Jump to content

Atualidade & Política


k3o4

Posts Recomendados

Não foi a conferência em si, mas sim as declarações deles após as mesmas dando a entender que ia ser "o fim do Governo". Claro que causa instabilidade junto dos credores, por vários razões, pode gerar uma espécie de crise politica, se muda de Governo os planos da Esquerda "prejudicam" quem emprestou dinheiro ao país, etc... essas coisas todas e mais algumas. 

Nao pode ser o fim do governo porque ainda nao começou sequer. Simplesmente a coligaçao foi super arrogante e pensou logo que ia ser governo, quando as coisas não são bem assim.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro. A Catarina Martins a dizer "o governo de Passos Coelho" acabou. Ela não deve ser boa da cabeça.

É esta gente que querem a governar o país?

Eu ja disse que gostava muito de ver uma coligação de esquerda, pois o PS iria contrabalançar as medidas mais controversas do BE e PCP.

Quanto ao que esta em negrito, 43% da população nao votou portanto e dificil saber o que a maioria quer ou deixa de querer. Suponho que nao querem nada? De resto, a coligaçao so foi eleita para ai com 1/4 dos eleitores portanto dificilmente reflete o que as pessoas querem.

Editado por Forbidden
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ja disse que gostava muito de ver uma coligação de esquerda, pois o PS iria contrabalançar as medidas mais controversas do BE e PCP.

Quanto ao que esta em negrito, 43% da população nao votou portanto e dificil saber o que a maioria quer ou deixa de querer. Suponho que nao querem nada? De resto, a coligaçao so foi eleita para ai com 1/4 dos eleitores portanto dificilmente reflete o que as pessoas querem.

Eu prefiro a coligação PSD/CDS do que PS e companhia. O PS e o BE estão desesperados para terem o poder nas mãos e eu não confio nada nesses partidos.

Mas neste momento a maioria dos portugueses nem sabem o que é melhor para o país.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está tudo doido? A coligação de esquerda ia levar o país ao fundo de vez, e não percebo como sequer se pode colocar esta hipótese. Quem teve mais votos é que deveria formar governo, senão para a próxima que só concorra uma coligação de direita e outra de esquerda e o país que escolha :S

O que o PS esta a tentar fazer e legal e constitucional, ao contrario de varias das medidas da coligação que foram chumbadas pelo Tribunal Constitucional.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opá, seja lá o que vá sair daqui, seja o governo da coligação PSD-CDS, seja o governo à esquerda, nenhum tem hipótese de durar os 4 anos de governação. Eu pelo menos acho que não, porque quem causou este rebuliço todo foi o PCP, um partido super diferente do PS, e eu não consigo acreditar que o PCP deixaria uma coligação PCP-BE governar durante uma legislatura inteira.

Porque raio é que os governos são meros fantoches dos mercados?

Eu não entendo disto, mas penso que seja assim: as grandes empresas estão todas na bolsa; se são grandes, naturalmente movimentam milhões de euros, dólares, libras, yen, francos, etc ou seja são elas que produzem e por consequência impulsionam a economia mundial; quando os negócios de uma empresa correm bem, naturalmente a cotação na bolsa sobe e quando correm mal, naturalmente a cotação desce.

Um exemplo: a cotação da Volkswagen desceu consideravelmente por causa do escândalo, porque este colocou em causa a veracidade e qualidade do produto que a empresa passa ao consumidor. Consequentemente, espera-se que o consumidor deixe de confiar na Volkswagen e, assim, deixe de comprar os seus automóveis (o produto) e a empresa irá sofrer as consequências. Tem que diminuir a produção, por exemplo, e fazer mais cortes para poder aguentar o prejuízo e investir de volta para voltar a ganhar a confiança dos consumidores. Ora, sabemos perfeitamente, devido ao que se passou com o país, que a empresa deverá ressentir-se com esses cortes e assim a cotação na bolsa baixa. A cotação baixou logo quando foi divulgado o escândalo porque de facto já se espera que a empresa irá sofrer.

