Jump to content

Religião


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

Não, caro Ricardo, eu vejo-me primeiro como pessoa, porque é aquilo me diferencia dos outros. E sim, eu sei que somos animais, mas exactamente por sermos racionais, não consegues prever aquilo que te vou escrever agora e, por isso, quando o lês, primeiro pensas em mim como pessoa e em como aquilo te pode afectar positiva ou negativamente e só depois, hipoteticamente (eu não o faço) é que dizes: ele é um animal, um mero ser vivo. Mas enfim, eu já expus e muito o meu ponto de vista. E mais uma vez reforço que é a minha opinião apenas.

 

Achas-te assim tão diferente? Quantos milhares de pessoas não são rapazes/raparigas (o que quer que tu sejas) e são boa gente? Simpáticos? Altruístas? Ou o que quer que te consideres ser? És diferente enquanto animal, enquanto pessoa, em por isso.

Não há quaisquer tipo de provas materiais acerca da existência de algo que se chama alma.

 

E quando a Ciência erra, a Ciência admite e vai à procura de novas respostas para o problemas que se põem. Quando a Religião erra (que é, digamos, sempre), ela não admite, pois é construída sobre uns conjunto de verdades absolutas que não podem ser questionadas, segundo a mesma.

É também graças à religião que tivemos maior parte dos grandes conflitos que se vê na nossa história, e que ainda podemos ver hoje em dia a nível mundial (invasões muçulmanas do espaço mediterrânico na Europa, Reconquista, genocídios em larga escala, terrorismo, conflitos étnicos perpetuados por grupos religiosos). A pessoas que falam bem da religião não têm a noção do quão culpada ela é por ter dizimado gerações de seres humanos, tudo em nome de um senhor não-existente que é melhor que o senhor não-existente da outra religião.

 

Fiquem Bem.

 

Disseste tudo. :cool:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achas-te assim tão diferente? Quantos milhares de pessoas não são rapazes/raparigas (o que quer que tu sejas) e são boa gente? Simpáticos? Altruístas? Ou o que quer que te consideres ser? És diferente enquanto animal, enquanto pessoa, em por isso.

 

Respondo com um simples SIM. Sou diferente, posso ter N sósias no mundo, não me consegues representar na totalidade. E mais uma vez discordo, como animais, somos todos iguais, máquinas biológicas, enquanto pessoas, somos todos diferentes. Graças a Deus (expressão muito usada...interpreta como quiseres não me vou dar ao trabalho.)

 

E mais uma coisa,

 

 

 

Ou sim: Desgaste celular. O teu ADN vai-se reduzindo ao longo do tempo (daí envelheceres) até um ponto em que não é mais útil e não consegues produzir células novas. Morres porque o teu corpo já deu o que tinha a dar. E é por isto que todos os seres vivos morrem. :)

 

Quer dizer, não vais andar com um carro que não tem travões nem volante, pois não?

 

É a última resposta que te dou. Isto para mim magoa-me, ver como se pode tratar uma pessoa como uma mera máquina com mais ou menos defeitos. Espero sinceramente que não tenhas tido familiares próximos de ti que tenham partido nas situações mais insólitas como eu tive, mas se o tivesses, acho que pensarias 2 vezes antes de escrever tamanha barbaridade. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há quaisquer tipo de provas materiais acerca da existência de algo que se chama alma.

 

E quando a Ciência erra, a Ciência admite e vai à procura de novas respostas para o problemas que se põem. Quando a Religião erra (que é, digamos, sempre), ela não admite, pois é construída sobre uns conjunto de verdades absolutas que não podem ser questionadas, segundo a mesma.

É também graças à religião que tivemos maior parte dos grandes conflitos que se vê na nossa história, e que ainda podemos ver hoje em dia a nível mundial (invasões muçulmanas do espaço mediterrânico na Europa, Reconquista, genocídios em larga escala, terrorismo, conflitos étnicos perpetuados por grupos religiosos). A pessoas que falam bem da religião não têm a noção do quão culpada ela é por ter dizimado gerações de seres humanos, tudo em nome de um senhor não-existente que é melhor que o senhor não-existente da outra religião.

 

Fiquem Bem.

 

Sim, foi graças à religião. Mas, não foi a mensagem original de Jesus Cristo que fez com que isso acontecesse. Foi a ignorância, a arrogância do ser humano, quer sejam papas ou religiosos ou ateus, que fez as guerras. 

