Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1

Recommended Posts

Encontrei vários vídeos dos grafismos da RTP numa conta de YouTube com o nome “REBRAND RTP”. Existe um para cada canal. Serão de quem fez os grafismos para a RTP? Têm algumas coisas que os canais não usam. Cada um tem o nome de “REEL” e o nome do canal. Fica aqui o do grupo RTP em geral...

https://www.youtube.com/watch?v=4F9lap90ZQE

• Like 4
  • Replies 3.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Quem é que achou que este trambolho ficava bem assim? Hidden Content Sign in or sign up to see the hidden content.

O novo DOG está bom, embora continue a achá-lo um bocado pequeno. E se essa tendência fosse aprofundada com a redução de outros elementos de grafismo para ganhar em coerência? Por exemplo nos oráculos dos noticiários: Hidden Content Sign in or sign up to see the hidden content.

Conversa na régie da RTP às 14h45 Elemento 1 - Como se chama aquela série que o Fragoso agora meteu a repetir depois da hora de almoço? Elemento 2 - Um Lugar Pra Viver. Elemento 3 - Não! Chama-se Um Lugar Para Morrer! Elemento 1 - Não se preocupem! Metemos os dois. Hidden Content Sign in or sign up to see the hidden content. Na verdade, a série chama-se Um Lugar Para Viver. Não sei ond

há 6 minutos, Televisão 10 disse:

Encontrei vários vídeos dos grafismos da RTP numa conta de YouTube com o nome “REBRAND RTP”. Existe um para cada canal. Serão de quem fez os grafismos para a RTP? Têm algumas coisas que os canais não usam. Cada um tem o nome de “REEL” e o nome do canal. Fica aqui o do grupo RTP em geral...

#howrtpcorporateimageshouldedbe

e também, onde estão a imagens da RTPi e da RTP Memória nesse canal?

Edited by Vascof2001
há 12 minutos, Vascof2001 disse:

#howrtpcorporateimageshouldedbe

e também, onde estão a imagens da RTPi e da RTP Memória nesse canal?

Fui agora ver com mais atenção e não há para esses dois canais. Achei interessante alguns vídeos terem coisas que a RTP não usa e de ver que o Teletexto no vídeo da RTP1 aparece muito mais pequeno do que na realidade. 

• Like 1
há 25 minutos, Televisão 10 disse:

que lindo

realmente este grafismo não funciona com a qualidade de caca da emissão da RTP :sleep:

• Like 2

Os melhores grafismos da Informação na minha opinião dos últimos 20 anos:

1997 (ainda não tinha oráculo, mas o genérico é espetacular! Igualmente a sonoridade)

2000 (O Melhor na minha opinião, estúdio com um design "XXI ready" e com imagem em direto do parque das nações, o resto do grafismo é mais do que moderno e até poderia ser utilizado até hoje!)

2002(o segundo melhor e o meu preferido ao lado de 2000, open space, oráculo e rodapé introduzido e cheio de movimento, é pena ter durado pouco tempo:negative:, ambos também tinha as melhores sonoridades também. )

2004(O Genérico é pura nostalgia para mim e me deixa recordações, principalmente, do caso Maddie McCann. Mas eu prefiro a 5 de Outubro do que a atual, mas o rodapé tinha o relógio, tendo mais espaço livre!)

2011 (genérico e sonoridades boas! E amei esse grafismo por eu não gostava muito do grafismo de 2008, prefiro mais no início 2011-2012 devido ás cores e ao oráculo)

2016 (não sei se é boa ideia colocar, com aquele reel 1000x melhor do que o atual, a sonoridade é meh, mas era bom no início)

Edited by Vascof2001
  • Like 1
há 4 horas, Magazine disse:

que lindo

realmente este grafismo não funciona com a qualidade de caca da emissão da RTP :sleep:

Em HD funcionaria melhor. Em princípio, na RTP 1 chega no 2º semestre deste ano. Vamos ver se não se esquecem...

Achei curioso foi o slogan da RTP África estar diferente. Nesse vídeo é “todos os mundos, uma só língua” e na realidade é “vários mundos, uma só língua”.

On 2009-5-27 at 15:29, vanadio disse:

Oráculos???

O ticker, a coisa em cima do rodapé, onde dá informação sobre a notícia

Oh é sem querer! Desculpam-me!:lol: Apôs escrever aquilo leva para a página 1 e pensei q fosse resposta ao meu! Lol

Tenho mesmo de arranjar a app.

Edited by Vascof2001
Os melhores grafismos da Informação na minha opinião dos últimos 20 anos:

1997 (ainda não tinha oráculo, mas o genérico é espetacular! Igualmente a sonoridade)

2000 (O Melhor na minha opinião, estúdio com um design "XXI ready" e com imagem em direto do parque das nações, o resto do grafismo é mais do que moderno e até poderia ser utilizado até hoje!)

2002(o segundo melhor e o meu preferido ao lado de 2000, open space, oráculo e rodapé introduzido e cheio de movimento, é pena ter durado pouco tempo

Hidden Content

Sign in or sign up to see the hidden content.
///uploads/emoticons/ATV_negative.gif">, ambos também tinha as melhores sonoridades também. )

2004(O Genérico é pura nostalgia para mim e me deixa recordações, principalmente, do caso Maddie McCann. Mas eu prefiro a 5 de Outubro do que a atual, mas o rodapé tinha o relógio, tendo mais espaço livre!)

