Jump to content

Escola


SecretNavy

Posts Recomendados

há 2 horas, Tiago João disse:

Eu achei o Exame de Geografia A de 2018 muito mais acessível que o de 2017 (também não era preciso muito). As alterações que fizeram foram boas, na minha opinião. Um exame com 24 perguntas de escolha múltipla era extremamente cansativo, e, embora só tenha perdido 4, já é melhor. Quanto às duas de desenvolvimento, não percebo as críticas... Falava de autarquias, é certo, mas tínhamos de interpretar a pergunta pelos tópicos de resposta e escolher um, basicamente, o que é muito melhor do que ter de falar obrigatoriamente dos dois. E não foi, de forma nenhuma, mais cultura geral, porque a maioria das perguntas foram lecionadas em aula, ao contrário do exame de 2017, em que apareceram lá casos de estudos que nunca tinha visto à frente e com perguntas que nem eram de análise... 

Quanto ao meu exame, e aos critérios: Se no de 2017 tirava um 16, aqui acho que tenho grandes hipóteses de ter um 19. Acertei toda a escolha múltipla e perguntas de resposta direta. Não sei como :haha: Depois, acho que vou perder muitos pontos na questão 12.3, das plataformas digitas, porque nenhum tópico que referi está contemplado nos tópicos de resposta (no máximo dos máximos tenho 4 pontos em 8). Depois na pergunta 14, sobre fomentar a mobilidade sustentável, só acertei num tópico, se bem que falei tanto de reduzir a poluição, como de fomentar o uso de transportes públicos... Se o professor corretor for bom sou capaz de ter a cotação toda, mas se for muito rígido perco pelo menos metade. E depois há aquela da radiação solar e agricultura que lá bem no fim falei das culturas de sequeiro se adaptam à melhor insolação, depois de não ter conseguido sair da energia fotovoltaica (que afinal dava para dois tópicos) xD

Em suma, correu bem, acima das minhas expectativas, e acho que vou conseguir manter a minha nota de frequência :yes: Além disso na minha escola nunca ninguém tirou mais de 18, com sorte sou o primeiro (e se calhar mais um colega meu, que também deve ter aproveitado esta mudança benéfica na estrutura!). 

Eu estou zangado, pois coloco coisas que estão bem, mas não aparecem nos critérios. A que respondi mesmo ao lado foi aquela de indicar as formas de relevo litoral. Fui meter costa baixa e costa alta e não vem nos critérios. A minha professora achava que estava bem...

Já eu, não estou confiante. Acho que vou tirar entre 15 e 16, o que é pouco para um aluno de 19. No entanto, não sei se vou à segunda fase. Primeiramente, porque a minha família marcou as férias nessa altura. Depois, porque mesmo tendo 14, não desço do 18 e, dado que não desce muito a média nem é uma disciplina de ingresso, não sei se vale fazer outra prova.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Francisca disse:

Mas afinal, qual é que é o grande problema do exame de 2017? Eu fiz o de 2016, estou a ver por alto o do ano passado e não encontro nada de especial... :S

Se calhar fui eu que ganhei ódio ao exame :haha: Grupo IV - Fase 2, vê se concordas comigo xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 6 minutos, Tiago João disse:

Se calhar fui eu que ganhei ódio ao exame :haha: Grupo IV - Fase 2, vê se concordas comigo xD

resolvi o deste ano e errava 5 escolhas múltiplas. Tendo em conta que já fiz o exame há 5 anos ... Ia sacar uma melhor nota do que a que tive, não tenho a mínima dúvida. 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Motivos do meu ódio ao Exame de 2017 - 2ªfase: 

  • Grupo I - Pergunta 5: Conceitos que são idênticos e a minha professora nem nunca falou de "Rurbanização".
  • Grupo II - Todo o grupo parece vindo de um teste de Biologia e Geologia. Montante e Jusante? Alguma vez tinha ouvido eu isso na vida? 5 pontos para a rua. E subafluentes? Por lógica ia-se lá, mas tipo...  Pergunta 3: Nem cheguei a perceber o que há errado naquelas afirmações. 
  • Grupo III - Pergunta 1: O mapa não é explícito e tenho ideia de achar que um país não fazia sentido nenhum tendo em conta a correção... 
  • Grupo IV - Neste grupo só acertava uma pergunta e não vejo em que mundo é que alguém que tenha tido Geografia A teria conhecimentos para acertar estas 6 perguntas. Para mim é um autêntico mico.
Editado por Tiago João
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 minutos, Televisão 10 disse:

Eu estou zangado, pois coloco coisas que estão bem, mas não aparecem nos critérios. A que respondi mesmo ao lado foi aquela de indicar as formas de relevo litoral. Fui meter costa baixa e costa alta e não vem nos critérios. A minha professora achava que estava bem...

