Jump to content

Sinopses [Tópico Geral]


Ruben

Posts Recomendados

Eu criei uma e desenvolvi-a durante muito tempo, mas não tenho confiança suficiente para enviá-lá para a Plural. Acho que a vou transformar num projecto aqui no fórum. Seria algo pioneiro. Misturaria a dinâmica dos concursos com a ficção. Mas ainda não sei. Acho que tinha que a trabalhar ainda melhor.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu crio sinopses a toda a hora xd,( desde 2012 e até agora já criei 164). mas só umas 10 novelas é que desenvolvo mais as ideias.

Adoro fazer genéricos!:wub: Colocar o elenco a meu gosto.:wub:

Já escrevi uma série em conjunto com o @MAM e o @João Fernandes que está disponível neste fórum. 

Já escrevi 20 minutos de uma novela minha em formato guião. Pretendo escrevê-la aos poucos, visto que só tem 118 episódios (um sonho para muitos de nós xd).

O nome dela é "A Luz do Olhar".

Editado por Black & White
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 horas, Forbidden disse:

Eu agora não escrevo nada, no passado escrevi algumas coisitas... nada que fosse grande coisa, eram coisas escritas pra mim. Havias os diários que eu mantive durante anos (que eu penso que já destrui todos, porque aquilo era muito pessoal e eu não queria que os meus pais apanhassem aquilo, nem na altura nem agora :ph34r:). Cheguei a escrever algumas fanfics da Sailor Moon quando era super fã desse anime, e escrever fanfics é muito divertido. A última que eu escrevi foi uma sobre o casal Clara/Lobo, que na novela não acontecia por nada deste mundo e eu comecei a escrever a história pra mim :haha:

E também cheguei a escrever umas poesias em "estilo livre" (nada de rimas), também há muito tempo atrás... nem sei se ainda existem, podem estar aí nalgum caderno qualquer pela casa.

 

E não sentes angústia por teres destruído esses diários? :( A sério, não sei se sou eu que sou muito apegado às coisas, mas se eu perco algo é logo um drama de todo o tamanho. Por exemplo, fico triste quando penso que existem crónicas de Fernão Lopes por aí perdidas/destruídas. Imaginem só o que seria descobrirmos a Crónica de D. Afonso Henriques que trouxesse até nós novos pormenores daquilo que teria sido a vida do pirmieor rei de Portugal :heart: É por isso que quando eu faço algo guardo em pelo menos 3 sítios. Por vezes imprimo, mas maioritariamente guardo no computador, numa PEN e numa nuvem. Assim garanto que nada se perde.

  • Adoro 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vou tendo sempre algumas ideias de vez em quando, seja para filmes, para séries, novelas, peças de teatro, até mesmo videojogos, eu... não me quero gabar, mas criatividade está sempre presente na minha cabecinha :D

Já postei algumas ideias neste tópico, por acaso. Algumas das quais desenvolvi melhor com o passar do tempo, e algumas que tenho orgulho em como estão. A que mais me orgulho é mesmo esta: 

 

(Para quem se tiver dado ao trabalho de ler, gostaria de ouvir feedback se é péssima ou não :P)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, SIM disse:

E não sentes angústia por teres destruído esses diários? :( A sério, não sei se sou eu que sou muito apegado às coisas, mas se eu perco algo é logo um drama de todo o tamanho. Por exemplo, fico triste quando penso que existem crónicas de Fernão Lopes por aí perdidas/destruídas. Imaginem só o que seria descobrirmos a Crónica de D. Afonso Henriques que trouxesse até nós novos pormenores daquilo que teria sido a vida do pirmieor rei de Portugal :heart: É por isso que quando eu faço algo guardo em pelo menos 3 sítios. Por vezes imprimo, mas maioritariamente guardo no computador, numa PEN e numa nuvem. Assim garanto que nada se perde.

Não, eu destrui-os mesmo conscientemente, porque não queria que ninguém lesse aquilo. Eu não tinha um sitio seguro para os guardar, em que ninguém os pudesse descobrir, se tivesse teria os guardado.