Se isto acontece a um nível geral, com todas as grandes empresas a ressentirem-se, esses cortes podem perfeitamente afetar os trabalhadores, chegar a haver despedimentos e a médio prazo as pequenas e médias empresas também podem começar a sentir efeitos, pois também podem ter perfeitamente clientela que trabalhava nas grandes empresas. O cenário mais grave que pode advir daqui é se a economia implode e aparecer um cenário idêntico ao da Grande Depressão.

Por consequência, para que semelhante cenário não aconteça, os governos têm que favorecer um ambiente económico favorável à... expansão (queria uma outra palavra) das empresas. Como o fazem, isso é conhecimento deles. Não posso escrever sobre isso, porque não sei mesmo como a coisa funciona. A gente sabe que os governos têm sempre a intenção de implantar reformas estruturais que visam isso. Por isso, às vezes temos a sensação que os governos só tentam acalmar os mercados, mas há muito mais atrás disso.

Agora, que às vezes parece que os mercados fazem birra, isso parece. Eu posso tentar explicar a descida de ontem. Basicamente, a esquerda não defende que 50% da economia pertença a privados e a direita defende isso. Mas eu penso que o António Costa também não ia nacionalizar tudo de volta, por isso continuo a achar que um Bloco Central era o melhor.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo nada de politica... alguém me pode simplesmente reduzir o que se passa concretamente? :rofl: 
Os outros querem-se juntar e derrubar a coligação? Isto vale o que vale: Mas qual é a parte que a coligação teve mais votos que os outros? Tipo, não foi maioria absoluta, mas whatever... onde é que está o Cavaco Silva? Morreu? Não é ele que devia "Resolver" esses problemas? help me..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo nada de politica... alguém me pode simplesmente reduzir o que se passa concretamente? :rofl: 
Os outros querem-se juntar e derrubar a coligação? Isto vale o que vale: Mas qual é a parte que a coligação teve mais votos que os outros? Tipo, não foi maioria absoluta, mas whatever... onde é que está o Cavaco Silva? Morreu? Não é ele que devia "Resolver" esses problemas? help me..

Os outros partidos se quiserem podem fazer coligação e ficar com "mais votos/deputados/percentagem" que o PSD/CDS-PP (Portugal à Frente) 

Editado por Anastacia
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas isso é democracia? lol

Sim, é democracia lol as pessoas votam nos partidos que querem e depois os partidos se quiserem podem fazer coligação para formar maioria absoluta (ou não) e formar governo (formar governo é necessário ter maioria absoluta) e neste caso isto está a acontecer pk nenhum partido/coligação obteve maioria absoluta, logo, as coisas devem ser pensadas e conseguir uma solução....como arranjar uma maioria absoluta com uma coligação de vários partidos, neste caso os de esquerda. O António Costa está em negociações com os restantes partidos e se ele fizer coligação com a esquerda terá a maioria e governará o país 

Editado por Anastacia
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é democracia lol as pessoas votam nos partidos que querem e depois os partidos se quiserem podem fazer coligação para formar maioria absoluta (ou não) e formar governo (formar governo é necessário ter maioria absoluta) e neste caso isto está a acontecer pk nenhum partido/coligação obteve maioria absoluta, logo, as coisas devem ser pensadas e conseguir uma solução....como arranjar uma maioria absoluta com uma coligação de vários partidos, neste caso os de esquerda. O António Costa está em negociações com os restantes partidos e se ele fizer coligação com a esquerda terá a maioria e governará o país 

Então, mas isso não é no que as pessoas votaram. Se uma coisa dessas acontecer, não concordo nada :| 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não é como? é. os votos dos eleitores são decisivos. não houve maioria absoluta. 

Lá está, não houve maioria absoluta.... se isso acontecer, não é democracia.. estão a confundir as pessoas no que votaram.  Que façam outras eleições entre PSD e PS, sei lá.. Isto só mostra a sede de poder do António Costa e restantes, sinceramente... mas também não percebo nada do assunto para comentar mais. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está, não houve maioria absoluta.... se isso acontecer, não é democracia.. estão a confundir as pessoas no que votaram.  Que façam outras eleições entre PSD e PS, sei lá.. Isto só mostra a sede de poder do António Costa e restantes, sinceramente... mas também não percebo nada do assunto para comentar mais. 

