Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

Eu não percebo como o Costa não teve a decência de se demitir logo na noite eleitoral após a derrota quando fez o que sabemos que fez ao seu antecessor. Não tem qualquer legitimidade para estar à frente do partido nem fazer parte de consensos com a sua arrogância habitual...  Volta Seguro que estás perdoado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Norte cobriu-se completamente de laranja, com a coligação a chegar quase aos 50% em quase todos os distritos. Viseu (centro) penso que foi o que mais teve (51%), seguido de Aveiro, Braga, Viana, Vila Real, Porto e Bragança.

Já o Sul é todo cor de rosa (PS). Curioso isto :P

Sempre foi assim. Eu já me questionei como seria se o País ficasse dividido em Portugal do Norte e Portugal do Sul.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo como o Costa não teve a decência de se demitir logo na noite eleitoral após a derrota quando fez o que sabemos que fez ao seu antecessor. Não tem qualquer legitimidade para estar à frente do partido nem fazer parte de consensos com a sua arrogância habitual...  Volta Seguro que estás perdoado.

o Seguro também estava lá na derrota do Sócrates pronto para se afiambrar ao cargo, portanto o peixe é o mesmo. Mas o Seguro conseguiu ser ainda mais mosca morta, credo. Se o Costa só tinha 1 tomate, o Seguro não tinha nenhum.

Editado por skizzo
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah ? não percebi o teu comentário, o que tem a ver com as eleições ? não me digas que o PSD/CDS andou a pregar o cristianismo :haha: 

Tem a ver com as tradições dos partidos. O norte mais conservador é óbvio que vai votar nos partidos mais conservadores. Tenho uma tia amiga minha que vota sempre no CDS seja para qual for o motivo porque é o partido dos cristãos, ou pseudo-cristãos como eu os chamo. E pronto, é isso. A divisão norte/sul viu-se sempre tanto em eleições como em referendos.

Editado por skizzo
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente, Algarve, Castelo Branco e Portalegre costumam alternar entre PS/PSD (acho que em 2011 foram todos PSD). Já Beja, Évora e Santarém são de longe bastiões da esquerda, ou não fosse a CDU regularmente o 2° partido mais votado por lá.

Ah ? não percebi o teu comentário, o que tem a ver com as eleições ? não me digas que o PSD/CDS andou a pregar o cristianismo :haha: 

A direita (PSD/CDS) é tradicionalmente mais conservadora e religiosa... Mas nem há diferenças muito grandes entre conservadores e liberais em Portugal, principalmente se compararmos os EUA onde há diferenças enormes entre o Norte mais liberal e o Sul mais conservador.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem a ver com as tradições dos partidos. O norte mais conservador é óbvio que vai votar nos partidos mais conservadores. Tenho uma tia amiga minha que vota sempre no CDS seja para qual for o motivo porque é o partido dos cristãos, ou pseudo-cristãos como eu os chamo. E pronto, é isso. A divisão norte/sul viu-se sempre tanto em eleições como em referendos.

LOL, para já essa ideia do Norte ser mais conservador ou religioso face ao sul do país é patética e super ultrapassada, já ninguém pensa assim. Em segundo uma coisa não liga a outra, onde é que o PSD é conservador e ligado à igreja ? :O e mais, como então justificas o facto do PS já ter tido nos últimos anos maiorias absolutas no Norte. Desculpa se te ofende, mas que parvoíce de comentário e de justificação que tu deste, dividindo o país por religião e conservadorismo, que existe de Norte a Sul, principalmente até no Sul com o Alentejo e as Beiras LOL. Desde quando é que Porto, Braga, Aveiro, Viana etc são conservadores e religiosos ? ai mãe :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A direita (PSD/CDS) é tradicionalmente mais conservadora e religiosa... Mas nem há diferenças muito grandes entre conservadores e liberais em Portugal, principalmente se compararmos os EUA onde há diferenças enormes entre o Norte mais liberal e o Sul mais conservador.

Mas isso atualmente já nem se aplica, basta ir ver os últimos anos e o Norte sempre foi a região que o PS mais teve votos, principalmente os distritos a litoral. Só este ano é que a região, assim como quase todo o país, virou à direita e escolheu a coligação. E sim, o Norte soube ver quem governou melhor o país e fazer a escolha certa! Desculpem mas ninguém ia votar no PSD apenas por conservadorismo, algo já bastante ultrapassado e pouco influenciável nos dias de hoje.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL, para já essa ideia do Norte ser mais conservador ou religioso face ao sul do país é patética e super ultrapassada, já ninguém pensa assim. Em segundo uma coisa não liga a outra, onde é que o PSD é conservador e ligado à igreja ? :O e mais, como então justificas o facto do PS já ter tido nos últimos anos maiorias absolutas no Norte. Desculpa se te ofende, mas que parvoíce de comentário e de justificação que tu deste, dividindo o país por religião e conservadorismo, que existe de Norte a Sul, principalmente até no Sul com o Alentejo e as Beiras LOL. Desde quando é que Porto, Braga, Aveiro, Viana etc são conservadores e religiosos ? ai mãe :rolleyes:

