Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

20 minutos atrás, Forbidden disse:

Sim claro... isso nunca vai acontecer, achas mesmo que o Reino Unido, Suecia, Dinamarca querem entrar no euro? Eles nao o vão fazer, se não o fizeram antes da crise do euro, agora muito menos e fazem eles bem. Portugal nunca devia ter entrado no euro, so se prejudicou com isso.

Não é uma questão de achar, apenas o Reino Unido e a Dinamarca têm uma derrogação quanto à moeda únida. O Tratado de Maastricht obriga todos os países, exceto a Dinamarca e o Reino Unido porque negociaram essa mesma derrogação, a isso mesmo... Na prática, a Suécia pode estar incluída nessa derrogação, mas o país só não adotou o euro porque ainda não aderiu ao Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio (é preciso um mínimo de 2 anos para adotares o Euro) e porque consideram o referendo de 2003 sobre o assunto como válido, onde o não ganhou, porque tirando isso eles estão dentro dos critérios estabelecidos pela EU para entrarem na moeda única.

Mas tirando esses três casos, no que toca ao euro, não é uma questão de quereres ou não, assinaste um tratado que te obriga a isso mesmo.

Editado por Ruben Fonseca
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1 minuto atrás, Ruben Fonseca disse:

Não é uma questão de achar, apenas o Reino Unido e a Dinamarca têm uma derrogação quanto à moeda únida. O Tratado de Maastricht obriga todos os países, exceto a Dinamarca e o Reino Unido porque negociaram essa mesma derrogação, a isso mesmo... Na prática, a Suécia pode estar incluída nessa derrogação, mas o país só não adotou o euro porque ainda não aderiu ao Mecanismo Europeu de Taxas de Câmbio (é preciso um mínimo de 2 anos para adotares o Euro) e porque consideram o referendo de 2003 sobre o assunto como válido.

Mas tirando esses três casos, no que toca ao euro, não é uma questão de quereres ou não, assinaste um tratado que te obriga a isso mesmo.

Mas ninguém era obrigado a assinar esse tratado :|

Se esses 3 paises conseguiram manter-se na UE sem estar no Euro, Portugal também conseguia, simplesmente não quiseram na altura.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora, Forbidden disse:

Mas ninguém era obrigado a assinar esse tratado :|

Se esses 3 paises conseguiram manter-se na UE sem estar no Euro, Portugal também conseguia, simplesmente não quiseram na altura.

Se o tratado é feito para todos os estados-membros não haveriam de assinar todos os estados-membros por que razão? Era deveras engraçado só metade assinar, por exemplo, o Tratado de Lisboa, quando este serve para toda a EU. O Tratado de Maastricht continua em vigor portanto quem entra na EU, exceto esses 2+1 (porque só mesmo o caso da Suécia não é apenas na prática, ao contrário do UK e da Dinamarca), está obrigado a adotar o euro.

Estás na ponta da Europa e tinhas uma moeda fraca, não vejo a adoção do Euro como uma questão de querer ou não querer no nosso caso, mas sim como uma questão de atrair mais investimento e criar mais oportunidades de negócio, levando a um maior crescimento, o que acabou por acontecer. É errado atirar as culpas da crise todas na Euro quando é mais que óbvio que o problema vai muito mais para além de teres uma moeda partilhada com vários países.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 horas atrás, Ruben Fonseca disse:

Se o tratado é feito para todos os estados-membros não haveriam de assinar todos os estados-membros por que razão? Era deveras engraçado só metade assinar, por exemplo, o Tratado de Lisboa, quando este serve para toda a EU. O Tratado de Maastricht continua em vigor portanto quem entra na EU, exceto esses 2+1 (porque só mesmo o caso da Suécia não é apenas na prática, ao contrário do UK e da Dinamarca), está obrigado a adotar o euro.

