Jump to content
miguelalex23

Memórias RTP2

Recommended Posts

Excerpto de "Rotações" no dia 3 de Janeiro de 1992:

https://archive.org/details/rotacoescanal2121991

E antes disso, publicidade durante a transmissão de mais um episódio da telenovela "Pantanal":

https://archive.org/details/intervalocanal212199101

https://archive.org/details/intervalocanal212199102

https://archive.org/details/intervalocanal212199103

• Like 1

Já alguém tinha reparado que o Hoje nasceu precisamente no mesmo dia do Telejornal 🙄? Em 18 de Outubro de 2010, estreava na RTP2 o noticiário que me fez conhecer o António Esteves!

Digam o que disserem, depois do inexplicável fim do Hoje, a informação da RTP2 nunca mais voltou a ser a mesma...

• Like 2
  • Shock 1

há 31 minutos, pedrodepinto disse:

Já alguém tinha reparado que o Hoje nasceu precisamente no mesmo dia do Telejornal 🙄? Em 18 de Outubro de 2010, estreava na RTP2 o noticiário que me fez conhecer o António Esteves!

Digam o que disserem, depois do inexplicável fim do Hoje, a informação da RTP2 nunca mais voltou a ser a mesma...

De facto, o Hoje deixa saudades.

Talvez o fim deste noticiário tenha a ver com o facto do governo PSD/CDS, ao não conseguir encerrar o 2º canal, ter reduzido para metade o orçamento que estava destinado à RTP2. É a minha teoria, já que o noticiário que lhe sucedeu, o 24 Horas, era emitido em simultâneo com a RTP Informação, certamente numa estratégia de redução de custos.

Edited by LP 98
  • Like 2

Em 2011 passou por uma crise e a edição das 19 horas deixou de ser emitida. Ainda no primeiro ano havia uma linha de programas depois do Hoje.

Lembro-me de não haver informação sobre um tal Capital, que achava que era um noticiário só sobre Lisboa. Eis que surge o Hoje e afinal o Capital era um programa económico.

O Hoje, na altura, era o único noticiário das 19 numa generalista.

• Like 2

há 22 horas, LP 98 disse:

Talvez o fim deste noticiário tenha a ver com o facto do governo PSD/CDS, ao não conseguir encerrar o 2º canal, ter reduzido para metade o orçamento que estava destinado à RTP2. É a minha teoria, já que o noticiário que lhe sucedeu, o 24 Horas, era emitido em simultâneo com a RTP Informação, certamente numa estratégia de redução de custos.

Também tenho a mesma opinião! E infelizmente parece-me altamente provável que o fantasma da alienação do "segundo canal" regresse quando o PSD voltar ao Governo. Afinal de contas, se em 2013 reduziu drasticamente o orçamento, em 2004 conseguiu mesmo concessionar o canal à sociedade civil. E atendendo aos níveis de audiências que a RTP2 tem vindo a apresentar nos últimos anos, duvido muito que o seu papel não venha a ser questionado, mais cedo ou mais tarde...

há 15 horas, ATVTQsV disse:

Em 2011 passou por uma crise e a edição das 19 horas deixou de ser emitida. Ainda no primeiro ano havia uma linha de programas depois do Hoje.

Não estou certo que o Hoje tenha passado por uma crise em 2011, até porque esse ano foi rico em termos de acontecimentos (chumbo do PEC IV e consequente demissão do Governo, pedido de ajuda externa e eleições antecipadas, para citar apenas alguns exemplos). Talvez a nova Direcção de Informação tenha simplesmente chegado à conclusão que a edição das 19h00 não era muito rentável. Vale a pena recordar que o Nuno Santos tinha aparecido há cerca de cinco meses...

Em todo o caso, sempre considerei um erro extinguir a edição das 19h00. Apesar de alguns terem uma opinião bem diferente, para mim o "novo" Jornal 2 nunca conseguiu sequer chegar aos pés do Hoje, pelo menos em termos de qualidade! 

há 9 horas, JDaman disse:

2013 é daqueles anos que não deixa muitas saudades para a RTP2.

Não deixa muitas saudades :unsure:?! Eu diria mesmo que não deixa quaisquer saudades, não só para a RTP2 como também para grande parte do país!

Em todo o caso, tenho de reconhecer que o Hugo Andrade conseguiu fazer muito com demasiado pouco. Apesar de estar recheada de repetições, a grelha de programação de então da RTP2 conseguia ser mais coesa do que a actual, talvez por estar mais bem "arrumada". E gostei bastante que o Euronews tivesse regressado a horários mais relevantes, já em 2014.

• Like 2

O som desse separador era usado no relógio no grafismo seguinte.

• Like 1

1991

On 24/10/2019 at 22:10, miguelalex23 disse:

O som desse separador era usado no relógio no grafismo seguinte.

Também era usado o tema do canal de 1996, que era usado como tema de abertura e era emitido na grelha de programas.

há 13 minutos, LAboy 456 disse:

Fim de emissão da RTP 2 no final dos anos 90:

https://archive.org/details/intervaloprogramacaofimemissaortp2

Nota para o separador final antes do hino... com música diferente do habitual

(ainda não está totalmente online... mas podem carregar no ficheiro)

Primavera de 1996, primeiras semanas da "nova" RTP 2. O genérico do tempo era da TV2 e em Maio era usado na RTP 1 também até vir o novo grafismo.

• Like 1

Julgo que esse encerramento de emissão é de 15-07-1996, muito embora o filme Saltos Altos que é publicitado para o dia seguinte, não está na grelha que A Comarca de Arganil disponibiliza para esse dia. Nessa semana o Cinco Noites Cinco Filmes teve um ciclo dedicado ao realizador Pedro Almodôvar.

• Like 1

On 07/11/2019 at 18:10, LAboy 456 disse:

Fim de emissão da RTP 2 em 1996:

https://archive.org/details/intervaloprogramacaofimemissaortp2

Nota para o separador final antes do hino... com música diferente do habitual

Agora que ouvi com mais atenção, a voz feminina na música do separador de fecho faz-me lembrar a da cantora Anabela.

deu-me vontade de fazer uma versão locutada do fecho

• Like 1

Versão em boa qualidade que encontrei da promo que a RTP 1 passava do Jornal 2 depois da renovação de 2002, quando os dois canais se complementavam.

Como o vídeo mostra excertos do genérico e imagens do dito, resolvi colocar aqui.

• Like 2
  • Thanks 1