Lol mas vives em que planeta? O Porto é excepção porque é um pouco menos tradicional e não se enquadra tanto com o resto do norte, insere-se mais com Lisboa e Coimbra no 50/50 , mas no resto do norte dá bem para agrupar num só. Vai pesquisar sobre o assunto, não vou tar aqui a explicar-te tudo. Os VALORES do PSD e CDS são bem mais conservadores em tudo, que o PS. Conservadorismo não é só religião. E o facto de não saberes porque Braga é de facto mais conservadora e até mesmo religiosa é de ficar estupefacto.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Norte cobriu-se completamente de laranja, com a coligação a chegar quase aos 50% em quase todos os distritos. Viseu (centro) penso que foi o que mais teve (51%), seguido de Aveiro, Braga, Viana, Vila Real, Porto e Bragança.

Já o Sul é todo cor de rosa (PS). Curioso isto :P

E ainda se admiram quando os nórdicos acusam os da Europa so Sul de só querem estar de papo pro ar a apanhar sol :haha:  Se dentro de um país tão pequeno como nosso já há uma diferença tão grande de mentalidades. As pessoas do Norte são mais capazes de fazer sacrifícios e de monopolizarem-se a favor da comunidade, do todo. No Sul não, olham mais para os direitos e menos para os deveres. Cada um por si e quanto mais para o meu umbigo melhor. Claro que não estou aqui a fazer juízos de valor, nem a tomar todos por igual, diferenças existem em todo lado, mas é um facto. Ainda para mais sou descendente de uma alentejana que não é nada "calona" :haha: 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso atualmente já nem se aplica, basta ir ver os últimos anos e o Norte sempre foi a região que o PS mais teve votos, principalmente os distritos a litoral. Só este ano é que a região, assim como quase todo o país, virou à direita e escolheu a coligação. E sim, o Norte soube ver quem governou melhor o país e fazer a escolha certa! Desculpem mas ninguém ia votar no PSD apenas por conservadorismo, algo já bastante ultrapassado e pouco influenciável nos dias de hoje.

Ah pronto, fica explicado o motivo de não teres percebido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lol mas vives em que planeta? O Porto é excepção porque é um pouco menos tradicional e não se enquadra tanto com o resto do norte, insere-se mais com Lisboa e Coimbra no 50/50 , mas no resto do norte dá bem para agrupar num só. Vai pesquisar sobre o assunto, não vou tar aqui a explicar-te tudo. Os VALORES do PSD e CDS são bem mais conservadores em tudo, que o PS. Conservadorismo não é só religião. E o facto de não saberes porque Braga é de facto mais conservadora e até mesmo religiosa é de ficar estupefacto.

Ah pronto, fica explicado o motivo de não teres percebido...

Fica com a tua opinião então e eu fico com a minha ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E ainda se admiram quando os nórdicos acusam os da Europa so Sul de só querem estar de papo pro ar a apanhar sol :haha:  Se dentro de um país tão pequeno como nosso já há uma diferença tão grande de mentalidades. As pessoas do Norte são mais capazes de fazer sacrifícios e de monopolizarem-se a favor da comunidade, do todo. No Sul não, olham mais para os direitos e menos para os deveres. Cada um por si e quanto mais para o meu umbigo melhor. Claro que não estou aqui a fazer juízos de valor, nem a tomar todos por igual, diferenças existem em todo lado, mas é um facto. Ainda para mais sou descendente de uma alentejana que não é nada "calona" :haha: 

Exato! E olha as pessoas do Norte que são bastante inteligentes no sentido de saberem quem lhes faz bem ou mal. E já o ditado o diz, "Braga reza, Porto trabalha e Coimbra estuda". Não me venham justificar a vitória da direita com argumentos que não lembram ao menino Jesus. Se vamos então por aí, porque é que só agora o Norte, supostamente conservador, se aliou ao PSD ? enfim ...

Eu no Porto já estava à espera dos 40% do PSD/CDS, aqueles 40 milhões de euros que o Coelho deu à Câmara do Porto cairam que nem caldo verde nas gentes da cidade :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como diz o Luis Valente Rosa

Outro sinal importante dos resultados eleitorais é a distribuição dos partidos a norte e a sul do Tejo, "a única variável correlacionada com a intenção de voto cuja importância se manteve nos últimos 40 anos", sublinha Luís Valente Rosa. A norte do rio que divide o País em duas partes é predominante a votação no PSD, enquanto o PCP tem uma marcada influência a sul. Já o PS, tradicionalmente, tem uma votação mais espalhada por todo o território nacional, com um peso significativo na Grande Lisboa. Também o CDS-PP tem uma votação dispersa, com menor influência no Baixo Alentejo. Luís Valente Rosa evoca a "teoria sociológica" que explica esta diferença de padrão de voto regional: "A Norte, onde predomina o minifúndio, as pessoas têm um sentido de propriedade mais forte. No Sul dos latifúndios, a maior parte eram assalariados. E o grande foco religioso está no norte do País".