Editado por Ana Maria Peres
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vocês esquecem que a Igreja (todas as religiões) foram criadas pelo Homem, tudo o que acontece de mal como o JDaman enunciou ((invasões muçulmanas do espaço mediterrânico na Europa, Reconquista, genocídios em larga escala, terrorismo) é fruto da ganancia/egoismo do ser humano. Nada disso pode ser argumento de uma pessoa que não acredita em alguém superior a todos nós.

 

Em relação à biblia, muito do que está lá deve ser entendido como metáforas como a história de Adão + Eva + fruto proibido. Há que ter inteligência para entender tal coisa. 

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondo com um simples SIM. Sou diferente, posso ter N sósias no mundo, não me consegues representar na totalidade. E mais uma vez discordo, como animais, somos todos iguais, máquinas biológicas, enquanto pessoas, somos todos diferentes. Graças a Deus (expressão muito usada...interpreta como quiseres não me vou dar ao trabalho.)

 

E mais uma coisa,

 

 

 

 

É a última resposta que te dou. Isto para mim magoa-me, ver como se pode tratar uma pessoa como uma mera máquina com mais ou menos defeitos. Espero sinceramente que não tenhas tido familiares próximos de ti que tenham partido nas situações mais insólitas como eu tive, mas se o tivesses, acho que pensarias 2 vezes antes de escrever tamanha barbaridade. 

 

Rapaz, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Aprende a pensar um bocado e a dividir as coisas. És um agregado de células, sim. Mas isso não quer dizer que sejas uma merda que deve ser deitada fora ou o carago. LOL. Que mania das pessoas de quererem viver num mundo de fadas.

Vocês esquecem que a Igreja (todas as religiões) foram criadas pelo Homem, tudo o que acontece de mal como o JDaman enunciou ((invasões muçulmanas do espaço mediterrânico na Europa, Reconquista, genocídios em larga escala, terrorismo) é fruto da ganancia/egoismo do ser humano. Nada disso pode ser argumento de uma pessoa que não acredita em alguém superior a todos nós.

 

Não pode porquê? É um facto. Toda a gente tem acesso a eles. E contra factos, não há argumentos. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas todos nós sofremos, temos as nossas recaídas, vemos pessoas partirem, isso faz parte da nossa vida. Se ele existisse (e até pode existir, ninguém nos garante que não nem que sim) seria tudo de igual forma, pois todos temos o nosso tempo, o nosso destino marcado. Porque é que essas pessoas, que nós gostamos tanto, morrem? Porque o seu tempo chegou ao fim, e nós temos de nos manter firmes, aguentar... Não podemos culpabilizar Deus pela morte de alguém querido, não faz sentido. Há quem se refugie nele nestas alturas, outros deixam de acreditar, pensam "Porquê?". Mas se reparares bem, seja uma pessoa ateu, cristão, muçulmano, cientista, ninguém ainda sabe porque é que temos de morrer. Enquanto escrevo isto alguém está a morrer por aí algures, e se todos pensássemos dessa forma, a religião não faria sentido, pois todos sabemos que os nossos familiares/amigos e até nós mesmos não ficamos aqui para sempre...

 

 

Depende, ha religioes que defendem a reencarnaçao... desse modo ninguem morre.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos a essas vossas provas concretas.. 

 

Temos o caso dos 3 Pastores... Que testemunharam, VIRAM a Virgem Maria...

 

Já quanto ao Big Bang, à Pangeia ninguém viu...

Nunca vi maior engodo, essa aparição dos tres pastorinhos. ahahahah a sério, isso é uma forma encontrada pela igreja para fazer render fátima, e pelos vistos resultou, depois da apariçao de fátima, as pessoas começaram a  ver aparições em todo o lado, e a igreja teve de dizer que só a aparição de fátima era  a única verdadeira, de forma a que fátima concentre o dinheiro todo lá, a teoria da deriva dos continentes está masi que provada, tens a prova do encaixe dos continentes, dos fosseis iguais encontrados em continentes diferentes!

Editado por Faded
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há quaisquer tipo de provas materiais acerca da existência de algo que se chama alma.

 

E quando a Ciência erra, a Ciência admite e vai à procura de novas respostas para o problemas que se põem. Quando a Religião erra (que é, digamos, sempre), ela não admite, pois é construída sobre uns conjunto de verdades absolutas que não podem ser questionadas, segundo a mesma.

É também graças à religião que tivemos maior parte dos grandes conflitos que se vê na nossa história, e que ainda podemos ver hoje em dia a nível mundial (invasões muçulmanas do espaço mediterrânico na Europa, Reconquista, genocídios em larga escala, terrorismo, conflitos étnicos perpetuados por grupos religiosos). A pessoas que falam bem da religião não têm a noção do quão culpada ela é por ter dizimado gerações de seres humanos, tudo em nome de um senhor não-existente que é melhor que o senhor não-existente da outra religião.

