Jump to content
k3o4

Política

Recommended Posts

A título de curiosidade, o RIR ficou em 2ºlugar em Rans com 29,8% atrás do PS que obteve 30,4% :mosking: 
A apenas 5 votos da vitória

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

• Like 1

Os votos do CDS (e também do PSD) tinham de ir para algum lado. Foram para o CHEGA e o IL.

Mas pensem assim, podia ser pior, podia ser o PNR. E enquanto é só um deputado, estamos no ganho.

Do pouco que vi do Chega, nem me pareceu nenhum bicho papão nem o monstro que se pinta. Assusto-me mais com o PNR (que parece mais sem noção - mas atenção, isto é uma opinião de quem leu sobre estes partidos uma ou duas vezes uma ou duas coisas nos seus site), mas felizmente esse não tem expressão. Vi um PDF de 70 medidas que eles queriam implementar (os do Chega) e apesar de ter umas tiradas um bocado exageradas (a castração química :ph34r: se bem que eu acho que se eles publicitassem isso como deve ser - o que felizmente não aconteceu, pelo menos não me chegou - tinham angariado bem mais votos, não são raras as vezes que familiares meus mandam isso para o ar sem saber que existe mesmo um partido que o tenciona fazer, ainda bem que não o conhecem :ph34r: ), não me pareceram excessivamente radicais em geral. É direita, é conservador, mas não é assim tão extremista, acho eu. 

agora mesmo, EFernando disse:

Eu sou a favor de haver partidos mais pequenos no parlamento, mas o Chega é perigoso :ph34r: Isto daqui a uns tempos pode dar asas a novas coisas

É quase que inevitável o discurso chegar a mais pessoas e aumentarem nos próximos anos.

• Like 2

O pior é ver o Chega a ganhar mais uns deputados e a tornar Portugal numa espécie de França com traços da Hungria de Orbán que é anti-Soros.

há 16 minutos, Ruben Fonseca disse:

O neoliberalismo dá liberdade a que quem tenha mais não veja o seu dinheiro a ser sugado pelo estado, fomentando o crescimento económico. Aliás, com o salário mínimo que o Livre defende, utilizando a proposta de IRS da IL, pouparia uns 60€ por mês que não iriam para o estado. O problema atual que tens em Portugal é que tens um estado com um peso enorme na sociedade, o que se justifica pela carga fiscal mais elevada de sempre (enquanto que na Irlanda está abaixo dos 25%, por exemplo). Tudo o que é serviços públicos estão na lona porque o Estado não tem capacidade para sustentar o seu próprio peso. Pior, temos o 4º regime fiscal menos competitivo da Europa e o nosso crescimento continua anémico, enquanto que outros, que seguiram o caminho da IL, crescem o dobro que nós. Basicamente, estamos condenados a ser a Venezuela da Europa, com um PIB semelhante ao da Roménia, enquanto tudo o que é licenciados e outros que querem ganhar mais que o salário mínimo imigram para países que utilizam as ideias da IL, e as têm utilizado aos anos.

Como eu disse, eu acho que há qualquer coisa no liberalismo radical da IL que me faz temer um pouco pelo custo que iria trazer. Só a ideia de privatizar serviços básicos em si já dá bastante que pensar, porque, por mais falso que possa ser, existe um sentido de segurança na existência de serviços públicos, mesmo com estes no fundo do poço. Estas seriam medidas que iriam indubitavelmente dar um abanão gigante às estruturas da nossa economia e não sei como seria a reação. Não sei se a mobilidade social seria tão efetiva como na Holanda ou na Irlanda ou se não teria um custo nas classes mais desfavorecidas, essa sendo uma das razões que eu acho sendo responsáveis por esta dominância atual da esquerda. Mas pronto, volto a destacar que poderá ser ignorância minha, derivada de pouca informação, no que toca à IL. Uma coisa é certa: antes eles do que o CDS:rofl:

Já agora, notei que votaste pela IL em Castelo Branco. A cabeça de lista da IL em CB, a Maria Castello Branco, foi a rapariga que me introduziu à IL pela primeira vez (não pessoalmente, mas num tempo de antena) :cryhappy:

há 13 minutos, msm0 disse:

Concordo com tudo. O problema de Portugal é a mentalidade predominante de que o objetivo é "acabar com os ricos". Mas o progresso económico não se constrói em cima da pobreza, é necessário sim "acabar com os pobres",  dar condições para uma maior mobilidade social. Quem nasce pobre, não tem de viver com o fardo de ser pobre para sempre, independentemente das suas qualidades.

