Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

Vamos ter um dívida pública que chega aos 10% do PIB. Vamos endividar-nos em projectos megalómanos com o famoso TGV, que não passou do papel e mesmo assim perderam-se centenas de milhões de euros. Vamos aumentar subsídios para tudo e mais alguma coisa. Dinheiro? Não é preciso, a UE dá de tudo. Vamos empregar toda a gente assim sem mais nem menos. O estado financia tudo e provencia tudo, até porque o estado tem árvores das patacas a crescer em S. Bento.

Entende uma coisa, o estado social funciona se a sociedade estiver preparada para ele. Na Alemanha, não há grandes preocupações se aquilo que têm é privado ou público. E digo-te desde já que tudo lá funciona muito bem. Aqui não. É preferível ter uma TAP a fazer 10 dias de greve e a perder milhões todos os anos a ser privada. Nos países nórdicos, o estado social também funciona. Mas lá está, a sociedade está preparada para ele. As infraestruturas estão lá para garantir o estado social. E nós? Porque é que só nos lembramos das infraestruturas quando se começam a fazer cortes que até são necessários? O estado social não funciona aqui porque o país habituou-se e os governos anteriores nada fizeram (a dívida pública que subiu tanto nos anos Sócrates e foi preciso vir a recessão para começarem a pensar em alguma coisa) para mudar o panorama típico do Sul da Europa que é o deixa estar. E depois admiram-se que a economia, quando vem uma crise, comece a colapsar. Porque os governos preferiram andar nos habituais populismos de treta que só nos levaram à falência.

As "50 Promessas de Costa" são muito bonitas. Reposição de subsídios, reposição disto e daquilo.... Ora, onde eu já terei ouvido isto? Ah, já sei... O Tsipras também prometeu mundos e fundos aos gregos. O resultado não foi muito bonito para eles. Aliás, não foi nada bonito. Não que este governo tenha gerido tudo de forma excelente, nenhum gere, mas pelo menos vejo o Passos a dizer que, em principio, não vai baixar o IVA da restauração porque a economia não está propicia a isso. O Costa, claro, vai baixar tudo. Manter cortes? Para quê, vamos voltar ao tempo em que é preferível dar a ilusão que tudo está bem quando na verdade a economia *só* está a colapsar. E dá graças nem sequeres teres tido um 2° resgate como muitas vezes se disse ao longo deste governo. 

Desculpa mas não consegui ler mais do que o 1ºparágrafo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas não consegui ler mais do que o 1ºparágrafo

Também achei mau o suficiente o estado em que o Passos herdou o país, portanto até compreendo. Mas não me surpreende essa atitude vindo de alguém que defende a reposição de um monte de coisas da noite para o dia quando ainda não estamos sequer preparados para metade disso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que retiro deste debate é que chegou o momento em que Passos Coelho tem de deixar de fazer de morto. Até agora bastou andar a meio gás e aproveitar as calinadas do Costa. A partir de hoje e pelo menos até à saída da próxima sondagem o PS vai ganhar mobilização de campanha e Passos tem de aparecer,  tem de falar e mostrar o caminho que defende. Ele não tem nada a perder, por isso é o momento de arriscar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos cortar nas pensões. Vamos cortar no SNS. Vamos cortar na educação. Vamos aumentar o IVA e os impostos. Vamos despedir pessoal. Vamos baixar ordenados. Vamos aumentar......#AUMENTAR #CORTAR #DESTRUIR 

Por um Portugal à Frente que se encontra ATRÁS DE TUDO NA UE! 

Mas achas que se pode fazer o contrário na actual situação do país? Estamos sem dinheiro.

O que o Costa faz é uma série de promessas vazias. Isto é, fá-las mas não se compromete nem com datas nem com montantes. São promessas nas quais eu julgo que não devemos confiar porque são desprovidas de compromisso. Quer resolver a quadratura do círculo: fazer promessas sem se comprometer.

