Jump to content
k3o4

Novo Canal da RTP

Recommended Posts

Segundo Marques Mendes a RTP tem interesse em lançar um novo canal em sinal aberto na televisão digital terrestre, que será uma espécie de fusão de RTP Memória com RTP Informação, enquanto a RTP África  e a RTP Internacional vão ter uma programação mais focada na economia e na cultura. Que nome vai ter? 

Sugestão programação:

Segunda a Sexta

09.15 - A Alma e a Gente

10.15 - Disco África

11.15 - Cinemax 

11.30 - Nha Terra Nha Cretcheu

12.30 - Canções com História 

12.55 - Mundo Automóvel 

13.00 - Roseira Brava

14.00 - Jornal das 14 

15.00 - Ajuste de Contes

15.50 - Zoom África

16.00 - Vila Faia (remake)

17.00 - Ler+ Ler Melhor

17.15 - África Sport

17.45 - Palácios de Portugal 

18.30 - Repórter África 

19.00 - Há Conversa 

20.00 - Destino: Portugal

20.30 - Reformado e Mal Pago

21.00 - Grande Jornal

22.30 - A Hora do Sexo 

22.35 - Bairro Alto

23.05 - Conta-me Como Foi

00.05 - A Alma e a Gente®

01.15 - Disco África ®

02.15 - Cinemax®

02.30 - Nha Terra Nha Cretcheu®

03.00 - Canções com História ®

03.25 - Mundo Automóvel ®

03.30 - Roseira Brava ®

04.30 - Ajuste de Contas ®

05.30 - Zoom África®

05.40 - Ler+ Ler Melhor®

05.55 - África Sport ®

06.25 - Palácios de Portugal ®

07.00 - Repórter África ®

08.00 - Há Conversa ®

Sábado

07.00 - África 7 Dias

07.30 - Correspondentes

08.00 - Purpurina

09.00 - Consigo

09.30 - Pai à Força

10.30 - Fuga da Arte

11.00 - Manhã Informativa 

11.30 - Surf Total

12.00 - As Lições do Tonecas

12.30 - Escapadelas de Angola

13.00 - Poplusa

14.00 - Jornal das 14

15.00 - Tec@Net

15.30 - Olhar o Mundo

16.00 - Tarde Informativa

16.50 - Vida Animal em Portugal e no Mundo

17.00 - Tarde Informativa

17.50 - Mundo Automóvel

18.00 - Conta-me Como Foi 

18.55 - Grande Entrevista de África

19.25 - Mar de Letras

19.55 - Zona J

20.55 - Nós os Ricos

21.20 - Dança Comigo

23.00 - Ballet Rose 

00.00 - 24 Horas

01.00 - África 7 Dias®

01.30 - Correspondentes®

02.00 - Purpurina®

03.00 - Consigo®

03.30 - Pai à Força®

04.30 - Fuga da Arte®

05.00 - Surf Total®

06.00 - As Lições do Tonecas®

06.30 - Escapadelas de Angola®

Domingo

07.00 - Negócios em África

07.30 - Áfric@ Global

08.00 - Iniciativa 

08.10 - Vida Animal em Portugal e no Mundo

08.20 - Mundo Automóvel

08.25 - Café Central

08.30 - Nico D'Obra

09.00 - Tec@Net

09.20 - Heróis de Portugal

10.00 - Nha Terra Nha Cretcheu

11.00 - Portugueses Pelo Mundo

12.00 - Jornal do Meio-Dia

12.50 - O Seu Dinheiro

13.00 - Viva Saúde

13.30 - Corrrespondentes

14.00 - Desporto(transmissão do campeonato nacional de futsal, andebol, basquetebol, voley, hóquei em patins, ténis)

19.00 - Jornal das 19

20.00 - Especial Saúde

20.30 - Rumos

21.00 - Grande Jornal 

22.00 - Trio d' Ataque

00.00 - 24 Horas

01.00 - Nós

01.30 - Negócios em África®

02.00 - Áfric@ Global®

02.30 - Iniciativa®

02.40 - Vida Animal em Portugal e no Mundo®

02.50 - Mundo Automóvel®

02.55 - Café Central®

03.00 - Nico d' obra®

03.30 - Tec@Net®

03.50 - Heróis de Portugal®

04.30 - Nha Terra Nha Cretcheu®

05.30 - Portugueses Pelo Mundo®

05.40 - O Seu Dinheiro®

05.50 - Viva Saúde®

06.20 - Correspondentes®

06.50 - Mundo Automóvel®

Que acham desta programação para um canal alternativo da RTP?

