Jump to content

Resolução de Imagem em Portugal


Hashtag

Posts Recomendados

Boas, pessoal.

Criei este tópico para que possamos discutir as questões relacionadas com o formato de imagem (4:3 e 16:9) em Portugal.

O que acham deste formato? Acham que a SIC e TVI, à semelhança da RTP, deviam adotar a transmissão em 16:9?

Aqui podemos também desfazer alguns mitos, como o de que o 16:9 distorce a imagem. Vá, digam de vossa justiça :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 2,1k
  • Criado
  • Última Resposta

A ficção das generalistas já é filmada em 16:9 (Tirando as novelas que estão em repetição) os talkshows pelo que sei a maioria já é com câmaras com possível troca para o 16:9 acho que só ia ser um problema para a informação como acontece na RTP1 que continua em 4:3 :S

 

Aqui está a explicação dos 2 formatos num LCD

 

181049_254640634644624_1639959352_n.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebo uma coisa... o 16:6 não deixa riscas pretas na televisão? Isso é bom? o:

 

Nope, se o produto é filmado em 16:9 e emitido em 16:9 e visto numa TV 16:9: isto é a situação ideal, porque fica em ecrã cheio e a imagem fica perfeita, que é o que acontece na RTP1 e 2 hoje em dia com quem tem LCD ou outras TV 16:9.

O que acontece com alguns canais ainda é que filmam 16:9, mas depois emitem em 4:3 e perde-se imagem dos lados que foi filmada ou então fica com barras.

 

Para esclarecer, o 16:9 não fica com aquelas barras se o que disse acima se verificar, ou seja, quando o produto é filmado em 16:9, emitido em 16:9 e visto numa TV 16:9.

 

Tinha posto aqui um exemplo, mas entretanto vi o que o Cláudio pôs, e é precisamente isso que acontece!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TV normal

Ah então está explicado porque tens as barras pretas, mas quem tem LCD o formato 16:9 preenche a TV toda, a cabo neste momento está 80% em 16:9, por isso na minha opinião não deve faltar muito para as duas generalistas que faltam ir pelo mesmo caminho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem tem TVs velhas em princípio tem TDT, e dependendo do aparelho há sempre a hipótese de esticar a imagem na vertical (o que me parece ainda pior), ou de fazer zoom 4:3 (cortando as partes laterais da imagem). 

 

Não acho que isso tenha a ver uma coisa com a outra. Ter tv's normais não significa ter TDT;

 

Pelo menos sei que nas boxes da MEO, há opção de escolher como é emitida a imagem. E existindo supostamente também essa opção em TDT'S, porque raios a SIC e a TVI estão a demorar tanto nesta decisão?

Quem tem TVs velhas em princípio tem TDT, e dependendo do aparelho há sempre a hipótese de esticar a imagem na vertical (o que me parece ainda pior), ou de fazer zoom 4:3 (cortando as partes laterais da imagem). 

 

Não acho que isso tenha a ver uma coisa com a outra. Ter tv's normais não significa ter TDT;

 

Pelo menos sei que nas boxes da MEO, há opção de escolher como é emitida a imagem. E existindo supostamente também essa opção em TDT'S, porque raios a SIC e a TVI estão a demorar tanto nesta decisão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acham que a SIC e TVI, à semelhança da RTP, deviam adotar a transmissão em 16:9?

 

A SIC e a TVI deviam adoptar o 16:9, e urgentemente. 

A SIC e a TVI são hoje em dia os ÚNICOS generalistas pela Europa ainda a emitir regularmente em 4:3, e nem estou a exagerar. Até já há canais generalistas africanos em 16:9...

 

Se os outros países já fizeram a migração sem problemas, porque haverá de ser diferente em Portugal?

Em 2013 não é normal ver imagens captadas em 16:9 HD cortadas para que a imagem cabe no quadradinho do 4:3. Emitir um programa sem cortes nem esticanços, não é pedir demais acho eu. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas para quem tem TV's 16:9 e vê barras é porque tem a TV mal configurada. Por exemplo, no caso de serem clientes Meo (na Zon não sei se acontece o mesmo), devem ter um cabo HDMI que os técnicos vos entregaram na instalação (eu tenho, eles deram e na altura ainda não tinha TV plana). Liguem esse cabo da TV à box (isto permite que vejam os canais HD). Nas configurações da box (com o comando MEO), é ir a opções de ecrã e escolher uma das outras que não o 4:3.



Ah, e para quem tem CRT's, sempre podem fazer pan&scan em canais 16:9, assim n vêm as barras, mas poderão ficar com elementos cortados já que nem todas as estações emitem em 4:3 safe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uns familiares com TV antiga, 4:3, e a emissão da RTP não fica com barras em cima e em baixo, fica esticado, tipo o que acontece com a 4:3 quando é esticada para 16:9, so que ao contrario, ou seja, a imagem estica na vertical : ja na minha tv tambem nao se ve barras na RTP1 nem na 2, se calhar depende do operador, não sei. Por exemplo, esses mesmos familiares meus antes tinham TDT e aparecia a RTP com barras, agora puseram canais por cabo e a imagem da RTP estica, não fica com barras, e não é muito agradável porque fica distorcido, acho que assim é preferivel ver com barras do que sem elas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado e encontra-se bloqueado a novas respostas. Se queres comentar algo sobre este tópico, pede a um moderador ou administrador que o retire do arquivo.

×
×
  • Criar Novo...