Jump to content

Memórias da Televisão Brasileira


Luiz Felipe

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

O programa Provocações da TV Cultura era tão bom! O Antônia Abujamra é genial, as suas perguntas têm uma profundidade enorme, mesmo sendo tão simples e ditas em tão poucas palavras! O cenário é incrível, tem um ar de mistério (que o entrevistador sempre teve), um ar de vazio, de que o Antônio e o entrevistado estão sozinhos lá, um jogo de luzes,... Os poemas no início e no final são extraordinários! É um autêntico contraste entre a cultura tão específicas e poucos acessíveis, no estúdio, e e a "ignorância" popular, nas ruas. Um programa feito com tão poucos recursos e até pouco complexo a nível de estrutura, mas tão bom.

Editado por AGUI
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António Abujamra :( era grande ator, adorei-o na novela da record "Poder Paralelo" e na novela da Globo "Começar de Novo". Fiquei triste quando soube que ele morreu :(

Esse programa nunca vi, só espreitei na NET, porque ouvi falar muito bem do programa e de facto ele esteve irrepreensível.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei o livro Biografia da Televisão Brasileira, de Flávio Ricco e Armando Vanucci. O livro peca em colocar muito foco na teledramaturgia, mas é ótimo trabalho, de fôlego. Fala sobre os primeiros programas, parte técnica, início dos realities etc. Falando em reality, aqui no Brasil o primeiro deles foi feito pela MTV daqui. Era o "20 e poucos anos" e me lembro desse programa. Eram jovens discutindo várias questoes, embora não morassem juntos necessariamente, etc. 

On 22/12/2017 at 14:34, Ivo disse:

António Abujamra :( era grande ator, adorei-o na novela da record "Poder Paralelo" e na novela da Globo "Começar de Novo". Fiquei triste quando soube que ele morreu :(

Esse programa nunca vi, só espreitei na NET, porque ouvi falar muito bem do programa e de facto ele esteve irrepreensível.

Não gosto de novelas, mas me lembro dele em uma novela chamada "Que rei sou eu", que tinha fundo político, criticando o momento do Brasil (por volta de 1987 ou 88). Ele também atuou em filmes, um deles um quase comédia, chamado "Festa" e uma participação rápida em "Quem matou Pixote?".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Coluna em Revista: Turbulência no Ar

 
brigitteugauga2000.jpg
Betty Lago, como Brigitte: fogosa, malcriada e muambeira.
"A novela das 7 é prodiga em atrizes com seios de fora, galãs exibindo bumbuns e pancadaria. Mas Uga Uga está causando polêmica por causa de Brigitte, aeromoça elegantérrima vivida pela ex-modelo Betty Lago. A personagem mexeu com os brios da respectiva categoria profissional. Isso porque Brigitte faz tudo aquilo que uma aeromoça em tese não deve fazer: é contrabandista, maltrata os passageiros e até namora o comandante - casado - em serviço. Devido à sua imagem supostamente negativa, o Sindicato Nacional dos Aeronautas, que representa comissários de bordo, pilotos e mecânicos de voo, enviou uma carta de protesto contra Carlos Lombardi, o autor da novela. Este, naturalmente, revidou dizendo que se trata de uma comédia besteirol, cujas situações inverossímeis não devem ser levadas em consideração. [...]
Para além da polêmica, Brigitte é uma figura realmente divertida. Nas pesquisas com grupos de espectadores, a Globo aferiu que ela já conquistou a simpatia do público. Por isso, tende a crescer em Uga Uga - sucesso do horário das 7, a novela vem alcançando 39 pontos no Ibope, em média, contra 31 de Vila Madalena, sua antecessora. Caso raro de modelo trocou as passarelas por uma consistente carreira de atriz, Betty Lago tem uma entonação de voz irônica, que casa à perfeição com o papel. A ex-modelo, de 44 anos (hoje tem 57*), cuida pessoalmente da maquiagem fashion da Brigitte, à base de batom rosa-choque e sombra azul. O que ela pensa da questão dos aeronautas? "Esse pessoal não deve ter se divertido com o filme Aperte os Cintos, O Piloto Sumiu.""

Não acredito que queriam acabar com a melhor personagem da novela :huh:

  • Surpresa 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
há 3 horas, AGUI disse:

Alguém já viu Os Aspones?

Já, eu achei uma série fraca para dizer a verdade. Os autores Alexandre Machado e Fernanda Young foram mais felizes em fazer a série ''Os Normais',' depois disso foram séries fracassadas.

