Jump to content
k3o4

Sugestões RTP2

Recommended Posts

Depois destas sugestões todas, será que o "Hoje" ou o "Sociedade Civil", por exemplo, se irão manter após a privatização? São bons formatos, mas como privado que vai ser, deverão querer ter informativos e talk shows mais próximos dos da concorrência...

Eu acho que esses programas mais emblemáticos de puro serviço público da RTP2 como o Sociedade Civil se irão transferir para a RTP1, substituindo formatos esgotados e muito colados aos das privadas como o "Portugal no Coração" que a meu ver se afastou bastante da sua ideia inicial, a de unir Portugal aos emigrantes, que foi agarrada pelo "Portugal Sem Fronteiras".

João, isso seria o ideal se a RTP2 fosse privatizada e a RTP1 se mantivesse pública. Agora com o cenário que foi avançado do que poderá vir a acontecer, acho isso pouco provável.

O formato "Hoje" na RTP2 devia ser emitido também na RTP1 às 01:00 em repetição. A duração oscilava(como já é habitual) entre os 25/35 minutos.

O formato "Hoje" na RTP2 devia ser emitido também na RTP1 às 01:00 em repetição. A duração oscilava(como já é habitual) entre os 25/35 minutos.

Neste horário na RTP1? Pessoalmente preferia o regresso de...:

:D(adoro esta variação na música ^^)

A nível de informação, acho que se a RTP2 tivesse mais informação e menos bonecada não era mau, sobretudo para quem só recebe os 4 canais da TDT.

Por exemplo, inserindo alguns noticiários ao longo do dia como antigamente o Euronews ou então com uma solução 100% RTP às 19h, 18h ou mesmo 17h, fazendo o regresso da 1a edição do Hoje ou um simultâneo com a RTP Informação como http://www.youtube.com/watch?v=eWqTwEO5ZtI. ;)

Encontros do Património seria uma excelente programa para RTP2.

A minha grelha de programação para RTP2, vou renovar completamente a grelha da RTP2. Gostava que fosse algo assim:

Segunda a Sexta

07.00-13.00 - Zig Zag

13.00-14.00 - Série Juvenil

14.00-15.30 - Sociedade Civil

15.30-16.00 - Museus Portugueses

16.00-17.00 - Documentário National Geographic

17.00-17.35 -A Fé dos Homens

17.35-20.00 - Zig Zag

20.00-20.08 - Café Central

20.08-22.00 - 5 filmes 5 noites

22.00-22.30 - Hoje

22.30-22.40 - Diário Câmara Clara

22.40-23.40 - Série

23.40-00.40 - Prova Oral

00.40-01.00 - A Hora do Sexo

01.00-03.00 - Cinema Clássico

Sábado

07.00-08.00 - África

08.00-13.15 - Zig Zag

13.15-14.00 - Filme de Animação

14.00-15.00 - Palcos

15.00-19.00- Desporto 2

19.00-19.30 - Arte & Emoção

19.30-20.00 - Série

20.00-20.30 - Série

20.30-21.30 - Documentário BBC

21.30-22.00 - Curtas

22.00-22.30 - Hoje

22.30-00.30 - Eurocine(o melhor do cinema europeu)

00.30-02.30 - Filme

Domingo

07.00-07.30 - Mar de Letras

07.30-08.00 - Áfric@ Global

08.00-09.00 - Músicas de África

09.00-09.30 - Caminhos

09.30-10.00 - 70x7

10.00-13.15 - Zig Zag

13.15-13.45 - Janela Indiscreta

13.40-14.00 - Voz do Cidadão

14.00-19.00 - Desporto 2

19.00-19.30 - Low Cost Portugal

19.30-20.00 - Ingredientes Secretos

20.00-20.30 - Os Simpsons

20.30-21.30 - Teatro Nacional

21.30-22.00 - Série

22.00-22.30 - Hoje

22.30-23.30 - Câmara Clara

23.30-00.30 - Dança(espétaculos de dança, concursos de dança nacionais e internacionais)

00.30-01.30 - Exposições em Portugal

01.30-02.00 - Blog

Acho que assim a RTP2 melhorava um pouco em relação a sua grelha de programação, qual é a vossa opinião?

