Jump to content

Sugestões RTP2


k3o4

Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...

A RTP2 anda uma miséria e sem rumo para um futuro melhor. Eu acho que a RTP2 deve continuar a seguir um caminho mais alternativo, continuando a apostar em séries, documentários e programas culturais, porque isto faz parte da identidade da RTP2, mas acho que deve começar a pensar numa forma de angariar espectadores.

Para além de um informativo diário, de carácter mais alternativo ao dos outros canais, que eu colocaria às 22h, eu começava a dar destaque ao desporto, já que nos dias de hoje o desporto está meio desaparecido dos 4 canais. Criava um magazine desportivo, como os que existem nos canais de informação, mas de carácter mais abrangente, sem dar destaque apenas ao futebol, e até poderia albergar um conjunto de notícias desportivas nacionais e internacionais nos primeiros 10 min. e depois partir para um debate mais direccionado para determinadas notícias de destaque com comentadores em estúdio. Este formato poderia ser exibido depois do informativo (vá este para as 21h ou para as 22h). Ainda sugeria à RTP2 que emitisse algumas competições desportivas que não fosse futebol, seja nacional ou internacional. Afinal a RTP2 sempre foi conhecida por emitir desporto que não o futebol e hoje em dia esse modelo anda meio desaparecido nesta RTP2. Sei que o "Desporto 2" alberga um pouco esta sugestão, mas o que eu sugiro é algo mais comercial e que acho que pode resultar.

  • Gosto 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse mote do desporto era muito bom, houve uma altura em que a RTP2 fazia do desporto um dos seus grandes trunfos, fartos de futebois dos outros canais estão os portugueses saturados e acho que os filmes deveriam manter-se, tem grandes clássicos à noite e acho uma boa aposta também, séries a manter porque chama gente e informação tem de levar uma volta porque não tem ponta por onde se pegue!

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que a RTP2 deveria ter mais atenção ao horário dos programas, porque potencialidades tem o canal. O "5 para a meia-noite" começou neste canal e hoje é o sucesso que é. Talvez se apostasse em programas alternativos nas horas adequadas (séries às 19h, por exemplo), talvez se projetasse mais. :)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema do desporto e sobretudo com o canal é a publicidade... a rtp2 como não pode ter publicidade fica um pouco limitada a transmitir certas competições e que de alguma forma pesam no orçamento. Mas tem havido algumas coisas alternativas como o atletismo, o futebol feminino e outras participações de competições europeias...

 

Uma das grandes falhas do canal é realmente ter programas de análise cultural... todo o canal se foca na divulgação somente e não na critica especializada das várias áreas, literatura, artes plástica, teatro e por aí fora. Sei que isso pode parecer algo aborrecido mas se for feito como o Agora fica um pouco mais interessante do que estarem uma hora num estúdio a falar...

 

Há coisas com a cultura que podem ser feitas e lembro-me sempre do canal 180 do cabo que é basicamente cultural mas consegue ter um ritmo e uma estrutura muito mais virada para o publico jovem e mais culto....

 

Outra das grandes falhas do canal continua a ser a música... agora há o portugal 3.0 mas é muito pouco para uma arte que abrange tanta variedade.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o problema do desporto e sobretudo com o canal é a publicidade... a rtp2 como não pode ter publicidade fica um pouco limitada a transmitir certas competições e que de alguma forma pesam no orçamento ...

 

A questão no orçamento não está em causa porque é partilhado com a RTP1! É a direção de programas da RTP que decide a programação tanto do canal 1 como do 2 .. E por isso aproveitarem, claro, para passar as competições mais importantes na estação principal ..

 

... Outra das grandes falhas do canal continua a ser a música... agora há o portugal 3.0 mas é muito pouco para uma arte que abrange tanta variedade.

 

Concordo plenamente contigo! Acho que por exemplo o TOP+ que passou durante anos na RTP1 podia, em vez de terminar, ter passado para a RTP2 .. Ou podiam agora trazê-lo de volta!

 

De facto, como dizes, acho que dão muita atenção por exemplo à arte do cinema e pouca à música .. Pena

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão no orçamento não está em causa porque é partilhado com a RTP1! É a direção de programas da RTP que decide a programação tanto do canal 1 como do 2 .. E por isso aproveitarem, claro, para passar as competições mais importantes na estação principal ..

 

 

 

A questão do orçamento está sim em causa porque os dois canais não partilham um só orçamento têm definidos valores específicos cada um, com a rtp2 a ser muito penalizada sobretudo com as mudanças que surgiram. E depois o facto da rtp2 não ter publicidade não rende um tostão o que nem lhe permite andar a equilibrar contas... só gastam mesmo o que têm para o canal.