Estás na ponta da Europa e tinhas uma moeda fraca, não vejo a adoção do Euro como uma questão de querer ou não querer no nosso caso, mas sim como uma questão de atrair mais investimento e criar mais oportunidades de negócio, levando a um maior crescimento, o que acabou por acontecer. É errado atirar as culpas da crise todas na Euro quando é mais que óbvio que o problema vai muito mais para além de teres uma moeda partilhada com vários países.

Desculpa lá mas mais uma vez não tens razão. O povo Português, assim como o grego, o espanhol, o italiano nunca foi consultado no que diz que respeito a adesão à moeda única. Nunca se fez um referendo. O Euro foi imposto pela Alemanha. Em 2000 e até 2002 fizera-nos mil e uma promessas, que Portugal e os restantes países que aderissem seriam tão ricos e desenvolvidos quanto a Alemanha, o que não se verificou. Eu não sou contra o Euro sou contra é as politicas económicas e monetárias, que foram seguidas, ou tu achas, que a culpa de termos ido à "bancarrota" foi do PS de Sócrates. Foram e muito as políticas europeias erradas que nos trouxeram até aqui. A realidade actual mostra-nos, que o projeto da moeda única fracassou e não resultou em Portugal. O Euro e a Zona Euro precisam de uma reforma séria e urgente. Senão as crises financeiras e económico tenderão a repetir-se com frequência. Já agora sabes o que foi a crise das dívidas soberanas e o que se seguiu depois? Nada mais foi do que um efeito de contágio aos vários países da área do Euro. A primeira a cair foi a Grécia, depois a Irlanda e depois Portugal. A crise na Europa tornou uma dimensão quase colossal, quando em mais nenhuma parte do mundo se verificou tal cenário. Isto o que estou a dizer está estudado. É um facto aconteceu, O importante é tomar medidas para que tal não aconteça novamente e por isso é que defendo uma reforma da Zona Euro e da própria União Europeia. 

Editado por Fernando Costa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

17 minutos atrás, Fernando Costa disse:

Desculpa lá mas mais uma vez não tens razão. O povo Português, assim como o grego, o espanhol, o italiano nunca foi consultado no que diz que respeito a adesão à moeda única. Nunca se fez um referendo. O Euro foi imposto pela Alemanha. Em 2000 e até 2002 fizera-nos mil e uma promessas, que Portugal e os restantes países que aderissem seriam tão ricos e desenvolvidos quanto a Alemanha, o que não se verificou. Eu não sou contra o Euro sou contra é as politicas económicas e monetárias, que foram seguidas, ou tu achas, que a culpa de termos ido à "bancarrota" foi do PS de Sócrates. Foram e muito as políticas europeias erradas que nos trouxeram até aqui. A realidade actual mostra-nos, que o projeto da moeda única fracassou e não resultou em Portugal. O Euro e a Zona Euro precisam de uma reforma séria e urgente. Senão as crises financeiras e económico tenderão a repetir-se com frequência.

Eu disse que fomos consultados? Até revi o que escrevi e não encontrei nada onde tivesse escrito que fomos consultados sobre o assunto. Disse sim que o Tratado de Maastricht obriga todos os países, à exceção do Reino Unido e da Dinamarca (mais a Suécia na prática), a aderirem ao euro, o que não é uma questão de ter razão ou não, simplesmente é o que acontece. A Lituânia aderiu ao euro este ano e não se fez nenhum referendo, o mesmo para a vizinha Letónia que aderiu ao euro em 2014 e penso que a República Checa e a Roménia (que planeiam aderir até 2020) também não vão fazer nenhum. Também não me consta de grande oposição ao Euro na altura em que o adotámos...

O mais engraçado é que te esqueces que o Euro foi adotado em 1999 por Portugal (e pelos restantes países iniciais), apenas entrou em circulação em 2002, portanto não sei como é que a "Alemanha" (adoro como culpam a Alemanha de tudo :haha: ) nos fez promessas para aderirmos ao euro entre 2000 e 2002 quando na verdade, já tínhamos aderido ao euro. Mundos paralelos...

