Jump to content

Memórias RTP2


miguelalex23

Posts Recomendados

há 4 minutos, Vascof2001 disse:

Eu acho quando o c1 mudou para esse grafismo em 09/1994, a Tv2 teria mudado para aquele também porque ambos os grafismos tem os jingles antigos da RTC e a presença daquilo que os brasileiros chamam da vinheta pos-chamadas. Esse do canal1 durou pensou eu, até a passagem de ano 94/95 porque eu acho que isso tudo mudou com a entrada da FCF para o Telejornal e a mudança da Tv2 for real.

O primeiro de 95 já foi considerado como o meu grafismo preferido da rtp1 há 5 anos.

O último grafismo do c1 começou a ser utilizado em 18 de setembro com a reentré. Foi erro terem mudado para Rtp1 porque o grafismo que estava a ser usado até então era 1000 melhor do Rtpummmmmm! E esta música, esta música:

Haha sim, eu também não me importava de continuarmos a ter o Canal 1 e Canal 2 (ou TV2 para quem preferir). Mas enfim, mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... Aqui entre nós, eu continuarei a chamar no dia a dia o "canal 1" e "canal 2" mesmo que pareça antiquado :P

E olha, isso é questão de se confirmar. Eu comecei ante-ontem a fazer conversões e transferências de cassetes para o meu PC e nos próximos tempos hei de abrir um canal no Youtube especificamente para essas postagens :) Por isso, se eu encontrar alguma VHS com uma gravação da TV2 entre setembro e dezembro de 1994 que tenha esse grafismo, logo ficaremos esclarecidos.

E quanto à sonoridade da RTC, Vasco, eu percebo o que queres dizer. Só que já sabes que a RTP de vez em quando recicla jingles de grafismos anteriores e não se dá tanto ao trabalho de os mudar. Dando como exemplo: o Jornal 2 entre 1996 e 1998 teve uma sonoridade renovada para o tema do genérico, mas como tema dos créditos ainda usava o tema do Jornal das 9 de 1988/89!

E sim, também já por aqui disse que os separadores 1996-98 da RTP1 são os que menos gosto dos anos 90, sobretudo pela sonoridade (preferia que fossem todos instrumentais, sem a voz a berrar "RTP uuuuuum!"). Olha, é quase como os atuais :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Vascof2001 disse:

Tambo considero o grafismo do c1 de 1994 uns dos meus preferidos, as duas razões principais são

  1. O grafismo é delicioso
  2. As músicas usadas nos separadores de continuidade

E só há uns tempos é que reparei que o quadro de programação tem o globo/esfera armilar a girar lentamente no fundo :D Mas sim, dado o tempo que durou, considero esse grafismo mais de transição. Uma sonoridade que eu adoro mesmo é a que durou de janeiro a setembro de 1995 (usada tanto no grafismo das barras como dos raios solares). É tão calmante e agradável. O meu sonho era que houvesse o separador de verão de 1995 sem os raios solares hehe. É tão elegante o "C1" a girar e ao mesmo tempo o logo a formar-se, com o fundo azul escuro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 31 minutos, LP 98 disse:

mas como tema dos créditos ainda usava o tema do Jornal das 9 de 1988/89!

Não esquecendo a música da síntese final também.

O jornal das nove sempre teve esse tema desde do início (1986), e também não sei se mudou o genérico do jd9 há 25 anos concretos mas sei que mudou o cenário, eu vi uma vez na crónica do século sobre a história da rádio e da televisão em portugal onde o António Santos noticiava o inicio das emissões da SIC.

há 23 minutos, LP 98 disse:

Uma sonoridade que eu adoro mesmo é a que durou de janeiro a setembro de 1995 (usada tanto no grafismo das barras como dos raios solares). É tão calmante e agradável

Também é por isso que eu gosto desse grafismo além do logótipo do Canal 1 ser colocado no canto inferior direito nas vinhetas, faz ter muito ar de generalista.

