Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

há 3 horas, ATVTQsV disse:

@FraisesSucrées Já vi esta promo em mais dois intervalos, de dois utilizadores diferentes (um dos quais era o @Vascof2001), é a primeira vez que está posta solta.

Separadores da Maluda, emitidos quando passavam dez anos da sua morte, em 2009.

Era o mesmo bloco publicitário, gravados de duas fontes diferentes, uma é do mei espólio, a outra é do lusitaniatv.  Ele colocou tmb a promo  separado 

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 22/07/2020 at 14:08, D91 disse:

Do "Levados da Breca" não existe nada infelizmente. :sleep:

Encontrei mais alguma prova:

https://arquivo.pt/wayback/20000819082341/http:/canais.sapo.pt/lazer/kLC/121258.html

Era um contentor dentro da programação infantil, pois dizia que incluia a série de animação malaia As Aventuras de Usop (Usop Sontorian).

8697_Usop.jpg?amp;w=270

No site da RTP já não tens a informação da série, mas este blog tem alguns dados em português.

Usop Sontorian (em Portugal "As Aventuas de Usop") é uma série de desenhos animados da Malásia. Foi criada por Ujang e Kamn Ismail (1956–2019) e produzida pela Kharisma Pictures (agora MOY Publications).

Ujang, o criador dos personagens Usop Sontorian, foi proibido de desenhar qualquer personagem de desenho animado parecido ao Usop Sontorian, depois de uma batalha legal fracassada para adquirir os direitos dos personagens.

Usop Sontorian conta as aventuras do jovem malaio Usop b Mat e dos seus amigos Abu, Dol, Ah Kim, Vellu e Singh. Usop é o terceiro filho da sua família. Ele tem dois irmãos mais velhos: uma irmã, Kak Kiah, e um irmão desempregado chamado Abang Budin. A história passa-se em Kampung Parit Sonto, não muito longe da cidade de Ayer Hitam, Johor; daqui o nome '"Sontorian". O tema da série era promover a união e relações harmoniosas entre todas as raças na Malásia.

A série, tida como a primeira senão das primeiras séries de animação feitas na Malásia, teve a sua primeira emissão na RTM TV1 entre 1996 e 1998, e mais tarde foi repetida nos seus dois canais e em 2009 no canal privado TV9.

A série foi distribuída internacionalmente pela Arief International, que tantos anos mais tarde criaria uma zaragata com a licença da versão indonésia de Quem Quer Ser Milionário. Mais informações sobre a série aqui: http://ameirhamzahhashim.blogspot.com/2007/03/usop-sontorian-jelajah-antarabangsa.html

Existem episódios se procurares por "Usop Sontorian",  pena é estar tudo em malaio. Uma série malaia que gostava de ver (em português e em inglês, na RTP 2 e no Canal Panda, e que via de passagem) era As Aventuras de Mat (O Rapaz de Kampung na RTP 2), há alguns episódios em inglês mas estão ambos as faixas a dar (malaio num lado e inglês noutro), uma pena. Pior ainda, há mais episódios em malaio.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, ATVTQsV disse:

Encontrei mais alguma prova:

https://arquivo.pt/wayback/20000819082341/http:/canais.sapo.pt/lazer/kLC/121258.html

Era um contentor dentro da programação infantil, pois dizia que incluia a série de animação malaia As Aventuras de Usop (Usop Sontorian).

8697_Usop.jpg?amp;w=270

No site da RTP já não tens a informação da série, mas este blog tem alguns dados em português.

Usop Sontorian (em Portugal "As Aventuas de Usop") é uma série de desenhos animados da Malásia. Foi criada por Ujang e Kamn Ismail (1956–2019) e produzida pela Kharisma Pictures (agora MOY Publications).

Ujang, o criador dos personagens Usop Sontorian, foi proibido de desenhar qualquer personagem de desenho animado parecido ao Usop Sontorian, depois de uma batalha legal fracassada para adquirir os direitos dos personagens.

Usop Sontorian conta as aventuras do jovem malaio Usop b Mat e dos seus amigos Abu, Dol, Ah Kim, Vellu e Singh. Usop é o terceiro filho da sua família. Ele tem dois irmãos mais velhos: uma irmã, Kak Kiah, e um irmão desempregado chamado Abang Budin. A história passa-se em Kampung Parit Sonto, não muito longe da cidade de Ayer Hitam, Johor; daqui o nome '"Sontorian". O tema da série era promover a união e relações harmoniosas entre todas as raças na Malásia.

A série, tida como a primeira senão das primeiras séries de animação feitas na Malásia, teve a sua primeira emissão na RTM TV1 entre 1996 e 1998, e mais tarde foi repetida nos seus dois canais e em 2009 no canal privado TV9.

A série foi distribuída internacionalmente pela Arief International, que tantos anos mais tarde criaria uma zaragata com a licença da versão indonésia de Quem Quer Ser Milionário. Mais informações sobre a série aqui: http://ameirhamzahhashim.blogspot.com/2007/03/usop-sontorian-jelajah-antarabangsa.html

Existem episódios se procurares por "Usop Sontorian",  pena é estar tudo em malaio. Uma série malaia que gostava de ver (em português e em inglês, na RTP 2 e no Canal Panda, e que via de passagem) era As Aventuras de Mat (O Rapaz de Kampung na RTP 2), há alguns episódios em inglês mas estão ambos as faixas a dar (malaio num lado e inglês noutro), uma pena. Pior ainda, há mais episódios em malaio.

Sim o "Levados da Breca" era um contentor dentro da programação infantil. Era um programa apresentado por dois bonecos, ainda tenho vagas memórias do estúdio do programa. Mas não existe nada na Internet infelizmente. 