Outra coisa que também não disse foi que o euro não precisa de reformas, pois é evidente que precisa. Fracassar é uma palavra demasiado forte, pelo menos para já, pois muito ainda pode e vai ser feito para assegurar a existência da moeda única. Um país não vai à bancarrota por causa das políticas económicas e monetárias europeias, portanto sim, em parte, a culpa foi do PS de Sócrates e do massivo endividamento contraído através de empréstimos atrás de empréstimos. Claro que houve políticas europeias erradas mas não é que possamos propriamente dizer que a culpa também não foi nossa, porque foi.

Editado por Ruben Fonseca
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 horas atrás, Ruben Fonseca disse:

Eu disse que fomos consultados? Até revi o que escrevi e não encontrei nada onde tivesse escrito que fomos consultados sobre o assunto. Disse sim que o Tratado de Maastricht obriga todos os países, à exceção do Reino Unido e da Dinamarca (mais a Suécia na prática), a aderirem ao euro, o que não é uma questão de ter razão ou não, simplesmente é o que acontece. A Lituânia aderiu ao euro este ano e não se fez nenhum referendo, o mesmo para a vizinha Letónia que aderiu ao euro em 2014 e penso que a República Checa e a Roménia (que planeiam aderir até 2020) também não vão fazer nenhum. Também não me consta de grande oposição ao Euro na altura em que o adotámos...

O mais engraçado é que te esqueces que o Euro foi adotado em 1999 por Portugal (e pelos restantes países iniciais), apenas entrou em circulação em 2002, portanto não sei como é que a "Alemanha" (adoro como culpam a Alemanha de tudo :haha: ) nos fez promessas para aderirmos ao euro entre 2000 e 2002 quando na verdade, já tínhamos aderido ao euro. Mundos paralelos...

Outra coisa que também não disse foi que o euro não precisa de reformas, pois é evidente que precisa. Fracassar é uma palavra demasiado forte, pelo menos para já, pois muito ainda pode e vai ser feito para assegurar a existência da moeda única. Um país não vai à bancarrota por causa das políticas económicas e monetárias europeias, portanto sim, em parte, a culpa foi do PS de Sócrates e do massivo endividamento contraído através de empréstimos atrás de empréstimos. Claro que houve políticas europeias erradas mas não é que possamos propriamente dizer que a culpa também não foi nossa, porque foi.

Sim, mas Portugal quando entrou para a UE nao se comprometeu com o Euro, isso veio depois... ou seja, nos nao eramos obrigados a assinar o tratado de Masstrich porque entramos na UE antes, em 1986. Ou faziamos uma derrogaçao como o Reino Unido e Dinamarca. Claro que quem entrou na UE apos 2002 tem o euro obrigatoriamente, mas nos entramos em 1986, muito antes do euro.

Portugal so entrou no Euro na pratica em 2002. Podia circular desde 1999, mas o escudo so acabou em 2002, e fo ia partir dessa altura que começamos a cair. Se calhar achas isso coincidência, mas eu não. O Euro apenas e bom para a Alemanha e talvez para a França, todos os outros paises na zona euro lixaram-se a grande.

Editado por Forbidden
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 horas atrás, Forbidden disse:

Sim, mas Portugal quando entrou para a UE nao se comprometeu com o Euro, isso veio depois... ou seja, nos nao eramos obrigados a assinar o tratado de Masstrich porque entramos na UE antes, em 1986. Ou faziamos uma derrogaçao como o Reino Unido e Dinamarca. Claro que quem entrou na UE apos 2002 tem o euro obrigatoriamente, mas nos entramos em 1986, muito antes do euro.

Portugal so entrou no Euro na pratica em 2002. Podia circular desde 1999, mas o escudo so acabou em 2002, e fo ia partir dessa altura que começamos a cair. Se calhar achas isso coincidência, mas eu não. O Euro apenas e bom para a Alemanha e talvez para a França, todos os outros paises na zona euro lixaram-se a grande.