Esta sugestão de programação é bastante diversificada, mas falta aí um programa que curto ver aos Domingos o Britcom, acho que é um clássico na RTP2, já o vejo desde a sua estreia (so espero que dps a RTP1 emita este programa caso a RTP2 seja extinta :S nomeadamente o Little Britain) um outro programa que curtia na RTP2 era City Folk, curtia ver.

Tb curti da Prova Oral na grelha, acho que ia ser mto bom :good:

Por falar em Little Britain, acho que o Little Britain USA nunca passou em Portugal, adorava que a RTP2 estreasse essa série! (Isto, claro, no dia em que a RTP2 tiver um orçamento decente e a sua privatização não esteja nos planos, se é que esse dia alguma vez chegará...)

Uma coisa que a RTP2 podia fazer a curto prazo e sem custos para aumentar a audiência, era trocar a série das 22h45 e o documentário das 21h.

Não acham? ;)

Eu gostava que Britcom não fosse transmitido tão tarde... Uma hora mais cedo, servia perfeitamente e era capaz de arrecadar um pouco mais de audiência.

Concordo plenamente.

E com o Câmara Clara que vai desaparecer, até era uma boa ideia meter o Britcom e o Onda Curta mais cedo. :D

Uma coisa que a RTP2 podia fazer a curto prazo e sem custos para aumentar a audiência, era trocar a série das 22h45 e o documentário das 21h.

Não acham? ;)

Séries às 21h? Só se forem sitcoms...

Acho que as das 22:45 estão muito bem onde estão, assim haja dinheiro para as manter (a não ser que a RTP2 passe a dedicar-se a repetir as séries que a RTP1 passa às 2 da manhã, a próxima vai ser True Justice).

Semana
06:00 Zig Zag - Júnior
14:00 Sociedade Civil
16:00 Tarde Informativa
17:30 A Fé dos Homens
18:00 Zig Zag
20:00 Conta-me Como Foi
21:00 Cinema
23:00 National Geographic
00:00 24 Horas
01:00 360º (RTP1) - R/
01:20 Linha Informativa RTP1 - R/
02:00 Telejornal Açores - R/
02:30 Telejornal Madeira - R/
03:00 Cinema

Fim de semana
06:00 Zig Zag
14:00 Séries portuguesas R/
15:00 Desporto 2
19:00 Documentário
20:00 Os Simpsons
21:00 Séries
22:00 Palcos
00:00 24 Horas
01:00 RTP Informação
02:00 Telejornal Açores - R/
02:30 Telejornal Madeira - R/
03:00 Cinema

Por falar em Little Britain, acho que o Little Britain USA nunca passou em Portugal, adorava que a RTP2 estreasse essa série! (Isto, claro, no dia em que a RTP2 tiver um orçamento decente e a sua privatização não esteja nos planos, se é que esse dia alguma vez chegará...)

Se não me engano, chegou a passar na SIC Radical.

Fica Bem.

Pois, é capaz. Eu nunca acompanhei LB pela SIC Radical, lembro-me de ter visto uma vez (não tinha cabo na altura) e não sei se era a versão USA ou não. Mas faz sentido que seja.

Se no mês passado houve uma "nova" RTP1, porque não haverá uma nova RTP2? É por isso que imaginei este documento que seria a apresentação imaginária duma RTP2 perfeita. Não é uma grelha de luxo e na continuidade da actual, mas é bem melhor do que o que está a acontecer ultimamente ao canal (fim do Hoje, fim das séries, cada vez mais bonecada, Sociedade Civil sem interactividade, etc.).

