Jump to content

Vilões e Anti-Heróis na Ficção


Diogo_M

Posts Recomendados

@FLP"piada" e "patético" são duas palavras bastante ofensivas quando está em causa a nossa opinião. Muita gente no fórum tem menos de 20 anos e por isso não conhece essas "pérolas" dos anos 90. Falam do que conhecem. Eu próprio tenho 23 anos e a maior parte do que falaste eu não vi, não conheço. Lembro-me vagamente de Porto dos Milagres, já nem me lembro das vilãs nem nada :haha:  só vi e lembro-me da Carlota Joaquina de  "O Quinto dos Infernos" e da Nazaré de "Senhora do Destino", que por sinal já são produtos deste século. Também me lembro vagamente de "Força de um Desejo", mas não me lembro da vilã. Como não vi a maior parte dos produtos da tua lista, OBVIAMENTE que tenho outras vilãs preferidas.

Editado por Ivo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Respostas 723
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 15 horas, FLP disse:

Alguém que me compreenda.. Quando falamos destes vilões, é piada referir qualquer outro mais atual, pois "desaparecem". O quilate dos atores e q genialidade dos personagens associada a novelas boas - boas mesmoo - marcam a diferença. Passo a citar as minhas, pela ordem de preferência.

Na categoria das mais "serias":

 Branca ( Por Amor);

Violante (Xica da SIlva);

 

 

 

 

Eu acho que a Xica também pode ser considerada vilã.:haha:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 21 horas, FLP disse:

Isso é tudo uma questão de opinião mesmo. Carminha, por exemplo, é daqueles exemplos que transcende o tempo.. Deve ser melhor que muitas das q  referi... mas as que referi são icones na história da dramaturgia, pois ja contam com anos  de História e alguns desses anos eu acompanhei. Mas sim, opiniões. Mas sempre que tivers oportunidade e se gostas de novelas, vai vendo as que conseguires... São aulas. :) 

Consigo. Até ainda não insultei ninguém. :)

Com as maldades que fazem, inclusive. vamos por partes. A Branca, de Por AMor, por exemplo. É a minha vilã preferida porque, primeiro,é interpretada por uma atriz completa. Metade do sucesso da personagem está na atriz. Depois, um texto fora do comum. É um dos personagens mais lembrados da história e não precisou de matar uma única pessoa nem ter de andar metida em esquemas alucinantes e mirabolantes, que tornam o personagem inverosímil.  Odete Roitm ou Maria de Fátima, de Vale Tudo, o mesmo. Nem uma morte.. nem um rapto... E, percebe. Não que eu ache que o vilões não tem que matar. Pelo contrário. Se for verosímil para a história que está a ser contada, deve fazê-lo. Nas novelas referidas, não fazia sentido. Assim como acho que, por exmeplo, novelas portuguesas que retratam, alegadamente, o "país real", acabarem, a determinada altura, em histórias policiais mais dignas de series americanas do que da realidade portuguesa... 

No entanto, por exemplo, nas novelas do Aguinaldo, onde é para beirar o absurdo, se ele nos convence desde o inicio - fazia-o como ninguém, nos anos 90 - e até em SdD - e se nós acreditávamos  a determinada altura, que o outro era puxado pela Lua Cheia, que elas comiam a flor e o Jorge tadeu aparecia, etc, então os vilões podiam ser absurdos e fazer tudo. fazia sentido, na história em si. 

Enfim..podia estar aqui a noite toda. 