2011 (genérico e sonoridades boas! E amei esse grafismo por eu não gostava muito do grafismo de 2008, prefiro mais no início 2011-2012 devido ás cores e ao oráculo)

2016 (não sei se é boa ideia colocar, com aquele reel 1000x melhor do que o atual, a sonoridade é meh, mas era bom no início)

Concordo contigo menos na tua escolha para primeiro lugar. Para mim o de 97 não é nada especial, é como o actual, sem grande originalidade.

Um muito bom é o de 1990, mas como estamos a falar dos últimos 20 anos... O melhor é o de 2000-2002, fabuloso nas cores, na forma como o globo é mostrado. A música é para mim a melhor de sempre usada no TJ, empolgante. Que pena ter durado apenas 13 meses...

Infelizmente não tinha rodapé e os oráculos só eram usados para indicar os nomes, mais tarde introduziram um pequeno oráculo do lado direito com informação do tempo e da bolsa.

• Like 1
On 30/06/2017 at 02:15, Rangel disse:

Concordo contigo menos na tua escolha para primeiro lugar. Para mim o de 97 não é nada especial, é como o actual, sem grande originalidade.

Um muito bom é o de 1990, mas como estamos a falar dos últimos 20 anos... O melhor é o de 2000-2002, fabuloso nas cores, na forma como o globo é mostrado. A música é para mim a melhor de sempre usada no TJ, empolgante. Que pena ter durado apenas 13 meses...

Infelizmente não tinha rodapé e os oráculos só eram usados para indicar os nomes, mais tarde introduziram um pequeno oráculo do lado direito com informação do tempo e da bolsa.

Pois, o problema é que eu colocei dos últimos 20 anos porque eram grafismos + desenvolvidos senão era uma lista grande demais porque adoro vários genéricos do tj! O 1990 é fantástico e consiguiu demorar muito tempo! E a sonoridade é fantástica, mas eu gostaria da rtp teria utilizado a parte extendida para o seguir ou coisas assim. 

Também concordo totalmente! E eu já sabia que no tempo do Rangel adicionaram as info do tempo mas não estava a ver que também tinham bolsa. E também sabia que aquela gravação do homem a dizer: (nome do noticiário) com (nome do pivot).

Há, recomendo ver o Música no ar desta semana que apareceu o grafismo de 1990 (com o rodapé "em direto para o C1 e para a RTPi"), o de 1997 e o de Informação Especial de 1998 com a trilha de 1996. E se ainda dar, vêm o da semana passada, onde aparece o genérico de 1983-1984 e uma versão diferente do genérico de 1982-1983 com letras brancas, uma trilha diferente e como fundo o cenário que penso que utilizado entre Fevereiro a Outubro de 1982.

Hidden Content

Edited by Vascof2001
  • Like 2
há 8 horas, Televisão 10 disse:

Mas foi devido a alguma época especial ou andavam a testar um novo logótipo?

Penso mesmo que foi um teste, o mesmo aconteceu com a RTP2.

Hidden Content

Edited by Mets TV
  • Like 3

Não é por nada, mas já neste tempo, a informação meteorológica da RTP não era grande coisa. Era apresentada por meteorologistas ou por apresentadores?

Se não me engano, a SIC tinha apresentadores (José Figueiras e Ana Marques, por exemplo), e não meteorologistas.

há 9 minutos, Televisão 10 disse:

Não é por nada, mas já neste tempo, a informação meteorológica da RTP não era grande coisa. Era apresentada por meteorologistas ou por apresentadores?

Se não me engano, a SIC tinha apresentadores (José Figueiras e Ana Marques, por exemplo), e não meteorologistas.

Eram apresentadores já (por exemplo, a Paula Castelar). Mas era uma coisa demasiado formal, sim.

On 29/06/2017 at 15:14, Magazine disse:

que lindo

não é so da qualidade, eles tambem metem se a inventar com aquilo e sai sempre porcaria 

• Like 4
Agora mesmo, Vascof2001 disse:

Há uns minutos eu vi a vinheta+auto-promoção ao 10 de Julho com a música do grafismo antigo!:dance:

Também reparei! Até pensei que estivesse a sonhar <3 hahaha

• Like 1
há 12 horas, Vascof2001 disse:

Há uns minutos eu vi a vinheta+auto-promoção ao 10 de Julho com a música do grafismo antigo!:dance:

Também vi. E vi o final de outra promoção qualquer em que aparecia a vinheta utilizada antes desta (com o slogan cuja letra tinha um tamanho mais pequeno e com o logótipo a encolher).

Edited by Televisão 10
há 1 hora, Televisão 10 disse:

Também vi. E vi o final de outra promoção qualquer em que aparecia a vinheta utilizada antes desta (com o slogan cuja letra tinha um tamanho mais pequeno e com o logótipo a encolher).

Eu acho que deve haver explicações que me envolvem:

No domingo eu mandei uma mensagem ao Provedor do telespectador informando as várias criticas negativas ao grafismo atual e a falta de grafismo de 60 anos e a pouca probabilidade de haver grafismo de verão. Então ele pode ter lido e agora a RTP1:

-Pode ter grafismo de Verão.

-Ou vão reverter ao grafismo anterior ou fazer uma mistura das duas, ou seja, tirar a música irritante!

• Like 1