RTP-3 seria o nome lógico.

• Like 2

Eu apostava em RTP Mais. Mas a SIC e a TVI não vão estar envolvidas neste canal?

Não. Este é uma fusão dos canais por cabo da rtp.

Eu espero bem que isto nunca veja a luz do dia, e que antes coloquem a RTP Informação e a RTP Memória na TDT, standalone, sem qualquer tipo de invenções e fusões.

Fiquem Bem.

• Like 4

Não vai ser fusão nenhuma com a rtp memória. Vai ser provavelmente uma rtpinformação ligeiramente modificada para servir o sinal aberto... acredito mais que seja uma fusão com a rtp2 que tenho sérias dúvidas que resista muito mais tempo naquele formato. Fazia mais sentido passar a rtpinformação para o seu lugar e introduzir a parte dos programas que lhe são obrigação de serviço publico para a grelha da rtpinformação.

Com isto a rtp1 deixa de ter uma valência tão reforçada na informação ficando apenas com os jornais e focando-se mais no entertenimento, passado programas como pros e contras e reportagens para o segundo canal.

A rtp memória é um canal barato, mas também está tudo dependente para as mãos de quem vai o arquivo do canal, como é baseado quase só em arquivo não sei se faz sentido estar em sinal aberto ocupando um lugar que pode ser de outra coisa mais interessante.

na minha opinião todos os canais da rtp como todas as rádios pertencentes ao grupo devem estar em sinal aberto na TDT, depois virá a TVI com os seus canais e com as suas rádios, e por fim vem a SIC para não perder a boleia, e de repente, podemos ter RTP1,RTP2, RTP Informação, RTP Memória, RTP África, RTP Madeira, RTP Açores,SIC, SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC Caras (se for para a frente) SIC Blitz (a mesma coisa), TVI, TVI24,+TVI e podemos ficar com 16 canais em sinal aberto e podíamos juntar as seguintes rádios: Rádio Comercial, M80, Cidade FM, Star FM, Smooth FM, Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Internacional, RDP Açores, RDP Madeira, Rádio Lusitânia,  mais 13 rádios na TDT...se isto for para a frente acredito em outros canais que queiram saltar para a generalista tais como: CMTV, Record Europa, Canal Q, ABola; Porto Canal; acho com o alargamento de mais canais na TDT vai ser benéfico para todos e há espaço para todos. 

A RTP já tem 2 e mesmo assim passa a vida a dar mais do mesmo, repetições atrás de repetições e ainda quer um terceiro canal? LOL

O melhor seria transitar um já existente do CABO. RTP Informação. 

na minha opinião todos os canais da rtp como todas as rádios pertencentes ao grupo devem estar em sinal aberto na TDT, depois virá a TVI com os seus canais e com as suas rádios, e por fim vem a SIC para não perder a boleia, e de repente, podemos ter RTP1,RTP2, RTP Informação, RTP Memória, RTP África, RTP Madeira, RTP Açores,SIC, SIC Notícias, SIC Radical, SIC Mulher, SIC Caras (se for para a frente) SIC Blitz (a mesma coisa), TVI, TVI24,+TVI e podemos ficar com 16 canais em sinal aberto e podíamos juntar as seguintes rádios: Rádio Comercial, M80, Cidade FM, Star FM, Smooth FM, Antena 1, Antena 2, Antena 3, RDP África, RDP Internacional, RDP Açores, RDP Madeira, Rádio Lusitânia,  mais 13 rádios na TDT...se isto for para a frente acredito em outros canais que queiram saltar para a generalista tais como: CMTV, Record Europa, Canal Q, ABola; Porto Canal; acho com o alargamento de mais canais na TDT vai ser benéfico para todos e há espaço para todos. 

Acabava por não ser benéfico nem para a SIC nem para a TVI (e para a RTP também não vai ser quando a Informação e a Memória passarem para a TDT). Enquanto estiverem na cabo, acho que ainda recebem lucros das operadoras, na TDT, pelo que percebi de uma notícia publicada há uns tempos, as estações não recebem nada. Só se fizessem uma SIC TDT, por exemplo, cuja grelha seria com programas dos canais temáticos (mantendo estes canais à mesma na cabo), tipo à hora do CC All Stars, o programa estava a dar na Radical e na SIC TDT. Mas também deveria acabar por não ser benéfico, acho eu.

