Jump to content

RTP Internacional | RTP África

Recommended Posts

1 hora atrás, ATVTQsV disse:

Há também uma versão muitíssimo curta do separador. Vi na sexta várias vezes num intervalo.

Essa versão tem a mesma duração do separador da publicidade? 

Eu gostei do grafismo e da sonoridade. No de publicidade não sei porquê a melodia da música lembra-me o separador da Rádio Renascença quando dizem "Renasceeeeença". :haha: Será impressão minha?

• Replies 586
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Hoje a RTP Internacional faz 27 anos, tendo arrancado as suas emissões às 15:00 do referido dia. O canal continua fiel à sua pretensão de nascimento de ser o canal lusófono com mais cobertura por telespectadores, disponível nalguns satélites em regime FTA por todo o mundo.

Já nem a RTP África escapa à moda dos retângulos azuis no canto superior direito... Hidden Content Sign in or sign up to see the hidden content. Pelo menos, colocavam o retângulo com a cor do canal... Isto foi durante o programa História da Gastronomia Portuguesa. Não deixa de ser curioso escreverem os locais por onde o programa passa em vez do nome do programa, como acontece na RTP 1.

A RTP África celebra hoje 22 anos e até houve almoço especial na RTP. Parabéns!

14 horas atrás, Ambrosio Silva disse:

Essa versão tem a mesma duração do separador da publicidade? 

Eu gostei do grafismo e da sonoridade. No de publicidade não sei porquê a melodia da música lembra-me o separador da Rádio Renascença quando dizem "Renasceeeeença". :haha: Será impressão minha?

Tem. Quanto ao da publicidade, é impressão tua, pois a mim faz-me lembrar a RTP África de 2004.

• Like 1
Em ‎06‎/‎01‎/‎2016 at 16:09, ATVTQsV disse:

Segundo um artigo publicado em vários tópicos da RTP 1, vai ser criada a "RTP 3 Internacional" para, de momento, os Estados Unidos, o Canadá, e talvez Angola e Moçambique.

Agora imagino como vão preencher a programação. Será que vão arriscar e criar serviços de informação em, pelo menos, mais três línguas, o que acho irrealista mas dá para conhecer a realidade portuguesa no estrangeiro por pessoas que não sejam emigrantes?

A ver qual será a grelha da futura RTP3 Internacional, mas julgo que terá algumas incidências na grelha da RTP Internacional.

Imagino mal o Bom Dia Portugal ser emitido nos dois canais ao mesmo tempo, ou então continuar a haver o Eixo N/S em diferido na RTP Internacional.

Mas ao meu ver era melhor se calhar ir mais longe e investir numa RTPi 2 que teria na mesma muita programação da RTP3, mas que teria uma programação mais generalista e complementar da RTPi. Neste cenário a RTPi ficava com uma programação mais alinhada com a RTP1.

Quanto a transmitir esse novo canal em várias línguas, isso implicaria custos importantes e desnecessários.

13 horas atrás, Rmeteora disse:

A ver qual será a grelha da futura RTP3 Internacional, mas julgo que terá algumas incidências na grelha da RTP Internacional.

Ao menos informação em dez minutos em inglês/francês seria viável, na pior das hipóteses.

13 horas atrás, Rmeteora disse:

Por exemplo: às 7 em Portugal a RTP 3 Internacional emitiria as "news". Depois de uns programas curtos às 07:30 temos o "journal".

18 minutos atrás, ATVTQsV disse:

Ao menos informação em dez minutos em inglês/francês seria viável, na pior das hipóteses.

Por exemplo: às 7 em Portugal a RTP 3 Internacional emitiria as "news". Depois de uns programas curtos às 07:30 temos o "journal".

A questão é: porque carga de água? Para que público? Uma coisa é emitir ocasionalmente documentários e reportagens sobre Portugal legendados em inglês, outra coisa é achar que há público internacional que procura diariamente notícias sobre Portugal. Duvido muito que haja, ou que valha a pena esse investimento. Talvez um magazine semanal... 

• Like 1
Agora, miguelalex23 disse:

A questão é: porque carga de água? Para que público? Uma coisa é emitir ocasionalmente documentários e reportagens sobre Portugal legendados em inglês, outra coisa é achar que há público internacional que procura diariamente notícias sobre Portugal. Duvido muito que haja, ou que valha a pena esse investimento. Talvez um magazine semanal... 

Mas dez minutos seria o suficiente. Dez míseros minutos. Um dia a RTP World vai nascer.

Agora, miguelalex23 disse:

Se tiverem megalómanos sem noção com ideias dessas à frente da RTP, sim, um dia a RTP World vai nascer. :rolleyes:

Talvez por causa da actual omnipresença dos microfones da CCTV em várias notícias internacionais? Gostava de ver a RTP a entrar no jogo.

6 minutos atrás, ATVTQsV disse:

Talvez por causa da actual omnipresença dos microfones da CCTV em várias notícias internacionais? Gostava de ver a RTP a entrar no jogo.

Tu comparas a RTP à televisão estatal de um país com 1300 milhões de habitantes, e queres que eu leve isso a sério? Também gostava de muita coisa.

(movi a conversa para o tópico da RTPi)

• Like 3
  • 3 weeks later...

Alguém aqui encontra uma lógica a esta grelha da RTP Internacional para hoje??
http://www.rtp.pt/rtpinternacional/index.php?headline=19&visual=6&canal=5&dia=08-02-2016

Em vez de simplesmente alinhar a programação da RTP Internacional com a RTP1, a RTP anda a inventar... :dry:
- Amputam 1 hora de "Bom Dia Portugal" para inserir o "Sociedade Civil"
- Tiram 15 minutos à Praça para meter às 12h45 o "Arq 3"
- Empurram o Agora Nós para às 15h30, para dar às 15h o "Manchetes 3"... que dá na RTP3 de manhã.
- E a cereja no topo do bolo, "Got Talent Portugal" uma segunda-feira às 18h. Porque toda a gente sabe, os telespectadores internacionais não se importam pela notícias do País do Portugal em Direto/Eixo Norte-Sul...
- E sem falar do "Golo RTP" que não tem grande mais-valia comparado com qualquer programa de futebol da RTP3.