Editado por Tomás Rodrigues Lopes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao explica-me isto:

http://www.publico.pt/economia/noticia/divida-publica-aumentou-mais-de-3700-milhoes-de-euros-em-maio-1702675

A sério ,vocês vivem na terra da fantasia? Eu já sei que o governo vive numa realidade alternativa, mas vocês também? Como é que acham que vao pagar uma divida tao grande, que esta sempre a aumentar? Todos os anos ela vai aumentar milhões e milhões de euros, atenção a isso! A austeridade que nos fazemos mal dá pra pagar os juros da divida e o Estado já vendeu tudo o que tinha a vender, portanto como é que vai ser nos próximos 4 anos? Mais cortes nos salarios, pensões, etc? Porque já se viu que essa formula so destrói a economia e destrói a segurança social (que está cada vez mais frágil, e os mais jovens provavelmente nem vao ter reforma, ou irao receber uma "reforma" de 250/300 euros), mas se querem continuar esta política depois não se queixem quando a maior parte da população receber o salario minimo, os trabalhadores nao tiverem direitos nenhuns (aliás, já praticamente não têm; a liberalização do trabalho foi uma das maiores aberraçoes que eu já vi neste pais, nem tenho palavras para descrever tamanha afronta a população), a diferença social entre pobres e ricos for ainda maior e a classe media se tornar inexistente.

É esta a formula do governo: cortar, cortar, cortar e a economia simplesmente não alavanca com isso! Podem falar a vontade que estamos a crescer a 1%, mas e então? Nós descemos tanto que se nao crescêssemos 1% e porque estávamos mesmo no fundo do Inferno; de resto, para pagarmos a nossa divida precisávamos de crescer a 3%, o que como é claro não irá acontecer (pelo menos neste planeta).

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Entao explica-me isto:

http://www.publico.pt/economia/noticia/divida-publica-aumentou-mais-de-3700-milhoes-de-euros-em-maio-1702675

A sério ,vocês vivem na terra da fantasia? Eu já sei que o governo vive numa realidade alternativa, mas vocês também? Como é que acham que vao pagar uma divida tao grande, que esta sempre a aumentar? Todos os anos ela vai aumentar milhões e milhões de euros, atenção a isso! A austeridade que nos fazemos mal dá pra pagar os juros da divida e o Estado já vendeu tudo o que tinha a vender, portanto como é que vai ser nos próximos 4 anos? Mais cortes nos salarios, pensões, etc? Porque já se viu que essa formula so destrói a economia e destrói a segurança social (que está cada vez mais frágil, e os mais jovens provavelmente nem vao ter reforma, ou irao receber uma "reforma" de 250/300 euros), mas se querem continuar esta política depois não se queixem quando a maior parte da população receber o salario minimo, os trabalhadores nao tiverem direitos nenhuns (aliás, já praticamente não têm; a liberalização do trabalho foi uma das maiores aberraçoes que eu já vi neste pais, nem tenho palavras para descrever tamanha afronta a população), a diferença social entre pobres e ricos for ainda maior e a classe media se tornar inexistente.

É esta a formula do governo: cortar, cortar, cortar e a economia simplesmente não alavanca com isso! Podem falar a vontade que estamos a crescer a 1%, mas e então? Nós descemos tanto que se nao crescêssemos 1% e porque estávamos mesmo no fundo do Inferno; de resto, para pagarmos a nossa divida precisávamos de crescer a 3%, o que como é claro não irá acontecer (pelo menos neste planeta).

 

Então qual é a solução para ti? Supostamente "dar, dar , dar" como o Costa supostamente quer? E depois? Quem nos garante que isso vai melhorar a economia? Não percebo nada de politica, mas pronto. 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então qual é a solução para ti? Supostamente "dar, dar , dar" como o Costa supostamente quer? E depois? Quem nos garante que isso vai melhorar a economia? Não percebo nada de politica, mas pronto. 

 

Eu nem quero falar no Costa, porque eu nem vou votar nele e nao acho que seja a soluçao pra isto. Alias, ele ainda vai criar uma buraco maior na Segurança Social. Aliás, eu sempre disse que nao gosto no Costa, logo quando ele despachou o Seguro de forma vergonhosa. Mas nao e por ser o Costa ou o Passos, eu nao voto em personalidades mas sim em politicas e ideias, é pena é que as pessoas votem em quem é mais carismático e quem comunica melhor, e nao em quem tem as ideias que de facto nos achamos serem as melhores. De resto, a maioria dos portugueses nem sequer vai votar, é o costume, depois passam os 4 anos seguintes a queixarem-se do governo e continua o ciclo.