A SIC e a TVI querem é ocupar a TDT com supostos canais HD, para que não sobre espaço para outros canais, mas acho que, atualmente, é impossível as duas terem um canal HD ao mesmo tempo na TDT.

Eu não leio nada à cerca deste suposto canal que é a fusão da RTP Informação e da RTP Memória. O que eu leio é que o Governo vai acabar com a RTP Informação e ocupar esse sinal com um novo canal para a TDT que terá a participação da SIC e da TVI.

Eu não leio nada à cerca deste suposto canal que é a fusão da RTP Informação e da RTP Memória. O que eu leio é que o Governo vai acabar com a RTP Informação e ocupar esse sinal com um novo canal para a TDT que terá a participação da SIC e da TVI.

Isso foi conversa do Marques Mendes e já foi desmentido que não será nada disso. A sic e a tvi poderão ter uma colaboração com alguns conteúdos em troca de partilha de meios nada mais... como aliás já acontece nos canais internacionais da rtp.  o canal será da rtp e não se sabe ao certo em que moldes será feito até porque o próprio ministro Maduro não faz a minima do que diz... ora diz que a rtp vai para as mãos não sei de quem, ora diz que precisa ser independente... a rtp é a empresa do estado mais controlada que existe em portugal mas parece que para algumas pessoas existem dúvidas sobre isso... 

Quanto a esses canais das privadas no TDT era muito bonito mas na realidade não é possível porque a TDT em portugal só tem espaço para 9 canais e o governo e a pt recusam-se a alargar o espaço. Como existe um canal HD que ninguém usa (ocupa dois lugares no mux) neste momento só existem dois espaços livres.

Além disso os canais exclusivos do cabo são em parte pagos pelas operadoras o que permite que sejam mais facilmente lucrativos, ao passar um canal para sinal aberto deixam de ter direito a essa parte do cabo tende de sobreviver sozinhos e pagando um valor à pt pelo espaço... daí a tal relutância da rtp em passar a rtp info e memoria para sinal aberto... significa que a rtp vai aumentar os custos e isso não é o que se pretende, daí que os moldes de como tudo isto será feito ainda vão dar muita conversa.

Estou a ler muita confusão a propósito do que disse o Marques Mendes...:

- O que foi "anunciado", é que a RTP Internacional passaria a ter blocos de programação regional à semelhança do que acontece na RTP Açores/Madeira

- Este canal teria eventualmente programas da SIC e TVI como acontece nos canais internacionais da RTP (mesmo se são cada vez menos).

- A RTP Memória está de fora desta suposta reestruturação.

- E por fim, esta "revelação" do Marques Mendes já foi desmentida por certas pessoas que confirmam que a opção "RTPInfo+RTPMemo na TDT" está sempre em cima da mesa. Mais uma vez, o pessoal do PSD quer revolucionar, despedir, privatizar, fechar, remodelar a RTP, e acaba como sempre em águas de bacalhau. Mais vale ficar calado do que estar sempre a dizer inventar e dizer asneiras... :dry:

RTP-3 seria o nome lógico.

Gostava que um dia houvesse uma RTP3, mas que fosse um canal dedicado aos jovens, ao lado dos existentes. :)

Enquanto estiverem na cabo, acho que ainda recebem lucros das operadoras, na TDT, pelo que percebi de uma notícia publicada há uns tempos, as estações não recebem nada.

[...]

A SIC e a TVI querem é ocupar a TDT com supostos canais HD, para que não sobre espaço para outros canais, mas acho que, atualmente, é impossível as duas terem um canal HD ao mesmo tempo na TDT.

Certo, a RTP/SIC/TVI recebem dinheiro dos operadores. Na TDT não recebem nada, e até pagam pela emissão.

Mas por outro lado, o que perdem nos custos de emissão podem-no recuperar nas receitas publicitárias acrescidas, em atingindo um público que não tem subscrição de televisão paga e em valorizando o dito canal que não faz só parte dum conjunto de cento e tal canais.