 

Fiquem Bem.

 

Pensa também na quantidade de pessoas que já morreram às mãos da Ciência...

 

Eu concordo contigo, mas temos de ter os pés na terra. Vocês olham para 1 dos lados da religião, que é verdadeiro, mas depois não olham para o outro lado. Eu outrora, pensava como vocês...mas a experiência de vida fez-me mudar. E por mudar, não digo mudar no sentido de praticar uma religião e seguir à risca os seus mandamentos, coisa que não faço, mas ter a capacidade de acreditar, de ajudar o próximo, de ser boa pessoa...e isso tudo, a meu ver, vem do ensinamento dos nossos pais, que por sua vez dos nossos avós e etc etc, tudo sempre baseado na nossa cultura, que teve um marco ao  longo dos séculos que foi a religião. Acho que podemos ser um bocadinho melhores no mundo, se pensarmos também nas coisas boas que a Religião nos traz. E por religião, já desde os tempos primordiais onde se veneravam Deuses da Caça e etc etc...eles, existindo ou não, acabaram por definir o crescimento do ser humano, para o bem e para o mal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algumas das principais orações da Igreja Católica

 

 

 

Avé-Maria

 

Avé-Maria cheia de Graça

O Senhor é convosco

Bendita sois vós entre as mulheres

E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

 

Santa Maria mãe de Deus

Rogai por nós pecadores

Agora e na hora da nossa morte, Amén.

 

Pai Nosso

 

 

Pai Nosso que estais nos céus

Santificado seja o vosso Nome

Venha a nós o vosso Reino

E seja feita a vossa Vontade assim na Terra como no céu.

O Pão nosso de cada dia nos dai hoje,

Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

E não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amen

 

Glória ao Pai

 

 

 

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo

 

Como era no princípio agora e sempre, Amén.

 

Salve Rainha

 

 

 

Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida doçura, esperança nossa, salve

A vós os degradados filhos de Eva,

A vós suspirando, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas

Eia pois advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei

E depois deste desterro nos mostrais Jesus

O bendito fruto do vosso ventre

Ó clemente, ó piedosa, ó doce virgem Maria

Rogai por nós santa mãe de Deus

Para que sejamos sempre dignos das promessas de Cristo, Amén

 

Consagração a Nossa Senhora

 

 

 

Ó senhora minha, ó minha boa mãe

Eu me ofereço todo a vós.

E em prova da minha devoção para convosco

Vos consagro neste dia e para sempre

Os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração

Inteiramente todo o meu ser.

E porque assim sou vossa

Ó minha boa e incomparável mãe

Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa

Lembrai-vos que vos pertenço, terna mãe, senhora nossa

Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

 

Credo 

 

Creio em um só Deus,

Pai todo-poderoso,

Criador do céu e da terra

De todas as coisas visíveis e invisíveis.

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,

Filho Unigénito de Deus,

nascido do Pai antes de todos os séculos:

Deus de Deus, Luz da Luz,

Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;

Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

Por Ele todas as coisas foram feitas.

E por nós, homens, e para nossa salvação

desceu dos céus

E encarnou pelo Espírito Santo,

no seio da Virgem Maria.

e Se fez homem.

Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;

padeceu e foi sepultado.

Ressuscitou ao terceiro dia,

conforme as Escrituras; 

e subiu aos céus,

onde está sentado à direita do Pai.

De novo há-de vir em sua glória,

para julgar os vivos e os mortos;

e o seu reino não terá fim.

Creio no Espírito Santo.

Senhor que dá a vida,

e procede do Pai e do Filho;

e com o Pai e o Filho

é adorado e glorificado:

Ele que falou pelos Profetas.

Creio na Igreja una, santa,

católica e apostólica.

Professo um só baptismo

Para remissão dos pecados.

E espero a ressurreição dos mortos,

e vida do mundo que há-de vir. Amen.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rapaz, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Aprende a pensar um bocado e a dividir as coisas. És um agregado de células, sim. Mas isso não quer dizer que sejas uma merda que deve ser deitada fora ou o carago. LOL. Que mania das pessoas de quererem viver num mundo de fadas.

 

Não pode porquê? É um facto. Toda a gente tem acesso a eles. E contra factos, não há argumentos. 

Então vais me dizer que a culpa das guerras, genocídios, terrorismo que decorreram na nossa história é por culpa de Deus? Sabes que existe o "livre-arbítrio" que foi dado por Deus ao ser humano, aliás isso é de conhecimento geral. Nós somos livres de fazer as nossas escolhas, temos é que arcar com as consequências depois. 