E por falar de sonoridades recicladas e no grafismo do c1 de 95. Enquanto os genéricos dos noticiários de Lisboa usavam uma versão remasterizada do tema de 1990, os do porto usavam a versão original do tema, comparem:

 

Editado por Vascof2001
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 33 minutos, Vascof2001 disse:

O jornal das nove sempre teve esse tema desde do início (1986), e também não sei se mudou o genérico do jd9 há 25 anos concretos mas sei que mudou o cenário, eu vi uma vez na crónica do século sobre a história da rádio e da televisão em portugal onde o António Santos noticiava o inicio das emissões da SIC.

Também é por isso que eu gosto desse grafismo além do logótipo do Canal 1 ser colocado no canto inferior direito nas vinhetas, faz ter muito ar de generalista.

E por falar de sonoridades recicladas e no grafismo do c1 de 95. Enquanto os genéricos dos noticiários de Lisboa usavam uma versão remasterizada do tema de 1990, os do porto usavam a versão original do tema, comparem:

Sim, já tinha notado ;) Pessoalmente, prefiro o rearranjo sonoro de 1995. Já agora, notaste também a diferença nos DOGs? Ambos no canto inferior esquerdo sim, mas não são idênticos.

Então, esclarece-me lá uma dúvida, se não te importas. Quando é que estreou este genérico, sonoridade e grafismo em geral:

Já agora, no minuto 23:05, variante sonora do separador da RTC de dez/1988.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, LP 98 disse:

Já agora, notaste também a diferença nos DOGs?

Há que tempos, e este relógio do Bom Dia?

teddy09.jpg.c2076409c332bb4b581f2fbac72b5d98.jpg

há 2 horas, LP 98 disse:

Então, esclarece-me lá uma dúvida, se não te importas. Quando é que estreou este genérico, sonoridade e grafismo em geral:

Este genérico, pelo aspecto é de 1988 e acho que descobri a data em que mudaram os genéricos dos programas: 17 de Outubro, a evidencia: Estreia do programa Tempos Modernos que  substituiu o Estudio 4 na parte da tarde.

Foi sempre a mesma música desde do inicio (poe aos 35:08):

O grafismo, pelo que eu vejo na net, começou algures entre a última semana de novembro e 2 de dezembro, a vinheta da RTC apareceu em janeiro de 89.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora não sei que música a RTP 2 usava no relógio de 2002, não sei se era a mesma da programação. Até dava para fazer uma reconstrução em vídeo mas não sei se a minha cópia do Sony Vegas reconhece o Eurostile Demi e ter centrar o texto e de o mudar a cada segundo para simular o relógio parece-me cansativo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A TV2 foi lançada para o José Eduardo Moniz para 'barrar' o crescimento SIC. A programação era maioritariamente constituída por telenovelas e desporto, com muito futebol, pelo menos 2 ou mesmo 3 jogos do campeonato por semana em directo, mais as taças europeias, jogos da selecção... No resto do tempo, que não era muito, mantinha uma programação mais 'erudita'.

Como disseram, e bem, no segundo semestre de 1994 (com a saída de Moniz e a ascensão de Adriano Cerqueira) a 2 voltou ao seu perfil habitual de canal 'cultural', e bem. O futebol passou para o Canal 1, e em overdose: davam 4 jogos da 1ª Liga por semana, mais o resto...

Na minha opinião fizeram bem em mudar para RTP1 e RTP2 em 1996, antes dava a sensação que eram canais completamente distintos quando na minha opinião devem ser complementares, e partilharem o nome RTP reforça isso mesmo.

3 hours ago, ATVTQsV said:

Já agora não sei que música a RTP 2 usava no relógio de 2002, não sei se era a mesma da programação. Até dava para fazer uma reconstrução em vídeo mas não sei se a minha cópia do Sony Vegas reconhece o Eurostile Demi e ter centrar o texto e de o mudar a cada segundo para simular o relógio parece-me cansativo.

Tenho ideia que usava a mesma.