E no mesmo tempo continuariam a receber o dinheiro dos operadores, é mesmo só um cálculo para ver se as receitas publicitárias suplementares cobrem o custo de emissão TDT. E se o canal atingir um público e anunciantes diferentes dos das generalistas, melhor.

Hoje em dia, a RTP1, SIC e TVI podem muito bem emitirem em HD... se a RTP2 e a ARtv não reclamarem também emissões em Alta Definição. :P

Mas tecnicamente não há nenhum problema em abrir novas frequências para a TDT. Lembrem-se que do tempo do analógico, era [1 frequência]=[1 canal], e não era as mesmas frequências em todo o território nacional. Então se agora cabem 3 canais HD ou até 8 canais SD numa só frequência a nível nacional, imaginam as dezenas de canais diferentes que podem estar na TDT! :D

De recordar também que em países como Espanha, Itália ou França, são uma dezena de muxes activos que transportam todos os dias dezenas de canais, TVs ou rádios, SD ou HD, nacionais ou locais, em sinal aberto ou encriptados. :)

• Like 1

Não estou a perceber já nada disto. Então vamos lá ver:

O 3º canal da RTP vai ser como?

RTP Informação + RTP Memória?

Ou vai ser só uma variação da RTP Informação?

Segundo Marques Mendes a RTP tem interesse em lançar um novo canal em sinal aberto na televisão digital terrestre, que será uma espécie de fusão de RTP Memória com RTP Informação, enquanto a RTP África  e a RTP Internacional vão ter uma programação mais focada na economia e na cultura. Que nome vai ter? 

Sugestão programação:

Segunda a Sexta

09.15 - A Alma e a Gente

10.15 - Disco África

11.15 - Cinemax 

11.30 - Nha Terra Nha Cretcheu

12.30 - Canções com História 

12.55 - Mundo Automóvel 

13.00 - Roseira Brava

14.00 - Jornal das 14 

15.00 - Ajuste de Contes

15.50 - Zoom África

16.00 - Vila Faia (remake)

17.00 - Ler+ Ler Melhor

17.15 - África Sport

17.45 - Palácios de Portugal 

18.30 - Repórter África 

19.00 - Há Conversa 

20.00 - Destino: Portugal

20.30 - Reformado e Mal Pago

21.00 - Grande Jornal

22.30 - A Hora do Sexo 

22.35 - Bairro Alto

23.05 - Conta-me Como Foi

00.05 - A Alma e a Gente®

01.15 - Disco África ®

02.15 - Cinemax®

02.30 - Nha Terra Nha Cretcheu®

03.00 - Canções com História ®

03.25 - Mundo Automóvel ®

03.30 - Roseira Brava ®

04.30 - Ajuste de Contas ®

05.30 - Zoom África®

05.40 - Ler+ Ler Melhor®

05.55 - África Sport ®

06.25 - Palácios de Portugal ®

07.00 - Repórter África ®

08.00 - Há Conversa ®

Sábado

07.00 - África 7 Dias

07.30 - Correspondentes

08.00 - Purpurina

09.00 - Consigo

09.30 - Pai à Força

10.30 - Fuga da Arte

11.00 - Manhã Informativa 

11.30 - Surf Total

12.00 - As Lições do Tonecas

12.30 - Escapadelas de Angola

13.00 - Poplusa

14.00 - Jornal das 14

15.00 - Tec@Net

15.30 - Olhar o Mundo

16.00 - Tarde Informativa

16.50 - Vida Animal em Portugal e no Mundo

17.00 - Tarde Informativa

17.50 - Mundo Automóvel

18.00 - Conta-me Como Foi 

18.55 - Grande Entrevista de África

19.25 - Mar de Letras

19.55 - Zona J

20.55 - Nós os Ricos

21.20 - Dança Comigo

23.00 - Ballet Rose 

00.00 - 24 Horas

01.00 - África 7 Dias®

01.30 - Correspondentes®

02.00 - Purpurina®

03.00 - Consigo®

03.30 - Pai à Força®

04.30 - Fuga da Arte®

05.00 - Surf Total®

06.00 - As Lições do Tonecas®

06.30 - Escapadelas de Angola®

Domingo

07.00 - Negócios em África

07.30 - Áfric@ Global

08.00 - Iniciativa 

08.10 - Vida Animal em Portugal e no Mundo

08.20 - Mundo Automóvel

08.25 - Café Central

08.30 - Nico D'Obra

09.00 - Tec@Net

09.20 - Heróis de Portugal

10.00 - Nha Terra Nha Cretcheu

11.00 - Portugueses Pelo Mundo

12.00 - Jornal do Meio-Dia

12.50 - O Seu Dinheiro

13.00 - Viva Saúde

13.30 - Corrrespondentes

14.00 - Desporto(transmissão do campeonato nacional de futsal, andebol, basquetebol, voley, hóquei em patins, ténis)