Editado por DanielNunes
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, DanielNunes disse:

Já, eu achei uma série fraca para dizer a verdade, os autores Alexandre Machado e Fernanda Young foram mais felizes em fazer a série ''Os Normais'' depois disse foram séries fracassadas.

Eu acho completamente genial. Gostei muito mais do que Os Normais. Achei toda a ideia muito boa e as personagens também. Depois dessa série apenas gostei de Como Aproveitar o Fim do Mundo, mas não achei extraordinária, tinha algumas situações engraçadas.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, AGUI disse:

Eu acho completamente genial. Gostei muito mais do que Os Normais. Achei toda a ideia muito boa e as personagens também. Depois dessa série apenas gostei de Como Aproveitar o Fim do Mundo, mas não achei extraordinária, tinha algumas situações engraçadas.

Como Aproveitar o Fim do Mundo achei legal, mas, eu consigo mais rir em ''Os Normais'' do que outras séries dos autores. Acho que ''Os Normais'' me marcou bastante, acho que Rui e Vani tem de monte por aí, por isso que me diverti e divirto até hoje.

Editado por DanielNunes
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
há 18 minutos, Pedro M. disse:

Confesso que já tenho saudades de uma novelinha das seis bem cliché. :heart:

Bem clichê atualmente se chama ''Orgulho e Paixão''. Apesar que muitos aqui não vão com a cara desta novela, mas, é uma novela cheios de clichês possíveis. A próxima das seis virá com os mesmos clichês de Beth Jhin.

Editado por DanielNunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, DanielNunes disse:

Bem clichê atualmente se chama ''Orgulho e Paixão''. Apesar que muitos aqui não vão com a cara desta novela, mas, é uma novela cheios de clichês possíveis. A próxima das seis virá com os mesmos clichês de Beth Jhin.

Orgulho e Paixão não me chamou à atenção.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, Pedro M. disse:

Orgulho e Paixão não me chamou à atenção.

Pelas chamadas a mim também não. Porém é uma novela gostosa de se assistir, tem ingredientes que prendem, os arroubos do romance de Elizabeta e Darcy, o misterioso motoqueiro vermelho, a vilanias de Suzana e Petúlia e entre outros . É a única que vejo rigorosamente já que abandonei ''Deus Salve o Rei'' e só assisto esporadicamente ''O Outro Lado do Paraíso'' quando sinto interesse em assistir.

Editado por DanielNunes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

1ª noticia acerca da nova novela de Aguinaldo Silva, em 1991. Viria a ser Pedra Sobre Pedra:

 

 

Jornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 25/07/1991
Autor/Repórter:

sep.jpg

(SEM TÍTULO)

Já escolhidas algumas ações para a próxima novela das oito, de Aguinaldo Silva, com título provisório "Garimpo". Será na Chapada Diamantina, Bahia. Ainda não há elenco nem data de gravação definidos.

 

 

--------------------------------

Depois, mais se seguiram. Para além de ter tido o titulo provisório de Garimpo, teve como nome cogitado para o papel de Pilar Batista, Betty faria. Entrevista de AS abaixo:

 

Jornal/Revista: Jornal do Brasil
Data de Publicação: 18/08/1991
Autor/Repórter:

sep.jpg

ENTREVISTA COM AGUINALDO SILVA

- Em linhas gerais como é a sua próxima novela?

- E um Romeu e Julieta adaptado para a vida na cidade fictícia de Resplendor, no sul da Bahia. Vai contar a rivalidade entre os Pontes e os Batistas, que dominam o lugar há 150 anos, e o romance entre um jovem casal. respectivamente filha e filho de cada uma das famílias. Os pais vão se unir para desfazer essa união.

- Você acha que as novelas com temática rural agradam mais aos telespectadores do que as urbanas? Por que?

- Gosto de fazer novelas rurais porque sei lidar bem com esse universo. E, se verificarmos que Roque Santeiro e Tieta foram as novelas que fizeram maior sucesso nos últimos seis anos, vamos chegar à conclusão de que essa temática é mais bem aceita porque o Brasil é um país rural e, no fundo, uma grande fazenda. A gente anda três quadras de Ipanema e está em Vassouras...

- Você acha que a decisão da Globo de fazer uma novela rural é um sintoma de que está seguindo a trilha da TV Manchete: "o Brasil que o Brasil não conhece"?

- Não. Resplendor é uma cidade fictícia que não vai ficar muito claramente situada na novela. É um microcosmo do país que reúne gaúchos, mineiros, etc... Não é uma novela naturalista nem sertaneja.

- Você pretende inovar com essa novela?

