Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

Já muitos aqui explicaram (e bem!), volto a reiterar e a reformular: as barras pretas em cima ou dos lados não estão assim porque é suposto! As barras pretas são um ajuste automático. Não é suposto estarem lá, a menos que tenham sido postas propositadamente (por exemplo, nos últimos vídeos do aTV que saíram, aparecem com barras pretas, mas isto é propositado porque, a meu ver, dá uma experiência de visualização mais agradável no Youtube).

 

Quando não são propositadas, as barras são apenas um ajuste para manter a proporção da imagem, como disse acima. Não inventaram o 16:9 para passarmos a ter imagem com barras! Das duas uma, ou é porque foi propositado ou é porque o video tem uma resolução que não encaixa no aparelho onde é transmitido, e por isso o ajuste causa as barras.

 

Um exemplo: se pegarem numa fotografia e a meterem numa moldura maior que ela, o que é que acontece? Fica com espaços, não é? Não encaixa, porque não é grande o suficiente para tapar toda a moldura. O mesmo se aplica ao 16:9. Se não enche o ecrã porque o formato que tem não encaixa lá, e por isso tem de ser adaptado (e aí vem as barras).

 

Por isso, é tudo mitos, o 16:9 não foi concebido para ter barras ou distorcer a imagem, se o faz é pelo que expliquei acima (e poderá ainda haver mais uma ou outra razão além destas). Isto é a minha opinião, não sou da área, infelizmente :(  lol

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

Se as pessoas não são informadas sobre isso, é normal que existam comentários absurdos. Não basta os entendidos do assunto dizerem que querem e pronto, tem de fazer como acabaram de o fazer - explicar muito bem as vantagens, fazendo com que os que eram contra adiram.

 

Eu por exemplo, que tanto me era indiferente ser 4:3 ou 16:9, depois das explicações, passei a defender claramente o 16:9.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nos canais de cabo da SIC vêm-se coisas inacreditáveis. Como cortam a imagem para 4:3, muitas vezes o Conan ou o Jon Stewart simplesmente desaparecem do ecrã.

 

Os americanos costumavam a usar grafismos 4:3 safe porque os canais SD lá são 4:3 e os canais HD 16:9. Tem a sua lógica porque maior parte das TVs 16:9 são HD, mas por outro lado, nem todos têm condições para aceder à Alta Definição, e em particular os canais internacionais (CNNi, CNBC Europe, Bloomberg, etc que lá estão em 16:9 há anos). É um ponto de vista.

Só que estes últimos anos cada vez mais deixaram de usar essa zona de protecção, o que faz que há cada vez mais programas e séries US que são impossíveis a cortar sem deixar danos.

Este fenómeno também acontece no desporto, os operadores de câmaras têm cada vez menos cuidado com isso. Foi por causa disso que a TVI passou a emitir os jogos de futebol em 14:9 Letterbox.

 

 

Em falando da SIC Radical, já em 2009 o actual grafismo foi concebido em 16:9 nativo. Preferem http://www.youtube.com/watch?v=PazKyWwxnL0... ou isto? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem tem TVs velhas em princípio tem TDT, e dependendo do aparelho há sempre a hipótese de esticar a imagem na vertical (o que me parece ainda pior), ou de fazer zoom 4:3 (cortando as partes laterais da imagem). 

A minha tv é das velhas mas tenho ZON  :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente, não vejo nenhumas vantagens no 4:3. É um formato antigo, mas as coisas mudam. Não tarda passamos do 16:9 para a frente e na SIC e TVI continuamos a ver em 4:3. É que já há tvs LCD ou LED que ainda são muito mais widescreen que o 16:9, agora imaginem o que é uma imagem 4:3 esticada ao limite para tapar toda a àrea de uma tv destas. Não percebo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim desde que não haja barras pretas na TV pode ser qualquer uma, como tenho uma TV normal e só tenho TDT tudo bem.

 

Eu tenho televisão espanhola e lá aprecem alguns programas com barras e outros não, porque é que isso acontece?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por mim desde que não haja barras pretas na TV pode ser qualquer uma, como tenho uma TV normal e só tenho TDT tudo bem.

 

Eu tenho televisão espanhola e lá aprecem alguns programas com barras e outros não, porque é que isso acontece?

 

Acontece por causa da sinalização. Podem uma ou outra vez emitir conteúdos em 4:3, e para evitar que a imagem fique deformado, sinalizam a emissão como uma emissão em 4:3, para ela aparecer em condições em todos os equipamentos.

 

Fica Bem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
  • 3 semanas depois...

A sério? não ouvi nada sobre isso... ou pelo menos a TVI fez mais "mediatismo" junto deste tema do que a SIC.

Nem a SIC nem a TVI se pronunciou ainda sobre este tema, o que tem saido é rumores e suspeitas nada de confirmações, até a noticia do ATV não dá por certo o avanço do formato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...