19.00 - Jornal das 19

20.00 - Especial Saúde

20.30 - Rumos

21.00 - Grande Jornal 

22.00 - Trio d' Ataque

00.00 - 24 Horas

01.00 - Nós

01.30 - Negócios em África®

02.00 - Áfric@ Global®

02.30 - Iniciativa®

02.40 - Vida Animal em Portugal e no Mundo®

02.50 - Mundo Automóvel®

02.55 - Café Central®

03.00 - Nico d' obra®

03.30 - Tec@Net®

03.50 - Heróis de Portugal®

04.30 - Nha Terra Nha Cretcheu®

05.30 - Portugueses Pelo Mundo®

05.40 - O Seu Dinheiro®

05.50 - Viva Saúde®

06.20 - Correspondentes®

06.50 - Mundo Automóvel®

Que acham desta programação para um canal alternativo da RTP?

O nome seria RTP Açores! :haha:  Parece tal e qual, só falta por Telejornal Açores e já está!  :D

Na minha opinião, seria melhor colocar em sinal aberto a RTP Informação e a RTP Memória. E não a junção das duas. Se der resultado, podia-se alargar para os restantes canais da RTP, SIC e TVI, juntando as Rádios Nacionais. Também gostaria que a RTP Madeira e RTP Açores tivessem em sinal aberto no continente. A RTP Açores na Madeira e a RTP Madeira nos Açores.

• Like 1

O nome seria RTP Açores! :haha:  Parece tal e qual, só falta por Telejornal Açores e já está!  :D

Na minha opinião, seria melhor colocar em sinal aberto a RTP Informação e a RTP Memória. E não a junção das duas. Se der resultado, podia-se alargar para os restantes canais da RTP, SIC e TVI, juntando as Rádios Nacionais. Também gostaria que a RTP Madeira e RTP Açores tivessem em sinal aberto no continente. A RTP Açores na Madeira e a RTP Madeira nos Açores.

Ou então privatizar os canais regionais pois se formos ver a programação da RTP Madeira, quase metade do dia transmite a RTP Informação.

Também sou da opinião de fundirem todas as RTP's Internacionais (não sei se sabem mas a RTP Internacional não é só uma pois muda consoante o continente). E depois de junta-las todas, podiam fundi-la com a RTP África e assim já existia um único canal internacional.

No caso das regionais se não fossem privatizadas, penso que seria preferível fundir a RTP Madeira e a RTP Açores.

Em relação à RTP Informação mais a RTP Memória na TDT sou mais apologista do que num canal descendente da RTP Informação a não se que façam algo interessante (o que na realidade duvido bastando avaliar a RTP2)

• Like 1

Ou então privatizar os canais regionais pois se formos ver a programação da RTP Madeira, quase metade do dia transmite a RTP Informação.

Também sou da opinião de fundirem todas as RTP's Internacionais (não sei se sabem mas a RTP Internacional não é só uma pois muda consoante o continente). E depois de junta-las todas, podiam fundi-la com a RTP África e assim já existia um único canal internacional.

No caso das regionais se não fossem privatizadas, penso que seria preferível fundir a RTP Madeira e a RTP Açores.

É impossível fazer o que tu dizes. É bem melhor que existam os actuais três feeds continentais da RTP Internacional, que tudo junto, de forma a ser poder programar melhor a RTP Internacional para cada território. Hoje em dia, é quase suicídio emitir um serviço internacional sem que haja clara distinção de horários para as diferentes zonas.

Fica Bem.

É impossível fazer o que tu dizes. É bem melhor que existam os actuais três feeds continentais da RTP Internacional, que tudo junto, de forma a ser poder programar melhor a RTP Internacional para cada território. Hoje em dia, é quase suicídio emitir um serviço internacional sem que haja clara distinção de horários para as diferentes zonas.