Já eu, não estou confiante. Acho que vou tirar entre 15 e 16, o que é pouco para um aluno de 19. No entanto, não sei se vou à segunda fase. Primeiramente, porque a minha família marcou as férias nessa altura. Depois, porque mesmo tendo 14, não desço do 18 e, dado que não desce muito a média nem é uma disciplina de ingresso, não sei se vale fazer outra prova.

Eu sugeria que tentasses de novo, para conseguires o 17.5 para segurares os 19, já tinhas o modelo desta 1ªfase e tudo! Eu se não conseguir 18.5 vou tentar de novo! Mas é chato mudar férias por causa disso... 

A sério? Eu achei óbvio quando disseram "Formas de Relevo Litoral" que até é algo específico do nosso programa! Aliás, era das poucas perguntas (mais o caso da laguna, que só quem tinha estudado essa parte mesmo é que sabia) que não era cultura geral! Ainda que eu estivesse indeciso entre isso e "Sapal", mas felizmente meti laguna :mosking: 

Editado por Tiago João
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, Tiago João disse:

Motivos do meu ódio ao Exame de 2017 - 2ªfase: 

  • Grupo I - Pergunta 5: Conceitos que são idênticos e a minha professora nem nunca falou de "Rurbanização".
  • Grupo II - Todo o grupo parece vindo de um teste de Biologia e Geologia. Montante e Jusante? Alguma vez tinha ouvido eu isso na vida? 5 pontos para a rua. E subafluentes? Por lógica ia-se lá, mas tipo...  Pergunta 3: Nem cheguei a perceber o que há errado naquelas afirmações. 
  • Grupo III - Pergunta 1: O mapa não é explícito e tenho ideia de achar que um país não fazia sentido nenhum tendo em conta a correção... 
  • Grupo IV - Neste grupo só acertava uma pergunta e não vejo em que mundo é que alguém que tenha tido Geografia A teria conhecimentos para acertar estas 6 perguntas. Para mim é um autêntico mico.

Essa pergunta V do grupo I veio num teste. A treinar para o exame é que descobri que a maioria dos exercícios vinha de exames. O termo de rurbanização vem no meu manual.

Montante e jusante também é fácil de identificar, para mim.

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

Essa pergunta V do grupo I veio nem teste. A treinar para o exame é que descobri que a maioria doa exercícios vinha de exames. O termo de rurbanização vem no meu manual.

Montante e jusante também é fácil de identificar, para mim.

Pois, a minha stora nunca meteu nenhuma pergunta de exame num teste :ph34r: Nunca mesmo... Não faço ideia porquê... Mas os testes dela eram muito menos cultura geral e mais matéria em si, se calhar é por isso que estou mais revoltado com o Exame de 2017 que tu :mosking: E os da minha stora nunca passavam dos 5 valores para a resposta múltipla :haha: 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Tiago João disse:

Motivos do meu ódio ao Exame de 2017 - 2ªfase: 

  • Grupo I - Pergunta 5: Conceitos que são idênticos e a minha professora nem nunca falou de "Rurbanização".
  • Grupo II - Todo o grupo parece vindo de um teste de Biologia e Geologia. Montante e Jusante? Alguma vez tinha ouvido eu isso na vida? 5 pontos para a rua. E subafluentes? Por lógica ia-se lá, mas tipo...  Pergunta 3: Nem cheguei a perceber o que há errado naquelas afirmações. 
  • Grupo III - Pergunta 1: O mapa não é explícito e tenho ideia de achar que um país não fazia sentido nenhum tendo em conta a correção... 
  • Grupo IV - Neste grupo só acertava uma pergunta e não vejo em que mundo é que alguém que tenha tido Geografia A teria conhecimentos para acertar estas 6 perguntas. Para mim é um autêntico mico.

Tu nunca ouviste falar de Montante e Jusante? COMO? É o básico dos básico sobre rios. Montante é para o lado da nascente e Jusante é para o da foz. Eu sempre falei disso desde que dei os rios no terceiro ano.

A explicação que dei não é rigorosa, mas é a que te consigo dar agora :P

Editado por EFernando
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, Tiago João disse:

Eu sugeria que tentasses de novo, para conseguires o 17.5 para segurares os 19, já tinhas o modelo desta 1ªfase e tudo! Mas é chato mudar férias por causa disso... 

