Jump to content

Vilões e Anti-Heróis na Ficção


Diogo_M

Posts Recomendados

  • Respostas 723
  • Criado
  • Última Resposta

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

Membros Com Mais Posts Neste Tópico

há 37 minutos, Visky disse:

Para vocês, qual é a(o) vilã(o) mais perigosa(o)

Sem dúvida a Antónia Vidal... Mata seja quem for, desde que lhe faça frente. Também podemos considerar o Carlos Belmonte que matou inúmeras mulheres, sem esquecer o pai e o irmão. Outra que considero bastante perigosa, é a Margarida Ventura, que para manter um segredo mandou matar a filha. A meu ver estes vilões  são muito perigosos...:diablo:

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Diana de Laços de Sangue também era muito perigosa.

E duplas de vilões? adoro estas:

Carlos e Mafalda de Mundo Meu

Laura e Marcos de Celebridade

Diana e Ricardo de Laços de Sangue

Renata e Margarida de Fascínios

Carminha e Max de Avenida Brasil

Bruno e Maria Laurinda de Tempo de Viver

Magda e Delfina de Floribella

Editado por LFTV
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 41 minutos, LFTV disse:

A Diana de Laços de Sangue também era muito perigosa.

E duplas de vilões? adoro estas:

Carlos e Mafalda de Mundo Meu

Laura e Marcos de Celebridade

Diana e Ricardo de Laços de Sangue

Renata e Margarida de Fascínios

Carminha e Max de Avenida Brasil

Bruno e Maria Laurinda de Tempo de Viver

Magda e Delfina de Floribella

Destaquei as minhas preferidas. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, LFTV disse:

A Diana de Laços de Sangue também era muito perigosa.

E duplas de vilões? adoro estas:

Carlos e Mafalda de Mundo Meu

Laura e Marcos de Celebridade

Diana e Ricardo de Laços de Sangue

Renata e Margarida de Fascínios

Carminha e Max de Avenida Brasil

Bruno e Maria Laurinda de Tempo de Viver

Magda e Delfina de Floribella

Os que destaquei adoro!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, JDuarte disse:

Afinal o que é que a Mafalda de Mundo Meu fez de tão grave para ser vilã, sei que ela é vilã e sempre a ouvi categoriza-la como tal, mas porquê? 

Não viste a novela? roubava os pais, tentou enganar a Sofia, entregou a Rita à Sofia (mas o plano não deu certo). Enfim andava sempre metida em problemas. Não era nenhuma bandida mas foi vilã.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 20 minutos, LFTV disse:

Não viste a novela? roubava os pais, tentou enganar a Sofia, entregou a Rita à Sofia (mas o plano não deu certo). Enfim andava sempre metida em problemas. Não era nenhuma bandida mas foi vilã.

Thanks, vi soltamente, tinha noção que era uma nojentinha, mas vilã vilã só sabia da Sofia, ou melhor sabia porque a Sofia o era e a Mafalda não. :) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, JDuarte disse:

Thanks, vi soltamente, tinha noção que era uma nojentinha, mas vilã vilã só sabia da Sofia, ou melhor sabia porque a Sofia o era e a Mafalda não. :) 

Sim, e também andou metida naquele negócio do stand. Foi por causa desse negócio que roubou a carrinha dos pais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 27/07/2016 at 22:13, FraisesSucrées disse:

Na minha especialidade, Novelas da Globo dos anos 90 

Perpétua, Arturzinho (Tieta)
Débora (Felicidade)
Renato Maia, Laurinha Figueiroa (A Rainha da Sucata)
Felipe (O Dono do Mundo)
Sérgio Santarém (Despedida de Solteiro)
Cândido Alegria (Pedra Sobre Pedra)
Raquel (Mulheres de Areia)
Alexandre (A Viagem) 
Pedro Barros (Irmãos Coragem)
Mauro (Cara & Coroa)
Adriana (Salsa & Merengue)
Altiva (A Indomada)
Branca Letícia (Por Amor)
Ângela, Sandrinha (Torre de Babel)

 

Alguém que me compreenda.. Quando falamos destes vilões, é piada referir qualquer outro mais atual, pois "desaparecem". O quilate dos atores e q genialidade dos personagens associada a novelas boas - boas mesmoo - marcam a diferença. Passo a citar as minhas, pela ordem de preferência.

Na categoria das mais "serias":

 Branca ( Por Amor);

Violante (Xica da SIlva);

Odete Roitman (Vale Tudo);

Adma ( Porto Dos Milagres);

Idalina (Força de Um Desejo);

Maria de Fátima (Vale Tudo);

Raquel (Mulheres de Areia);

Sheila (Hitória de Amor);

Débora (Felicidade);

Adriana (Salsa E Merengue);

Constância ( O Dono DO Mundo);

Mais atual:

Norma ( Insensato Coração);


Vilãs a puxar para o Cómico, destaco:

Perpétua (Tieta);

Nazaré (Senhora do Destinho);

Gioconda (Pedra Sobre Pedra);

Mary Matoso (Vamp);

Teodora ( Salsa E Merengue);

Augusta Eugénia (Porto Milagres);

Carlota Joaquina ( Quinto dos Infernos);

Nas mais atuais, destaco:

 

Judith ( Caras e Bocas).

 

 

 

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Pedro M. disse:

Mas o que é que querem? Quem tem agora 16-20 anos, claro que não viu esses medalhões dos anos 80 e 90, e por isso não pode referir esses vilões como os seus preferidos, não os vão inventar. As opiniões valem o mesmo, não são piadas.

