Jump to content

RTP Internacional | RTP África


Recommended Posts

A tua história de subestação: capítulo 25: RTP África

A RTP África chegou aos vinte anos de emissão, mas antes, já havia emissão terrestre da RTP Internacional nalguns países.

Por volta de 1994/1995, a RTP instalou emissões terrestres da jovem RTP Internacional nos PALOP. A clara excepção foi Angola, não sei porquê, mas foi por causa da guerra civil. Os angolanos tiveram de se contentar com o monopólio televisivo detido pela TPA.

A RTP África nasce, então, a 7 de Janeiro de 1998, às 9 horas de Lisboa, e a emissão arrancou com a Patrícia Bull a falar. A RTP África usou os emissores terrestres da RTP Internacional em África para que a RTP Internacional fosse emitida apenas nas operadoras tipo DSTV. A RTP África teve como intuição colaborar com as televisões estatais de cada país lusófono em África, algo que recentemente deixou de ser cumprido.

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Gosto de criar teorias sobre o primeiro símbolo da RTP África: estamos claramente cientes de que o sol representa África, mas devo ser a única pessoa que acha que há significado nos raios. Pelo menos um (e só um), pois representa cada país em que o canal emite. O primeiro grafismo era inspirado na cultura africana com uns toques manuais, grafismo refelctido também no primeiro genérico do Repórter (actual Repórter África), noticiário central da grelha que continua a ser emitido até aos dias de hoje.

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

A grelha era parecida à da RTP Internacional mas com características ainda mais "próprias". Nos primeiros anos, o canal emitia programas produzidos pelas televisões dos PALOP - lembram-se da série angolana "Conversas no Quintal", que a TPA ainda teima em produzir?

O Público noticiava os resultados do primeiro aniversário da RTP África a começar por dizer que até o lançamento do mesmo era nada mais nada menos que um mero espaço na RTP Internacional que ganhou a sua autonomia:
"Foi exactamente há um ano que Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau passaram a receber emissões regulares de um canal que, até aí, não passava de uma pretensão a valer pouco mais do que um espaço de emissão na RTPi. Hoje, a RTP organiza uma grande festa para celebrar o ano I do canal e transmite-a em directo para os cinco países e para o resto do mundo.

Em 1997, a dias da primeira emissão formal da RTP África, o seu responsável, Afonso Rato, dizia que o verdadeiro desafio do projecto não era a curto, mas a longo prazo. "Estamos preocupados com os próximos 20 anos, com uma televisão original que tenha um crescimento sustentado, uma boa distribuição e que seja feita em parceria constante." Um ano passado sobre estas afirmações, a RTP-África é já uma realidade nos cinco países africanos para onde é emitida - nuns mais do que em outros. Em Moçambique, por exemplo, o canal é uma alternativa real para os que não têm acesso às parabólicas ou procuram algo mais sofisticado do que a oferta dos canais nacionais, a TVM pública e a RTK privada, ambas pouco entusiasmantes. É indubitável que a RTP África representa um incontornável progresso em relação à RTPi (nos primórdios, a RTP África resumia-se a umas horas de emissão no canal internacional), mas os moçambicanos consideram que o canal está mais vocacionado para Angola e Cabo Verde do que para Moçambique e dão como exemplo o facto de as tardes de domingo serem dominadas pelo futebol angolano. De resto, se se excluir o principal bloco noticioso do canal, O Repórter, a restante programação é constituída por enlatados da programação dos dois canais públicos portugueses. E quanto ao Repórter propriamente dito, os comentários não são muito abonatórios: jornalistas pouco experientes, pouco exigentes e pouco ambiciosos do ponto de vista informativo fazem um noticiário que passa ao lado da realidade moçambicana. As telenovelas portuguesas agradam, mas não o suficiente para competir com o principal bloco noticioso da TVM que, por sinal, passa à mesma hora. E as emissões, condicionadas aos postos de retransmissão da TVM, estão sujeitas aos repetidos cortes de energia que assolam os meios de comunicação locais.Em Angola, a expressão da RTP África é residual. O canal não faz parte do quotidiano dos cidadãos e é acessível apenas a uma pequeníssima minoria de cidadãos que dispõem de parabólica. A Constituição angolana, de resto, não autoriza a instalação de qualquer retransmissor de canais de rádio ou televisão estrangeiros no território. Afonso Rato, director da RTP África, não nega as dificuldades, e reconhece que só com a mudança da legislação é que Angola conhecerá alguma evolução nesta situação. O responsável faz um balanço "positivo" do projecto, adiantando que ele permitiu que, pela primeira vez, os cinco países "se vejam uns aos outros, numa informação profissional e sem interferências políticas". Projecto apadrinhado pelo ex-titular da comunicação social Jorge Coelho, a RTP África surgiu no papel numa conferência da CPLP - Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - em Julho de 1996 e viu a luz do dia sete meses depois durante uma visita de Guterres a Cabo Verde, de onde se produziram as primeiras emissões experimentais. O projecto inicial era mais ambicioso do que a realidade veio a consentir: previa a participação dos operadores privados portugueses, SIC e TVI, que não se veio a concretizar, e uma fatia crescente da programação deveria ser da responsabilidade dos países africanos em regime de co-produção, intenção que dificilmente saiu do estado embrionário. O investimento inicial estimado no canal foi de um milhão de contos, centrado essencialmente nas áreas técnicas, mas o ex-presidente do conselho de administração da RTP Manuel Roque afirmava em entrevista ao PÚBLICO, em Junho de 1997, que havia um bolo de cinco milhões destinado sobretudo à RTP África previsto para 1998. O objectivo era criar de facto um novo canal produzido "a seis" sob a responsabilidade editorial da RTP, com tecnologia completamente digital que pudesse preencher cinco a seis horas de emissão diária, que repetiria durante o dia. Transmitir 24 sobre 24 horas é o objectivo último deste instrumento de cooperação cujas virtudes o Governo não se cansa de exaltar. As potencialidades diplomáticas de um projecto como a RTP África não passam despercebidas a ninguém, tendo havido mesmo notícias de que o Ministério dos Negócios Estrangeiros estaria interessado no projecto, hipótese que acabou por ser excluída. Pelo menos, por enquanto. A RTP África parece gozar de grande audiência em Portugal, onde faz parte do pacote de base da TV [Cabo] desde Março de 1998. Dados referentes aos meses de Setembro/Outubro do ano passado situam a RTP África entre os dez canais mais vistos da TV Cabo, muito embora os níveis variem consoante a programação ofereça, por exemplo, um jogo de futebol importante. A título de comemoração do primeiro ano de emissões regulares, a RTP transmite hoje, em directo, um espectáculo alusivo que decorre na Aula Magna da reitoria da Universidade de Lisboa, a partir das 21h15."