Fica Bem.

Até pode ser mas poupavam-se recursos.

Até pode ser mas poupavam-se recursos.

Já todos vimos no que é que deram as "poupanças de recursos" na RTP...

Fica Bem.

Já todos vimos no que é que deram as "poupanças de recursos" na RTP...

Fica Bem.

O meu pensamento é o seguinte: Prefiro que fecham o canal internacional do que os nacionais. Só com a publicidade e a taxa audiovisual em 2014 como é que vão aguentar tantas rádios e televisões abertas?

Fica Bem.

O Governo anunciou publicamente há dias oficialmente o novo Contrato de Concessão do Serviço Público de rádio e televisão.

Foi confirmada a mudança da RTP Informação para um canal de informação com forte componente regional (semelhante à programação da RTP Açores/Madeira) e a sua entrada na Televisão Digital Terrestre em sinal aberto.

Para além disso são previstos mais 4 novos canais públicos : uma "RTP ZigZag" com programação infantil, o regresso do projecto "RTP Música", um canal de conhecimento e educação e outro para a sociedade civil. A RTP2 irá ser mudada para um formato exclusivamente de canal cultural. Nada foi dito sobre o futuro da RTP Memória.

Grandes mudanças que se prevêm para a RTP, e ao menos desta vez não se fala em privatizações! :P

http://www.publico.pt/politica/noticia/rtp-vai-criar-quatro-canais-e-muda-sede-dos-internacionais-para-o-porto-1608545

(peço desculpa se a notícia existe no site, não a encontrei)

• Like 1

Segundo consta com o que vai saindo aos poucos é que a rtp memória irá manter-se no cabo ou deixar de existir... acredito que seja a primeira hipótese porque o canal é bastante rentável no cabo e sinceramente não vejo a utilidade disto na tdt... ah e tal é paga pelos contribuintes todos devem ter o canal... não acho, a rtp pode perfeitamente ter alguns canais noutras plataformas que permitam ajudar a financiar o grupo. O Canal de socidade civil também parece que será somente do cabo.

Os restantes três canais, musica, juvenil e educativo não deverão aparecer tão cedo ficam como projectos futuros quando for entendido que há capacidade do mercado e da estação de os produzir.

a rtp2 e a rtp informação terão de ser remodelados até março para começarem a emitir nos moldes propostos não irão ter publicidade somente a institucional. 

Edited by pickles

Segundo consta com o que vai saindo aos poucos é que a rtp memória irá manter-se no cabo ou deixar de existir... acredito que seja a primeira hipótese porque o canal é bastante rentável no cabo e sinceramente não vejo a utilidade disto na tdt... ah e tal é paga pelos contribuintes todos devem ter o canal... não acho, a rtp pode perfeitamente ter alguns canais noutras plataformas que permitam ajudar a financiar o grupo. O Canal de socidade civil também parece que será somente do cabo.

Os restantes três canais, musica, juvenil e educativo não deverão aparecer tão cedo ficam como projectos futuros quando for entendido que há capacidade do mercado e da estação de os produzir.

a rtp2 e a rtp informação terão de ser remodelados até março para começarem a emitir nos moldes propostos não irão ter publicidade somente a institucional. 

Canal de Sociedade Civil? Nunca ouvi falar.

Canal de Sociedade Civil? Nunca ouvi falar.

Sim os quatro canais falados nas várias noticias são : música, infanto/juvenil, educação e sociedade civil... que entretanto foi anunciado como sendo apenas para criar no cabo.

RTP poderá lançar quatro novos canais

http://www.atelevisao.com/rtp/rtp-podera-lancar-quatro-novos-canais/

Estão a ver o que é programação para 4 novos canais durante 24h? E pelo que percebi é quase tudo com conteúdos produzidos cá. Ou seja, implica bastantes gastos que certamente não serão cobertos apenas pelo financiamento das operadoras de TV. E lá está, as taxas audiovisuais vão aumentar como já foi anunciado. O que se vai concluir passados uns anos é que devido às audiências residuais, não faz sentido continuar com os mesmos. Enfim, a única coisa positiva é a manutenção ou aumento do emprego nesta área, mesmo assim não deixa de ser estranho uma medida destas no meio de tantos cortes...

Edited by João
  • Like 1