Cada vez menos entendo a lógica dos programadores deste canal, e cada vez menos reconheço a grelha da RTP Internacional. E isso só pode prejudicar o canal.
Se fizessem o mesmo com a RTP1 era logo uma bronca certa e quedas de audiências, mas como é a RTPi, não sendo contabilizada nas audiências podem andar com todas as invenções do mundo... :dry:

On 08/02/2016 at 19:20, Rmeteora disse:

Alguém aqui encontra uma lógica a esta grelha da RTP Internacional para hoje??
http://www.rtp.pt/rtpinternacional/index.php?headline=19&visual=6&canal=5&dia=08-02-2016

Em vez de simplesmente alinhar a programação da RTP Internacional com a RTP1, a RTP anda a inventar... :dry:
- Amputam 1 hora de "Bom Dia Portugal" para inserir o "Sociedade Civil"
- Tiram 15 minutos à Praça para meter às 12h45 o "Arq 3"
- Empurram o Agora Nós para às 15h30, para dar às 15h o "Manchetes 3"... que dá na RTP3 de manhã.
- E a cereja no topo do bolo, "Got Talent Portugal" uma segunda-feira às 18h. Porque toda a gente sabe, os telespectadores internacionais não se importam pela notícias do País do Portugal em Direto/Eixo Norte-Sul...
- E sem falar do "Golo RTP" que não tem grande mais-valia comparado com qualquer programa de futebol da RTP3.

Cada vez menos entendo a lógica dos programadores deste canal, e cada vez menos reconheço a grelha da RTP Internacional. E isso só pode prejudicar o canal.
Se fizessem o mesmo com a RTP1 era logo uma bronca certa e quedas de audiências, mas como é a RTPi, não sendo contabilizada nas audiências podem andar com todas as invenções do mundo... :dry:

Isso de cortarem 15 minutos à Praça deve ter sido excepção porque hoje o programa foi gravado, e como os intervalos da RTPi são mais pequenos sobrou tempo no fim.
A situação no Agora Nós julgo que foi uma invenção do ano passado, salvo erro começam a dar diferido e depois apanham o directo (confirmas @Rmeteora?), para não terem de estar a encher chouriços nos intervalos. Meterem ali o Manchetes 3 é que é absurdo.
O horário do Got Talent é ridículo. Na RTP África vai dar aos Domingos às 18h.

• 4 weeks later...

Não concordo com a mudança nos canais internacionais... principalmente com o logo da África.
Ainda entendo a ideia de coerência para Portugal mas no estrangeiro isso não faz muita diferença para quem vê a RTP...

Edited by canal5

Tenho medo, é sobretudo do DOG da RTP Internacional com tantas letras... :happy:
Só espero, é que consigam manter uma certa portugalidade/proximidade no próximo grafismo como agora. A RTP Internacional e RTP África têm que continuar a promover Portugal pelo Mundo, não importa a moda ser o flat-design ou outro. ;)

De resto, mais do que uma nova imagem, o que espero mais para a RTP Internacional é sobretudo uma melhor e mais coerente programação.

On 8/2/2016 at 20:27, miguelalex23 disse:

Isso de cortarem 15 minutos à Praça deve ter sido excepção porque hoje o programa foi gravado, e como os intervalos da RTPi são mais pequenos sobrou tempo no fim.
A situação no Agora Nós julgo que foi uma invenção do ano passado, salvo erro começam a dar diferido e depois apanham o directo (confirmas @Rmeteora?), para não terem de estar a encher chouriços nos intervalos. Meterem ali o Manchetes 3 é que é absurdo.
O horário do Got Talent é ridículo. Na RTP África vai dar aos Domingos às 18h.

(Peço desculpa por não ter respondido mais tarde)
Os intervalos durante o Agora Nós mantêm-se, agora se têm a mesma duração para ser sincero não sei.
Às 18h ao domingo mal por mal já faz mais sentido meter o Got Talent.

• Like 2
há 26 minutos, Rmeteora disse:

Tenho medo, é sobretudo do DOG da RTP Internacional com tantas letras... :happy:
Só espero, é que consigam manter uma certa portugalidade/proximidade no próximo grafismo como agora. A RTP Internacional e RTP África têm que continuar a promover Portugal pelo Mundo, não importa a moda ser o flat-design ou outro. ;)

Exato, no estrangeiro é mais importante saber que aquele canal é RTP do que o "INTERNACIONAL". Quanto à África, era só mudar o tipo de letra... por alguma razão estes canais se diferenciaram do grafismo de 2004 numa certa altura, não percebo porque vai ter de se voltar ao mesmo pensamento.

• Like 1
  • 3 weeks later...

Na minha opinião o dog da RTP Internacional devia ter o logo e a dizer "RTP" simplesmente como faz a TVE Internacional. Assim as pessoas sabem que é a RTP. Se aparecer o logotipo e o "INTERNACIONAL" é mais confuso.

• Like 1
  • 6 months later...
há 4 minutos, Televisão 10 disse:

O logótipo da RTP África no ecrã está uma vergonha, cheio de contornos, a piscar e está diferente dos outros, ou seja, diz “RTP África”.

Este grafismo supostamente não iria unir todos os canais da RTP? Acho que perderam o contexto.

• Like 1