Nada a ver, ha outros paises europeus onde estas situaçoes sao comuns (ou seja, o governo nao e composto pelo partido com mais votos mas sim por uma coligação dos outros partidos).

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está, não houve maioria absoluta.... se isso acontecer, não é democracia.. estão a confundir as pessoas no que votaram.  Que façam outras eleições entre PSD e PS, sei lá.. Isto só mostra a sede de poder do António Costa e restantes, sinceramente... mas também não percebo nada do assunto para comentar mais. 

sede de poder? eu pensava que todos os partidos queriam governar o país e colocar as suas medidas em prática bem como aumentar a sua representação no parlamento....

Os portugueses até votaram mais nos partidos de esquerda, a direita teve um dos resultados mais baixos de sempre. É necessário haver maioria absoluta se não houver tem de se encontrar uma solução isto não são as votações para o delegado e subdelegado na escola. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está, não houve maioria absoluta.... se isso acontecer, não é democracia.. estão a confundir as pessoas no que votaram.  Que façam outras eleições entre PSD e PS, sei lá.. Isto só mostra a sede de poder do António Costa e restantes, sinceramente... mas também não percebo nada do assunto para comentar mais. 

O homem espetou a faca nas costas do colega de partido. Era o número 2 do Sócrates e simplesmente ignorou o homem, nem se dignou a visitá-lo uma única vez. Ora, por aqui se vê o caráter débil do Costa. Aquele homem é tudo menos confiável e é esta escumalha que quer (e que pelos vistos vai) governar o país. Medo do futuro, sinceramente. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada a ver, ha outros paises europeus onde estas situaçoes sao comuns (ou seja, o governo nao e composto pelo partido com mais votos mas sim por uma coligação dos outros partidos).

Ok, como disse não percebo nada do assunto. Acredita que tenhas razão.. mas faz-me confusão. Já agora voltem para uma ditatura, sei lá. -.-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não percebo nada de politica... alguém me pode simplesmente reduzir o que se passa concretamente? :rofl: 
Os outros querem-se juntar e derrubar a coligação? Isto vale o que vale: Mas qual é a parte que a coligação teve mais votos que os outros? Tipo, não foi maioria absoluta, mas whatever... onde é que está o Cavaco Silva? Morreu? Não é ele que devia "Resolver" esses problemas? help me..

Basicamente, o PS+BE+CDU têm mais votos e deputados juntos que a coligação - o suficiente para uma maioria absoluta da parte deles. Se as negociações entre PSD/CDS+PS não derem em nada e existir um entendimento à esquerda (isto é, PS+BE+CDU), o orçamento de estado proposto pela coligação é chumbado e o Cavaco Silva chama o António Costa para discutir o seu orçamento de estado, que, claro, se houver um entendimento à esquerda é aprovado pelos partidos de esquerda.

Isto não é um cenário inédito na Europa (é inédito em Portugal caso aconteça, no entanto), já que em países como a Dinamarca é frequente governar não o partido que ganha, mas sim a coligação que consegue a maioria absoluta. E há outros casos atualmente como a Noruega, Bélgica, Luxemburgo, Lituânia e, claro está, a Dinamarca, em que quem governa não foi o partido mais votado mas sim aquele que formou uma coligação estável para governar.

O Cavaco Silva não pode fazer muito nesta situação, até porque esta situação só depende dos próprios partidos.

----

No entanto, e como disse ontem, também não estou a ver nenhuma coligação de esquerda a acontecer, mas sim entendimentos, ou seja, algo que podia acontecer tanto com o PSD/CDS como com o BE+PCP. Passamos de um governo minoritário com entendimentos para outro igual, ou seja, a probabilidade de derrubarem o governo em Abril é exatamente a mesma.

Editado por Ruben Fonseca
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...