Também gosto muito desse grafismo do Canal 1 em 1994, é o meu favorito de todos os que teve.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/09/2017 at 21:21, Vascof2001 disse:

O grafismo, pelo que eu vejo na net, começou algures entre a última semana de novembro e 2 de dezembro, a vinheta da RTC apareceu em janeiro de 89.

Janeiro de 1989, tens a certeza? Tinha ideia, ou talvez supus, que tivesse estreado em novembro/dezembro de 1988, juntamente com o então novo separador "verde" da RTP1 (uns meses mais tarde, RTP Canal 1).

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, LP 98 disse:

Janeiro de 1989, tens a certeza?

Sim, em dezembro usavam ainda usavam os separadores antigos da RTC, incluindo o de boas festas:

No 2o video, Nota-se que o primeiro intevalo é da 1a semana de 1989, devido ao anúncio da lotaria de reis e á autopromoção da estreia do blade runner (estreia essa onde o @nunomarkl a baptizou de versão tempestade) No 2o intervalo aparece a vinheta de natal e a autopromoção á "Magia de David Copperfield" que foi emitido na passagem de ano. 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, ATVTQsV disse:

Um pequeno exercício de reconstrução do relógio de 2002:

relógio RTP 2.png

Foi a partir de Janeiro desse ano que se começou a usar o digital, até aí era sempre o de ponteiros (na RTP1), na SIC usou-se sempre o digital e na TVI passou a digital quando mudou o logótipo em 2000.

há 25 minutos, Vascof2001 disse:

Sim, em dezembro usavam ainda usavam os separadores antigos da RTC, incluindo o de boas festas:

No 2o video, Nota-se que o primeiro intevalo é da 1a semana de 1989, devido ao anúncio da lotaria de reis e á autopromoção da estreia do blade runner (estreia essa onde o @nunomarkl a baptizou de versão tempestade) No 2o intervalo aparece a vinheta de natal e a autopromoção á "Magia de David Copperfield" que foi emitido na passagem de ano. 

Em 1990 ainda davam, as vinhetas da RTC duraram precisamente até dia 29 de Abril de 1996 quando o Canal1 passou novamente a RTP1 e a TV2 passou a RTP2, eu pessoalmente prefiro a vinheta de Setembro de 1990 a Dezembro de 1994, tinha uma sonoridade e arranjo excelente.

Editado por RQ7T
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 minutos, RQ7T disse:

Em 1990 ainda davam

Esse grafismo da RTC durou até 1991 e olha que já sei isso desde á very long time ago, fun fact, durante os intervalos do Amadeus ainda aparece essa vinheta because reasons:dontknow::

Outra coisa, prefiro este arranjo do que a foi utilizada como versão normal desta vinheta:

 

 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Vascof2001 disse:

No 2o video, Nota-se que o primeiro intevalo é da 1a semana de 1989, devido ao anúncio da lotaria de reis e á autopromoção da estreia do blade runner (estreia essa onde o @nunomarkl a baptizou de versão tempestade) No 2o intervalo aparece a vinheta de natal e a autopromoção á "Magia de David Copperfield" que foi emitido na passagem de ano. 

"Madrugada Ventosa (Markl's Windy Cut)"

há 9 horas, Rangel disse:

Na minha opinião fizeram bem em mudar para RTP1 e RTP2 em 1996, antes dava a sensação que eram canais completamente distintos quando na minha opinião devem ser complementares, e partilharem o nome RTP reforça isso mesmo.

Ainda há quem chama à RTP 1 de Canal 1, como já aqui foi referido, mas raras são as pessoas que insistem em continuar a chamar à RTP 2 de TV2.

Sejamos sinceros, durante anos a televisão dos meus tios (ou melhor, uma das televisões) na altura em que só tinham os quatro canais (até 2011, mas quando aderiram à MEO só a colocaram na cozinha) era um televisor grande, da Schneider (inutilizável a partir de 2012, trocado por uma moderna smart TV da Samsung comprada na Black Friday de 2015), e durante anos, as memórias dos canais estavam certas: "RTP1", "RTP2", "SIC", "TVI". Um dia a meados da década passada, as memórias deram um berro: as da RTP 1 e da SIC mantiveram-se mas a da RTP 2 voltou a "TV2" e a da TVI para "4".