A UE só foi criada em 1993, as fundações da UE e do Euro foram criadas no Tratado de Maastricht, que entrou em vigor no dia em que a UE foi criada. Ao assinares o tratado, passarias a fazer parte da UE e eras obrigado a adotar a futura moeda única. E fazias uma derrogação por quê, mesmo? Não houve oposição significativa por parte da população com a entrada do Euro, nem dos dois maiores partidos políticos. Haviam poucas razões para fazeres uma derrogação na altura e mesmo que fôssemos a referendo sobre o assunto, acredito que o sim ganhasse. Para quê então adotar uma postura de orgulhosamente sós quando havia poucas razões para o fazeres?

Lê bem o que escrevi, eu disse que o Euro entrou em circulação em 2002 mas foi adotado por Portugal e pelos restantes países iniciais da zona Euro em 1999. Portanto espanta-me como é que a "Alemanha" nos veio convencer de algo que já tínhamos adotado à priori. É o mesmo que te dar 50 euros e passado uma semana te dizer as vantagens de os aceitares.

A nossa taxa de crescimento nunca variou muito com a adoção do euro, umas vezes era positiva, outras vezes era negativa (mas nunca a ultrapassar uma taxa de 2.5% de crescimento ou de -2.5%), como podes ver aqui: http://cdn.tradingeconomics.com/charts/portugal-gdp-growth.png?s=ptgdpqoq&v=201511231303o&d1=19980101&d2=20090101 E mesmo os investimentos feitos durante o governo Sócrates mostram que não caímos assim tanto quanto isso, só mesmo no fim, devido ao massivo endividamento. Ou vais dizer-me que isso também não foi culpa nossa, que foi do Euro ou da Alemanha? Eu sei que às vezes a esquerda gosta de meter palas nos olhos e dizer que os outros é que são os maus-da-fita e que a culpa de nos termos contraído em dívidas até mais não, não foi, de todo, nossa, mas mesmo assim, a ilusão tem limites. A Bélgica e a Holanda, por exemplo, também estão péssimos, de facto... 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutos atrás, Ruben Fonseca disse:

A UE só foi criada em 1993, as fundações da UE e do Euro foram criadas no Tratado de Maastricht, que entrou em vigor no dia em que a UE foi criada. Ao assinares o tratado, passarias a fazer parte da UE e eras obrigado a adotar a futura moeda única. E fazias uma derrogação por quê, mesmo? Não houve oposição significativa por parte da população com a entrada do Euro, nem dos dois maiores partidos políticos. Haviam poucas razões para fazeres uma derrogação na altura e mesmo que fôssemos a referendo sobre o assunto, acredito que o sim ganhasse. Para quê então adotar uma postura de orgulhosamente sós quando havia poucas razões para o fazeres?

Lê bem o que escrevi, eu disse que o Euro entrou em circulação em 2002 mas foi adotado por Portugal e pelos restantes países iniciais da zona Euro em 1999. Portanto espanta-me como é que a "Alemanha" nos veio convencer de algo que já tínhamos adotado à priori. É o mesmo que te dar 50 euros e passado uma semana te dizer as vantagens de os aceitares.

A nossa taxa de crescimento nunca variou muito com a adoção do euro, umas vezes era positiva, outras vezes era negativa (mas nunca a ultrapassar uma taxa de 2.5% de crescimento ou de -2.5%), como podes ver aqui: http://cdn.tradingeconomics.com/charts/portugal-gdp-growth.png?s=ptgdpqoq&v=201511231303o&d1=19980101&d2=20090101 E mesmo os investimentos feitos durante o governo Sócrates mostram que não caímos assim tanto quanto isso, só mesmo no fim, devido ao massivo endividamento. Ou vais dizer-me que isso também não foi culpa nossa, que foi do Euro ou da Alemanha? Eu sei que às vezes a esquerda gosta de meter palas nos olhos e dizer que os outros é que são os maus-da-fita e que a culpa de nos termos contraído em dívidas até mais não, não foi, de todo, nossa, mas mesmo assim, a ilusão tem limites. A Bélgica e a Holanda, por exemplo, também estão péssimos, de facto... 

