Jump to content
miguelalex23

Memórias RTP2

Recommended Posts

há 10 minutos, Televisão 10 disse:

As personagens do Pedro Leitão eram engraçadas...

Incrível como acabaram com a imagem de marca do Zig Zag, que era o magazine.

Eu adorava! Não sei como é que ele desapareceu... E eu quase que sentia que aquilo era real e gostava muito de todas as rúbricas.

Depois meteram-se com espantalhos e agora nem sei como está o Magazine (se é que ainda existe) :cryhappy: E pior, eles não continuam a usar a voz dele?

Acho que acabaram com o Magazine pois o Pedro Leitão está mais activo nas dobragens de séries. A partir de 2014 deixa de ser apresentador e passa a ser só a voz de algumas personagens.

há 5 minutos, tjspy disse:

Eu adorava! Não sei como é que ele desapareceu... E eu quase que sentia que aquilo era real e gostava muito de todas as rúbricas.

Depois meteram-se com espantalhos e agora nem sei como está o Magazine (se é que ainda existe) :cryhappy: E pior, eles não continuam a usar a voz dele?

O Magazine já acabou. Um disparate, pois era a imagem de marca do Zig Zag. Mesmo com os fantoches, era educativo e distintivo.

Entretanto, as fotografias enviadas eram apresentadas pelo Pedro Leitão. Depois de sair do magazine, ainda apresentou os Jogos Reais.

• Like 1

O Magazine do Zig Zag foi apresentado inicialmente pelo Duarte Gomes, que antes tinha apresentado As Pistas da Blue. Depois foi substituído pelo Pedro Leitão.

• Like 2
  • Shock 1

há 35 minutos, bacalhaucomnatas disse:

Programa "Sinais do Tempo" que, se não estou em erro, servia para enquadrar aqueles documentários de produção internacional que agora passam à hora de jantar na RTP3...  Lembro-me que numa série os documentários eram seguidos de entrevista/debate. 

Chegou a reaparecer anos mais tarde na RTPN: 

Valia a pena apostar num espaço assim para não tornar a exibição dos documentários tão avulsa e impessoal. 

A TVE2 ainda continua com um programa do género e de grande sucesso nas noites de sábado: La Noche Temática.
Sem dúvida devia ser uma aposta da RTP2, fideliza muito mais do que documentários avulsos com pouquíssimoa publicidade por muito interessantes que sejam.

• Like 2

há 1 hora, bacalhaucomnatas disse:

Programa "Sinais do Tempo" que, se não estou em erro, servia para enquadrar aqueles documentários de produção internacional que agora passam à hora de jantar na RTP3...  Lembro-me que numa série os documentários eram seguidos de entrevista/debate. 

Chegou a reaparecer anos mais tarde na RTPN: 

Valia a pena apostar num espaço assim para não tornar a exibição dos documentários tão avulsa e impessoal. 

Já quase me esquecia das provas de que chegou a haver um DOG que deslizava no início dos programas.

• Like 1

Não costumo partilhar conteúdo do meu próprio canal aqui no fórum , mas já que esta não deixa de ser uma raridade... aqui têm:

• Love 3

há 54 minutos, LP 98 disse:

Não costumo partilhar conteúdo do meu próprio canal aqui no fórum , mas já que esta não deixa de ser uma raridade... aqui têm:

Que grande prenda de aniversário que tu e o @afonsogageiro arranjaram, que venha mais. 

• Like 3

Há ainda um separador da 2: que até à data ainda não foi encontrado, era o logo do canal feito em rabiscos num fundo branco sendo que acabava com o dito quase inteiramente apagado.

• Like 1

há 18 minutos, ATVTQsV disse:

Há ainda um separador da 2: que até à data ainda não foi encontrado, era o logo do canal feito em rabiscos num fundo branco sendo que acabava com o dito quase inteiramente apagado.

Esta música causava-me pesadelos...

• LOL 2

há 58 minutos, Televisão 10 disse:

Esta música causava-me pesadelos...

As sonoridades da 2: pareciam-me bastante up-to-date com o que era corrente na música mais electrónica do principiar do milénio, não desgostava. 

• Like 1

há 6 minutos, bacalhaucomnatas disse:

As sonoridades da 2: pareciam-me bastante up-to-date com o que era corrente na música mais electrónica do principiar do milénio, não desgostava. 

A mim, confesso que me assustava um pouco. :mosking: Tanto que é uma das poucas memórias que tenho da 2:.

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Não havia um separador com uma voz-off a dizer o nome do canal?

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Não havia um separador com uma voz-off a dizer o nome do canal?

Tenho a vaga ideia que havia e acho que não dava muito.

Posted (edited)

Em 2007 a RTP 2 emitia um filmezinho de cerca de 17 minutos sobre como as crianças são feitas. So That's How (porque eles não queriam seguir o título francês "Nem Beijo, Nem Cegonha") foi emitido duas vezes no âmbito do Dia da Criança, primeiro no dia 31 de Maio num Sociedade Civil especial (depois do Jornal 2) e no dia 1 de Junho no fim do Zig Zag do jantar.

A emissão do desenho animado de 1987, criado por dinamarqueses e com mão-de-obra canadiana, gerou polémica em Portugal. Na sequência do escândalo das Destemidas, recordamos o grande escândalo infantil de 2007.

https://www.jn.pt/arquivo/2007/associacoes-de-pais-protestam-contra-o-filme-entao-e-assim-675077.html

http://psisalpicos.blogspot.com/2007/06/ento-assim-educao-sexual.html

Antes da sua segunda emissão a RTP 2 emitiu um comunicado (sem voz) de poucos segundos, acho que era o que estava no blog do programa: http://sociedade-civil.blogspot.com/2007/05/ento-assim-educao-sexual-para-crianas.html

Edited by ATVTQsV

Também me lembro do "Clube da Europa" com a Sílvia Alberto e da "Turma das Ciências".