Também me lembro bem de As Aventuras de Usop, via essa série na RTP2. Também me lembro do Rapaz de Kampung. 

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um clássico das televisões públicas brasileiras. Cá deu no início dos anos 2000 e só tenho vaga ideia de partes do genérico. Pelo que sei os brasileiros tentaram enviar a série para todos os membros da  CPLP, mas não resultou.

Na mesma altura a RTP 2 passava a novela infantil da Band Meu Pé de Laranja Lima, a primeira adaptação de O Meu Pé de Laranja Lima que não utilizava o artigo definido no título. Só tenho vaga ideia do fim do genéricoO.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 horas, Rangel disse:

O voz-off (Carlos Duarte) faleceu há poucos dias. E eu que achava que já tinha falecido há uns 20 anos...

https://www.noticiasaominuto.com/fama/1565051/morreu-carlos-duarte-a-voz-que-fez-a-nossa-infancia-nos-anuncios-de-tv 

Talvez estejas a pensar na voz do locutor que se ouve nesta promo (não me lembro do nome dele). Esse sim acho que morreu há uns 15 anos, mais coisa menos coisa.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

9 hours ago, LP 98 said:

Talvez estejas a pensar na voz do locutor que se ouve nesta promo (não me lembro do nome dele). Esse sim acho que morreu há uns 15 anos, mais coisa menos coisa.

 

Não, esse era o José Ramos e lembro-me bem da sua morte.

Já Carlos Duarte como o tinha deixado de o ouvir pensei que tivesse morrido.

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 minutos, Televisão 10 disse:

Eu ouço "Alimenta Inglaterra"... :mosking:

O meu palpite seria "Tão linda, muito terna". Sentido disto? Zero. xD

E também não me parece "Serás areia de toda a gente", mas sim "Serás a rainha de toda a gente". Sim, a TV2 não faz por menos. :king:

PS: Ah, e também não é «Que abraça e murmura a palavra "novo"», mas sim a palavra "amor".

  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

57 minutes ago, RenatoSimões said:

Tenra, não terna, parece-me.

É tenra sim. 
Republico a letra (no meu entender):

Agora que surgiste ao meu redor
Fantástica, envolvente, telepática
Serás! A raínha de toda a gente
Que abraça e murmura a palavra amor

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

Já és...
Uma sensação de uma geração
Tão linda, muito tenra, tão apaixonada

Vou-me no teu encalço e sei
Meu amor, que a boca que beijei
Não era sonho ou ilusão
É imagem que eu inventei

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

TV2!

  • Gosto 3
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Rangel disse:

É tenra sim. 
Republico a letra (no meu entender):

Agora que surgiste ao meu redor
Fantástica, envolvente, telepática
Serás! A raínha de toda a gente
Que abraça e murmura a palavra amor

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

Já és...
Uma sensação de uma geração
Tão linda, muito tenra, tão apaixonada

Vou-me no teu encalço e sei
Meu amor, que a boca que beijei
Não era sonho ou ilusão
É imagem que eu inventei

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

TV2!

De facto, uma letra desconexa, como disse o @ATVTQsV. Podemos sempre dizer que se inspiraram numa das letras dos GNR ?

  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, Rangel disse:

É tenra sim. 
Republico a letra (no meu entender):

Agora que surgiste ao meu redor
Fantástica, envolvente, telepática
Serás! A raínha de toda a gente
Que abraça e murmura a palavra amor

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

Já és...
Uma sensação de uma geração
Tão linda, muito tenra, tão apaixonada

Vou-me no teu encalço e sei
Meu amor, que a boca que beijei
Não era sonho ou ilusão
É imagem que eu inventei

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

TV2!

Até que enfim uma letra de jeito, obrigado. Parece uma mera declamação a um canal que ousava estar na preferência de muitos (daí ter dito "semi-concorrência").

O instrumental disto é difícil de reconstruir, pois existem poucos exemplares de fecho. Houve em 1995 um vídeo (que estava no espólio do LUSITANIATV) que tinha o instrumental disto a passar e que tinha a ver com uma emissão desportiva.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 horas, ATVTQsV disse:

Com o 28º aniversário da TV2 (a outra TV, a "semi-concorrência" da quase nascente SIC), vale a pena ouvir de novo:

Letra (interpretada por alguém a fazer-se de Pedro Abrunhosa):

Agora que surgiste ao meu redor
Fantástica, envolvente, telepática
Serás areia de toda a gente
Que abraça e murmura a palavra "novo"

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

Já és ~uh~
Sensação de uma geração
Não importa muito o tema, tão apaixonada

Vou-me no teu encalço e sei
Meu amor, que a boca que beijei
Não era sonho ou ilusão
É imagem que eu inventei

Olha à tua volta e vê
Tantos olhos sorrindo e porquê
Abre o teu olhar e crê
Tantos lábios dizendo sim à TV

TV2!

Eu lembro-me também de passarem esse tema com uma montagem de imagens desportivas (a maioria delas retiradas dos Jogos Olímpicos de 1992). 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu quando entendi "areia de toda a gente" (porque partes da letra estão imersas num mar instrumental) remeti logo ao grafismo de 1994, aquele amarelo com as fitas :D

De notar que o 2 neste grafismo parecia estar ligeiramente diferente face ao separador de 1992:

 

 

Isto nota-se mais no fim do hino, que ainda conservava o separador de 1992. Tenho 100% de certezas que o separador de abertura dos quartzos ainda estava em uso até 1996.

No primeiro fecho o instrumental chegava quase ao seu fim. Por um período em 1995 ambos os canais decidiram meter a ficha técnica antes do hino (como era normal nas televisões escandinavas na altura) e no da TV2 meteram os últimos segundos do tema.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...