Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

Excerpto de "Rotações" no dia 3 de Janeiro de 1992:

https://archive.org/details/rotacoescanal2121991

E antes disso, publicidade durante a transmissão de mais um episódio da telenovela "Pantanal":

https://archive.org/details/intervalocanal212199101

https://archive.org/details/intervalocanal212199102

https://archive.org/details/intervalocanal212199103

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, pedrodepinto disse:

Já alguém tinha reparado que o Hoje nasceu precisamente no mesmo dia do Telejornal ?? Em 18 de Outubro de 2010, estreava na RTP2 o noticiário que me fez conhecer o António Esteves!

Digam o que disserem, depois do inexplicável fim do Hoje, a informação da RTP2 nunca mais voltou a ser a mesma...

 

De facto, o Hoje deixa saudades.

Talvez o fim deste noticiário tenha a ver com o facto do governo PSD/CDS, ao não conseguir encerrar o 2º canal, ter reduzido para metade o orçamento que estava destinado à RTP2. É a minha teoria, já que o noticiário que lhe sucedeu, o 24 Horas, era emitido em simultâneo com a RTP Informação, certamente numa estratégia de redução de custos.

Editado por LP 98
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em 2011 passou por uma crise e a edição das 19 horas deixou de ser emitida. Ainda no primeiro ano havia uma linha de programas depois do Hoje.

Lembro-me de não haver informação sobre um tal Capital, que achava que era um noticiário só sobre Lisboa. Eis que surge o Hoje e afinal o Capital era um programa económico.

O Hoje, na altura, era o único noticiário das 19 numa generalista.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, LP 98 disse:

De facto, o Hoje deixa saudades.

Talvez o fim deste noticiário tenha a ver com o facto do governo PSD/CDS, ao não conseguir encerrar o 2º canal, ter reduzido para metade o orçamento que estava destinado à RTP2. É a minha teoria, já que o noticiário que lhe sucedeu, o 24 Horas, era emitido em simultâneo com a RTP Informação, certamente numa estratégia de redução de custos.

2013 é daqueles anos que não deixa muitas saudades para a RTP2. O corte de orçamento foi do mais brutal que se viu. A RTP2 ficou literalmente reduzida ao orçamento que antes tinham apenas para programação infantil. Foram repetições atrás de repetições e filmes antigos desengavetados até mais não.

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, LP 98 disse:

Talvez o fim deste noticiário tenha a ver com o facto do governo PSD/CDS, ao não conseguir encerrar o 2º canal, ter reduzido para metade o orçamento que estava destinado à RTP2. É a minha teoria, já que o noticiário que lhe sucedeu, o 24 Horas, era emitido em simultâneo com a RTP Informação, certamente numa estratégia de redução de custos.

Também tenho a mesma opinião! E infelizmente parece-me altamente provável que o fantasma da alienação do "segundo canal" regresse quando o PSD voltar ao Governo. Afinal de contas, se em 2013 reduziu drasticamente o orçamento, em 2004 conseguiu mesmo concessionar o canal à sociedade civil. E atendendo aos níveis de audiências que a RTP2 tem vindo a apresentar nos últimos anos, duvido muito que o seu papel não venha a ser questionado, mais cedo ou mais tarde...

há 15 horas, ATVTQsV disse:

Em 2011 passou por uma crise e a edição das 19 horas deixou de ser emitida. Ainda no primeiro ano havia uma linha de programas depois do Hoje.

Não estou certo que o Hoje tenha passado por uma crise em 2011, até porque esse ano foi rico em termos de acontecimentos (chumbo do PEC IV e consequente demissão do Governo, pedido de ajuda externa e eleições antecipadas, para citar apenas alguns exemplos). Talvez a nova Direcção de Informação tenha simplesmente chegado à conclusão que a edição das 19h00 não era muito rentável. Vale a pena recordar que o Nuno Santos tinha aparecido há cerca de cinco meses...

Em todo o caso, sempre considerei um erro extinguir a edição das 19h00. Apesar de alguns terem uma opinião bem diferente, para mim o "novo" Jornal 2 nunca conseguiu sequer chegar aos pés do Hoje, pelo menos em termos de qualidade! 

há 9 horas, JDaman disse:

2013 é daqueles anos que não deixa muitas saudades para a RTP2.

Não deixa muitas saudades :unsure:?! Eu diria mesmo que não deixa quaisquer saudades, não só para a RTP2 como também para grande parte do país!

Em todo o caso, tenho de reconhecer que o Hugo Andrade conseguiu fazer muito com demasiado pouco. Apesar de estar recheada de repetições, a grelha de programação de então da RTP2 conseguia ser mais coesa do que a actual, talvez por estar mais bem "arrumada". E gostei bastante que o Euronews tivesse regressado a horários mais relevantes, já em 2014.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 13 minutos, LAboy 456 disse:

Fim de emissão da RTP 2 no final dos anos 90:

https://archive.org/details/intervaloprogramacaofimemissaortp2

Nota para o separador final antes do hino... com música diferente do habitual

(ainda não está totalmente online... mas podem carregar no ficheiro)

Primavera de 1996, primeiras semanas da "nova" RTP 2. O genérico do tempo era da TV2 e em Maio era usado na RTP 1 também até vir o novo grafismo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Julgo que esse encerramento de emissão é de 15-07-1996, muito embora o filme Saltos Altos que é publicitado para o dia seguinte, não está na grelha que A Comarca de Arganil disponibiliza para esse dia. Nessa semana o Cinco Noites Cinco Filmes teve um ciclo dedicado ao realizador Pedro Almodôvar.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 07/11/2019 at 18:10, LAboy 456 disse:

Fim de emissão da RTP 2 em 1996:

https://archive.org/details/intervaloprogramacaofimemissaortp2

Nota para o separador final antes do hino... com música diferente do habitual

Agora que ouvi com mais atenção, a voz feminina na música do separador de fecho faz-me lembrar a da cantora Anabela.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...