Isso sim é um facto e contra factos, não há argumentos. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou sim: Desgaste celular. O teu ADN vai-se reduzindo ao longo do tempo (daí envelheceres) até um ponto em que não é mais útil e não consegues produzir células novas. Morres porque o teu corpo já deu o que tinha a dar. E é por isto que todos os seres vivos morrem. :)

 

Quer dizer, não vais andar com um carro que não tem travões nem volante, pois não?

 

Não me estava a referir ao sentido físico. Era mais no sentido de porque é que alguém tem de morrer naquela altura, porque é nada pode ser feito para que uma vida humana dure mais tempo. ;)

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensa também na quantidade de pessoas que já morreram às mãos da Ciência...

 

Eu concordo contigo, mas temos de ter os pés na terra. Vocês olham para 1 dos lados da religião, que é verdadeiro, mas depois não olham para o outro lado. Eu outrora, pensava como vocês...mas a experiência de vida fez-me mudar. E por mudar, não digo mudar no sentido de praticar uma religião e seguir à risca os seus mandamentos, coisa que não faço, mas ter a capacidade de acreditar, de ajudar o próximo, de ser boa pessoa...e isso tudo, a meu ver, vem do ensinamento dos nossos pais, que por sua vez dos nossos avós e etc etc, tudo sempre baseado na nossa cultura, que teve um marco ao  longo dos séculos que foi a religião. Acho que podemos ser um bocadinho melhores no mundo, se pensarmos também nas coisas boas que a Religião nos traz. E por religião, já desde os tempos primordiais onde se veneravam Deuses da Caça e etc etc...eles, existindo ou não, acabaram por definir o crescimento do ser humano, para o bem e para o mal.

 

Mas então pensa... há mais de 4000 religiões neste mundo, e tu só acreditas numa. Isso faz de ti mais de 99% ateu. Enfim.

E se desprezas os outros deuses, porque acreditas no teu? porque é que o teu é que tem que ser o verdadeiro?

e queres mesmo comparar os MILHÕES, senão mais, de mortes à custa da religião? Uma coisa: Moisés, Egipto. Quantos egípcios morreram à custa disso, supostamente?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não há quaisquer tipo de provas materiais acerca da existência de algo que se chama alma.

 

E quando a Ciência erra, a Ciência admite e vai à procura de novas respostas para o problemas que se põem. Quando a Religião erra (que é, digamos, sempre), ela não admite, pois é construída sobre uns conjunto de verdades absolutas que não podem ser questionadas, segundo a mesma.

É também graças à religião que tivemos maior parte dos grandes conflitos que se vê na nossa história, e que ainda podemos ver hoje em dia a nível mundial (invasões muçulmanas do espaço mediterrânico na Europa, Reconquista, genocídios em larga escala, terrorismo, conflitos étnicos perpetuados por grupos religiosos). A pessoas que falam bem da religião não têm a noção do quão culpada ela é por ter dizimado gerações de seres humanos, tudo em nome de um senhor não-existente que é melhor que o senhor não-existente da outra religião.

 

Fiquem Bem.

Essa é a melhor! Então a ciencia explica o facto de um corpo ser animado e depois de Morto não? Alguma coisa teve que "sair"

 

E eu contra mim falo, pois estudo Biologia, mas a Ciência não explica a origem da existência, não passam de teorias, com cálculos que pouco ou nada acrescentam... 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Algumas das principais orações da Igreja Católica

 

 

 

Avé-Maria

 

Avé-Maria cheia de Graça

O Senhor é convosco

Bendita sois vós entre as mulheres

E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.

 

Santa Maria mãe de Deus

Rogai por nós pecadores

Agora e na hora da nossa morte, Amén.

 

Pai Nosso

 

 

Pai Nosso que estais nos céus

Santificado seja o vosso Nome

Venha a nós o vosso Reino

E seja feita a vossa Vontade assim na Terra como no céu.

O Pão nosso de cada dia nos dai hoje,

Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

E não nos deixeis cair em tentação mas livrai-nos do mal. Amen

 

Glória ao Pai

 

 

 

Glória ao Pai ao Filho e ao Espírito Santo

 

Como era no princípio agora e sempre, Amén.

 

Salve Rainha

 

 

 

Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida doçura, esperança nossa, salve

A vós os degradados filhos de Eva,

A vós suspirando, gemendo e chorando, neste vale de lágrimas

Eia pois advogada nossa esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei

E depois deste desterro nos mostrais Jesus

O bendito fruto do vosso ventre

Ó clemente, ó piedosa, ó doce virgem Maria

Rogai por nós santa mãe de Deus

Para que sejamos sempre dignos das promessas de Cristo, Amén

 

Consagração a Nossa Senhora

 

 

 

Ó senhora minha, ó minha boa mãe

Eu me ofereço todo a vós.

