Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

Sim, pra mim sim. Tem que ser sempre uma decisao da pessoa, eu nao posso obrigar ninguem a fazer algo que nao queira, nao tenho esse direito.

 

Uma das coisas que me faz MUITA confusao é internarem pessoas contra a sua vontade (psiquiatria) so porque alguem decidiu tal! Eu acho isso muito perigoso e um enorme atentado a liberdade de cada um! E como se a pessoa fosse um criminoso e fosse presa! E depois ainda lhe obrigam a tomar drogas com imensos efeitos secundários, e com grande probabilidade de ficarem viciados naquilo (o que claro, é um interesse da indústria farmacêutica).

Depende dos casos e da sua gravidade. No caso dos esquizofrénicos, ou de doentes mentais graves, creio que o internamento é a solução mais viável para evitar outros problemas mais graves.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma das coisas que me faz MUITA confusao é internarem pessoas contra a sua vontade (psiquiatria) so porque alguem decidiu tal! Eu acho isso muito perigoso e um enorme atentado a liberdade de cada um! E como se a pessoa fosse um criminoso e fosse presa! E depois ainda lhe obrigam a tomar drogas com imensos efeitos secundários, e com grande probabilidade de ficarem viciados naquilo (o que claro, é um interesse da indústria farmacêutica).

Isso ia-nos levar a uma discussão interminável, porque o contexto da saúde mental e psiquiátrica é muito especifico e em casos de agudização há imensos riscos para os próprios doentes e para as pessoas que estão à sua volta. Mas isto claro depende da gravidade dos casos porque existem patologias psiquiátricas que não precisam de internamento e são tratadas facilmente em ambulatório.  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, pra mim sim. Tem que ser sempre uma decisao da pessoa, eu nao posso obrigar ninguem a fazer algo que nao queira, nao tenho esse direito.

 

Uma das coisas que me faz MUITA confusao é internarem pessoas contra a sua vontade (psiquiatria) so porque alguem decidiu tal! Eu acho isso muito perigoso e um enorme atentado a liberdade de cada um! E como se a pessoa fosse um criminoso e fosse presa! E depois ainda lhe obrigam a tomar drogas com imensos efeitos secundários, e com grande probabilidade de ficarem viciados naquilo (o que claro, é um interesse da indústria farmacêutica).

 

Tambem nao é assim facil. So se pode internar alguém (maior de idade), se este representar um perigo para si ou para os outros. E para isso é preciso haver uma agressão obvia. (Mesmo assim, falei uma vez com um policia que me disse "Se o paciente quer dar com os cornos contra a parede, que o faça... Reze para que não envolva ninguém... ) 

Tu nunca viste como funcionam pessoas psicóticas? Metem medo mesmo. Não é nada agradável estar presente...  :unsure:

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem nao é assim facil. So se pode internar alguém (maior de idade), se este representar um perigo para si ou para os outros. E para isso é preciso haver uma agressão obvia. (Mesmo assim, falei uma vez com um policia que me disse "Se o paciente quer dar com os cornos contra a parede, que o faça... Reze para que não envolva ninguém... ) 

Tu nunca viste como funcionam pessoas psicóticas? Metem medo mesmo. Não é nada agradável estar presente...  :unsure:

 

Se essas pessoas "psicóticas" como dizes, fizerem algum crime deviam ser presas, mas pelo crime que fizeram e não pela "doença" em si. Se uma pessoa religiosa tem direito a recusar um tratamento, porque e que um adulto não pode recusar um tratamento psiquiátrico? E que isto pode ser mesmo insidioso... e que segundo a psiquiatria tu és "doente" e não podes decidir o teu tratamento, e isto pode ser opressivo e perigoso. Nao digo que seja sempre assim nem nada disso, mas digo que pode acontecer. Não sei se sabes, mas durante muito tempo as pessoas eram internadas por motivos irrisórios, e isso era usado como forma de opressão e para calar vozes incomodas (por exemplo, na URSS os opositores políticos eram considerados doentes mentais e eram internados), e isso pode voltar a acontecer porque a historia repete-se. Eu sou muito cético desta nova "moda" de dar comprimidos para qualquer sintoma (os medicamentos psiquiátricos são dos mais vendidos no Ocidente), se formos pelos manuais da psiquiatria metade da população é doente e deviam andar em comprimidos :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se essas pessoas "psicóticas" como dizes, fizerem algum crime deviam ser presas, mas pelo crime que fizeram e não pela "doença" em si. Se uma pessoa religiosa tem direito a recusar um tratamento, porque e que um adulto não pode recusar um tratamento psiquiátrico? E que isto pode ser mesmo insidioso... e que segundo a psiquiatria tu és "doente" e não podes decidir o teu tratamento, e isto pode ser opressivo e perigoso. Nao digo que seja sempre assim nem nada disso, mas digo que pode acontecer. Não sei se sabes, mas durante muito tempo as pessoas eram internadas por motivos irrisórios, e isso era usado como forma de opressão e para calar vozes incomodas (por exemplo, na URSS os opositores políticos eram considerados doentes mentais e eram internados), e isso pode voltar a acontecer porque a historia repete-se. Eu sou muito cético desta nova "moda" de dar comprimidos para qualquer sintoma (os medicamentos psiquiátricos são dos mais vendidos no Ocidente), se formos pelos manuais da psiquiatria metade da população é doente e deviam andar em comprimidos :rolleyes:

Percebo o que queres dizer, mas nos casos de esquizofrenia, creio que o internamento  será a forma mais eficaz de evitar que o doente prejudique os outros e a si próprio. Muitos destes doentes são instáveis e quando ocorre uma crise/surto, as consequências podem ser graves. 

Editado por joanasantos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas um hospital/clinica e um prisão?! Sera que deve se-lo?

Depende dos casos, na altura da Pascoa a minha vizinha foi internada num hospicio, e eu fiquei wtf, porque era uma pessoa que tu olhavas e era normal, e veio-se a descobrir que estava lá só a tratar uma depressãozita, mas nem pode vir passar a Pascoa com a família nem nada, e achei tudo muito exagerado só para quem estava a tratar uma depressão.

 

Claro que depois há aqueles casos extremes de pessoas psicoticas, sem noção e que tem prazer em fazer mal aos outros ou a si mesmo, e essas acho que não há mesmo solução.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se essas pessoas "psicóticas" como dizes, fizerem algum crime deviam ser presas, mas pelo crime que fizeram e não pela "doença" em si. Se uma pessoa religiosa tem direito a recusar um tratamento, porque e que um adulto não pode recusar um tratamento psiquiátrico? E que isto pode ser mesmo insidioso... e que segundo a psiquiatria tu és "doente" e não podes decidir o teu tratamento, e isto pode ser opressivo e perigoso. Nao digo que seja sempre assim nem nada disso, mas digo que pode acontecer. Não sei se sabes, mas durante muito tempo as pessoas eram internadas por motivos irrisórios, e isso era usado como forma de opressão e para calar vozes incomodas (por exemplo, na URSS os opositores políticos eram considerados doentes mentais e eram internados), e isso pode voltar a acontecer porque a historia repete-se. Eu sou muito cético desta nova "moda" de dar comprimidos para qualquer sintoma (os medicamentos psiquiátricos são dos mais vendidos no Ocidente), se formos pelos manuais da psiquiatria metade da população é doente e deviam andar em comprimidos :rolleyes:

Quando te aparecer um maluquinho à frente e te fizer algo que acabe com a tua vida, depois já é um bocado tarde, digo eu.

Uma coisa é ter crenças e tal outra coisa é não estar no seu juízo perfeito. Uma pessoa que não está no juízo perfeito, pode estar a representar perigo para os que o rodeiam e até para si próprio. O problema é que essas pessoas também não conseguem ver/entender isso para se tratarem por opção própria, sendo que a intervenção de terceiros é fundamental.

Não há necessidade de os outros sofrerem só para que depois de um maluquinho faça algo seja internado, digo eu.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando te aparecer um maluquinho à frente e te fizer algo que acabe com a tua vida, depois já é um bocado tarde, digo eu.

Uma coisa é ter crenças e tal outra coisa é não estar no seu juízo perfeito. Uma pessoa que não está no juízo perfeito, pode estar a representar perigo para os que o rodeiam e até para si próprio. O problema é que essas pessoas também não conseguem ver/entender isso para se tratarem por opção própria, sendo que a intervenção de terceiros é fundamental.

Não há necessidade de os outros sofrerem só para que depois de um maluquinho faça algo seja internado, digo eu.