A sério? Eu achei óbvio quando disseram "Formas de Relevo Litoral" que até é algo específico do nosso programa! Aliás, era das poucas perguntas (mais o caso da laguna, que só quem tinha estudado essa parte mesmo é que sabia) que não era cultura geral! Ainda que eu estivesse indeciso entre isso e "Sapal", mas felizmente meti laguna :mosking: 

Não sei bem se seria preciso. Mesmo que desça para 18, a minha média fica em 18,66, o que me parece bem. Não sei se vale a pena ter de voltar a estudar tudo novamente, em menos tempo, para depois ainda ter uma nota pior... 

No meu manual não insistem muito nessa parte. Só ocupa duas páginas e nem lá aparece o termo "sapal"... Meti costa baixa e costa alta e a minha professora disse aos meus colegas que a primeira, pelo menos, estaria bem. Pelos vistos, nem essa aparece nos critérios.

há 5 minutos, Tiago João disse:

Pois, a minha stora nunca meteu nenhuma pergunta de exame num teste :ph34r: Nunca mesmo... Não faço ideia porquê... Mas os testes dela eram muito menos cultura geral e mais matéria em si, se calhar é por isso que estou mais revoltado com o Exame de 2017 que tu :mosking: E os da minha stora nunca passavam dos 5 valores para a resposta múltipla :haha: 

A minha professora de Geografia ainda metia mais escolhas múltiplas do que as de exames, a valerem 0,4 valores. As questões que ela tirava de exames eram as de escolha múltipla. O resto não era cultura geral.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Televisão 10 disse:

Não sei bem se seria preciso. Mesmo que desça para 18, a minha média fica em 18,66, o que me parece bem. Não sei se vale a pena ter de voltar a estudar tudo novamente, em menos tempo, para depois ainda ter uma nota pior... 

No meu manual não insistem muito nessa parte. Só ocupa duas páginas e nem lá aparece o termo "sapal"... Meti costa baixa e costa alta e a minha professora disse aos meus colegas que a primeira, pelo menos, estaria bem. Pelos vistos, nem essa aparece nos critérios.

Pois, eu não usei muito o manual nessa matéria, a stora deu-nos um esquema com 17 ou 18 formas do litoral :ph34r: Ainda bem, neste caso xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Fernandovisão disse:

Tu nunca ouviste falar de Montante e Jusante? COMO? É o básico dos básico sobre rios. Montante é mais perto da nascente e Jusante é perto da foz. Eu sempre falei disso desde que dei os rios no terceiro ano.

A explicação que dei não é rigorosa, mas é a que te consigo dar agora :P

Depois de fazer o exame (há 15 dias) já sabia o que era, mas obrigado :mosking: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Duarte disse:

se já se suspeitava, confirma-se. Amore, você não é aluno nem de 15 a Geografia A e a sua professora aparentemente tem tantas qualificações para lecionar a disciplina como eu tenho para lecionar Matemática A

Eu nunca ouvi isso na vida e nem ela falou disso. E nas aulas de apoio, lá bem nas últimas, deparou-se com a pergunta e disse: "Ah, pois é, para quem não sabe montante é a nascente e jusante é a foz, ok?" :rolleyes: Nenhum professor meu me tinha ensinado tal coisa, nunca :haha: 

há 1 minuto, Pimpolho disse:

Vocês aí a falar em notas tão altas e eu aqui a rezar pela positiva... Até me sinto mal! :hang::lol:

Preferiste este ou o de 2017? :mosking: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Pimpolho disse:

Vocês aí a falar em notas tão altas e eu aqui a rezar pela positiva... Até me sinto mal! :hang::lol:

E eu a rezar para ter um professor que seja flexível na aplicação dos critérios. De qualquer forma, posso sempre mandar a prova para recurso. Só não sei é se, depois do recurso, a nota descer, com qual é que fico: com a mais baixa ou com a mais alta?

há 2 minutos, Tiago João disse:

Eu nunca ouvi isso na vida e nem ela falou disso. E nas aulas de apoio, lá bem nas últimas, deparou-se com a pergunta e disse: "Ah, pois é, para quem não sabe montante é a nascente e jusante é a foz, ok?" :rolleyes: Nenhum professor meu me tinha ensinado tal coisa, nunca :haha: 

Houve até uma pergunta num exame que era para identificar uma atividade a montante de uma produção agrícola e outra a jusante.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Tiago João disse:

Preferiste este ou o de 2017? :mosking: 

Este, mas o que me prejudica mais são as escolhas múltiplas. Eu sou um bocado indecisa e excluo sempre duas, e fico sempre entre, por exemplo, a A ou a B, meto a B e depois é a A... Odeio quando acontece, e neste exame aconteceu muita vez, foi na escolha múltipla que perdi mais pontos. E pensar também que nos últimos segundos mudei uma alínea que estava correta para outra errada, dá-me vontade de cortar os pulsos. :suicide:

  • Gosto 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Televisão 10 disse:

E eu a rezar para ter um professor que seja flexível na aplicação dos critérios. De qualquer forma, posso sempre mandar a prova para recurso. Só não sei é se, depois do recurso, a nota descer, com qual é que fico: com a mais baixa ou com a mais alta?