Não encarem os meus comentários como ataque. As vezes mando algumas sapatadas, com razao ou sem ela, mas é para fomentar a discussão saudável acerca dos temas. OS anos 90 são uma mina para quem gosta de TV e eu tenho alguns conceitos desse tempo, assim como algumas revistas da época, que complementam a minha memória e gosto sempre de partilhar com a malta, principalmente se forem mais novos...  Por isso, tenham calma :)

Percebo-te prefeitamente, nós estamos num dos países mais seguros do mundo e no entanto as nossas novelas estão uma palhaçada, AUM é só raptos e mais raptos e violações, SB e JP mortes é mais mortes, credo não se aguenta, longe vão os tempos em que uma vilã era vilã sem matar, aliás AUM é mesmo a prova que as nossas novelas estão muito americanizadas e um autentico lixo, aquilo é um entre e sai de personagens que meu Deus e depois aquela mistura de csi com anatonima de Grey não lembra ao diabo.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 29/05/2016 at 17:22, Forbidden disse:

http://www.maisfutebol.iol.pt/multimedia/oratvi/multimedia/imagem/id/53eb523d0cf28592bba45c88/1024

Não foi vilã (tinha apenas alguns traços), mas foi uma personagem interessante, bem construida e marcante.

 

A Diana era uma personagem complexa. Ela fechava-se no seu casulo de frieza e era áspera com toda a gente pois era uma maneira de se proteger de toda a gente, porque ela sofria só que não queria dar parte fraca. Foi uma grande personagem sem dúvida, bem construída e bem interpretada.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, João_O disse:

A Diana era uma personagem complexa. Ela fechava-se no seu casulo de frieza e era áspera com toda a gente pois era uma maneira de se proteger de toda a gente, porque ela sofria só que não queria dar parte fraca. Foi uma grande personagem sem dúvida, bem construída e bem interpretada.

Sim, e foi das poucas vezes que vimos uma personagem com uma personalidade fria (aparentemente) sem descair para a vilã, o que tornou a personagem muito marcante pra mim... porque há pessoas assim na vida real, e não quer dizer que vão matar pessoas ou algo do género, como costuma acontecer nas outras novelas :haha:

Ainda me lembro delas todas no funeral no ultimo episodio, e a  Diana veio cá pra fora chorar e fumar, e as outras vieram apoia-la a ela e não a Camila (que tinha perdido o o irmão ou algo do género), essa cena foi muito boa porque demonstrou que ela sentia as coisas mas tinha medo de demonstrar isso.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Forbidden disse:

Sim, e foi das poucas vezes que vimos uma personagem com uma personalidade fria (aparentemente) sem descair para a vilã, o que tornou a personagem muito marcante pra mim... porque há pessoas assim na vida real, e não quer dizer que vão matar pessoas ou algo do género, como costuma acontecer nas outras novelas :haha:

Ainda me lembro delas todas no funeral no ultimo episodio, e a  Diana veio cá pra fora chorar e fumar, e as outras vieram apoia-la a ela e não a Camila (que tinha perdido o o irmão ou algo do género), essa cena foi muito boa porque demonstrou que ela sentia as coisas mas tinha medo de demonstrar isso.

Por isso é que eu adorei Mulheres era uma novela muito mas mesmo muito humana! <3

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma vilã que eu achei muito boa foi a Marta de Paginas da Vida, sem duvida entrava no meu top 5 das melhores vilãs de novelas brasileiras. Ela era uma vilã humana, e existem muitas Martas por aí... acho que foi uma personagem muito marcante por isso, não era uma pessoa totalmente má e tinha razões pra fazer o que fazia. E depois a interpretação da Lília Cabral foi genial mesmo...

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On ‎10‎/‎08‎/‎2016 at 15:47, Forbidden disse:

Sim, e foi das poucas vezes que vimos uma personagem com uma personalidade fria (aparentemente) sem descair para a vilã, o que tornou a personagem muito marcante pra mim... porque há pessoas assim na vida real, e não quer dizer que vão matar pessoas ou algo do género, como costuma acontecer nas outras novelas.

Percebo-te perfeitamente. É mesmo isso.

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 12 horas, João_O disse:

Quanto ao Tiago não posso falar porque não vejo muito de AUM mas ele demonstrou ser terrível com o incêndio na piscina...

Para mim os melhores vilões (masculinos) são: Carlos Belmonte, Tomás Gama, Pedro Carvalho (MaC), DT (MaC), César (MaC).

Eu não vi Mundo ao Contrário nem Belmonte, por isso desses não posso falar...