A RTP África tinha uma oferta própria demasiado precária. Começou, claro está, pelo Repórter (actual Repórter África) e pelo África Sport (incialmente RTP Sport), à qual seguiu-se o África 7 Dias. A RTP África também chegou a assinar um protocolo com a ONU para emitir o Nações Unidas em Acção em português (que não é uma língua oficial da ONU) nalguns intervalos do canal, às quais foi seguido um protocolo com a produtora maliana People TV para emitir os programas Iniciativa Africana e Negócios em África em português e em exclusivo no canal. Curiosamente, cortaram-se os elos entre a RTP África e a ONU mas não com a People TV. Aliás, quem locutava os programas da UN e os da People TV era a mesma mulher.

A primeira renovação do canal foi em 2004, se descontarmos o grafismo de 2003 onde era o da RTP 1 mas em tons de amarelo. O canal optou por usar tons de laranja, vermelho e castanho para representar as paisagens africanas.

(em construção, é um problema de tempo que eu não tenho na mão, aha)

  • Like 2
  • Love 2
Link to post
Share on other sites
  • Replies 586
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Hoje a RTP Internacional faz 27 anos, tendo arrancado as suas emissões às 15:00 do referido dia. O canal continua fiel à sua pretensão de nascimento de ser o canal lusófono com mais cobertura por telespectadores, disponível nalguns satélites em regime FTA por todo o mundo.

Já nem a RTP África escapa à moda dos retângulos azuis no canto superior direito... Hidden Content Sign in or sign up to see the hidden content. Pelo menos, colocavam o retângulo com a cor do canal... Isto foi durante o programa História da Gastronomia Portuguesa. Não deixa de ser curioso escreverem os locais por onde o programa passa em vez do nome do programa, como acontece na RTP 1.

A RTP África celebra hoje 22 anos e até houve almoço especial na RTP. Parabéns!

Na RTP África, quando transmitem jogos da Liga NOS, não os transmitem em Portugal. Vi um rodapé a anunciar essa alteração. Tanto o rodapé como o DOG estavam com contornos pretos, mais visíveis do que o normal.

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
há 4 horas, ATVTQsV disse:

Nem houve separadores para o 20º aniversário. Só temos o evento "20 Tocar", mais nada.

Parabéns pelos "vim-te" anos!

Agora, antes de recomeçar Os Extraordinários na RTP 1, passou um separador curto sobre os 20 anos da RTP África.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

Está agora a estrear o Got Talent Portugal na RTP África e achei curioso a indicação Estreia estar na cor da RTP 1, em vez de estar a cor de laranja, como habitual neste canal.

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

Edited by Televisão 10
  • Like 3
Link to post
Share on other sites
  • 1 month later...

Eurovisão rescinde com canal chinês. RTP transmite para todo o mundo

Hidden Content

    Sign in or sign up to see the hidden content.