Houve até uma pergunta num exame que era para identificar uma atividade a montante de uma produção agrícola e outra a jusante.

Acho que ficas com a última :S E tens de pagar 25€ ou lá o que é (que são reembolsados se a nota subir, porque efetivamente tinhas razão).

Quanto ao segundo parágrafo: :suicide: 

há 9 minutos, Pimpolho disse:

Este, mas o que me prejudica mais são as escolhas múltiplas. Eu sou um bocado indecisa e excluo sempre duas, e fico sempre entre, por exemplo, a A ou a B, meto a B e depois é a A... Odeio quando acontece, e neste exame aconteceu muita vez, foi na escolha múltipla que perdi mais pontos. E pensar também que nos últimos segundos mudei uma alínea que estava correta para outra errada, dá-me vontade de cortar os pulsos. :suicide:

Pois, então em Geografia :suicide: Desta vez, felizmente, não tive esse azar :mosking: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 16 minutos, Pimpolho disse:

Este, mas o que me prejudica mais são as escolhas múltiplas. Eu sou um bocado indecisa e excluo sempre duas, e fico sempre entre, por exemplo, a A ou a B, meto a B e depois é a A... Odeio quando acontece, e neste exame aconteceu muita vez, foi na escolha múltipla que perdi mais pontos. E pensar também que nos últimos segundos mudei uma alínea que estava correta para outra errada, dá-me vontade de cortar os pulsos. :suicide:

Curiosamente, estava preocupado com as escolhas múltiplas e nem correu mal. No final, mudei duas. Uma ficou certa e outra errada (a única), ou seja, não me valeu de nada.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 49 minutos, Televisão 10 disse:

Só não sei é se, depois do recurso, a nota descer, com qual é que fico: com a mais baixa ou com a mais alta?

Recurso? Queres dizer reapreciação de prova? :P Ficas sempre com a nota da 2.ª correção, quer seja a mais favorável para ti ou não. É um risco. Muita gente sobe, mas também muita gente desce.

Eu, pessoalmente, preferi ir à 2.ª fase tentar subir porque independentemente de tudo ficava com a nota da 1.ª fase garantida: pior já não podia ficar. A única desvantagem é, para além do esforço de teres de ir fazer uma nova prova, não a poderes usar na 1.ª fase do concurso nacional de acesso como prova de ingresso , mas também já vi que não está nos teus planos.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Francisca disse:

Recurso? Queres dizer reapreciação de prova? :P Ficas sempre com a nota da 2.ª correção, quer seja a mais favorável para ti ou não. É um risco. Muita gente sobe, mas também muita gente desce.

Eu, pessoalmente, preferi ir à 2.ª fase tentar subir porque independentemente de tudo ficava com a nota da 1.ª fase garantida: pior já não podia ficar. A única desvantagem é, para além do esforço de teres de ir fazer uma nova prova, não a poderes usar na 1.ª fase do concurso nacional de acesso como prova de ingresso , mas também já vi que não está nos teus planos.

 

De facto, acho que só vou à segunda fase se a minha nota final descer dos 18 para baixo. Se não, tenho que pensar bem.

há 12 minutos, André Sousa disse:

Eu fiz a fase 1 e eu fiquei também com o mesmo ódio.
Quase toda a gente que eu conheço desceu a nota, uma aluna de 19 tirou 14. Mas já íamos preparados para o quão aleatório o exame é.

Não sou o único a descer muito, então.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 52 minutos, Tiago João disse:

Qual foi, já agora? :mosking: 

Foi a 4.3. Tinha bem e depois fui meter mal. Fiquei a pensar que a afirmação I estava falsa, pois a ribeira não me parecia ter um défice hídrico. Por outro lado, corrigi para bem uma que a maioria errou: a 1.4. A maioria julgou que a população total portuguesa cresceu, pois o crescimento efetivo subiu, mas na verdade continuava negativo e assim a população não aumentava.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...