De resto, os diários pra mim eram pra eu desabafar, expor os meus problemas, frustrações, ódios, etc, era uma catarse. Serviram o seu propósito na altura em que os escrevi. Mesmo mais recentemente já cheguei a escrever algumas coisas pra deitar cá pra fora emoções ou pensamentos, e depois deito o papel fora. No computador não tem o mesmo efeito de catarse pra mim, é diferente escrever no papel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Já editei este post para aí 3 vezes :P Mas sim, gostava de voltar a partilhar a sinopse que tinha escrito, de uma forma mais aperfeiçoada. Espero que gostem. Digam alguma coisa (se quiserem) :D Mais uma vez, é de novela, por volta de 180-200 episódios.

Spoiler

@Duarte Presumo que tu querias ver :P

 

"LUA DE MARTE"

Pouco depois de completar os 21 anos, João Colombo, um jovem residente da Amadora, consegue acabar a sua licenciatura em Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, ainda que não exatamente com uma média fora deste mundo... apenas com uma que é considerada o normal para os alunos do seu curso. João sempre foi um procrastinador e um dirigente da ideia que o menor esforço possível chega para compensar, e no caso dele, chegou apenas para ele poder dizer que é um dos muitos que completou um curso académico. Isto dá-lhe problemas a arranjar trabalho em jornais e revistas de renome ou até mesmo locais, tendo de se conformar com um canal de notícias de algum sucesso no YouTube.

Os seus pais, indignados com a sua falta de empenho durante os anos académicos mas, indiferentemente, dispostos a ajudar o filho com o que precisa, aconselham-no a procurar trabalho onde talvez não hajam tantas pessoas com as suas habilidades académicas. Daí controí um currículo, e depois talvez possa vir a escrever na Público ou no Expresso no futuro. A sua mãe então lembra-se da vila alentejana de Campo Maior, a vila onde cresceu e de onde origina, e onde moram agora tanto a sua irmã Assunção como os seus pais. Como um efeito dominó, as peças começam a cair todas no sítio para João, que para além de ter conseguido arranjar um sítio com conhecidos para o suportarem por algum tempo, também acaba por lembrar-se que Campo Maior é uma das localidades no raio onde foi vista pela última vez Alexandra Ferreira, uma bebé recém-nascida na altura; assim como um número elevado de investigadores e repórteres nos últimos anos. Atraído por estes desaparecimentos todos (e não os referindo de todo aos seus pais), João acaba por decidir que vai para Campo Maior.

Assunção recebe-o com toda a alegria... inicialmente. Ela é arqueóloga, e tem trabalhado tanto em Campo Maior como na área imediata da redondeza, desde Elvas, a Badajoz, até mesmo à pequena aldeia de Lua de Marte, uma povoação minúscula a 3 km da vila com forte valor histórico, tendo-lhe sido dado esse nome devido à sua importância nos tempos da conquista romana - era uma fortificação e praça-mor bastante relevante da região, e Marte era o deus romano da guerra, portanto, uma Lua de Marte. Os avós também o recebem com alegria... ainda que a avó tenha comportamentos estranhos, para dizer o mínimo. Assunção revela que ela está doente, mas não diz que doença ela tem ou quaisquer outros detalhes. Assunção também não revela que, quando João lhe diz que gostaria de ir a Lua de Marte procurar pistas sobre o desaparecimento de Alexandra Ferreira e de outras pessoas nos últimos anos, era a pior notícia que alguém lhe tinha dado nos últimos tempos. E para além disso, decide omitir esse conhecimento sobre o objetivo de João a Celeste, uma amiga de família de infância, a mãe de Alexandra e uma mulher amargurada por todos os golpes da vida, mentindo também a João para que ele pensasse que Celeste estava ausente de Campo Maior.

Entretanto, uma notícia bombástica chega a todos os residentes do concelho de Campo Maior: uma fábrica termoelétrica será construída a 2 km de Lua de Marte, praticamente entre as fronteiras portuguesa e espanhola, num acordo histórico entre os dois países. A cabecilha deste termo é a presidente da Junta de Freguesia de Lua de Marte, Felicidade Martins, juntamente com o presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, Teodoro Ferreira (o marido de Celeste; ele tem um caso com Felicidade, sem que a mulher saiba), e o alcaide de Badajoz. Imediatamente, os residentes da aldeia, assim como alguns de Campo Maior, protestam a construção devido ao seu impacto ambiental. Mas esse não é nem de perto o facto mais desumano acerca desta construção. Secretamente, Felicidade, Teodoro e alguns outros cúmplices comandam um laboratório secreto por debaixo da câmara de água do castelo de Lua de Marte. Aí, vítimas, raptadas pelos capangas de Felicidade, são submetidas a experiências torturosas para a pesquisa da "perfeição humana", de forma a criar fórmulas que poderão vir a ser vendidas por milhões de euros no futuro. As experiências acabam por ter horríveis efeitos secundários nas pessoas, e muitas delas acabam mortas como forma de evitar que saiam do laboratório e contem tudo o que se passa lá. Oficialmente, o laboratório é à-margem-da-lei, mas o Governo Português sabe da sua existência, e não interrompe... com a condição de que parte do lucro lhes seja entregue, como um imposto. E a fábrica? Para todos os efeitos, é apenas uma forma de acelerar os processos experienciais.

