Jump to content

Religião


Ana Maria Peres

Posts Recomendados

há 6 horas, JoanaSantos disse:

Sou só eu que não entende o protocolo do Vaticano - mulheres irem de preto e com a cabeça coberta - ? Não digo para irem como se fossem para uma discoteca, mas uma camisa/blazer/calças ou saia mais clássicas davam um ar respeitável.

Também não entendo, aliás eu nem sabia disso, só soube agora por causa da primeira-dama dos EUA. Mas pelo que vi a ex-primeira-dama, Michelle Obama, também se vestiu assim quando lá foi há uns anos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que horror:negative:

Passando a outro tema - Faz sentido que um estado laico (como o Português) dê apoios para a construção de uma nova mesquita em Lisboa ou isente as religiões de pagarem impostos (IMI, etc...), tal como acontece com a Igreja Católica (devido à concordata - https://pt.wikipedia.org/wiki/Concordata_entre_a_Santa_Sé_e_Portugal_de_2004 )?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, JoanaSantos disse:

que horror:negative:

Passando a outro tema - Faz sentido que um estado laico (como o Português) dê apoios para a construção de uma nova mesquita em Lisboa ou isente as religiões de pagarem impostos (IMI, etc...), tal como acontece com a Igreja Católica (devido à concordata - https://pt.wikipedia.org/wiki/Concordata_entre_a_Santa_Sé_e_Portugal_de_2004 )?

Não, na minha opinião não tem sentido.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 minutos, joanna disse:

isso será mesmo assim? há mesquitas que recebem visitas de turistas por exemplo.

exacto. Em Istambul e na mesquita de Casablanca (Marrocos) há visitas guiadas.

https://marrocos.wordpress.com/2013/10/08/como-visitar-mesquita-casablanca/

https://www.tripadvisor.pt/Attraction_Review-g293974-d294495-Reviews-Blue_Mosque-Istanbul.html

Editado por JoanaSantos
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Isto é pérolas do inicio ao fim :lol:

"Antes da criação do Universo Deus não fez nada. Não consta. Um dia, não se sabe porquê, decidiu criar o universo. Também não se sabe porquê, nem para quê. Fez, segundo a Bíblia, o universo em seis dias. Descansou ao sétimo. Até hoje. Nunca mais fez nada."

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 42 minutos, Forbidden disse:

"Também inventamos o Purgatório, que agora está um pouco desqualificado" :haha:

"A Bíblia não é um livro que se possa deixar nas mãos de um adolescente. Aquilo só tem maus conselhos. Assassinos, incestos, aquilo é um desastre" :lol:

A Bíblia não pode ser levada à letra. Hoje em dia até o Papa diz que não existiu nem Adão e Eva nem Arca de Noé. Mas os mais fanáticos e conservadores acreditam que sim. O mesmo para o Criacionismo.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-5-30 at 18:07, Ambrósio disse:

A Bíblia não pode ser levada à letra. Hoje em dia até o Papa diz que não existiu nem Adão e Eva nem Arca de Noé. Mas os mais fanáticos e conservadores acreditam que sim. O mesmo para o Criacionismo.

Eu considero o Novo Testamento o mais correto. O Antigo Testamento baseia-se muito em Deus e não sendo algo físico é normal que tenha coisas mais... "fantásticas".

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, SIM disse:

Eu considero o Novo Testamento o mais correto. O Antigo Testamento baseia-se muito em Deus e não sendo algo físico é normal que tenha coisas mais... "fantásticas".

No Novo Testamento tens pelo menos duas ressurreições (a de Lázaro e a de Jesus), sendo que até onde eu saiba tal coisa não é possível na vida real.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Forbidden disse:

No Novo Testamento tens pelo menos duas ressurreições (a de Lázaro e a de Jesus), sendo que até onde eu saiba tal coisa não é possível na vida real.

Eu também não disse "o correto", disse "o mais correto". No entanto eu acredito na ressurreição.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Forbidden disse:

Acreditas que se pode ressuscitar um homem que estava sepultado há 4 dias? Foi o que Jesus fez com Lázaro, segundo o Novo Testamento.

Sim, acredito, tal como acredito no milagre dos cinco pães e dois peixes...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estranho, quando, na prática é a que mete mais restrições às mulheres (direitos - como conduzir ou andar de cabeça destapada).:| Creio que as religiões monoteístas (sei pouco do judaísmo) metiam as mulheres num plano inferior - como o facto das mulheres não serem ordenadas (mais no catolicismo), não se puderem divorciar, etc....

https://www.rtp.pt/noticias/pais/proibido-de-ser-padrinho_v1006192

Se for devido à orientação sexual que não pode ser padrinho, acho condenável a atitude do pároco...