A organização do Festival Eurovisão da Canção rescindiu, “com efeitos imediatos”, a parceria com o canal chinês Hunan TV, por ter censurado a exibição de duas actuações durante a primeira semifinal do concurso.
Além de não ter emitido as actuações da Albânia e da Irlanda, o canal chinês censurou bandeiras LGBT, agitadas por pessoas que assistam ao vivo ao espectáculo, na Altice Arena. De acordo com o jornal Global Times, citado pela Lusa, a canção albanesa terá sido retirada da transmissão porque o cantor, Eugent Bushpepa, “tem tatuagens”, e a da Irlanda, por se tratar de um tema que “descreve uma relação homossexual”. Em Janeiro, a entidade reguladora chinesa dos media proibiu a transmissão de tatuagens e outros elementos de subculturas, medida que gerou bastante controvérsia. A Hunan TV, relembra a Lusa, tinha adquirido este ano, pelo quarto ano consecutivo, os direitos de transmissão do Festival Eurovisão da Canção.
A final que se realiza este sábado, 12 de Maio, vai ser emitido pelas televisões dos 43 países concorrentes e também nos Estados Unidos (Logo TV), Cazaquistão (JSC Khabar), Kosovo (RTK) e China (Mango TV). A RTP Internacional vai também emitir a final para todo o mundo.

Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2018/05/eurovisao-rescinde-canal-chines-rtp-transmite-todo-mundo/

  • Like 4
Link to post
Share on other sites

A RTP África terá a sua primeira série de comédia criada de raiz para o canal, terá o nome de Querida Preciosa e o primeiro episódio vai ser emitido domingo depois do Telejornal. Estão a falar disto no Agora Nós.

  • Like 4
Link to post
Share on other sites
há 1 hora, ATVTQsV disse:

A RTP África terá a sua primeira série de comédia criada de raiz para o canal, terá o nome de Querida Preciosa e o primeiro episódio vai ser emitido domingo depois do Telejornal. Estão a falar disto no Agora Nós.

Será que mais tarde a transmitem na RTP 1? 

Link to post
Share on other sites
há 2 horas, Televisão 10 disse:

Será que mais tarde a transmitem na RTP 1? 

Vi no fim da entrevista que o apresentador do Agora Nós esperava uma potencial emissão na RTP 1 ou na RTP 2. Talvez na RTP 2. O problema é que o canal não está disponível a todos com operadoras - a MEO não a disponibiliza nos pacotes básicos.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
  • 3 weeks later...
  • 4 weeks later...

Hoje, pelo menos na RTP África, decidiram transmitir o 3 às 19 em diferido, às 20 h. Achei curioso o relógio ter tido publicidade, penso que a um supermercado angolano. Pena foi o relógio digital ter ficado ligeiramente em cima do retângulo da publicidade.

Link to post
Share on other sites
há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Hoje, pelo menos na RTP África, decidiram transmitir o 3 às 19 em diferido, às 20 h. Achei curioso o relógio ter tido publicidade, penso que a um supermercado angolano. Pena foi o relógio digital ter ficado ligeiramente em cima do retângulo da publicidade.

Que pena não ter o restart na RTP África, gostava de gravar.

Link to post
Share on other sites
On 30/06/2018 at 22:43, ATVTQsV disse:

Que pena não ter o restart na RTP África, gostava de gravar.

O erro continua antes dos noticiários. O logótipo encolhe no final, o que me leva a crer que foi feito em Lisboa. Acho mesmo que as emissões da RTP África e Internacional estão em Lisboa...

Link to post
Share on other sites
há 14 minutos, Televisão 10 disse:

O erro continua antes dos noticiários. O logótipo encolhe no final, o que me leva a crer que foi feito em Lisboa. Acho mesmo que as emissões da RTP África e Internacional estão em Lisboa...

Onde é que costumam ser, ou ainda, onde é que é suposto serem?

Edited by LP 98
Link to post
Share on other sites

Ao que parece a RTP África voltou a ter anunciante nos relógios.

É o hipermercado Candando de Isabel dos Santos. Inclui também o erro técnico que o @Televisão 10 já mencionou.

Até 2016 o anunciante era o BFA, e ainda no antigo grafismo já usavam a configuração actual do relógio.

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
há 16 minutos, ATVTQsV disse:

Ao que parece a RTP África voltou a ter anunciante nos relógios.

É o hipermercado Candando de Isabel dos Santos. Inclui também o erro técnico que o @Televisão 10 já mencionou.

Até 2016 o anunciante era o BFA, e ainda no antigo grafismo já usavam a configuração actual do relógio.

Realmente a animação quando o logótipo "encolhe", no final do relógio, é a mesma que começaram a usar há uns meses na RTP1...

Link to post
Share on other sites
há 13 minutos, LP 98 disse:

Realmente a animação quando o logótipo "encolhe", no final do relógio, é a mesma que começaram a usar há uns meses na RTP1...

Aqui nem fica mal. Agora na RTP 1 e na RTP 3, a animação fica horrível. O número fica estranho...

há 45 minutos, LP 98 disse:

Onde é que costumam ser, ou ainda, onde é que é suposto serem?

Penso que estavam no Porto até há pouco tempo...

  • Like 1
Link to post
Share on other sites
há 10 minutos, Televisão 10 disse:

Aqui nem fica mal. Agora na RTP 1 e na RTP 3, a animação fica horrível. O número fica estranho...

Pois, porque nessa animação manhosa - além de ser demasiado lenta - o número não aumenta de tamanho, como é suposto:

 

  • Like 1
Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...