João, completamente inconsciente do quão má esta notícia realmente é, aproveita para tentar conhecer melhor Felicidade, que lhe vira a cara assim que pode. O rapaz fica confuso, mas não se deixa ir abaixo e fica-se por Lua de Marte. No final da tarde, antes de se ir embora da pequena terra, ele ouve um grito... um grito de uma rapariga chorosa. Ele imediatamente vai ao socorro dela, e quando a encontra, reconhece-a como Tatiana Louro, uma das repórteres desaparecidas na área, esta tendo sido dada como perdida há meio ano. Porém, Tatiana implora-lhe que não conte que sabe que ela está viva ou que a encontrou a ninguém, nem mesmo a quem esteja desesperado por notícias dela. Este pedido é uma das duas coisas imediatamente estranhas acerca de Tatiana, a segunda sendo que os olhos dela estavam amarelos. Ela será a chave para que João venha a descobrir tudo o que se está a passar, e não só irá começar a ter uma relação de grande carinho e amor com a rapariga que salvou, como, com tudo dito e feito, irá declarar guerra aberta a Felicidade, a mulher cruel que organizou todo este esquema durante anos.

Editado por Johnman
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, Duarte disse:

Faz lembrar Resistirei :haha: inspirado em Stranger Things? A ficção científica nunca foi muito abordada nas nossas novelas, é curioso. Tinhas algum elenco @Johnman?

Lembrar Resistirei é bom ou mau? Eu nunca vi grande coisa dessa novela :rofl:

Um bocado inspirado em Stranger Things, sim :P E também foi mais pelo lado de que a ficção científica nunca foi feita numa novela portuguesa. A ideia original era mais de misticismo, tipo uma Remédio Santo, e a novela ainda tem esse lado, mas principalmente saiu-me mais pelo lado sci-fi.

Quanto ao elenco, sim, já tinha uma ideia decente. Das personagens que já estão escritas na sinopse:

Alexandre Jorge - João
Catarina Rebelo - Tatiana
Dalila Carmo - Felicidade
Catarina Wallenstein - Celeste
Filipe Duarte - Teodoro
Gabriela Barros - Assunção

Para além disso, sem entrar muito nos núcleos secundários: um outro protagonista seria o Diogo Morgado como Telmo, um dos residentes de Lua de Marte, um homem surdo e mudo que, quando descobre o que acontece no laboratório, ele decide criar um grupo de vigilantes para enfrentar os mauzões; a Sofia Grillo e o João Didelet como os pais do João; a Sílvia Rizzo e o João Lagarto como pais da Celeste e da Filomena (Kelly Bailey), esta sendo uma das vilãs secundárias da novela, é basicamente uma Maria Laurinda versão pita; e o António Capelo como Sancho, o marido da Felicidade que supostamente enloqueceu após descobrir as infelicidades da mulher (a história é bem mais longa do que só esse detalhe), mas há muito mais do que isso.

Editado por Johnman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também nunca vi, mas conheço a sinopse :haha: Supostamente a novela foi um flop. Ahh, e pesquisa na Memória Globo sobre "além do horizonte". As temáticas são parecidas (curiosamente também foi um flop). 

E não tinha percebido que os protagonistas seriam assim tão novos. Se calhar ia resultar melhor numa coisa a apelar a um público tipo de McA, não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, Duarte disse:

Eu também nunca vi, mas conheço a sinopse :haha: Supostamente a novela foi um flop. Ahh, e pesquisa na Memória Globo sobre "além do horizonte". As temáticas são parecidas (curiosamente também foi um flop). 

E não tinha percebido que os protagonistas seriam assim tão novos. Se calhar ia resultar melhor numa coisa a apelar a um público tipo de McA, não?