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso atualmente já nem se aplica, basta ir ver os últimos anos e o Norte sempre foi a região que o PS mais teve votos, principalmente os distritos a litoral. Só este ano é que a região, assim como quase todo o país, virou à direita e escolheu a coligação. E sim, o Norte soube ver quem governou melhor o país e fazer a escolha certa! Desculpem mas ninguém ia votar no PSD apenas por conservadorismo, algo já bastante ultrapassado e pouco influenciável nos dias de hoje.

Um pequeno aparte, em 2011, em Portugal continental, só Santarém, Beja e Évora é que não colocaram o PSD na frente. xD Mas o Norte costuma tender para o PSD, pois mesmo em alturas em que ganhou o PS em distritos no Norte, a diferença é pequena. E tal como disse, as diferenças entre conservadores/liberais em Portugal são quase nulas mas num campo ideológico, a direita costuma ser mais conservadora, mesmo que o dito "conservadorismo" na Europa não seja tão acentuado como nos EUA, por exemplo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só agora é que o norte se aliou ao PSD? Lol. Para rir.

Tirando o ano anterior (e este) sim ;) vai ver os resultados de 2005 e 2009 e vês as percentagens do PS nas principais regiões Norte. Se queres acreditar que é pelo facto do Norte (supostamente) ser mais conservador e religioso que o resto do país (epá tenho de ir ao Alentejo ver como anda aquilo ;) ) então é contigo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas no meio disto tudo adorei o discurso do meu querido Jeronimo de Sousa :wub: comunismo sempre.

O comunismo é tão bom, mas tão bom, que na Alemanha arriscavam levar um tiro ao saltar o muro e em Cuba metiam-se em câmaras de ar em águas infestadas de tubarões. É um regime tão maravilhoso e tão igualitário que as pessoas preferem morrer a ficar lá. Na Venezuela o país é rico em petroleo, mas segundo dizem faltam muitos bens essenciais, como por exemplo: massa, arroz, papel higiénico, preservativos e outras coisas. Na antiga URSS haviam varios campos de concentração e ainda os há na Coreia do Norte. Na Coreia do Norte podem não ter dinheiro para comer, mas para armas nucleares, há sempre dinheiro. Em Portugal em 1975 milhares de empresários perderam as suas terras e empresas por causa do comunismo. Não nos podemos esquecer dos milhões de pessoas que foram mortos por causa do comunismo na Russia e na China. Eu poderia continuar a lista mas acho que isto é o suficiente. Continuas a acreditar no comunismo? Se sim responde-me a estas duas perguntas:

-Gostava que me desses um exemplo onde o comunismo tenha sido um caso de sucesso;

-Porque é que as pessoas querem fugir da liberdade e abundância do comunismo por exemplo, no caso de Cuba, para irem viver para a repressão e injustiça do capitalismo  nos EUA? 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tirando o ano anterior (e este) sim ;) vai ver os resultados de 2005 e 2009 e vês as percentagens do PS nas principais regiões Norte. Se queres acreditar que é pelo facto do Norte (supostamente) ser mais conservador e religioso que o resto do país (epá tenho de ir ao Alentejo ver como anda aquilo ;) ) então é contigo.

Já expliquei muito bem mais acima os motivos do norte preferencialmente vota quase sempre no PSD (e quando ganha o PS a diferença não é grande, especialmente considerando as diferenças mais a sul). Só tu mesmo é que pareces achar o contrário...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já expliquei muito bem mais acima os motivos do norte preferencialmente vota quase sempre no PSD (e quando ganha o PS a diferença não é grande, especialmente considerando as diferenças mais a sul). Só tu mesmo é que pareces achar o contrário...

Acho o contrário porque não concordo, estás indiretamente a chamar o Norte de retrógada devido ao conservadorismo que dizes existir. Até pode haver, mas fala-me mais em Trás os Montes e não na região litoral, que como disseste e bem, é igual a Lisboa. Aqui se temos que dividir o país então é interior vs litoral. Em 2005 o PS teve entre 40% a 45% em quase toda a região Norte, como explicas isso ? em 2002 foi quase tudo PS, 1999 apenas Trás os Montes escolheu PSD. Em 95, o litoral Norte escolheu PS. Como vês apenas Vila Real e Bragança tem uma tendência maior para o PSD, portanto a generalização que fazes é errada. O interior Norte é que tem tendências PSD.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...