 

Há competições que têm imensas marcas associadas e patrocínios e a rtp2 porque não pode receber dinheiro da pub mesmo as marcas que surgem não lhes rende nada nas competições, daí que o que dá geralmente são coisas menos mediáticas e obrigações de serviço publico como finais de competições europeias.

 

A rtp1 só passa futebol não dá mais nada... até desistiram do Futsal.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão do orçamento está sim em causa porque os dois canais não partilham um só orçamento têm definidos valores específicos cada um ...

 

Partilham! Há 1 único orçamento para o Grupo RTP! Depois é que é feita a gestão e distribuição desse orçamento dentro do grupo para gastos com grelha, custos com pessoal, ... E é nessa fase de distribuição que é retirada uma parte do orçamento para gastos com a RTP1 (que é o canal público de maior investimento), outra parte para a RTP2, outra para a RTP Internacional, entre outros canais do grupo RTP. E mais! Esse orçamento posso dizer-te que até partilhado é com a RDP (as rádios do grupo RTP como a Antena 1 e por ai fora)!

 

Por coincidência acabei agora de ler uma notícia aqui no site que fala disto que te estou a dizer de haver um único orçamento .. Em que o provedor do espectador da RTP diz que a RTP (grupo) é financiada pela taxa de contribuição audiovisual e pela publicidade e no caso da RTP Internacional ele diz que não é justo os portugueses pagarem por uma coisa que não veem e por isso ele defende que a RTP Internacional deveria ter um financiamento próprio (coisa que, assim como a RTP2, não tem)!

 

E dou-te só dois exemplos para que fique clara esta questão de existir 1 único orçamento:

- quando pagas a taxa de contribuição para o audiovisual, essa taxa entra no orçamento da RTP (grupo) e não da RTP1 ou RTP2 (mais tarde é que esse valor vai ser dividido);

- quando a direção de programas da RTP define metas, ouves sempre falar em metas conjuntas! Por exemplo eles este ano já disseram que querem atingir 22% de shr no grupo RTP (RTP1 + RTP2)

 

Resumindo .. Acho que a RTP2 tem as suas limitações, mas com pequenas mexidas (já faladas neste tópico) como o noticiário às 22h, séries de humor às 20h, ... Podia estar bem melhor (independentemente do orçamento partilhado ou não :P )

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partilham! Há 1 único orçamento para o Grupo RTP! Depois é que é feita a gestão e distribuição desse orçamento dentro do grupo para gastos com grelha, custos com pessoal, ... E é nessa fase de distribuição que é retirada uma parte do orçamento para gastos com a RTP1 (que é o canal público de maior investimento), outra parte para a RTP2, outra para a RTP Internacional, entre outros canais do grupo RTP. E mais! Esse orçamento posso dizer-te que até partilhado é com a RDP (as rádios do grupo RTP como a Antena 1 e por ai fora)!

 

Por coincidência acabei agora de ler uma notícia aqui no site que fala disto que te estou a dizer de haver um único orçamento .. Em que o provedor do espectador da RTP diz que a RTP (grupo) é financiada pela taxa de contribuição audiovisual e pela publicidade e no caso da RTP Internacional ele diz que não é justo os portugueses pagarem por uma coisa que não veem e por isso ele defende que a RTP Internacional deveria ter um financiamento próprio (coisa que, assim como a RTP2, não tem)!

 

E dou-te só dois exemplos para que fique clara esta questão de existir 1 único orçamento:

- quando pagas a taxa de contribuição para o audiovisual, essa taxa entra no orçamento da RTP (grupo) e não da RTP1 ou RTP2 (mais tarde é que esse valor vai ser dividido);

- quando a direção de programas da RTP define metas, ouves sempre falar em metas conjuntas! Por exemplo eles este ano já disseram que querem atingir 22% de shr no grupo RTP (RTP1 + RTP2)

 

Resumindo .. Acho que a RTP2 tem as suas limitações, mas com pequenas mexidas (já faladas neste tópico) como o noticiário às 22h, séries de humor às 20h, ... Podia estar bem melhor (independentemente do orçamento partilhado ou não :P )

 

Sempre achei muito injusto a RTP1 ter publicidade a RTP2 não. E não gosto nada do desleixo para com a RTP2. O provedor tem razão, porque pagam os portugueses algo a que não têm direito? Eu li em algum lado que queriam que houvesse parceria com o ministério dos Negócios Estrangeiros em relação à RTP Internacional. E acho muito bem. Se a RTP Internacional tem deveres para com o estado, também deve ter apoio monetário (Só para aquele [ou será aqueles?] canal, claro).

 

Eu sacho que devia ser assim:

 

- A Taxa audiovisual é paga na fatura da luz, e a mesma é usada para financiar o grupo RTP. Mas o grupo RTP só pode usar a taxa para canais e estações de rádio transmitidos para todos (atualmente RTP1, RTP2, RTP Açores e RTP Madeira e as rádios Antena 1, 2 e 3).