E em prova da minha devoção para convosco

Vos consagro neste dia e para sempre

Os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração

Inteiramente todo o meu ser.

E porque assim sou vossa

Ó minha boa e incomparável mãe

Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa

Lembrai-vos que vos pertenço, terna mãe, senhora nossa

Guardai-me e defendei-me como coisa própria vossa.

 

Credo 

 

Creio em um só Deus,

Pai todo-poderoso,

Criador do céu e da terra

De todas as coisas visíveis e invisíveis.

Creio em um só Senhor, Jesus Cristo,

Filho Unigénito de Deus,

nascido do Pai antes de todos os séculos:

Deus de Deus, Luz da Luz,

Deus verdadeiro de Deus verdadeiro;

Gerado, não criado, consubstancial ao Pai.

Por Ele todas as coisas foram feitas.

E por nós, homens, e para nossa salvação

desceu dos céus

E encarnou pelo Espírito Santo,

no seio da Virgem Maria.

e Se fez homem.

Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos;

padeceu e foi sepultado.

Ressuscitou ao terceiro dia,

conforme as Escrituras; 

e subiu aos céus,

onde está sentado à direita do Pai.

De novo há-de vir em sua glória,

para julgar os vivos e os mortos;

e o seu reino não terá fim.

Creio no Espírito Santo.

Senhor que dá a vida,

e procede do Pai e do Filho;

e com o Pai e o Filho

é adorado e glorificado:

Ele que falou pelos Profetas.

Creio na Igreja una, santa,

católica e apostólica.

Professo um só baptismo

Para remissão dos pecados.

E espero a ressurreição dos mortos,

e vida do mundo que há-de vir. Amen.

 

Essas orações são tão deprimentes!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vais me dizer que a culpa das guerras, genocídios, terrorismo que decorreram na nossa história é por culpa de Deus? Sabes que existe o "livre-arbítrio" que foi dado por Deus ao ser humano, aliás isso é de conhecimento geral. Nós somos livres de fazer as nossas escolhas, temos é que arcar com as consequências depois. 

Isso sim é um facto e contra factos, não há argumentos. 

 

Livre arbítrio condicionado por deus, porque ele tem um plano para todos. Incoerência!

 

 

 

Não me estava a referir ao sentido físico. Era mais no sentido de porque é que alguém tem de morrer naquela altura, porque é nada pode ser feito para que uma vida humana dure mais tempo. ;)

 

Está a ser feito e chama-se Ciência, meu caro. As pessoas dantes com 30 anos eram velhas. Agora, és velho aos 70 e tal. Porquê? A ciência evoluiu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende, ha religioes que defendem a reencarnaçao... desse modo ninguem morre.

 

No caso da religião Hindu, sim, teoricamente, "ninguém morre", mas até mesmo para a religião Hindu, ver partir uma pessoa que gostamos não deixa de ser algo doloroso.

 

 

Respeito a tua opinião, mas o meu modo de pensar é contraditório ao teu.

 

Eu compreendo-te e entedo aquilo que queres dizer, mas tens de pensar que não é Deus que impede as pessoas de morrer (isto, na minha maneira de pensar) e que não o podes culpar daquilo que te acontece de mau. :)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa é a melhor! Então a ciencia explica o facto de um corpo ser animado e depois de Morto não? Alguma coisa teve que "sair"

 

E eu contra mim falo, pois estudo Biologia, mas a Ciência não explica a origem da existência, não passam de teorias, com cálculos que pouco ou nada acrescentam...

 

Sim, EXPLICA! É não-animado porque o teu cérebro (que controla o corpo) morre, deixas de ter oxigénio e as tuas células morrem todas. Por amor. -.-

 

Explica sim, e está mais que explicado! neo-darwinismo, rapaz. Devias saber isso. Ainda para mais, como disse, as teorias têm fundamento. A Criação é uma hipótese sem fundamentos nenhuns. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No caso da religião Hindu, sim, teoricamente, "ninguém morre", mas até mesmo para a religião Hindu, ver partir uma pessoa que gostamos não deixa de ser algo doloroso.

 

 

Sim, claro que e doloroso, mas se acreditares que acabarao por se encontrarem de novo, e muito mais reconfortante nao e?

 

E nao e so a religiao Hindu que acredita na reencarnação, o Espiritismo tambem...

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...