 

Mas isso não tem nada a ver com ser doente ou não, alguém pode aparecer e matar-me por qualquer motivo, não e preciso ser "doente". Ate a própria policia me pode bater, quanto mais um desconhecido!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se essas pessoas "psicóticas" como dizes, fizerem algum crime deviam ser presas, mas pelo crime que fizeram e não pela "doença" em si. Se uma pessoa religiosa tem direito a recusar um tratamento, porque e que um adulto não pode recusar um tratamento psiquiátrico? E que isto pode ser mesmo insidioso... e que segundo a psiquiatria tu és "doente" e não podes decidir o teu tratamento, e isto pode ser opressivo e perigoso. Nao digo que seja sempre assim nem nada disso, mas digo que pode acontecer. Não sei se sabes, mas durante muito tempo as pessoas eram internadas por motivos irrisórios, e isso era usado como forma de opressão e para calar vozes incomodas (por exemplo, na URSS os opositores políticos eram considerados doentes mentais e eram internados), e isso pode voltar a acontecer porque a historia repete-se. Eu sou muito cético desta nova "moda" de dar comprimidos para qualquer sintoma (os medicamentos psiquiátricos são dos mais vendidos no Ocidente), se formos pelos manuais da psiquiatria metade da população é doente e deviam andar em comprimidos :rolleyes:

 

 

Mas essas sao por opressão política, não tem nada a ver com o funcionamento do cérebro. Eu não sou psiquiatra ( e o único contato que tenho com a psiquiatria, as vezes é ir ajudar a estação isolada, que fica no mesmo piso que a enfermaria onde trabalho, e acredita que me chega e sobra....). Claro que tens razão, nesse ponto de vista, maníacos nunca querem ser ajudados, sentem-se como se tivessem super poderes.  :O

 

No entanto a intenção é ajudar, mas compreendo o teu ponto de vista, nem todos querem ser ajudados, ou vale a pena. No entanto um estabelecimento prisional, provavelmente não tem nem pessoal nem condições para lidar com determinados comportamentos.. Mas não duvides que me da raiva, quando alguém mata alguém ou assim, ser internado por ser doente....

Cada caso é um caso, ja vi pessoas que ficaram agradecidas por lhes terem salvo a vida, e outras, como o tal policia me falou, quer-se matar força nisso...

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso não tem nada a ver com ser doente ou não, alguém pode aparecer e matar-me por qualquer motivo, não e preciso ser "doente". Ate a própria policia me pode bater, quanto mais um desconhecido!

Olha lol, mas se tiveres que escolher eentre viver numa sociedade com 50% risco de seres morto ou numa com 70% isso não faz a diferença? Qualquer pessoa pode matar, cometer loucuras. Agora se se pode reduzir a probabilidade de isso acontecer, não se o faz só por capricho? Vamos deixar os tigres, leões, todos esses animais viverem em comunidade connosco. Afinal, que diferença faz mais essas ameaças à nossa vida, no meio de tantas outras? :sleep:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E como que são obrigatórias... Pelo menos se queres que as crianças tenham educação, visto que pedem o boletim de vacinas aquando à matrícula nas escolas.

Mas acho que algumas escolas aceitam mesmo assim, porque os pais vão lá falar...

 

 

Mas isso não tem nada a ver com ser doente ou não, alguém pode aparecer e matar-me por qualquer motivo, não e preciso ser "doente". Ate a própria policia me pode bater, quanto mais um desconhecido!

Alguém que quer matar os outros é tudo menos normal...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguém que quer matar os outros é tudo menos normal...

 

Talvez, mas infelizmente o "matar" ainda e legal em muitos aspectos, nomeadamente pelos soldados/militares e pelo Estado (todos os paises que tem pena de morte e/ou que fazem guerras), que nao e nada menos que um homicídio em termos morais.

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/abuso-sexual/obrigaram-menina-de-12-anos-a-casar

 

O mundo está perdido. :@  :@

Será que os ciganos não entendem que estes "casamentos" não são mais do que formas disfarçadas de pedofilia? :@  :@

 

Isso acontece todos os dias nos paises arabes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez, mas infelizmente o "matar" ainda e legal em muitos aspectos, nomeadamente pelos soldados/militares e pelo Estado (todos os paises que tem pena de morte e/ou que fazem guerras), que nao e nada menos que um homicídio em termos morais.

Isso acontece todos os dias nos paises arabes...

sim, mas por cá poderia haver mão pesada para estes casos, já que estamos num país da UE, e que supostamente respeita os direitos humanos.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Audi mistura ar e água e cria diesel não poluente

 

ng4184688.jpg?type=big&pos=0

 