- Os minutos de publicidade a que a RTP está limitada deviam ser divididos. Neste caso, como só há RTP1 e RTP2 em FTA e como a RTP1 só pode emitir 6 minutos de publicade comercial (acho), a RTP1 e RTP2 deviam transmitir 3 minutos de publicidade cada um. Assim, dava os seis minutos exigidos (!) pelas privadas.

- A RTP Memória e RTP Informação, enquanto estiverem no cabo devem amanhar-se. A RTP memória tem um trabalho simplificado porque recorre, pelo que sei, ao arquivo.

- No caso da RTP Internacional (e RDP), devia ser feita a tal parceria com o ministério dos negócios estrangeiros, sendo que o mesmo devia dar um valor anual à RTP. O mesmo devia ser feito com a RTP África porque o estado tem muito interesse nesse continente.

- A RTP2, como é um canal de cultura (que podia ser muito mais), deveria tentar arranjar parceiros e se os mesmo oferecessem ajuda financeira, melhor (sendo que, mesmo assim, deve tratar os parceiros de igual forma), uma espécie de mecenas do canal.

 

A RTP2 é um canal excelente e com grande potencial. Mas o mesmo tem sido totalmente desprezado pelo grupo. É pena, porque sempre foi o melhor canal dos 4.

 

P.S.: Alguém me sabe dizer se a RTP Açores e a RTP Madeira têm publicidade? Obrigado. ;)

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fuga do "5 para a Meia Noite" para a rtp1 matou o canal. A programação agora é só para encher chouriços e não fecharem o canal de vez. Uma boa aposta seria fecharem a rtp memória e voltarem a passar séries velhas na 2,complementadas por séries novas. O zigzag ocupa demasiado tempo de antena que poderia ser ocupado por outro tipo de programas,como documentários ou até mesmo iniciativas de carácter público/institucional (palestras universitárias/debates de vários tipos/religião,etc.). Houve sempre a tentativa de não passar o mesmo filme mais que 1/2 vezes,com excepção do Ben-Hur que passa 1 vez por ano,e acho que isso para a sustentabilidade que a 2 quer alcançar é estúpido,jogar dinheiro à rua...E depois a euronews ocupa toda a programação noturna.

Deve haver uma aposta na juventude,seguir a linha da sic radical,mas mantendo o nível de eruditismo próprio da 2.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Partilham! Há 1 único orçamento para o Grupo RTP! Depois é que é feita a gestão e distribuição desse orçamento dentro do grupo para gastos com grelha, custos com pessoal, ... E é nessa fase de distribuição que é retirada uma parte do orçamento para gastos com a RTP1 (que é o canal público de maior investimento), outra parte para a RTP2, outra para a RTP Internacional, entre outros canais do grupo RTP. E mais! Esse orçamento posso dizer-te que até partilhado é com a RDP (as rádios do grupo RTP como a Antena 1 e por ai fora)!

 

Por coincidência acabei agora de ler uma notícia aqui no site que fala disto que te estou a dizer de haver um único orçamento .. Em que o provedor do espectador da RTP diz que a RTP (grupo) é financiada pela taxa de contribuição audiovisual e pela publicidade e no caso da RTP Internacional ele diz que não é justo os portugueses pagarem por uma coisa que não veem e por isso ele defende que a RTP Internacional deveria ter um financiamento próprio (coisa que, assim como a RTP2, não tem)!

 

E dou-te só dois exemplos para que fique clara esta questão de existir 1 único orçamento:

- quando pagas a taxa de contribuição para o audiovisual, essa taxa entra no orçamento da RTP (grupo) e não da RTP1 ou RTP2 (mais tarde é que esse valor vai ser dividido);

- quando a direção de programas da RTP define metas, ouves sempre falar em metas conjuntas! Por exemplo eles este ano já disseram que querem atingir 22% de shr no grupo RTP (RTP1 + RTP2)

 

Resumindo .. Acho que a RTP2 tem as suas limitações, mas com pequenas mexidas (já faladas neste tópico) como o noticiário às 22h, séries de humor às 20h, ... Podia estar bem melhor (independentemente do orçamento partilhado ou não :P )

 

A questão não é essa... quando se faz um orçamento neste caso para a televisão (como para tudo) há valores estipulados fixos para um e para o outro e sendo um canal publico com imenso escrutínio esses valores raramente podem ser alterados em beneficio do outro canal (só se houver uma clara justificação) o que faz com que a rtp2 que em 2012 teria cerca de 12 milhoes de euros agora tenha apenas 2 ou 3 para a grelha... o orçamento da rtp1 é o mais elevado do grupo mas isso não implica que possam andar a tirar de um para o outro... as coisas não funcionam num todo, funcionam em partes para construir o grupo. 