Já pesquisei, e sim, por acaso tem várias semelhanças.... e isso de ambas terem sido flop é um bocadinho assustador :haha:

Bem, eu tinha metido na sinopse que o protagonista tinha 21 anos :P A ideia era mesmo arriscar e meter dois adultos jovens, na faixa etária dos 20, a protagonizar uma novela de horário nobre. Sim, isso era muito mais apelativo ao público juvenil do que aos mais velhos, mas hoje em dia, os jovens são grande parte da audiência noveleira (eu diria que A Única Mulher e A Herdeira ambas têm um público fortemente jovem). Era um risco, mas acho que valia a pena tentar. A questão a sério era saber se o par que escolhi tem estofo para espremer fortes audiências de uma novela (se bem que eles mereciam, são os dois muito talentosos) :haha:

Editado por Johnman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 29 minutos, Johnman disse:

Já pesquisei, e sim, por acaso tem várias semelhanças.... e isso de ambas terem sido flop é um bocadinho assustador :haha:

Bem, eu tinha metido na sinopse que o protagonista tinha 21 anos :P A ideia era mesmo arriscar e meter dois adultos jovens, na faixa etária dos 20, a protagonizar uma novela de horário nobre. Sim, isso era muito mais apelativo ao público juvenil do que aos mais velhos, mas hoje em dia, os jovens são grande parte da audiência noveleira (eu diria que A Única Mulher e A Herdeira ambas têm um público fortemente jovem). Era um risco, mas acho que valia a pena tentar. A questão a sério era saber se o par que escolhi tem estofo para espremer fortes audiências de uma novela (se bem que eles mereciam, são os dois muito talentosos) :haha:

É muito cedo ainda xD. Eles parecem mesmo novinhos, acho que não ia correr lá muito bem 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 37 minutos, John Doe disse:

Vitória Guerra e José Matá? :giveheart:

Sinopse muito interessante, btw.

Acho que a Victoria Guerra e o José Mata são um bocadinho velhos para aquilo que procurava; estava a imaginar mais tipo João Jesus e Mariana Pacheco, por exemplo :P (Mas sim, eles são excelentes atores)

Obrigado :)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Black & White disse:

A promo fictícia da minha novela, que comecei a escrever.

Gostava que estas pessoas que mencionei a vissem: (desculpem se me esqueci de alguém).

@Fabien Silvano @BBFF @Nov @MAM @ZDK @SIM @srcbica@HugoMiguel @D007 @Tiago João @Marta93 @Hashtag @PedroM @Maya @Forbidden @VascoSantos, etc...

A promo está boa, sim senhor. Parabéns!

(Agora, um aviso que é para o teu bem, neste caso a utilização do logotipo da TVI, as musicas e as imagens que pões. Tudo isso poder ter direitos de autor e pode ser considerado violação de privacidade. Tenta ver essa situação. Aconselhava-te a pedires autorização ou simplesmente utilizares musicas e imagens sem direitos :happy:)

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

54 minutes ago, Black & White said:

A promo fictícia da minha novela, que comecei a escrever.

Gostava que estas pessoas que mencionei a vissem: (desculpem se me esqueci de alguém).

@Fabien Silvano @BBFF @Nov @MAM @ZDK @SIM @srcbica@HugoMiguel @D007 @Tiago João @Marta93 @Hashtag @PedroM @Maya @Forbidden @VascoSantos, etc...

 Parabéns! Muito fixe!:victory:

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Black & White disse:

A promo fictícia da minha novela, que comecei a escrever.

Gostava que estas pessoas que mencionei a vissem: (desculpem se me esqueci de alguém).

@Fabien Silvano @BBFF @Nov @MAM @ZDK @SIM @srcbica@HugoMiguel @D007 @Tiago João @Marta93 @Hashtag @PedroM @Maya @Forbidden @VascoSantos, etc...

Amei a participação do Alvin na locução!

Estou a brincar, gostei muito.

Editado por BBFF
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, BBFF disse:

@Black & White, na tua novela, a vilã é mais uma Maria Laurinda ou mais uma Antónia Vidal?

Digamos que as três vilãs principais são tipo um Jorge Monforte de OV, a da Nandona é tipo Maria Laurinda sim e a outra é mais Alice Vidal.

Mas no fundo não têm muito a haver....

Editado por Black & White
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...