A tua argumentação cai por terra no momento em que pretendes comparar a economia Portuguesa com as economias da Bélgica e da Holanda. E sim a Alemanha e em parte a França impôs o euro aos restantes países e digo isto por que os povos dos vários países não foram consultados. Foi uma imposição. Concordo que tudo começou no inicio da década de 90 com a assinatura do tratado de Maastricht. Já agora que gráfico é esse que só mostra o pós-euro? Seria interessante verificar o que se passou antes do euro para efeitos de comparação. Se houvesse referendo não sei se a vitória do sim seria assim tão certa quanto isso. Os Portugueses amavam o escudo. Valia pouco, mas era nosso.

Editado por Fernando Costa
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

25 minutos atrás, Fernando Costa disse:

A tua argumentação cai por terra no momento em que pretendes comparar a economia Portuguesa com as economias da Bélgica e da Holanda. E sim a Alemanha e em parte a França impôs o euro aos restantes países e digo isto por que os povos dos vários países não foram consultados. Foi uma imposição. Concordo que tudo começou no inicio da década de 90 com a assinatura do tratado de Maastricht. Já agora que gráfico é esse que só mostra o pós-euro? Seria interessante verificar o que se passou antes do euro para efeitos de comparação. Se houvesse referendo não sei se a vitória do sim seria assim tão certa quanto isso. Os Portugueses amavam o escudo. Valia pouco, mas era nosso.

Mais uma vez, estás a ver comparações que nunca cheguei a fazer. Onde comparei ambas as economias? Apenas fiz um reparo que não foi só a economia alemã e francesa que se deram bem com o euro. Curioso, se nos foi imposto, foi uma imposição aceite pela generalidade da população portuguesa então. Faz-me lembrar quando a Alemanha Nazi invadiu a Áustria, foi uma invasão mas pode-se dizer que os austríacos gostaram de ser invadidos. E, num referendo, como bem sabes, basta uma pequena maioria, que acredito que seria alcançado, porque isso do "era nosso" é um argumento pouco sólido. Quanto ao gráfico, tens aqui a uma versão mais alargada: http://cdn.tradingeconomics.com/charts/portugal-gdp-growth.png?s=ptgdpqoq&v=201511231303o&d1=19900101&d2=20070101. Caso queiras um espaço temporal ao teu gosto, tens aqui registos desde 1988: http://www.tradingeconomics.com/portugal/gdp-growth, foi daqui que tirei os gráficos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se será o tópico mais apropriado, mas não consigo encontrar um em que este assunto se encaixe bem:

Já viram este vídeo? Chocante o que uma bad trip pode fazer, o rapaz só queria divertir-se e acabou com danos irreparáveis no cérebro (morte de neurónios, que NUNCA mais vã regenerar), a gaguez e tremeliques vão ser permanentes, os médicos ficaram surpreendidos sobre o facto de ele ter sobrevivido à droga. Tudo, porque comprou na rua, a pensar que era ecstasy (MDMA) puro, quando na verdade, a pastilha tinha outras drogas misturadas para "cortar" (provavelmente até foi mais barato que o ecstasy puro). O vídeo do testemunho real tonou-se viral, e penso que é uma excelente forma de informar e dissuadir outras pessoas a ir pelo mesmo caminho.

Estes tipo de vídeos é que a polícia devia de mostrar nas escolas e não aquelas informações da treta que "entram a 100 e saiem a 1000". Estes vídeos sim, devem ser usados, porque por vezes é preciso ter um choque com a realidade.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se este é o tópico apropriado mas pronto...