 

Claro que o orçamento da rtp é um, mas depois existem outros orçamentos dentro do bolo e aí é que geralmente está o problema e a rtp como canal publico não pode andar a tirar de um lado para alimentar o outro porque as contas têm de ser escrutinadas constantemente para evitar problemas como no passado.

 

Este ano a rtp reduziu imenso o orçamento por causa de deixar de ter dinheiro vindo do orçamento de estado e isso acabou por limitar ainda mais as coisas do que antes... a rtp2 não gera lucro a rtp2 vive apenas do dinheiro estipulado para o seu orçamento anual ao contrário da rtp1 que pode equilibrar com o ganho da publicidade. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao vejo grande diferença na rtp 2 atual,  esta na linha do que sempre foi, emitindo series, filmes, documentarios, desporto, esta tudo la na mesma.

 

Tenho e pena que tenham acabado com o camara clara, mas tambem quase ninguem o via, infelizmente...

Editado por Forbidden
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dizer que a RTP2 está uma porcaria apenas olhando para as audiências é um erro...

Por exemplo, substituíram os docs da National Geographic por documentários nacionais (a maioria repetidos). Eles não deixam de, na maior parte dos casos, ser de grande qualidade, mas atraem menos audiência. 

 

Já ao final da noite a coisa está vergonhosa... uma novela na RTP2 (deve ser a primeira em mais de 15 anos, talvez) às 23h30 e o Euronews quase a entrar pelo horário nobre adentro. E vai ser assim enquanto a nova grelha não arrancar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

A grelha muda finalmente dia 7... e está uma porcaria tão grande.

 

Basicamente metem uma série que fala sobre gravidez indesejada e drogas e alcool a seguir ao zig zag... Mom. 

 

A seguir espetam uma novela... porque Voo Directo é basicamente uma novela.... 

 

Repetições do National Geographic e o resto da grelha é uma trapalhada gigantesca.

 

E foram apresentar isto em publico... eu tinha vergonha de publicamente anunciar esta treta que fizeram ao canal.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acredito que estas alterações são iniciais mas as alterações que foram feitas estão muito melhores.

 

Como eu faria a grelha:

 

  • Começava por enviar o Sociedade Civil para depois do Jornal 2.
  • O Jornal 2 deveria começar pelo menos às 21:30 ou às 22:00.
  • O ZIG ZAG pelo menos da parte da tarde deveria de ser mais curto, dando espaço para outros conteúdos ao género familiar (séries), por exemplo.
  • A Fé dos Homens colocava para a meia noite.
  • O National Geographic substituía por outro género de documentários que não fosse só vida selvagem (variando, tal como o Canal Odisseia).
  • Em relação aos Sinais de Vida, compreendo que seja para despachar, daí a escolha talvez daquele horário. Se a série tem vindo a emitir neste horário, agora mudá-la não vejo qualquer benefício.
  • A programação de fim-de-semana para mim é a mais fraca. Tinha que levar uma enorme volta. Em vez do Parlamento e dos Eurodeputados às 14:00 (já existe a ARTV), eu talvez substituísse por um informativo, quer fosse produção própria da RTP 2 (preferencial) ou em simultâneo com a RTP Informação.
  • A Entrevista de Maria Flor Pedroso também colocaria após o Jornal 2.
  • O Bairro Alto colocava durante a tarde em vez de ser à noite, ao género do Alta Definição da SIC ou até do Só Visto da RTP 1.
  • Já a Britcom colocaria antes do filme.

Estas são só algumas alterações que considero fundamentais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

concordo exceto o sociedade civil, acho que as 14 será uma boa hora (e sempre foi a essa hora quando foi criado)

 

A minha sugestão de alterar o horário do Sociedade Cível, seria para seguir a mesma lógica dos restantes canais, ou seja, darem um especial de informação após o noticiário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • O Bairro Alto colocava durante a tarde em vez de ser à noite, ao género do Alta Definição da SIC ou até do Só Visto da RTP 1.

 

Nada a ver, são programas muito diferentes. O Bairro Alto faz mais sentido ao final da noite, horário ao qual agora vai voltar. Embora ache que fosse melhor tirá-lo do fim-de-semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada a ver, são programas muito diferentes. O Bairro Alto faz mais sentido ao final da noite, horário ao qual agora vai voltar. Embora ache que fosse melhor tirá-lo do fim-de-semana.

 

O programa dá demasiado tarde e quase ninguém o vê, daí aquela sugestão para dar mais visibilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Agora meteram o Bombordo também em horário nobre... espanta-me que magazines que sempre deram onde cabiam agora roubem lugar a programas que são mais apropriados para horário nobre... qual é o sentido do Bairro Alto dar quase à meia noite de domingo e o Bombordo dar ás 22h de sábado?

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...