Editado por ATVTQsV
  • Gosto 1
  • Haha 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Vascof2001 disse:

Esse grafismo da RTC durou até 1991 e olha que já sei isso desde á very long time ago, fun fact, durante os intervalos do Amadeus ainda aparece essa vinheta because reasons:dontknow::

Outra coisa, prefiro este arranjo do que a foi utilizada como versão normal desta vinheta:

 

 

A vinheta da RTC do primeiro vídeo começou ainda em 1989 e durou até 1991 mas o que estava a falar começou em Setembro de 1990 quando a RTP1 passou a Canal1 e durou até Dezembro de 1994/Janeiro de 1995 quando o Canal1 mudou para este: 

Eu também prefiro o de 1990 a 1995 como já disse, tinha um excelente e muito boa qualidade e também gostei muito do último grafismo em nome de "Canal1" antes de se mudar novamente para RTP1 e também o último da RTC:

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 44 minutos, RQ7T disse:

mas o que estava a falar começou em Setembro de 1990 quando a RTP1 passou a Canal1 e durou até Dezembro de 1994/Janeiro de 1995 quando o Canal1 mudou para este: 

Ahh, como tu não referiste que era do c1, pensei que estavas a falar da Rtc, uma das melhores coisas sobre esse grafismo era a diversidade de vinhetas e cada uma (ou mais) refere a um especifico tipo de programa:

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, ATVTQsV disse:

Sejamos sinceros, durante anos a televisão dos meus tios (ou melhor, uma das televisões) na altura em que só tinham os quatro canais (até 2011, mas quando aderiram à MEO só a colocaram na cozinha) era um televisor grande, da Schneider (inutilizável a partir de 2012, trocado por uma moderna smart TV da Samsung comprada na Black Friday de 2015), e durante anos, as memórias dos canais estavam certas: "RTP1", "RTP2", "SIC", "TVI". Um dia a meados da década passada, as memórias deram um berro: as da RTP 1 e da SIC mantiveram-se mas a da RTP 2 voltou a "TV2" e a da TVI para "4".

Há uns anos, uma televisão Blaupunkt duma tia minha avariou-se e, quando fui tentar arranjá-la, reparei que o 2º programa estava identificado como "TV 2". Não pude deixar de rir por dentro :D

há 4 minutos, ATVTQsV disse:

Quando fizeram a mudança do Canal 2 para a TV2, só tiveram dinheiro para pelo menos um separador, como a SIC.

Mas até era bonito, por isso não chateava ser só um.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 11 minutos, LP 98 disse:

Há uns anos, uma televisão Blaupunkt duma tia minha avariou-se e, quando fui tentar arranjá-la, reparei que o 2º programa estava identificado como "TV 2". Não pude deixar de rir por dentro :D

Sabem como eu descobri que a 2: chamava-se antes rtp2, isso antes de mudar para esse nome?

Spoiler

Memoria das televisões Sony Trinitron que tinha em minha casa e em casa dos avós porque em ambos os sítios as TV principais eram Trinitrons, agora ambas são LG, a de minha casa está no canto da sala e a dos meus avós está avariada, não aparece imagem.

 

Editado por Vascof2001
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, LP 98 disse:

Há uns anos, uma televisão Blaupunkt duma tia minha avariou-se e, quando fui tentar arranjá-la, reparei que o 2º programa estava identificado como "TV 2". Não pude deixar de rir por dentro :D

Isto acontecia por volta de 2005/2006 (no meu caso) e fiquei estupefacto. Na altura, não sabia da existência dos nomes "Canal 1" e "TV2".

Mas por volta de 2006/2007 é que descobri a verdade.

Para mim, o último grafismo de jeito que a RTP 2 fez foi o de 2004, mas o de 2002, para mim, era melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...