Não há soluções milagrosas, mas a resposta é estimular a economia, e só se consegue isso quando se dá dinheiro as pessoas. E mais que isso é muito urgente acabar com esta desigualdade econômica vergonhosa do nosso pais: em primeiro lugar o salário mínimo devia aumentar porque esta uma miséria; depois mudar o esquema da colheita de impostos que so beneficia quem tem muito dinheiro. Portanto, a ideia e tirar dinheiro a quem tem muito e dar a quem tem pouco, achas assim tao estapafúrdio? Tens noção que este governo aumentou ainda mais a diferença de pobres e ricos, e está simplesmente a lixar-se pra isso? Há cada vez mais pessoas que se vem a rasca para pagar as contas e ter uma casa e comida na mesa, mas pelos vistos isso não te interessa.

Depois deviam acabar com os offshores e essas tretas todas; mudar as leis relativas aos bancos, porque nada foi feito em relação a isso e daqui a uns meses temos um novo banco a falir e os portugueses a abrirem a bolsa aos privados. A sério, porque raio os lucros dos bancos sao privados, mas os prejuízos sao públicos? Isto faz sentido a alguém? Quando vão acabar com isso?

 

 

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Porque é que achas isso? (estou a perguntar numa boa atenção)

Basicamente devido a baixa da TSU:

http://www.tvi24.iol.pt/politica/programa-ps/ps-divulga-programa-eleitoral-antes-do-tempo-e-mantem-baixa-da-tsu

Quer dizer, a SS esta quase a morrer e o Costa ainda quer baixar o rendimento da SS? Nao acho que tenha logica, e ainda vai buscar dinheiro ao Orçamento como se tivesse muito dinheiro para buscar? Acho que este é mesmo o grande ponto fraco do programa do PS, nao acho que isto tenha logica ou então nao atingi o que eles pretendem com isto.

Isto e o retomar das 35 horas semanais na funçao publica, como se estes fossem mais que o privado... se querem que os trabalhadores trabalhem apenas 35 horas por semana, então que baixem tambem para os privados porque é uma questao de justiça e igualdade, não é uns serem filhos e os outros enteados.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

http://www.publico.pt/economia/noticia/divida-publica-aumentou-mais-de-3700-milhoes-de-euros-em-maio-1702675

A sério ,vocês vivem na terra da fantasia? Eu já sei que o governo vive numa realidade alternativa, mas vocês também? Como é que acham que vao pagar uma divida tao grande, que esta sempre a aumentar? Todos os anos ela vai aumentar milhões e milhões de euros, atenção a isso! A austeridade que nos fazemos mal dá pra pagar os juros da divida e o Estado já vendeu tudo o que tinha a vender, portanto como é que vai ser nos próximos 4 anos? Mais cortes nos salarios, pensões, etc? Porque já se viu que essa formula so destrói a economia e destrói a segurança social (que está cada vez mais frágil, e os mais jovens provavelmente nem vao ter reforma, ou irao receber uma "reforma" de 250/300 euros), mas se querem continuar esta política depois não se queixem quando a maior parte da população receber o salario minimo, os trabalhadores nao tiverem direitos nenhuns (aliás, já praticamente não têm; a liberalização do trabalho foi uma das maiores aberraçoes que eu já vi neste pais, nem tenho palavras para descrever tamanha afronta a população), a diferença social entre pobres e ricos for ainda maior e a classe media se tornar inexistente.

É esta a formula do governo: cortar, cortar, cortar e a economia simplesmente não alavanca com isso! Podem falar a vontade que estamos a crescer a 1%, mas e então? Nós descemos tanto que se nao crescêssemos 1% e porque estávamos mesmo no fundo do Inferno; de resto, para pagarmos a nossa divida precisávamos de crescer a 3%, o que como é claro não irá acontecer (pelo menos neste planeta).

 

Não vale a pena discutir mais este tema contigo até porque já percebemos que a tua ideia para o futuro é muito semelhante àquela que o Syriza tinha na Grécia e vimos o resultado que deu, essa abordagem esquerdista da realidade em que temos de dar tudo a todos sem perceber o fundamento e sem olhar a custos está ultrapassada.