Editado por JoanaSantos
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoanaSantos disse:

Estranho, quando, na prática é a que mete mais restrições às mulheres (direitos - como conduzir ou andar de cabeça destapada).:| Creio que as religiões monoteístas (sei pouco do judaísmo) metiam as mulheres num plano inferior - como o facto das mulheres não serem ordenadas (mais no catolicismo), não se puderem divorciar, etc....

https://www.rtp.pt/noticias/pais/proibido-de-ser-padrinho_v1006192

Se for devido à orientação sexual que não pode ser padrinho, acho condenável a atitude do pároco...

tenho ideia que há correntes (?) no judaísmo que devem estar ela por ela em relação a restrições/regras.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoanaSantos disse:

Estranho, quando, na prática é a que mete mais restrições às mulheres (direitos - como conduzir ou andar de cabeça destapada).:| 

 

Não te esqueças que, tal como no Cristianismo e até mesmo no Judaísmo, tens várias correntes dentro de uma religião que interpretam as coisas de forma diferente. Ao contrário da Europa, o secularismo islâmico é algo que só se vê na Turquia (e que tem vindo a acabar aos poucos com o Erdogan) e noutros países africanos/ex-URSS. Tirando isso, todos os outros não são seculares, pelo que a forma de islão que praticam em muito está relacionada com os direitos das mulheres.

Por exemplo, o país que mais coloca restrições às mulheres (e não só) é a Arábia Saudita, que, por acaso, pratica a forma do Islão mais ultra-conservadora e radical de todas que é o wahhabismo. Curiosamente (:rolleyes:), o wahhabismo/salafismo (wahhabismo é meramente uma versão moderna do salafismo) é a mesma forma de Islão praticada em grupos como o ISIS, que são tudo aquilo que sabemos, pelo que os direitos humanos na Arábia Saudita e no ISIS nem diferem assim tanto.

No entanto, se olhares para a minoria curda, embora ainda seja tudo um tanto ou quanto superficial, tens mulheres que têm uma vida ativa política e social e muitas delas estão na linha da frente no combate ao ISIS.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Ruben Fonseca disse:

Não te esqueças que, tal como no Cristianismo e até mesmo no Judaísmo, tens várias correntes dentro de uma religião que interpretam as coisas de forma diferente. Ao contrário da Europa, o secularismo islâmico é algo que só se vê na Turquia (e que tem vindo a acabar aos poucos com o Erdogan) e noutros países africanos/ex-URSS. Tirando isso, todos os outros não são seculares, pelo que a forma de islão que praticam em muito está relacionada com os direitos das mulheres.

Por exemplo, o país que mais coloca restrições às mulheres (e não só) é a Arábia Saudita, que, por acaso, pratica a forma do Islão mais ultra-conservadora e radical de todas que é o wahhabismo. Curiosamente (:rolleyes:), o wahhabismo/salafismo (wahhabismo é meramente uma versão moderna do salafismo) é a mesma forma de Islão praticada em grupos como o ISIS, que são tudo aquilo que sabemos, pelo que os direitos humanos na Arábia Saudita e no ISIS nem diferem assim tanto.

No entanto, se olhares para a minoria curda, embora ainda seja tudo um tanto ou quanto superficial, tens mulheres que têm uma vida ativa política e social e muitas delas estão na linha da frente no combate ao ISIS.

Mas existe alguma versão do Islão que trate as mulheres como iguais aos homens? Estou curioso mesmo, porque não conheço. Não há um único pais islâmico que trate as mulheres como iguais aos homens, um só.

No Corão está lá com todas as letras escrito que o marido pode bater na sua mulher, que esta só pode sair de casa acompanhada, que o seu testemunho vale metade do testemunho de um homem, etc. Tudo isso está no Corão, faz parte da Sharia e da religião em si mesma. Agora, os muçulmanos podem ignorar o que lá está escrito, mas isso não muda o texto.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Forbidden disse:

Mas existe alguma versão do Islão que trate as mulheres como iguais aos homens? Estou curioso mesmo, porque não conheço. Não há um único pais islâmico que trate as mulheres como iguais aos homens, um só.

No Corão está lá com todas as letras escrito que o marido pode bater na sua mulher, que esta só pode sair de casa acompanhada, que o seu testemunho vale metade do testemunho de um homem, etc. Tudo isso está no Corão, faz parte da Sharia e da religião em si mesma. Agora, os muçulmanos podem ignorar o que lá está escrito, mas isso não muda o texto.

Eu acho que não há uma versão das religiões mais praticadas a nível mundial que coloque a mulher como igual em relação ao homem, pelo menos que conheça (corrijam-me se estiver errado). :dontknow: Há sempre diferenças, e, tendo em conta que estamos a falar de textos escritos na Antiguidade, é normal a mulher ser vista como suporte em vez de pilar fundamental. No entanto, sim, tens razão quando dizes isso. A abordagem da Bíblia é diferente da abordagem do Corão, quão diferente é que já não sei.

A grande diferença é que o secularismo europeu é algo mais presente que o secularismo islâmico muito devido à história de ambas as regiões. Enquanto que na Europa/América as mulheres lutaram pelos seus direitos ao longo do século passado e as Constituições dos países ocidentais foi acompanhando o ritmo dentro do possível, no Médio Oriente isso não aconteceu. A própria educação é completamente diferente, como deves saber... Pior ainda é que com toda esta instabilidade recente no Médio Oriente, a tendência é que em vez de se promover o secularismo, estamos a regressar a uma intolerância ainda maior e não há quaisquer pressões para que tal não aconteça. Claro que o texto continua o mesmo, mas também a Bíblia continua a mesma, é tudo uma questão de como deve ser interpretada numa sociedade.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...