Para além do Tomás e Tiago, o António Lucena também foi um grande vilão.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem ser estes vilões, que outros acabaram bem/não acabaram mal?

  • Margarida Miranda, de Fascínios - TVI
  • Alice Vidal, de O Beijo do Escorpião - TVI
  • Carlota Perestrelo, de Jardins Proibidos - TVI
  • Maria do Carmo Perestrelo, de Jardins Proibidos - TVI
  • José da Maia, de Rosa Fogo - SIC (?)
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, BBFF disse:

Sem ser estes vilões, que outros acabaram bem/não acabaram mal?

  • Margarida Miranda, de Fascínios - TVI
  • Alice Vidal, de O Beijo do Escorpião - TVI
  • Carlota Perestrelo, de Jardins Proibidos - TVI
  • Maria do Carmo Perestrelo, de Jardins Proibidos - TVI
  • José da Maia, de Rosa Fogo - SIC (?)

Maria Laurina e Bruno de Tempo de Viver.

Penso que a Lidia também acabou bem, se bem me lembro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Forbidden disse:

Maria Laurina e Bruno de Tempo de Viver.

Penso que a Lidia também acabou bem, se bem me lembro...

Eu acho que os finais dessas personagens dependem um pouco da opinião de cada um. Eles acabaram pobres e, tendo em conta que eles ambicionavam ser ricos, acima de tudo, não acho que seja um final propriamente feliz. Quanto à Lídia, tens razão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, BBFF disse:

Eu acho que os finais dessas personagens dependem um pouco da opinião de cada um. Eles acabaram pobres e, tendo em conta que eles ambicionavam ser ricos, acima de tudo, não acho que seja um final propriamente feliz. Quanto à Lídia, tens razão.


Sim, mas não acabaram mal porque ficaram vivos e livres, para um vilão isso já é quase que um final feliz. A Julia de Sedução também fica livre e viva no final...

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Forbidden disse:


Sim, mas não acabaram mal porque ficaram vivos e livres, para um vilão isso já é quase que um final feliz. A Julia de Sedução também fica livre e viva no final...

 

Ah, pois foi. Adoro quando isso acontece. Os vilões acabam sempre: presos, mortos, doentes ou pobres :bad:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, LFTV disse:

A Diana de Laços de Sangue morreu enterrada viva.

A Luíza Albuquerque morreu com um aneurisma e pobre.

O Eduardo de PAOM foi morto pela mãe.

E estes são alguns dos finais mais dramáticos dos grandes vilões das novelas portuguesas.

O final da Luiza é curioso, porque ela "morre", mas depois é levada calmamente e com carinho pela mãe (supoe-se que para o céu ou algo do género). O final da Patricia (Meu Amor) é parecido, ela morre mas vai pro céu/purgatorio, e fica em paz.

 

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, LFTV disse:

A Diana de Laços de Sangue morreu enterrada viva.

A Luíza Albuquerque morreu com um aneurisma e pobre.

O Eduardo de PAOM foi morto pela mãe.

E estes são alguns dos finais mais dramáticos dos grandes vilões das novelas portuguesas.

O Tomás Gama também!

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Forbidden disse:

O final da Luiza é curioso, porque ela "morre", mas depois é levada calmamente e com carinho pela mãe (supoe-se que para o céu ou algo do género). O final da Patricia (Meu Amor) é parecido, ela morre mas vai pro céu/purgatorio, e fica em paz.

 

É verdade. Em NCT a Luíz Albuquerque depois de morrer aparece a mãe a vir buscá-la e em Meu Amor a Patrícia depois de morrer aparece no céu/purgatório com o pai.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, LFTV disse:

É verdade. Em NCT a Luíz Albuquerque depois de morrer aparece a mãe a vir buscá-la e em Meu Amor a Patrícia depois de morrer aparece no céu/purgatório com o pai.

A Diana tinha vários finais pensados. Num deles, ia para o Brasil e ficava rica. Porque é que isso não aconteceu? :girlwah:

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...