Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

há 6 horas, ATVTQsV disse:

Estou com muita sorte porque alguém ainda não roubou os meus intervalos da SIC de 1998 que saquei da novela Vidas Cruzadas. Direi apenas que estou seguro.

Extraíste esses intervalos de cassetes tuas? Só por curiosidade ?

há 8 horas, Vascof2001 disse:

Não! Quando comecei a publicar coisas de cassetes no meu canal, com o meu nome, Vasco Ferreira, um tal de João Pedro (se calhar o mesmo que foi banido do fórum há uns tempos) apercebeu-se do sucesso do meu canal e mudou o nome do seu canal para "Vasco Ferreira 2018". 

Um bocado usurpação da parte dele, mas okay...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, LP 98 disse:

Extraíste esses intervalos de cassetes tuas? Só por curiosidade ?

Não, como já disse noutro tópico, foi por causa de ter encontrado cópias da novela com intervalos da SIC intactos por acaso, enquanto estava a procurar por novos intervalos de utilizadores que não o LUSITANIATV.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Memórias em VHS disse:

Fico feliz por ver aqui tantos fãs do Memórias em VHS, canal que criei por ser uma pessoa extremamente nostálgica!

Não fosse o tráfego intenso vindo deste site, não saberia da sua existência! 

Terei imenso prazer partilhar memórias convosco se assim o desejarem! 

 

Cumprimentos

Obrigado por mostrares o teu interesse (e por assinares o meu canal). Eu saquei o vídeo do Escola Paraíso porque o vídeo está susceptível a ser removido por causa do copyright (eu ainda não saquei o encerramento). Eu tentei datar o vídeo como do ano de 1994 porque nesta altura a TV2 estava a tentar recompor a sua sanidade depois de ser um canal quase clonado do Canal 1 como resposta à chegada da SIC.

É, o problema é que eu deparo-me com centenas e centenas de fitas desprotegidas ("desprotegidas" para mim é sinónimo de "sem ano ao certo", e basta ver as dezenas de intervalos que saquei de Vidas Cruzadas) e às vezes tenho é preguiça de decifrar exactamente a data de emissão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/emissao-ilegal-em-braganca/

Em Fevereiro de 1990, a emissão da RTP 2 foi substituida, clandestinamente, pelas emissões da Televisão do Nordeste (TVN).

https://arquivos.rtp.pt/conteudos/exoneracao-do-governador-civil-de-braganca/

(a peça em cima é uma versão compactada mas com mais informação sobre o processo)

Ainda chegaram a haver emissões clandestinas de outra TVN, a Televisão Regional do Norte, nas frequências do mesmo canal no Porto e que emitia da sede do Jornal de Notícias. Só não sei se era na emissão livre (quando o canal estava fora do ar) ou se foi durante a emissão.

"Lindos" grafismos os da TVN, são melhores do que os da televisão clandestina que houve em Braga e que não tinha grafismos, apresentadores e dinheiro.

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Segundo este encerramento que o Germano Campos publicou, durante esta fase, a RTP 1 e 2 tinham a mesma cor nos algarismos, ao contrário de dar uma cor a cada canal (por norma um era vermelho e o outro era azul).

Teatro às 20 e só cinco programas na RTP 2 naquela altura, a arrancar às 19. Mais tarde houve contenção de despesas e os dois canais emitiam quase nas mesmas horas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, ATVTQsV disse:

Segundo este encerramento que o Germano Campos publicou, durante esta fase, a RTP 1 e 2 tinham a mesma cor nos algarismos, ao contrário de dar uma cor a cada canal (por norma um era vermelho e o outro era azul).

Teatro às 20 e só cinco programas na RTP 2 naquela altura, a arrancar às 19. Mais tarde houve contenção de despesas e os dois canais emitiam quase nas mesmas horas.

De referir também que o hino nesta altura não era cantado. O final de emissão da RTP 2 no final do ano de 1982 tinha o hino cantado

 

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, LAboy 456 disse:

De referir também que o hino nesta altura não era cantado - algo que acontecia no princípio do ano...

Sério?

