Jump to content

Revistas sobre Televisão


_Daniel_

Posts Recomendados

Era preferível que a revista passasse a ser comercializada separadamente. Aumentavam os lucros e o leitor não perdia o formato papel. É um erro acabarem com a versão em papel. Da minha parte é um leitor que perdem caso a versão digital seja paga (que acredito que seja). Acho que vou passar a comprar o CM à sexta por causa do Correio TV...

---

JN e DN preparam remodelação e substituem revista por suplemento

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/jn-e-dn-preparam-remodelacao-e-substituem-revista-por-suplemento-1687986

Resumindo, vão trocar uma revista boa de televisão por uma cor de rosa...

Editado por NEQ
  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Era preferível que a revista passasse a ser comercializada separadamente. Aumentavam os lucros e o leitor não perdia o formato papel. É um erro acabarem com a versão em papel. Da minha parte é um leitor que perdem caso a versão digital seja paga (que acredito que seja). Acho que vou passar a comprar o CM à sexta por causa do Correio TV...

---

JN e DN preparam remodelação e substituem revista por suplemento

http://www.publico.pt/sociedade/noticia/jn-e-dn-preparam-remodelacao-e-substituem-revista-por-suplemento-1687986

Resumindo, vão trocar uma revista boa de televisão por uma cor de rosa...

É pena. A Notícias TV era a única revista de TV que tinha boas entrevistas e as grandes novidades. Não percebo estas mudanças.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 2 meses depois...

Já estamos online! www.noticiastv.pt

A partir de hoje, a Noticias TV passa a ter também um formato digital. Depois de seis anos em formato impresso, a Notícias TV ganha agora nova vida no digital.

No novo site, pode encontrar a atualidade do dia e ainda algumas das secções que fizeram parte da génese da revista.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estamos online! www.noticiastv.pt

A partir de hoje, a Noticias TV passa a ter também um formato digital. Depois de seis anos em formato impresso, a Notícias TV ganha agora nova vida no digital.

No novo site, pode encontrar a atualidade do dia e ainda algumas das secções que fizeram parte da génese da revista.

Já tinha saudades. Era a melhor revista do segmento e eu gostava muito de ler as últimas novidades e a opinião do Nuno Azinheira e do Joel Neto. Comprava-a todas as Sextas-feiras. Ainda bem que voltou, mesmo que em formato digital!:P

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...
  • 9 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
  • 10 meses depois...

No OLX, encontrei imagens de uma TV Guia de 1982

Em especial, temos uma imagem da rúbrica "Os mais populares" - nesta secção, os leitores supostamente votavam naquilo que gostavam mais em termos de televisão e de rádio ao longo do ano. Não sei quando começou a rúbrica em si, mas ela teve direito a uma cromo no "Caderneta de Cromos" do Nuno Markl em que eles analisavam a edição referente a 1985

Aqui está o link:

https://www.olx.pt/anuncio/tv-guia-manuela-moura-guedes-lus-filipe-barros-n-179-1982-IDCV8fe.html

E o resumo textual dessa página:

TV:

Melhor realizador(a): Luís Andrade

Melhor produtor(a): Piedade Trindade

Melhor locutor(a) (ou apresentador(a), pois temos alguns que não eram locutores de continuidade): Eládio Climaco

Melhor jornalista: Luís Pereira de Sousa

Melhor colaborador(a): Júlio Ísidro

Melhor artista nacional: Herman José

Melhor artista estrangeiro: ABBA

Melhor produção nacional na RTP 1: "Passeio dos alegres"

Melhor produção internacional na RTP 1: "Dallas"

Melhor produção nacional na RTP 2: "Animação"

Melhor produção internacional na RTP 2: "Exército secreto"

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

RADIO:

Melhor realizador(a)Júlio Ísidro (Rádio Comercial)

Melhor locutor(a)Júlio Ísidro (Rádio Comercial)

Melhor programa ligeiro: "Café com leite" (Rádio Comercial)

Melhor programa cultural: "Aqui e agora" (Rádio Renascença)

Editado por LAboy 456
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
há 2 horas, thass_hot disse:

Anúncio da minha querida revista TV Guia (outrora pertencente à RTP) com o final da novela provavelmente mais assistida de Portugal: Roque Santeiro!

Vi que o @thass_hot e o @Vascof2001 andaram a fazer algum off-topic no Memórias RTP 1, por isso decidi falar sobre as revistas aqui. (sim, a VASP ainda existe. Ela é responsável pela distribuição das revistas nos quiosques e tal)

Pelo que me lembre, acho que a minha primeira memória relacionada com revistas de televisão tem a ver com a TV Guia, pois o logo que vemos aqui (acho que saiu com a venda das acções da RTP) suscitou-me algumas memórias remotas - se bem que preferia mais (e ainda prefiro) a TV 7 Dias que durante anos a fio tinha a mesma "interface" (só no ano passado é que mudaram o tipo de letra).

