Jump to content

Profissionais TVI


Tiago Madeira
Mensagem adicionada por Ruben,

Tópico arquivado. Novos tópicos disponíveis:

Profissionais TVI na Televisão: https://forum.atelevisao.com/topic/14146-profissionais-tvi-na-televisão/
Profissionais TVI nas Redes: https://forum.atelevisao.com/topic/14147-profissionais-tvi-nas-redes/

Posts Recomendados

há 3 minutos, Samuel disse:

E mesmo isso, a meu ver, não é racismo. Eu sou branco. Há brancos e há pretos.

Mau seria "a porca da preta". Aí já falamos a mesma língua.

Mas ninguém diria "o branco lá de casa". Ela se tivesse mencionado a raça dela, sem qualquer necessidade, está a dar ênfase ao facto dela ser preta. Preto/Preta é muitas vezes usado de forma insultuosa, coisa que "branco" não.

Editado por skizzo
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, skizzo disse:

Mas ninguém diria "o branco lá de casa". Ela se tivesse mencionado a raça dela, sem qualquer necessidade, está a dar ênfase ao facto dela ser preta. 

Porque ninguém diria? Se é a única e é uma forma de distinção como tantas outras, não vejo grande mal. Claro que não se ouve, sobretudo nos tempos em que vivemos, mas imagino-me numa casa de pessoas de cor (que expressão parva, esta também) e se me disserem que sou o branco lá de casa, não me sentiria inferior ou atacado.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Samuel disse:

Porque ninguém diria? Se é a única e é uma forma de distinção como tantas outras, não vejo grande mal. Claro que não se ouve, sobretudo nos tempos em que vivemos, mas imagino-me numa casa de pessoas de cor (que expressão parva, esta também) e se me disserem que sou o branco lá de casa, não me sentiria inferior ou atacado.

Porque não há história de "branco" ser usado como palavra pejorativa pra descrever alguém em Portugal, ao contrário de "preto", que muitas vezes é usado como forma de insulto. Tal como não gostaria que alguém me chamasse de "o maricas cá de casa" se fosse pra me descrever. São palavras que têm alguma conotação para além da função descritiva. Claro que se pode usar "preto" apenas com essa intenção, mas para quê dar enfoque à cor da pele quando é um assunto tão sensível? "A senhora cá de casa" serve perfeitamente.

Editado por skizzo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, skizzo disse:

Porque não há história de "branco" ser usado como palavra pejorativa pra descrever alguém em Portugal, ao contrário de "preto", que muitas vezes é usado como forma de insulto. Tal como não gostaria que alguém me chamasse de "o maricas cá de casa" se fosse pra me descrever. São palavras que têm alguma conotação para além da função descritiva. 

Aceito a tua perspetiva e até a compreendo, de certa forma. Aqui onde vivo, por exemplo, há o hábito de se chamar "le black" a pessoas de cor. É utilizado e aceitado pela maioria, sem qualquer sentido racista. Mas claro, culturas diferentes, visões diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, CarlosTeixeira disse:

A Judite não para de aumentar o seu grau de ridícula. Se nem o nome da mulher diz pq raio a levou e tirou foto com ela? A sério, não tenho a mínima paciência para estas tias. ?

Mas para quê é que ela ia dizer o nome da mulher? Para as pessoas ficarem mais confusas? Assim sabem melhor quem é.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Ivo disse:

Mas para quê é que ela ia dizer o nome da mulher? Para as pessoas ficarem mais confusas? Assim sabem melhor quem é.

vamos supor que a judite tinha posto o nome da senhora e mais nada, qual era o mal? porque é que tínhamos de saber quem é ou o que faz?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, joanna disse:

o quê? onde é que isso está implicíto no meu post? nem por isso, acho que a judite teria dito o mesmo caso a empregada fosse branca.

Só estava a perguntar. Tu costumar ser muito sensível com estes assuntos de cor de pele :p

Respondendo à tua pergunta, acho que fica melhor dizer "a senhora lá de casa", do que dizer o nome da mulher, que ninguém conhece e assim não fica a conhecer.

Por vezes é um bocado complicado por descrições em fotos :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
Este tópico está fechado a novas respostas.
×
×
  • Criar Novo...