Tinha a ideia que o hino era cantado quando a RTP calhava. Também a RTP mudava o vídeo do dito quando eles calhavam. Que eu saiba, ainda era instrumental no antigo regime (pelo menos num par de episódios do Conta-me Como Foi, onde só aparece o fim do hino, nada de slides a seguir).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, ATVTQsV disse:

Sério?

Tinha a ideia que o hino era cantado quando a RTP calhava. Também a RTP mudava o vídeo do dito quando eles calhavam. Que eu saiba, ainda era instrumental no antigo regime (pelo menos num par de episódios do Conta-me Como Foi, onde só aparece o fim do hino, nada de slides a seguir).

Editei a minha postagem... - queria referir a diferença entre o final de emissão da RTP 2 no final do ano de 1982 e este que fora postado pelo Germano Campos :blush:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora já entendi. Da fase anterior a 1986 temos quatro cópias do hino:

  • a cópia que a RTP usava na fase a preto e branco, tal como visto no Conta-me Como Foi (instrumental);
  • a de 1982 com um céu demasiado nublado;
  • a do Germano Campos (instrumental);
  • a de 1986 com a bandeira filmada numa distância e parece que foi sacado do início da década, segundo um par de fechos de Junho do dito ano.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, ATVTQsV disse:

a de 1982 com um céu demasiado nublado;

Acho que essa já era usada no fim dos anos 70

há 38 minutos, ATVTQsV disse:

a de 1986 com a bandeira filmada numa distância e parece que foi sacado do início da década, segundo um par de fechos de Junho do dito ano.

Já vi no Inesquecivel de homenagem à Helena Ramos um bocado de um fim de emissao de 1985 com esse fecho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 16/11/2018 at 22:45, LP 98 disse:

Mesmo antes de terminar uma das minhas cassetes, logo após a emissão do filme Barton Fink em sessão Cine Paraíso, aparece por um segundo a saudosa Helena Ramos, no dia 5 de julho de 1994.

148129600_cineparaso5-7-19942.jpg.b79ba69bde492e47603f66bbad954367.jpg

Lembra-se desta imagem? Pois, ao que parece, estava enganado quanto à data! Guiei-me pela Comarca de Arganil e, afinal, não é de 5 de julho de 1994 (data em que também foi emitido este filme, daí a confusão) mas sim da madrugada de 13 para 14 de janeiro de 1996. E não foi emitido na sessão Cine Paraíso, mas sim em Noite de Cinema. Sorry!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Rangel disse:

A RTP1 já não dava o hino em 1999, mas a RTP2 sim, até meados de 2000. Que confusão.

Segundo registos de diversos utilizadores:

  • a RTP 1 certamente deixou de emitir o hino nacional algures no verão de 1999, mas ainda dava a grelha inteira antes das televendas, inicialmente o hino dava depois (fecho técnico às 06:30) mas depois foi retirado;
  • a RTP 2 deixou de o dar na segunda metade de 2000, quando as televendas passaram a ser emitidas depois do "falso fecho" às quatro da manhã.

A RTP Madeira nunca deu televendas mas deixou de encerrar em 2005; a RTP Açores deixou de encerrar em Novembro de 2007, mas já na altura não davam o hino nacional e o açoriano. Era o separador e xau, fui, saltava logo para a mira técnica.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

há 7 minutos, FraisesSucrées disse:

Já agora, porque é que se tinha de passar o hino no fim de emissão? Estava na lei ou algo assim?

Muitos países faziam isto. Pelo que li a BBC só passou a emitir o hino ao fecho depois da coroação da Rainha Isabel em 1953, e isto rapidamente chegou a algumas regiões da ITV. Também nos EUA acho que foi por causa dos efeitos da guerra na nascente indústria televisiva e muitos canais fechavam com o hino (ou outra canção patriótica). Por causa destes países, muitos outros tiveram de seguir a tendência.

Fora de alguns países mais exóticos como Sri Lanka, Singapura e El Salvador, os canais que ainda fecham a sua emissão à moda antiga com o hino contam-se com as mãos. Uma, vá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...