Precisamente na altura em que a RTP vendeu a revista, o logo era este:

dianachoque.jpg

O sucessor veio em 2005 (ou será que já foi no fim de 2004?) e as capas já mostravam algum cofinismo. Como por exemplo colocar palavras tipo "CHOQUE" ou "BRONCA" em letras garrafais só para aumentar o interesse e as vendas. Pois esta revista, datada de Abril/Maio de 2004, dava mais destaque a revelações sobre a morte da Diana do que ao casamento real que se avizinhava.

1996-TVGUIA-ABRIL.jpg

Capa de 1996. Acho que tinha a ver com a "revisão" pelo qual o Herman estava a passar depois do escândalo da Última Ceia (na mira estava era a sátira ao tipo de informação investigativa).

tvguia1980-2014enciclopediacromos01.jpg

1981 contra 2014 (a capa da esquerda, por lapso da própria revista, diz ser de 1980).

E ainda algo que me suscita algum interesse: a primeira TV Mais, de 1993:

imprensa-07.jpg

Até hoje ninguém digitalizou o interior, nem desta nem de muitas outras revistas (a sorte chega-se com os espólios (o de Barcelona e o de Santa Maria da Feira) do  @thass_hot e das visitas do @Vascof2001 antes da pandemia). Quem seria aquele político fanático pelos satélites? E porque é que a Manuela Moura Guedes estava no centro? Quais seriam as cartas de amor? Contos que as gerações futuras nunca verão?

imprensa-03.jpg

O surgimento das privadas trouxe o nascimento da Teleguia. Acho que ouvi falar pela primeira vez num intervalo da SIC postada pelo LUSITANIATV ou coisa que o valha, por causa de um concurso que havia.

Com material insuficiente não dá para fazer uma crónica da tua história de subestação de jeito sobre pelo menos uma das revistas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, ATVTQsV disse:

Vi que o @thass_hot e o @Vascof2001 andaram a fazer algum off-topic no Memórias RTP 1, por isso decidi falar sobre as revistas aqui. (sim, a VASP ainda existe. Ela é responsável pela distribuição das revistas nos quiosques e tal)

Pelo que me lembre, acho que a minha primeira memória relacionada com revistas de televisão tem a ver com a TV Guia, pois o logo que vemos aqui (acho que saiu com a venda das acções da RTP) suscitou-me algumas memórias remotas - se bem que preferia mais (e ainda prefiro) a TV 7 Dias que durante anos a fio tinha a mesma "interface" (só no ano passado é que mudaram o tipo de letra).

Precisamente na altura em que a RTP vendeu a revista, o logo era este:

dianachoque.jpg

O sucessor veio em 2005 (ou será que já foi no fim de 2004?) e as capas já mostravam algum cofinismo. Como por exemplo colocar palavras tipo "CHOQUE" ou "BRONCA" em letras garrafais só para aumentar o interesse e as vendas. Pois esta revista, datada de Abril/Maio de 2004, dava mais destaque a revelações sobre a morte da Diana do que ao casamento real que se avizinhava.

1996-TVGUIA-ABRIL.jpg

Capa de 1996. Acho que tinha a ver com a "revisão" pelo qual o Herman estava a passar depois do escândalo da Última Ceia (na mira estava era a sátira ao tipo de informação investigativa).

tvguia1980-2014enciclopediacromos01.jpg

1981 contra 2014 (a capa da esquerda, por lapso da própria revista, diz ser de 1980).

E ainda algo que me suscita algum interesse: a primeira TV Mais, de 1993:

imprensa-07.jpg

Até hoje ninguém digitalizou o interior, nem desta nem de muitas outras revistas (a sorte chega-se com os espólios (o de Barcelona e o de Santa Maria da Feira) do  @thass_hot e das visitas do @Vascof2001 antes da pandemia). Quem seria aquele político fanático pelos satélites? E porque é que a Manuela Moura Guedes estava no centro? Quais seriam as cartas de amor? Contos que as gerações futuras nunca verão?

imprensa-03.jpg

O surgimento das privadas trouxe o nascimento da Teleguia. Acho que ouvi falar pela primeira vez num intervalo da SIC postada pelo LUSITANIATV ou coisa que o valha, por causa de um concurso que havia.

Com material insuficiente não dá para fazer uma crónica da tua história de subestação de jeito sobre pelo menos uma das revistas.

Nem sabia que havia um tópico dedicado a revistas de TV. My bad: passo a falar aqui!

Eu adoro revistas de TV. Lembro-me desde pequeno teria 6-7 anos o meu pai comprar a TVMais (saía à 6ªfeira no dia em que registava o Totoloto). Depois a partir de 98 comecei a comprar mais a TVGuia e com o início do BB trocava entre a TVMais e TV7Dias. À TVGuia voltei em 2003 porque gostava mais do grafismo. Depois de 2005 quando entrei para a faculdade como já tinha acesso a revistas internacionais quase deixei de comprar revistas portuguesas.

De momento sou colecionador de TVGuia, TV7Dias e TvMais. E tenho uma Tele Guia.