Para além da programação, podem ver o que seria o grafismo da RTP2 renovado por mim para mais vida e mais coerência com a RTP2.

O que acham desta apresentação? :)

(ou melhor, pensam que a RTP deveria contratar-me? xD)

http://fr.scribd.com/doc/124996065/Ficticio-Apresentacao-da-nova-RTP2-2013

Bem, esmeraste-te! :)

Em 2007 fiquei desiludido com as barras verticais da RTP2, mas hoje acho que faz sentido que o canal tenha um logotipo diferente, embora com os elementos gráficos da RTP. E por isso gosto das barras verticais. (pena que a RTP tenha distorcido completamente o logo com a mudança para 16:9...)

Mas já é altura de fazerem novos separadores, que aqueles já cheiram a mofo e nem foram feito para 16:9.

Quanto à programação, alterava algumas coisas mas parece-me muito boa.

Edited by miguelalex23

Se no mês passado houve uma "nova" RTP1, porque não haverá uma nova RTP2? É por isso que imaginei este documento que seria a apresentação imaginária duma RTP2 perfeita. Não é uma grelha de luxo e na continuidade da actual, mas é bem melhor do que o que está a acontecer ultimamente ao canal (fim do Hoje, fim das séries, cada vez mais bonecada, Sociedade Civil sem interactividade, etc.).

Para além da programação, podem ver o que seria o grafismo da RTP2 renovado por mim para mais vida e mais coerência com a RTP2.

Gostei :)

Obrigado pelos comentários. :)
Vamos ver ao que vai parecer a verdadeira futura grelha da RTP2 quinta. ;)

Bem, esmeraste-te! :)
Em 2007 fiquei desiludido com as barras verticais da RTP2, mas hoje acho que faz sentido que o canal tenha um logotipo diferente, embora com os elementos gráficos da RTP. E por isso gosto das barras verticais. (pena que a RTP tenha distorcido completamente o logo com a mudança para 16:9...)
Mas já é altura de fazerem novos separadores, que aqueles já cheiram a mofo e nem foram feito para 16:9.

Quanto à programação, alterava algumas coisas mas parece-me muito boa.

É verdade que o logótipo com barras verticais faz todo o sentido com um grafismo que também usa barras verticais. Foi por isso que em 2007 com o regresso da RTP2 não introduziram a identidade corporativa da RTP, reforçando a oposição "cores frias + grafismo horizontal + 3D" (RTP1) vs "cores quentes + grafismo vertical + 2D" (RTP2). Há um vídeo da Brandia Central no YouTube a explicar isso. :happy:

Mas com o tempo, que esta estratégia de separação identitária da RTP2 com o resto do grupo RTP não lhe serviu muito, pelo contrário. É por isso que ao meu ver seria preciso reforçar no canal a "marca RTP" e regressar a uma certa coerência entre os dois canais, passando na minha proposta pela adopção do logótipo corporativo da RTP e pelo uso de barras coloridas.

Quanto aos separadores actuais, concordo que apesar de serem bons, necessitariam urgentemente de ser refrescados. :(

O grafismo está óptimo!!!  :) Gostei bastante! O grafismo da RTP2 precisa de ser renovado, e esta é uma boa proposta! :D

RTP2 parece um canal velho desactualizado, pode fazer o seu papel cultural, e dar um aspecto mais renovado, e quiçá aumentar a sua audiência.

Segunda a Sexta

06.00 - Religiões (programa que mostra as diversas religiões em Portugal)

08.00 - Zig Zag

12.00 - Jornal do Meio Dia (em simultâneo com a RTP Informação)

12.55 - Museus de Portugal (um programa que mostra os museus de Portugal)

13.30 - Agenda Cultural( vejam o que pode assistir cinema, teatro, concertos, exposições, conferências, etc.)