Não sei se aqui alguém se lembra, mas a RTP2 no ano 2000 emitia um programa infantil chamado "Levados da Breca", acho que era apresentado por dois bonecos. Infelizmente nunca encontrei nada sobre esse programa na internet. Nem nos sites antigos da RTP está alguma coisa sobre esse programa.

• Like 1

Tenho memórias mais nítidas do Clube da Europa (durou tanto tempo, lembro-me de ver a edição pós-alargamento com apresentador) e vagas memórias da Turma das Ciências.

há 9 minutos, D91 disse:

Não sei se aqui alguém se lembra, mas a RTP2 no ano 2000 emitia um programa infantil chamado "Levados da Breca", acho que era apresentado por dois bonecos. Infelizmente nunca encontrei nada sobre esse programa na internet. Nem nos sites antigos da RTP está alguma coisa sobre esse programa.

Aquilo era o quê, nacional?

Posted (edited)
há 2 horas, ATVTQsV disse:

Tenho memórias mais nítidas do Clube da Europa (durou tanto tempo, lembro-me de ver a edição pós-alargamento com apresentador) e vagas memórias da Turma das Ciências.

Aquilo era o quê, nacional?

Sim era um programa português. Dava no meio dos desenhos animados.

Nesta programação de 2000 está esse programa incluído no espaço infantil da RTP2:

https://web.archive.org/web/20001109102400/http://bill.publico.pt/tv/

Levados da Breca é um mistério, não existe nada na NET, acho que só eu é que me lembro desse programa.

Edited by D91

Posted (edited)

Nem no arquivo.pt encontro nada, misericórdia

Fez-me lembrar dois programas de imagem real que deram na RTP 2 ali por volta de 2004-2005.

O primeiro era um programa chamado "Eu e a Minha Família", pelo que me lembro era produzido pelo canal canadiano TFO, falava sobre como eram as famílias de alguns países. Lembro-me que um tinha uma família da Coreia do Sul e outro tinha uma da Gronelândia (tipo os Açores da Dinamarca), lembro-me de ver a família gronelandesa a ir ao supermercado em pleno frio.

Havia também outro que era tipo artes manuais, aquilo parecia ter vindo dos EUA ou do Canadá. Não me lembro do nome, mas tinha aquela qualidade de imagem gasta em NTSC e era dobrado. Isto na primeira metade de 2005. Tentei encontrar os dois em sites antigos da 2: mas não consegui. Parece que estes programas foram surtos colectivos. Uma vez tentei achar o primeiro em sites antigos da TFO e não consegui.

ACTUALIZAÇÃO: Acho que para o primeiro cheguei lá, na TFO era Ma Famille Adorée. Neste documento (grelha da TFO de Setembro de 2003) que achei dá para os títulos de alguns episódios, entre os quais o da Gronelândia.

Edited by ATVTQsV

há 16 horas, ATVTQsV disse:

Nem no arquivo.pt encontro nada, misericórdia

Fez-me lembrar dois programas de imagem real que deram na RTP 2 ali por volta de 2004-2005.

O primeiro era um programa chamado "Eu e a Minha Família", pelo que me lembro era produzido pelo canal canadiano TFO, falava sobre como eram as famílias de alguns países. Lembro-me que um tinha uma família da Coreia do Sul e outro tinha uma da Gronelândia (tipo os Açores da Dinamarca), lembro-me de ver a família gronelandesa a ir ao supermercado em pleno frio.

Havia também outro que era tipo artes manuais, aquilo parecia ter vindo dos EUA ou do Canadá. Não me lembro do nome, mas tinha aquela qualidade de imagem gasta em NTSC e era dobrado. Isto na primeira metade de 2005. Tentei encontrar os dois em sites antigos da 2: mas não consegui. Parece que estes programas foram surtos colectivos. Uma vez tentei achar o primeiro em sites antigos da TFO e não consegui.

ACTUALIZAÇÃO: Acho que para o primeiro cheguei lá, na TFO era Ma Famille Adorée. Neste documento (grelha da TFO de Setembro de 2003) que achei dá para os títulos de alguns episódios, entre os quais o da Gronelândia.

Encontrei no site da RTP a página desse programa "Eu e a Minha Família": 

http://www.rtp.pt/programa/tv/p16051

Do "Levados da Breca" não existe nada infelizmente. :sleep:

Carlos-Cruz-4%C2%AA-00-1.png?crop=top&fi

O programa "Carlos Cruz - Quarta Feira" (1991-92), disponível no site de arquivos da RTP. Entre os entrevistados estão D. Duarte de Bragança, Joaquim de Almeida, Miguel Esteves Cardoso, Álvaro Cunhal, Helena Roseta, Vera Lagoa e o Padre Vítor Melícias.

https://arquivos.rtp.pt/programas/carlos-cruz-quarta-feira/

• Like 3
  • Love 1

Deveriam voltar a pôr o Agora Escolha, seja de 2ª a 6ª, ou aos fins de semana à tarde. E poderiam adaptar o modelo para a transmissão à exibição de filmes: ou seja, por exemplo, às sextas à noite seriam dados 2 filmes para escolher e, durante a votação, seriam exibidos trailers de filmes a serem lançados e uma curta metragem da Looney Tunes ou da Pantera Cor de Rosa, antes de anunciarem o vencedor.

Entretanto, algumas imagens do antigo Agora Escolha:

E as tentativas de recreação:

E o Cromo de Nuno Markl:

• Like 1
  • Love 1