Jump to content

Recommended Posts

• Replies 2.1k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Eu ri-me com estas!  Se há não regras que tal começarem a emitir assim?: Hidden Content Sign in or sign up to see the hidden content. ou assim: Hidden Content Sign in or sign up to see the hidden content. ou até assim? Hidden Content 20e09c8005134f8df

A TVI está a fazer uma bela cagada com o Jornal da Uma. Já a SIC está fazer um trabalho perfeito e com grafismos novos e modernos e refrescantes. Muitos parabéns à SIC, agora alguém da SIC que tenha misericórdia e que ensine à TVI como se faz!

A TVI24 pôs as imagens de estúdio em 16:9 e espetou com os oráculos em 4:3. Continuo a dizer que o maior problema da TVI são aqueles "profissionais" técnicos. Devem perceber tanto de uma mesa de corte como eu  Hidden Content Sign in or sign up to see the hidden content. /emoticons/ATV_lol.gif">

Alguém faz ideia porque razão o Porto Canal não emite um único programa em 16:9?

Bem que podiam começar a emitir tudo o que não fosse notícias em 16:9, tal como a RTP faz.

• Like 2

Explicaste tudo muito bem excepto o que coloquei a negrito.

No primeiro caso eles não "cortam totalmente", eles simplesmente reduzem a imagem de forma a que um rectângulo caiba dentro de um quadrado, daí que ficam zonas sem imagem ou seja as barras pretas. Quem tem MEO nessa situação pode facilmente fazer zoom à imagem para Zoom 3 ficando a imagem praticamente em 16:9. Mas também é possível fazer zoom no televisor.

No segundo caso eles não esticam a imagem mas sim o teu operador é que faz isso. Eles transmitem com a imagem cortada para 4:3 (o pan&scan que disseste)

ERA mesmo isso que queria dizer, NEK, obrigado pela correção.

Alguém faz ideia porque razão o Porto Canal não emite um único programa em 16:9?

Bem que podiam começar a emitir tudo o que não fosse notícias em 16:9, tal como a RTP faz.

Eles já tinham um plano para um simulcast HD e tudo, mas com a mudança de direcção (chegada do "Juca" Magalhães e etc.) parece que isso foi posto de parte. Aliás, com a mudança de direcção veio a mudança de grafismo, e basta comparar o actual com o antigo para se ver que o antigo era 100 vezes melhor que o actual (que pelo que vi não tem nada a ver com o Porto ou com o Norte como os antigos).

Fiquem Bem.

Eles já tinham um plano para um simulcast HD e tudo, mas com a mudança de direcção (chegada do "Juca" Magalhães e etc.) parece que isso foi posto de parte. Aliás, com a mudança de direcção veio a mudança de grafismo, e basta comparar o actual com o antigo para se ver que o antigo era 100 vezes melhor que o actual (que pelo que vi não tem nada a ver com o Porto ou com o Norte como os antigos).

Fiquem Bem.

Alguém devia de lhes colocar a questão do 16:9 novamente mostrando o desejo e os benefícios do mesmo para ver o que diziam.

Entretanto coloquei a box do MEO em "Normal" em vez de "Esticado". Neste momento prefiro ver com as barras pretas laterais e ver as pessoas como realmente são em vez da imagem deformada.

• Like 1

Hoje o Rising Star está a dar em 16:9?

Hidden Content

Sign in or sign up to see the hidden content.
/emoticons/ATV_blink.png">

Infelizmente não mas porque disseste isso?

a imagem parecia, estava com barras

É precisamente o oposto. O 16:9 não tem barras. Normalmente quando tem barras está sempre em 4:3, salvo algumas excepções.

• Like 2

É precisamente o oposto. O 16:9 não tem barras. Normalmente quando tem barras está sempre em 4:3, salvo algumas excepções.

não é isso. se vires a imagem sem esticar na televisão, fica em formato de retângulo (como o 16:9) e não em formato de quadrado (como os outros programas todos que passam em 4:3)

não é isso. se vires a imagem sem esticar na televisão, fica em formato de retângulo (como o 16:9) e não em formato de quadrado (como os outros programas todos que passam em 4:3)

Porque eles fizeram um letterbox 14:9 para caber no 4:3.

Aquilo não passa de um conteúdo filmado em 16:9 e adaptado para uma transmissão de 4:3.

• Like 1

Porque eles fizeram um letterbox 14:9 para caber no 4:3.

Aquilo não passa de um conteúdo filmado em 16:9 e adaptado para uma transmissão de 4:3.

Há então chama-se "letterbox 14:9" x) como sei que no +TVI da em 16:9 eu bem me parecia que aquilo ontem era diferente do habitual 4:3

Hidden Content

/emoticons/ATV_blum.gif">

• Like 1

Há então chama-se "letterbox 14:9" x) como sei que no +TVI da em 16:9 eu bem me parecia que aquilo ontem era diferente do habitual 4:3

Hidden Content

/emoticons/ATV_blum.gif">

Quando vês aquelas barras finas está em letterbox 14:9 (pois cortam um pouco a imagem nas laterais). Quando as barras são mais grossas é porque está em letterbox 16:9 (neste caso só reduziram a imagem, não a cortaram).

• Like 1

Quando vês aquelas barras finas está em letterbox 14:9 (pois cortam um pouco a imagem nas laterais). Quando as barras são mais grossas é porque está em letterbox 16:9 (neste caso só reduziram a imagem, não a cortaram).

ainda não domino bem estes termos, mas acho que com esta tua explicação e com o exemplo prático de ontem, já entendi melhor

Hidden Content

/emoticons/ATV_biggrin.png">

• Like 1

Está a dar a Tourada em 16:9 na RTP 1 mas a qualidade de imagem está fraca, pelo menos visto no MEO. Serão câmeras mais antigas?

Não aprecio tourada mas achei a questão da imagem interessante para comentar.

Edited by NEK
  • Like 1

A versão SD do Travel Channel começou finalmente a emitir em 16:9 mas ainda não está sinalizado neste formato, pelo menos no MEO.

Porque é que a SIC Radical emite o Lago dos Tubarões em 16:9 anamórfico?

Pior que isso foi ontem um episódio do Querido na SIC Mulher (daqueles com barras brancas) esticado para 16:9.

Porque é que a SIC Radical emite o Lago dos Tubarões em 16:9 anamórfico?

Deve ter sido falha no flag. Há uns tempos vi um episódio de Breaking Bad (não sei porque raio dava em 4:3) "esticado" para 16:9 o episódio todo.

Deve ter sido falha no flag. Há uns tempos vi um episódio de Breaking Bad (não sei porque raio dava em 4:3) "esticado" para 16:9 o episódio todo.

E o Travel Channel continua também com a flag errada, pelo menos no MEO.

Está a dar um filme na CMTV que não me parece que seja em 16:9 mas sim num rácio superior encolhido para 16:9. Até já coloquei a hipótese de ser em 21:9 mas ao mesmo tempo parece-me algo entre o 16:9 e o 21:9 com zoom à mistura.

O Panda e o Biggs preferem andar com barras e nas publicidades personaliza-las com cores em vez de emitirem em 16:9...

Há coisas que me custa compreender. Será que em Espanha o Panda ainda emite em 4:3?