 

 

 

Editado por Tiagotv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Não vale a pena discutir mais este tema contigo até porque já percebemos que a tua ideia para o futuro é muito semelhante àquela que o Syriza tinha na Grécia e vimos o resultado que deu, essa abordagem esquerdista da realidade em que temos de dar tudo a todos sem perceber o fundamento e sem olhar a custos está ultrapassada.

O Coelho diz que Portugal nao e a Grecia, mas para os seus apoiantes e muito conveniente colar Portugal a Grecia, certo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/migrantes/eua-vao-receber-pelo-menos-10-mil-refugiados-sirios?utm_campaign=ed-tvi24&utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=-post

Estes EUA matam-me a sério, é impossivel nao dizer mal deles, estão mesmo a pedi-las! :lol:

Então a Europa vai receber 160 mil refugiados, e os EUA apenas 10 mil? Quando a responsabilidade do que aconteceu na Siria foi tao ou mais dos americanos que dos europeus? A sério, este pais consegue meter mesmo nojo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/migrantes/eua-vao-receber-pelo-menos-10-mil-refugiados-sirios?utm_campaign=ed-tvi24&utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=-post

Estes EUA matam-me a sério, é impossivel nao dizer mal deles, estão mesmo a pedi-las! :lol:

Então a Europa vai receber 160 mil refugiados, e os EUA apenas 10 mil? Quando a responsabilidade do que aconteceu na Siria foi tao ou mais dos americanos que dos europeus? A sério, este pais consegue meter mesmo nojo.

Eu acho que eles só vão receber esses porque eles já têm os emigrantes ilegais que chegam do México. A mim até me admira chegarem a receber mesmo alguns. Eu já estava convencido que não iam aceitar nenhuns.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o Costa ganhar o que vai acontecer é que, se puder, vai repor as coisas que este Governo teve de tirar e vai fazer medidas de estímulo ao consumo, como Sócrates fez. Consequência? Daqui a uns anos voltamos ao mesmo e chama-se a Troika de novo.

Até parece que já não existiram medidas de austeridade no tempo do Sócrates. Falam como se tivesse sido só dar dar dar. Aliás o Passos dizia em 2011, antes das eleições ou da queda do governo que os portugueses não aguentavam mais austeridade. Mas agora condena-se aqui o Costa por ir querer contra isso (o que não conseguirá, pelo menos não completamente provavelmente) e bate-se palmas ao Passos por ir além da troika.
E até parece que é crime querer que o consumo aumente! O que é bom é empobrecer cada vez mais a população, cortar a eito na saúde e na educação, nas politicas sociais, e que de preferência se ponha tudo na alheta para os números do desemprego baixarem.  Claro que cortes teriam sido sempre necessários, mas há que pensar nas pessoas primeiro, não se pode fazer as coisas a qualquer custo, e sobretudo não ir além da troika...

Economias à parte, o que dizer do caos completo da reforma da justiça? Da colocação dos professores do ano passado? Da quase ausência de políticas sociais?..

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até parece que já não existiram medidas de austeridade no tempo do Sócrates. Falam como se tivesse sido só dar dar dar. Aliás o Passos dizia em 2011, antes das eleições ou da queda do governo que os portugueses não aguentavam mais austeridade. Mas agora condena-se aqui o Costa por ir querer contra isso (o que não conseguirá, pelo menos não completamente provavelmente) e bate-se palmas ao Passos por ir além da troika.
E até parece que é crime querer que o consumo aumente! O que é bom é empobrecer cada vez mais a população, cortar a eito na saúde e na educação, nas politicas sociais, e que de preferência se ponha tudo na alheta para os números do desemprego baixarem.  Claro que cortes teriam sido sempre necessários, mas há que pensar nas pessoas primeiro, não se pode fazer as coisas a qualquer custo, e sobretudo não ir além da troika...

Economias à parte, o que dizer do caos completo da reforma da justiça? Da colocação dos professores do ano passado? Da quase ausência de políticas sociais?..

 

Claro que com a crise instalada e uma austeridade severa várias coisas iriam piorar a curto prazo. Mas o objectivo sempre foi o médio/longo prazo, que é bastante mais importante. É melhor "bater no fundo", reformular e reorganizar para depois conseguir construir. E só se pode ver resultados agora quando começar a haver melhorias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...