Jump to content

Grafismo e Promoção RTP1


_zapping_

Posts Recomendados

há 3 minutos, miguelalex23 disse:

Não é problema, várias séries e filmes têm dado com aquelas letras e sem barra, o que acho uma melhoria.

Nunca vi. A única série que tenho visto na RTP 1 é Maternidade e nesta ainda usam o retângulo azul.

Curiosamente, o rodapé do HD nativo voltou a ter retângulo atrás.  

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 04/12/2018 at 01:26, JDaman disse:

Discordo. A de 2007 era uma mesmice autêntica. Não sofro propriamente de Alzheimer para estar a ver o mesmo vezes sem conta.

Suponho que estejas particularmente contente com a "nova" vinheta da RTP1. Para além de ser uma "mesmice autêntica" nem sequer respeita as normas da identidade gráfica em vigor desde 2016...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, pedrodepinto disse:

Suponho que estejas particularmente contente com a "nova" vinheta da RTP1. Para além de ser uma "mesmice autêntica" nem sequer respeita as normas da identidade gráfica em vigor desde 2016...

Nem por isso. Preferia que mantivessem o da Fragateiro até decidirem o que fazer. Aliás, foi isso que o Fragoso fez com a identidade de 2007 até eventualmente terem arranjado aqueles separadores catitas em 2009 (gostei do conceito, mas infelizmente ficou gasto rapidamente).

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, JDaman disse:

Nem por isso. Preferia que mantivessem o da Fragateiro até decidirem o que fazer. Aliás, foi isso que o Fragoso fez com a identidade de 2007 até eventualmente terem arranjado aqueles separadores catitas em 2009 (gostei do conceito, mas infelizmente ficou gasto rapidamente).

Infelizmente, o José Fragoso parece perceber pouco de identidades gráficas. A vinheta que a RTP1 tem vindo a utilizar nos últimos dias deve ser a pior dos últimos 20 anos... Já para não falar naquela estranha necessidade de identificar muitos dos programas no canto superior direito, com e sem fundo azul. Nem o Concerto de Ano Novo escapou!

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não vi o "novo" separador da RTP1 (exceto nos relógios dos noticiários), e ainda bem, porque se vir ainda me dá uma coisinha má... Que vergonha o que tem vindo a acontecer nos grafismos, primeiro foi a ideia de copiar a SIC e a TVI em algo que acho que é errado, colocar os nomes dos programas que estão a dar no ecrã constantemente (agora até nos documentários sobre a natureza põem), agora é isto dos separadores. Espero que a RTP pense bem na borrada que está a fazer.

Editado por Jet1000
  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Jet1000 disse:

Ainda não vi o "novo" separador da RTP1 (exceto nos relógios dos noticiários), e ainda bem, porque se vir ainda me dá uma coisinha má... Que vergonha o que tem vindo a acontecer nos grafismos, primeiro foi a ideia de copiar a SIC e a TVI em algo que acho que é errado, colocar os nomes dos programas que estão a dar no ecrã constantemente (agora até nos documentários sobre a natureza põem), agora é isto dos separadores. Espero que a RTP pense bem na borrada que está a fazer.

Então se o viste no relógio dos noticiários, é igual, só que em ecrã inteiro.

Já mandei mensagem ao provedor em relação a essa questão do separador, mas, infelizmente, ainda não obtive resposta.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, pedrodepinto disse:

Infelizmente, o José Fragoso parece perceber pouco de identidades gráficas. A vinheta que a RTP1 tem vindo a utilizar nos últimos dias deve ser a pior dos últimos 20 anos... Já para não falar naquela estranha necessidade de identificar muitos dos programas no canto superior direito, com e sem fundo azul. Nem o Concerto de Ano Novo escapou!

Aquele conceito de 2009 até foi bem engraçado e se aquilo tivesse sido renovado de ano a ano ou se não andassem com invenções nos fundos, aquilo até se aguentava mais um bocado. Deixaram o conceito ao abandono, infelizmente.

  • Gosto 7
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 minutos, JDaman disse:

Aquele conceito de 2009 até foi bem engraçado e se aquilo tivesse sido renovado de ano a ano ou se não andassem com invenções nos fundos, aquilo até se aguentava mais um bocado. Deixaram o conceito ao abandono, infelizmente.

Eu confesso que detestava os separadores de 2009. Acho mesmo que foram os piores da RTP 1 pós 2004...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

Eu confesso que detestava os separadores de 2009. Acho mesmo que foram os piores da RTP 1 pós 2004...