YouTuber Sam Pepper’s ‘Best Friend Murder Prank’ Is Disgusting

WTF is supposed to be funny about thinking your friend's been murdered?

http://on.mtv.com/1TovMRN

A sério que estas porcarias é suposto ter piada?!

Não percebo este mundo, e o gajo continua amigo dele fds, se era eu... Estas cenas irritam-me tanto, até já há petições para o banir do Youtube...

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se é o caso ou não, mas tanto estas pranks, como os experimentos sociais que as vezes aparecem, grande parte deles são fakes, com actores contratados e tudo. Ainda há pouco tempo (1 semana ou 2) houve meia dúzia destes youtubers que foram desmascarados.

Mas não sei se este é um desses casos, mas que tem potencial para isso, tem. Até porque isto é apenas cruel, não tem grande graça...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 horas atrás, Pako disse:

Não sei se é o caso ou não, mas tanto estas pranks, como os experimentos sociais que as vezes aparecem, grande parte deles são fakes, com actores contratados e tudo. Ainda há pouco tempo (1 semana ou 2) houve meia dúzia destes youtubers que foram desmascarados.

Mas não sei se este é um desses casos, mas que tem potencial para isso, tem. Até porque isto é apenas cruel, não tem grande graça...

Este deve ser real, eu já o conheço há vários anos e ele parece mesmo maluco...

Já agora:

Anonymous tells Sam Pepper to take down controversial YouTube murder prank

Following outrage on social media hacking group Anonymous, who have previously declared an online war against ISIS, wrote on Twitter: "BULLETIN: Sam Pepper has exactly 24 hours to take down the video titled "KILLING BEST FRIEND PRANK" or he will incur the wrath of Anonymous."

http://www.mirror.co.uk/3am/celebrity-news/anonymous-tells-sam-pepper-take-6932829

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

14 minutos atrás, joanasantos disse:

Enquanto houve aquela indecisão toda o governo do Coelho não podia ter preparado o orçamento?

:rofl: 

Às vezes pergunto-me se vocês estão a falar mesmo a sério ou se a brincar. :| 

Quer dizer, votam o Governo a baixo com a desculpa que não concordam com a política deles e agora reclamam porque eles não lhes deixaram o orçamento feito? :rofl: Só mesmo em Portugal, valha-me santa paciência... 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 minutos atrás, JoãoM94 disse:

:rofl: 

Às vezes pergunto-me se vocês estão a falar mesmo a sério ou se a brincar. :| 

Quer dizer, votam o Governo a baixo com a desculpa que não concordam com a política deles e agora reclamam porque eles não lhes deixaram o orçamento feito? :rofl: Só mesmo em Portugal, valha-me santa paciência... 

eles foram nomeados como governo e ainda houve algum tempo em que estiveram como tal, nesse período podiam ter apresentado uma proposta de orçamento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3 horas atrás, joanasantos disse:

eles foram nomeados como governo e ainda houve algum tempo em que estiveram como tal, nesse período podiam ter apresentado uma proposta de orçamento

Se derrubaram o governo por não concordarem com as políticas deste, queriam uma proposta de orçamento da direita (contendo as políticas de direita que a esquerda (des)unida tanto "abomina") para quê, mesmo? :huh: Não foram eles que anunciaram em tom de festa que as políticas de direita acabaram? Então agora que trabalhem nas de esquerda, o país está à espera do orçamento de esquerda, com propostas e políticas de esquerda, não um de direita.

Tal como o João, às vezes também me pergunto se vocês estão a falar a sério ou simplesmente a gozar...

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este governo consegue seguir a linha de Sócrates, ou seja, "Job for the boys".

Enfim, isto se cair, o PCP e o BE são os primeiros a fugir do poder e deixar o António Costa só no "barco"

Para provar que a Mariana Mortágua se é boa no que faz, metam-na a fazer algo, não tiro o mérito no que fez ao Salgado e ao Zeinal Bava.

 

Editado por Linkin
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...