14.00 - Sociedade Civil (reformulado em directo, com temas mais interessantes e com participação em directo dos telespectadores)

15.35 - Saber e Ganhar (um programa onde três participantes se enfrentam a diferentes provas de conhecimentos culturais e agilidade mental)

16.05 - Companhia Animada (um programa ao género do Batatoon com novos desenhos animados, com passatempos, etc.)

18.00 - Quem Sabe, Sabe ( é jogado a partir de um tabuleiro interativo, quatro convidados, representados por avatares de cores diferentes, se enfrentavam em três fases distintas durante uma hora de programa. Na 1ª e 2ª fases, os participantes respondiam sobre nove temas (Ciências, Cinema e TV, Cultura Pop,Desporto, História, Literatura, Dicionário, Música e Mundo, que engloba perguntas de Geografia, Geologia e Geopolítica). Avatares representando os competidores corriam nesse tabuleiro enquanto os participantes respondiam a mais cinco rodadas de perguntas sorteadas de forma aleatória, por meio de uma roleta também digital. Ao final dessa etapa, dois participantes eram eliminados e dois seguiam para o duelo final. Os competidores respondiam, cada um, a três perguntas sobre temas relacionados a programas da RTP. O grande vencedor era aquele que acumulava a maior quantidade de Eurekas, os pontos do jogo.)

19.00 - Grandes Documentários(por exemplo da Discovery, National Geographic, Odisseia, BBC, entre outros)

20.00 - 21.00 - Sabores do Mundo (uma viagem a vários cantos do mundo, onde se mostra a comida típica)

22.00 - 5 Filmes 5 Noites

00.00 - 24 Horas

01.00 - Repórter África

02.00 - Sociedade Civil ®

03.30 - Euronews

Sábado 

07.00 - Zig Zag

12.00 - Destino: Portugal

12.30 - Janela Indiscreta 

13.00 -  Made In Portugal (um formato mais actualizado, com o top das músicas nacionais, novos talentos,etc.)

14.00 - Ler+ Ler Melhor

14.10 - Documentário 

15.00 - Desporto 2

19.00 - Conta-me Como Foi

21.00 - Prós e Contras (onde cada um pode participar mas só tem 1 minuto para argumentar, assim como os convidados só tem 1 minuto para responder)

23.30 - Teatro(transmissão de uma peça de teatro)

01.00 - Palcos

02.30 - Euronews

Domingo

07.00 - Zig Zag

11.00 - Manhã Informativa (simultâneo com a RTP Informação)

11.30 - Mundo Automóvel

11.40 - Academia RTP

12.00 - Zig Zag

14.00 - Jornal de Miúdos (um jornal feito por crianças para crianças)

15.00 - Desporto 2

19.00 - Portugueses Pelo Mundo

20.00 - Britcom

21.00 - Onda Curta

22.00 - Trio d' Ataque(simultâneo com a RTP Informação)

00.00 - 24 Horas

01.00 - Documentário

02.00 - Euronews

Que acham desta programação?

Sugestão para uma grelha decente da RTP2:

07:00 Zig Zag

13:00 A Minha Sogra é uma Bruxa

14:00 As Tardes da 2 (programa sucessor do "Sociedade Civil" e do mesmo género deste mas mais interativo e em direto. Apresentado por Eduarda Maio)

16:00 Noticias 2 (espaço de síntese de notícias)

16:30 Zig Zag

18:00 A Fé dos Homens

18:30 Riscos

19:30 Zig Zag

21:00 Grandes Livros

22:00 Jornal 2

22:25 Agora (Diários)

22:30 Series

23:30 Cinco Noites Cinco Filmes

01:30 Liberdade 21

02:30 Os Contemporâneos

03:30 Euronews

Assim teríamos uma RTP2 muito melhor. teria novos grafismos e um novo logo, o atual é horrível.

• Like 3

Boa grelha. Substituiria o Zig Zag às 19h30 por séries juvenis/comédia, recuperando uma boa tradição do início da década de 00.

• Like 3