Apesar de não ter votado neste partido, espero que a IL consiga pelo menos 1 deputado pela lufada de ar fresco que representa na politica portuguesa. 

Eu diria que essa ideia de acabar com os ricos é mais no sentido de espalhar a riqueza já existente. Obviamente que não se quer que domine a pobreza.

há 2 minutos, tjspy disse:

Do pouco que vi do Chega, nem me pareceu nenhum bicho papão nem o monstro que se pinta. Assusto-me mais com o PNR (que parece mais sem noção - mas atenção, isto é uma opinião de quem leu sobre estes partidos uma ou duas vezes uma ou duas coisas nos seus site), mas felizmente esse não tem expressão. Vi um PDF de 70 medidas que eles queriam implementar (os do Chega) e apesar de ter umas tiradas um bocado exageradas (a castração química :ph34r: se bem que eu acho que se eles publicitassem isso como deve ser - o que felizmente não aconteceu, pelo menos não me chegou - tinham angariado bem mais votos, não são raras as vezes que familiares meus mandam isso para o ar sem saber que existe mesmo um partido que o tenciona fazer, ainda bem que não o conhecem :ph34r: ), não me pareceram excessivamente radicais em geral. É direita, é conservador, mas não é assim tão extremista, acho eu. 

É mais pelo populismo barato e por aquilo que o André Ventura diz e disse no passado. 

Direita ou esquerda é tudo necessário, mas o populismo é algo muito perigoso.

• Like 2

Posted (edited)

Parece que o LIVRE conseguiu eleger um deputado - a Joacine. O Chega (graças a Deus) não deverá ter representação.

Uma curiosidade é que Heloisa Apolónia, dos Verdes (a sombra da CDU), não foi eleita. 

Edited by Joel92
  • Like 1

Posted (edited)
há 5 minutos, Joel92 disse:

Parece que o LIVRE conseguiu eleger um deputado - a Joacine. O Chega (graças a Deus) não deverá ter representação. 

Se o LIVRE eleger, o Chega também irá eleger, pelo menos em Lisboa. É onde há mais hipóteses e o Chega vai com uma leve vantagem.

Feliz por ver o IL com um deputado. É um partido que me desiludiu nos últimos tempos por algumas declarações, mas mesmo assim merece campanha em si e pelo espirito jovem. Terão de limar algumas coisas, mas daqui a uns anos será um bom partido!

Edited by EFernando

há 11 minutos, Ruben Fonseca disse:

Oficial: IL no Parlamento. João Cotrim Figueiredo eleito por Lisboa! :D 

Um EX-TVI no Parlamento :haha: 

Rui Rio a lacrar a SIC :haha: 

• Like 1

Que alívio, não precisamos de Chega, acho que foram longe demais.

Se o MJP tivesse sido legalizado a tempo teria sido um dos partidos com hipóteses extremamente reduzidas de ganhar assento.

há 1 minuto, ATVTQsV disse:

Que alívio, não precisamos de Chega, acho que foram longe demais.

Se o MJP tivesse sido legalizado a tempo teria sido um dos partidos com hipóteses extremamente reduzidas de ganhar assento.

Mas eles vão eleger...

Posted (edited)

@Ruben Fonseca Após rever as medidas da IL por motivos de curiosidade, admito que continuo com mixed feelings acerca de um partido assumidamente neoliberalista, mas ao mesmo tempo dou a mão á palmatória e afirmo que é de facto uma lufada de ar fresco na política portuguesa, e que é de louvar que as medidas que defende salvaram outros países europeus. Por outro lado, continuo na mesma acerca do grande buraco que isso iria fazer das classes mais baixas. Lá está, mixed feelings. Vamos ver o que vai acontecer agora que vai ter deputados no parlamento.

Edited by Johnman

O Chega elegeu. O Livre também.

• Like 3
  • Sad 1

há 5 minutos, tjspy disse:

O Chega elegeu. O Livre também.

É caso para dizer: Chega!

q

• Like 1