A TeleGuia era do grupo da TVGuia editora e saiu na altura do aparecimento da SIC. Era muito básica mesmo. Tinha umas páginas de entrevistas a atores, reportagens sobre programas da TV, resumos de novelas, programação bastante detalhada e culinária...

Postarei mais informação brevemente.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

História das revistas de TV de portugal. Mas não fazem referência às efémeras revistas "TV a Dois" e "TV Top":

https://brincabrincando.com/imprensa/

Blog espanhol dedicado a revistas de TV de Espanha (mas também faz referência a publicações estrangeiras, mas não às portuguesas):

http://tvcoleccion.blogspot.com/

Primeiro número da TV Guia:

N%C2%BA%2B001.jpg

Primeiro número da TV 7 Dias:

118982025_1620777888084879_760801150630755129_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_sid=b96e70&_nc_eui2=AeFaZ6Dc31swF3nuVXqlBZVVN8PIQwM9THU3w8hDAz1MdcDuGIGmO2Bcge6ETwwd8iA&_nc_ohc=XQNHkTaGpGMAX__AV4f&_nc_ht=scontent.flis9-1.fna&oh=4a40250e60805399b8cef15b1ee9086a&oe=5F7EBF03

Primeiro número da TV Mais:

imprensa-07.jpg

Eu tenho o primeiro número da TV 7 Dias e da TV Mais. Alguém tem alguma edição da "TV a Dois" e da "TV Top"? Se tiverem coloquem aqui. Gostaria de as rever.

Editado por D91
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 18 horas, ATVTQsV disse:

 

imprensa-07.jpg

Até hoje ninguém digitalizou o interior, nem desta nem de muitas outras revistas (a sorte chega-se com os espólios (o de Barcelona e o de Santa Maria da Feira) do  @thass_hot e das visitas do @Vascof2001 antes da pandemia). Quem seria aquele político fanático pelos satélites? E porque é que a Manuela Moura Guedes estava no centro? Quais seriam as cartas de amor? Contos que as gerações futuras nunca verão?

 

Eu tenho essa revista. Se tiveres interesse em ver alguma coisa em particular, eu posso colocar aqui. Posso dizer que tinha um caderno dedicado aos resumos das telenovelas. O tema de capa com a Manuela Moura Guedes, não é mais do que um artigo sobre as cartas que as estrelas da TV recebiam dos espectadores.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, D91 disse:

Eu tenho essa revista. Se tiveres interesse em ver alguma coisa em particular, eu posso colocar aqui. Posso dizer que tinha um caderno dedicado aos resumos das telenovelas. O tema de capa com a Manuela Moura Guedes, não é mais do que um artigo sobre as cartas que as estrelas da TV recebiam dos espectadores.

Está mais do que na hora de começar a fazer scan, no pior dos casos fotografar partes das revistas (é o que fazia antes da pandemia, com este método tentei discretamente guardar os resumos de Alguém Perdeu) e postá-las num sítio. Tipo o Imgur.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, D91 disse:

História das revistas de TV de portugal. Mas não fazem referência às efémeras revistas "TV a Dois" e "TV Top":

https://brincabrincando.com/imprensa/

Blog espanhol dedicado a revistas de TV de Espanha (mas também faz referência a publicações estrangeiras, mas não às portuguesas):

http://tvcoleccion.blogspot.com/

Primeiro número da TV Guia:

N%C2%BA%2B001.jpg

Primeiro número da TV 7 Dias:

118982025_1620777888084879_760801150630755129_n.jpg?_nc_cat=108&_nc_sid=b96e70&_nc_eui2=AeFaZ6Dc31swF3nuVXqlBZVVN8PIQwM9THU3w8hDAz1MdcDuGIGmO2Bcge6ETwwd8iA&_nc_ohc=XQNHkTaGpGMAX__AV4f&_nc_ht=scontent.flis9-1.fna&oh=4a40250e60805399b8cef15b1ee9086a&oe=5F7EBF03

Primeiro número da TV Mais:

imprensa-07.jpg

Eu tenho o primeiro número da TV 7 Dias e da TV Mais. Alguém tem alguma edição da "TV a Dois" e da "TV Top"? Se tiverem coloquem aqui. Gostaria de as rever.

Bom dia  D91  procuro á anos o nome de uma serie western passada num campo de prisioneiros onde estavam os yankies música de início era Yankie Doodle acho,passava na RTP2  uma vez por semana por volta das 22:00 finais da década de 70, será que nessas revistas estará o nome dessa série?

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Angy disse:

Bom dia  D91  procuro á anos o nome de uma serie western passada num campo de prisioneiros onde estavam os yankies música de início era Yankie Doodle acho,passava na RTP2  uma vez por semana por volta das 22:00 finais da década de 70, será que nessas revistas estará o nome dessa série?

 

 

 

As que eu tenho são do fim dos anos 80 e inícios de 90. Tentei procurar na internet através dessas informações, mas não encontrei nada. Tenho uma ou outra do início dos anos 80, posso ver se está lá alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...