o dinheiro do ministério, essa autorização existia, que como ja disse é so uma assinatura. Ou seja uma burocracia. 

No caso da senhora que conheces, ela era realmente agressiva. Mas muitas vezes pode realmente acontecer que por erro psiquiátrico (dois psiquiatras pouco competentes) estes pacientes sejam internados sem razão. Ou achas que isso não é possível acontecer @Forbidden?

Claro que acho, aliás erros judiciais em Portugal é o pão nosso de cada dia. Aliás, eu sou totalmente contra os internamentos compulsivos, acho-os uma aberração e imoralidade total, vai contra a liberdade de escolha de cada um de nós. Tratam a pessoa como um criminoso. A Psiquiatria é a única área da Medicina que abusa do seu poder, não há mais nenhuma área da Medicina que impeça que um paciente de recusar tratamento, e isso é imoral em tantos níveis...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...