- Sou radical. Novela não foi feita para inovar coisa nenhuma. E igual a jornal. Pode estar palpitante, mas no dia seguinte a gente joga no lixo. Novela é a mesma coisa.

- Qual a diferença entre esta e as outras novelas que você escreveu?

- Vai resgatar o que se perdeu. Comparando com outras novelas, eu diria que esta é um Irmãos Coragem pós-moderno. Vai ter muita ação, aventura e romance adaptados para um contexto mais moderno de paixões e sentimentos.

- Existe algum personagem inspirado em alguma pessoa conhecida?

- Não. Mas tem uma trama paralela que é baseada num fato verídico, que aconteceu em São Paulo. Uma mulher que tinha uma lista de todos os homens com quem ela transou com notas pelo desempenho de cada parceiro. O noivo dela descobriu a lista e a matou. Na minha história, essa situação acontece com um homem.

- Você queria a Betty Faria no principal papel feminino, mas o diretor Paulo Ubiratan não concordou. Isso te chateia?

- Numa primeira conversa com o Paulo, ele disse que não queria fazer nada que lembrasse Roque Santeiro e Tieta. Depois, a gente descobriu que se fizesse isso, não fecharia o elenco. Quanto ao diretor escalar, acho supernormal. Afinal é ele quem vai conviver com os atores durante seis meses. O Paulo escolhe elenco como ninguém. Sobre a Betty eu realmente gostaria que ela fizesse a novela porque é uma das minhas favoritas.

Se na entrevista acima soubemos que Betty Faria poderia ter sido Pilar, Murilo Pontes poderia ter sido de Tarcisio Meira. Eu, preferi Renata e Lima, que foram icónicos. Betty e Tarcisio entraram na novela seguinte, De Corpo e Alma, com personagens de destaque, mas longeeee de fazerem história como fizeram Murilo Pontes e Pilar Batista.

 

ornal/Revista: O Globo
Data de Publicação: 24/08/1991
Autor/Repórter:

sep.jpg

LIMA OU TARCÍSIO?

Tarcísio Meira é um dos preferidos para o papel principal da próxima novela das oito, de Aguinaldo Silva, com título provisório de "Garimpo". Mas, na pauta do diretor Paulo Ubiratan, outro nome também é forte: Lima Duarte. A dificuldade é que ambos estão recém-saídos de novelas - Tarcísio de ''Araponga" e Lima, de "Meu bem meu mal".

 
 

Depois, começou a falar-se na co-produçao com  a RTP. José Eduardo Moniz sempre a frente do seu tempo:

 

Jornal/Revista: Folha de S. Paulo
Data de Publicação: 20/10/1991
Autor/Repórter:

sep.jpg

GLOBO VAI CO-PRODUZIR 'GARIMPO' COM RÁDI E TELEVISÃO PORTUGUESA

A próxima novela das 20h30 da Rede Globo, cujo título provisório é "Garimpo", será realizada em co-produção com a Rádio Televisão Portuguesa (RTP).

O acordo foi oficializado sexta-feira, na Rede Globo, entre o diretor-geral da RTP, José Eduardo Muniz, e o diretor da área internacional de vendas da Globo, Jorge Adib. A emissora portuguesa vai arcar com 20% do custo da produção.

Segundo Adib, um capítulo de uma novela da Globo custa, em média, US$ 100 mil. Cenas de "Garimpo'' serão gravadas em Portugal, em março. A cidade ainda não foi escolhida.

Da novela de Aguinaldo Silva vão participar os atores portugueses Carlos Daniel e Suzana Borges. Eles interpretam Ernesto e Inês, dois irmãos nascidos em Portugal cujo pai veio para o Brasil explorar minas. Eles viajam para cá para investigar a morte do pai.

Atualmente, a RTP exibe as novelas brasileiras "Final Feliz" e "O Salvador da Pátria" que lá se chama "Sassá Mutema". Esta será substituída por "Rainha da Sucata".

Muniz disse que o fato de "Garimpo" ter uma história de caráter regional foi o que mais lhe interessou. Segundo ele, as novelas brasileiras que fizeram mais sucesso em Portugal foram as regionais "Gabriela", "Roque Santeiro" e "Tieta''.

A estréia de "Garimpo'' está prevista para meados de janeiro. A primeira experiência da Globo em co-produção de novelas com o exterior aconteceu ano passado, com "Lua Cheia de Amor", que foi co-produzida pela Rádio Televisão Espanhola.

Adib contou que existe a possibilidade da Globo realizar uma terceira novela em co-produção, no final de 92. Dessa vez, a parceira seria com uma produtora holandesa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...