Eu acho os de 2004 e 2007 muito pãozinho sem sal, honestamente. Aquilo como separadores institucionais funciona bem, mas para um canal de TV, meh, zero dinamismo e muito formais (além de serem praticamente a mesma coisa vezes sem conta). Para mim a melhor identidade pós-2004 foi sem dúvida a de 2013 e a de 2009 fica em segundo. Pena ter sido num dos piores períodos do canal e por depois terem estropiado aquilo com o som motoqueiro.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JDaman disse:

Eu acho os de 2004 e 2007 muito pãozinho sem sal, honestamente. Aquilo como separadores institucionais funciona bem, mas para um canal de TV, meh, zero dinamismo e muito formais (além de serem praticamente a mesma coisa vezes sem conta). Para mim a melhor identidade pós-2004 foi sem dúvida a de 2013 e a de 2009 fica em segundo. Pena ter sido num dos piores períodos do canal e por depois terem estropiado aquilo com o som motoqueiro.

Eu gosto dos separadores de 2004 e de 2007, pois usam as barras, que são marca da RTP, e também são agradáveis. Os de 2009 eram horríveis, a meu ver. Aquelas imagens eram estranhas e o fundo preto péssimo (com o branco ainda se suportava). Talvez por isso goste muito da identidade que lhe sucedeu, a de 2011, que quase ninguém aqui do fórum gosta (só eu e o @pedrodepinto acho eu). Não eram muito criativos, mas eram bonitos e adorava as sonoridades, principalmente a do vídeo abaixo.

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

Eu gosto dos separadores de 2004 e de 2007, pois usam as barras, que são marca da RTP, e também são agradáveis. Os de 2009 eram horríveis, a meu ver. Aquelas imagens eram estranhas e o fundo preto péssimo (com o branco ainda se suportava). Talvez por isso goste muito da identidade que lhe sucedeu, a de 2011, que quase ninguém aqui do fórum gosta (só eu e o @pedrodepinto acho eu). Não eram muito criativos, mas eram bonitos e adorava as sonoridades, principalmente a do vídeo abaixo.

 

 

Mas lá está, os de 2004 e 2007 para mim como elemento para campanha institucionais ou para separadores de produção são óptimos. Para um canal, dispenso. No de 2011 também só gosto da sonoridade. O resto vai ao encontro dos problemas que mencionei com os de 2004 e 2007: para institucional é óptimo, para estar no ar 24/7 nem por isso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JDaman disse:

Mas lá está, os de 2004 e 2007 para mim como elemento para campanha institucionais ou para separadores de produção são óptimos. Para um canal, dispenso. No de 2011 também só gosto da sonoridade. O resto vai ao encontro dos problemas que mencionei com os de 2004 e 2007: para institucional é óptimo, para estar no ar 24/7 nem por isso.

São opiniões. Eu acho que essas identidades eram boas e que aguentavam bem durante algum tempo. Os de 2013 era bons e mais variados, sem dúvida, e talvez tenha sido a melhor identidade pós-2004. Os de 2009 não consigo gostar nem por nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, ATVTQsV disse:

Quem é que venceria a categoria "separadores feitos com um esforço reduzido"? O separador de 1981 ou este improvisado de 2019?

Eu por mim não me importava se a RTP 1 voltasse a ter o de 1981, com música e tudo :laugh:

Realmente, para os padrões da época nos países desenvolvidos, esses separadores de 1981 pareciam mais era de '71...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 horas, LP 98 disse:

Realmente, para os padrões da época nos países desenvolvidos, esses separadores de 1981 pareciam mais era de '71...

Ou ainda dos 60. É dificil acreditar que este era o logotipo do primeiro canal nos primeiros anos da década de 80

E o genérico do Telediario da Tve daquele ano

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Vascof2001 disse:

É dificil acreditar que este era o logotipo do primeiro canal nos primeiros anos da década de 80

E sobretudo que tenham substituído o bonito logótipo de 1980, que mantinha a coerência gráfica entre os quatro canais da RTP na época (1, 2, Madeira e Açores).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/01/2019 at 19:17, Televisão 10 disse:

De facto, a sonoridade eletrónica era péssima.

Nesse aspeto, gosto mais das sonoridades do grafismo atual. São mais limpas...

Pessoalmente, adorei a introdução dessa "sonoridade electrónica", também conhecida por "música motoqueira" :P!

Acabou por acompanhar a melhor fase (pelo menos para mim) que a RTP1 atravessou com essa identidade, entre finais de 2014 e inícios de 2015. De qualquer forma, depois disso continuou a fazer algumas aparições pontuais, como esta!

 

On 20/01/2019 at 17:24, Televisão 10 disse:

Talvez por isso goste muito da identidade que lhe sucedeu, a de 2011, que quase ninguém aqui do fórum gosta (só eu e o @pedrodepinto acho eu). Não eram muito criativos, mas eram bonitos e adorava as sonoridades, principalmente a do vídeo abaixo.

Efectivamente, também gostei bastante da identidade de 2011, precisamente por se ter inspirado na coerência das identidades de 2004 e de 2007.

A avaliar pelas opiniões dos restantes forumers, temos uns gostos muito estranhos... Ou não tivesse acabado de elogiar a "música motoqueira" de que agora poucos parecem gostar :P

  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...