Jump to content
NEQ

Canais FTA (Free-To-Air) Satélite

Recommended Posts

Este tópico servirá para comentar sobre canais FTA. Para quem não sabe, são canais disponíveis em sinal aberto via satélite.

Existem canais em todos os idiomas mas canais em português infelizmente são poucos (assim de destaque só existe a RTP Internacional e o Euronews).

Pelo que tenho lido, onde existe maior variedade de canais são nos satélites Hot Bird (13°E) e Astra 1 (19.2E). Existem KITs à venda que sintonizam logo os 2 satélites em simultâneo (o AKI por exemplo tem) em vez de terem duas parabólicas.

Deixem os vossos feedbacks. :)

Edited by NEK

Para quem vive no Norte do País, há também a possibilidade de acederem ao Freesat no Astra 2 (nos 28.2ºE) que inclui canais de topo como BBC One, ITV, Channel 4, etc., sendo que estes três estão disponíveis em HD e têm uma carrada de canais irmãos e temáticos com muita programação de qualidade. Só é pena é ser preciso quase uma panela da sopa dos pobres para se ter isto (uma antena de quase 1.30m de diâmetro).

Fiquem Bem.

• Like 1

Para quem vive no Norte do País, há também a possibilidade de acederem ao Freesat no Astra 2 (nos 28.2ºE) que inclui canais de topo como BBC One, ITV, Channel 4, etc., sendo que estes três estão disponíveis em HD e têm uma carrada de canais irmãos e temáticos com muita programação de qualidade. Só é pena é ser preciso quase uma panela da sopa dos pobres para se ter isto (uma antena de quase 1.30m de diâmetro).

Fiquem Bem.

Também conhecia essa possibilidade mas não falei devido à dificuldade de sintonizar esses canais. No primeiro exemplo que dei, um prato de 80cm dá perfeitamente e em qualquer zona do país. Mas a tua solução também é interessante para quem se quiser aventurar nessa loucura. :P

Fiquem Bem.

O: A sério? *-* Não sabia disso, mas como também não vivo no norte tenho de me contentar com os live-streams :dontknow:

O: A sério? *-* Não sabia disso, mas como também não vivo no norte tenho de me contentar com os live-streams :dontknow:

Antes conseguia-se receber com relativa facilidade esse pacote/bouquet no Sul do País, mas organizações como a BBC e a ITV (as duas principais accionistas do Freesat e do Freeview) não querem que os seus canais domésticos sejam recebidos fora de portas devido a questões de direitos, bem como o facto dos estrangeiros não pagarem a taxa de audiovisual britânica, como é óbvio, que é só a principal fonte de receitas da BBC (o resto vem de merchandising e exploração de canais temáticos no estrangeiro, bem como através da UKTV).

À custa disso, a SES arranjou maneira de criar um beam que praticamente só atingisse o Reino Unido e Irlanda para que neste estivesse o Freesat. Contudo, ainda é possível receber o sinal em algumas zonas de Portugal (Norte e partes do Centro), devido a questões de propagação de sinal.

Fica Bem.

Esquecendo o Astra 2 que canais é que vocês recomendam e em que satélites? Generalistas? Música?

Não sendo ainda utilizador de satélite (é um investimento a longo prazo para se feito), na minha experiência mais noob, diria que as generalistas em sinal aberto deverão ser as melhores escolhas. Para quem gosta de desporto então, é uma maravilha. Das Erste, ZDF, RTL, etc., deverão oferecer muita coisa de qualidade (pelo menos os três primeiros que conheço bem, sim). Depois ainda tens uma carrada de temáticos no Astra 1 pertencentes a muitos operadores alemães e o já famoso Sport1 (que antigamente se chamava DSF).

Fica Bem.

Não sendo ainda utilizador de satélite (é um investimento a longo prazo para se feito), na minha experiência mais noob, diria que as generalistas em sinal aberto deverão ser as melhores escolhas. Para quem gosta de desporto então, é uma maravilha. Das Erste, ZDF, RTL, etc., deverão oferecer muita coisa de qualidade (pelo menos os três primeiros que conheço bem, sim). Depois ainda tens uma carrada de temáticos no Astra 1 pertencentes a muitos operadores alemães e o já famoso Sport1 (que antigamente se chamava DSF).

Fica Bem.

Eu também ainda não sou utilizador satélite mas também já tinha ideia de alguns canais que referiste mas acabaste por elucidar-me um pouco mais. Não fazia ideia que o Sport1 é o antigo DSF.

A nível de investimento diria a rondar os 100€ e pouco com uma box mais modesta.

Edited by NEK

Este tópico servirá para comentar sobre canais FTA. Para quem não sabe, são canais disponíveis em sinal aberto via satélite.

Existem canais em todos os idiomas mas canais em português infelizmente são poucos (assim de destaque só existe a RTP Internacional e o Euronews).

Pelo que tenho lido, onde existe maior variedade de canais são nos satélites Hot Bird (13°E) e Astra 1 (19.2°E). Existem KITs à venda que sintonizam logo os 2 satélites em simultâneo (o AKI por exemplo tem) em vez de terem duas parabólicas.

Deixem os vossos feedbacks. :)

Para este caso deixo aqui a lista de canais:

Hot Bird (13°E): http://pt.kingofsat.net/tv.php?&pos=13E&standard=All&ordre=freq&filtre=Clear

Astra 1 (19.2°E): http://pt.kingofsat.net/tv.php?&pos=19.2E&standard=All&ordre=freq&filtre=Clear

Nesta situação basta um prato de 80cm.

Como vêem existem muitos em sinal aberto e de diversos países.

Canais em português a transmitir em FTA nos diversos satélites:

http://pt.kingofsat.net/find2.php?pos=&cl=por&num_pays=&num_genre=&num_crypt=1&num_standard=&ordre=freq

Alguns canais não serão possíveis captar devido aos graus.

A TV Zimbo é captável por cá, e dá jogos da UEFA Champions League, UEFA Europa League e da Premier League (um jogo das 15h aos sábados). Há muitos portugueses a captar esse canal por causa disso.

Fica Bem.

A TV Zimbo é captável por cá, e dá jogos da UEFA Champions League, UEFA Europa League e da Premier League (um jogo das 15h aos sábados). Há muitos portugueses a captar esse canal por causa disso.

Fica Bem.

Não fazia ideia que passavam desporto.

Pelo que leio os 10°E são fáceis de captar.