O fabricante automóvel alemão Audi conseguiu criar um diesel sintético, não poluente, a partir do hidrogénio da água e de dióxido de carbono. Está numa fase inicial de testes, mas poderá ser uma revolução nos combustíveis.
Um programa experimental da Audi, fabricante automóvel do grupo Volkswagen, em conjunto com a empresa energética Sunfire criou um combustível semelhante ao diesel que usa como matérias primas apenas água e dióxido de carbono, noticia a edição britânica da revista Wired.
Este novo composto tem potencial para se tornar num combustível não poluente, no sentido em que é "neutro" a nível do carbono - ou seja, o dióxido de carbono que retira da atmosfera é equivalente aquele que é libertado durante a sua utilização.
O combustível é conseguido através da separação do hidrogénio e oxigénio do vapor de água. O hidrogénio depois é colocado em reatores sob alta pressão e temperatura juntamente com dióxido de carbono - para já este foi fornecido por gás natural, mas os investigadores dizem que podem capturá-lo da atmosfera. O produto é um líquido sintético designado "crude azul" que, tal como o crude do petróleo, pode ser refinado numa espécie de bio-diesel (veja um esquema da Audi aqui).
A Audi já testou com êxito este combustível misturado com diesel "normal" mas, segundo os investigadores acreditam que não haverá grandes obstáculos para que seja usado como combustível único nos motores dos automóveis.
O maior problema atualmente prende-se com a quantidade de produção. O laboratório em Dresden onde as experiências estão a ser realizadas tem capacidade de produção de 3 mil litros nos próximos meses. Como escreve a Wired, só os EUA consomem 622 mil milhões de litros de combustível por ano.
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.publico.pt/economia/noticia/pilotos-e-presidente-da-tap-reunidos-para-travar-a-greve-1694192

 

Não sou pessoa de estar contra as greves. Não faço, nunca fiz, mas respeito quem faça. No entanto, este caso não. Desculpem, por muito injusto que a situação dos senhores pilotos seja, eles não têm o direito de fazerem isto. Não têm, simplesmente. 10 dias de greve? Esta atitude é completamente irresponsável e um ato louco. 3 dias, vá, ainda se compreende, mas agora aqueles dias todos? Não só põem em causa dinheiro dos contribuintes (que pouco ou não têm a ver com isto), mas também o nome da TAP. Vai ser, literalmente, deitado ao lixo o meu dinheiro, o vosso dinheiro, o dos vossos pais, o de todos os portugueses. E isto indigna-me; eles vêem o estado do país, eles têm conhecimento do caso e estão-se a marimbar. O que importa é sustentar alguns interesses, a todo o custo. Se antes eu estava dividida acerca da privatização, agora estou a tender para um lado: que seja privatizada. Que brinquem com o seu dinheiro, que com o meu, estou farta que façam isso! O meu dinheiro, assim, não está envolvido. Refira-se também que os queridos iluminados lá da TAP não entendem que a opinião pública, graças a este obra genial, se vai virar contra eles, o que não será em nada benéfico.

Posto isto, e mesmo que recuem e que não façam a greve, os prejuízos já são tremendos - e somos todos nós que vamos pagar estes nichos. 

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sismo de magnitude três abalou região de Braga

http://www.publico.pt/portugal/noticia/sismo-de-magnitude-tres-abalou-regiao-de-braga-1694312?frm=ult

 

Alguém sentiu??

Eu senti, acordou-me de noite, assustou-me, mas parecia mais uma grande explosão que um sismo, aliás eu até pensei que tivesse sonhado, hoje de manhã é que soube que houve um sismo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu às 2:43 da manhã já estava na cama a dormir, portanto não senti nada aqui no Porto. No facebook não se lê outra coisa hoje, tudo a falar do sismo  :S

Eu também estava a dormir e não senti nada...

Há uns tempos houve um sismo no Porto (com epicentro em Paredes, mas sentido no Porto e afins) e aí sim senti alguma coisa.

http://www.jn.pt/paginainicial/nacional/interior.aspx?content_id=3051500

Editado por Ivo_ML93
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também estava a dormir e não senti nada...

Há uns tempos houve um sismo no Porto (com epicentro em Paredes, mas sentido no Porto e afins) e aí sim senti alguma coisa.

http://www.jn.pt/paginainicial/nacional/interior.aspx?content_id=3051500

 

Ah, esse eu senti, foi de tarde :P senti tudo a abanar por segundos e fiquei "WTF ? que foi isto", é uma sensação estranha. Este teve epicentro em Braga e sentiu-se num raio até 50 km, portanto só distrito de Braga e Porto é que sentiu este sismo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sismo de magnitude três abalou região de Braga

http://www.publico.pt/portugal/noticia/sismo-de-magnitude-tres-abalou-regiao-de-braga-1694312?frm=ult

 

Alguém sentiu??

Eu não senti nada :(

Ah, esse eu senti, foi de tarde :P senti tudo a abanar por segundos e fiquei "WTF ? que foi isto", é uma sensação estranha. Este teve epicentro em Braga e sentiu-se num raio até 50 km, portanto só distrito de Braga e Porto é que sentiu este sismo

Eu não tinha percebido o que se tinha passado até ir ao facebook xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...