Calma filho.. Piada é maneira de dizer. E de vos convidar a ver esses medalhões. Vais ver como as vilanzinhas atuais sao patéticas xD

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, FLP disse:

Calma filho.. Piada é maneira de dizer. E de vos convidar a ver esses medalhões. Vais ver como as vilanzinhas atuais sao patéticas xD

Eu também tenho muita curiosidade em relação a algumas novelas dos anos 90, mas tendo na memória apenas as novelas desta década, considero a Carminha de «Avenida Brasil», o Rubião de «Liberdade Liberdade» e a Diana de «Laços de Sangue» dos melhores vilões de sempre. Se calhar ao pé de alguns antigos, estes não são assim tão bons, mas eu posso apenas fazer um top baseando-me naquilo que eu vi e me lembro bem. Não duvido nada que os vilões que referiste são excelentes.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Pedro M. disse:

Eu também tenho muita curiosidade em relação a algumas novelas dos anos 90, mas tendo na memória apenas as novelas desta década, considero a Carminha de «Avenida Brasil», o Rubião de «Liberdade Liberdade» e a Diana de «Laços de Sangue» dos melhores vilões de sempre. Se calhar ao pé de alguns antigos, estes não são assim tão bons, mas eu posso apenas fazer um top baseando-me naquilo que eu vi e me lembro bem. Não duvido nada que os vilões que referiste são excelentes.

Isso é tudo uma questão de opinião mesmo. Carminha, por exemplo, é daqueles exemplos que transcende o tempo.. Deve ser melhor que muitas das q  referi... mas as que referi são icones na história da dramaturgia, pois ja contam com anos  de História e alguns desses anos eu acompanhei. Mas sim, opiniões. Mas sempre que tivers oportunidade e se gostas de novelas, vai vendo as que conseguires... São aulas. :) 

há 4 minutos, JDuarte disse:

Patéticas porquê consegues argumentar sem insultar?

Tem haver com as maldades que fazem por exemplo?

Consigo. Até ainda não insultei ninguém. :)

Com as maldades que fazem, inclusive. vamos por partes. A Branca, de Por AMor, por exemplo. É a minha vilã preferida porque, primeiro,é interpretada por uma atriz completa. Metade do sucesso da personagem está na atriz. Depois, um texto fora do comum. É um dos personagens mais lembrados da história e não precisou de matar uma única pessoa nem ter de andar metida em esquemas alucinantes e mirabolantes, que tornam o personagem inverosímil.  Odete Roitm ou Maria de Fátima, de Vale Tudo, o mesmo. Nem uma morte.. nem um rapto... E, percebe. Não que eu ache que o vilões não tem que matar. Pelo contrário. Se for verosímil para a história que está a ser contada, deve fazê-lo. Nas novelas referidas, não fazia sentido. Assim como acho que, por exmeplo, novelas portuguesas que retratam, alegadamente, o "país real", acabarem, a determinada altura, em histórias policiais mais dignas de series americanas do que da realidade portuguesa... 

No entanto, por exemplo, nas novelas do Aguinaldo, onde é para beirar o absurdo, se ele nos convence desde o inicio - fazia-o como ninguém, nos anos 90 - e até em SdD - e se nós acreditávamos  a determinada altura, que o outro era puxado pela Lua Cheia, que elas comiam a flor e o Jorge tadeu aparecia, etc, então os vilões podiam ser absurdos e fazer tudo. fazia sentido, na história em si. 

Enfim..podia estar aqui a noite toda. 

Não encarem os meus comentários como ataque. As vezes mando algumas sapatadas, com razao ou sem ela, mas é para fomentar a discussão saudável acerca dos temas. OS anos 90 são uma mina para quem gosta de TV e eu tenho alguns conceitos desse tempo, assim como algumas revistas da época, que complementam a minha memória e gosto sempre de partilhar com a malta, principalmente se forem mais novos...  Por isso, tenham calma :)

 

 

  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 40 minutos, Visky disse:

As novelas não tem obrigatoriamente que retratar a realidade portuguesa. Não são um reality-show. São obras de ficção. 

Não precisam, queres tu dizer. Isso depende da novela. Se, como a maioria delas se intitula, são novelas passadas no "pais real".. no coração do pais, etc, etc, ser metido ali as três pancadas um terrorista muçulmano.. Mas sim , podem fazer o que quiserem da novela.  Mas isso dá-me o dreito de achar que uma vilã é uma boa vilã quanto mais verosímil  é a sua postura perante o meio envolvente. Por exemplo, Por Amor e História de Amor propuseram-se a retratar a realidade da época. Mesmo que mais "romenceado", vias a novela e aquilo era ficção ao mais alto nível. Vias-te naquelas situações. Houve vilãs otimas, inseridas naqueles contextos e nao precisavam de ser assassinas obrigatoriamente. Nem faziam nada de especial, mas Branca ficou na história das vilãs. E podem, da mesma haver mortes e dramas. Manoel Carlos fazia isso como ninguem. A determinada altura, havia um tiroteio numa da ruas da classe media - alta do Rio e umas personagem importante e querida do publico, morria..Se formos pelo contrario: a proposta ser uma novela de realismo fantástico, onde tudo pode acontecer.. A vilã pode tudo. Faz as coisas mais mirabolantes e nós, com o contexto da novela, vamos naquilo e achamos otimo. Ou temos outras, que se propõem ser novelas "policiais" ou assim... Percebes onde quero chegar? As novelas portuguesas querem muito basear-se no pais real. Os núcleos cómicos sao prova disso, para alem dos temas bem populares - irmãs, filhos e pais separados, Mas enfim.. Acho que recorrer a vilã para fazer dela o "faz tudo " - matam a mãe, queimam bebezinhos, etc - na novelas e ter como "desculpa" os vilões serem vilões para que a trama se aguente acho que é um facilitismo.. 

Editado por FLP
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...