Jump to content

RTP Açores/Madeira


hugo86

Posts Recomendados

Estou agradavelmente surpreendido com as aulas da RTP Madeira sendo uma TV regional, especialmente daquele quadro interativo de fazer inveja a muitos países.
Já se sabe a razão pela qual são os únicos a transmitir aulas do secundário?
A minha mãe é professora de Geografia e aconselhou os seus alunos a verem depois de eu ter dito que iriam haver estas aulas e apesar de comunicar com eles pelo Zoom,, não seria escândalo nenhum o Governo do Continente fazer o mesmo. Apenas referiram, neste caso, as levadas da Madeira e iam mostrando uma ou outra imagem do Funchal, de resto é completamente igual.

Editado por canal7
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, canal5 disse:

Já se sabe a razão pela qual são os únicos a transmitir aulas do secundário?

Acredito que fosse complicado a RTP arranjar espaço na grelha para as aulas do secundário. São muitas disciplinas diferentes nos vários cursos distintos.

Aliás, as aulas da RTP Madeira não contemplam todas as disciplinas de escolha que existem. Só devem contemplar as que existem nas escolas da Madeira. 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora mesmo, Televisão 10 disse:

Acredito que fosse complicado a RTP arranjar espaço na grelha para as aulas de secundários. São muitas disciplinas diferentes nos vários cursos distintos.

Aliás, as aulas da RTP Madeira não contemplam todas as disciplinas de escolha que existem. Só devem contemplar as que existem nas escolas da Madeira. 

E não deixa de ser estranho terem matemática B que praticamente não existe pelo menos no continente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Felizmente, colocaram o logótipo no Telensino no canto inferior esquerdo na RTP Madeira.

Há pouco, um professor parou, pediu para fazerem um corte para perguntar à produção se, uma vez que já não tinha tempo para dar uma matéria, podia passar para a frente. A produção não curtou nada e inclusive ouviu-se o realizador.

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
  • Haha 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Televisão 10 disse:

É curiosa a forma como aprendem Matemática nos Açores, pelo que tenho visto das aulas na RTP Açores.

Parece-me que usam mais objetos e quadrados.

Confesso é que achei a forma de resolver as subtrações “em pé” tão confusa. Também aprendeste assim, @mavb98?

Algumas coisas são semelhantes, mas como já foi há muito tempo não me lembro de tudo. Parece que usam mais objetos para auxílio.

As subtrações não se aprendia assim, era a "conta em pé", como disseste, mas alguns manuais tinham exercícios com a "teia de cálculo" (acho que é assim que se chama).

Mas até agora não vejo muito diferença no geral, à excepção de usarem mais vezes objectos para ensinar. Na altura só usavam aqueles cubos e placas nas unidades, dezenas e centenas e mais um ou outro para outras situações.

Vejo mais diferenças é no #EstudoEmCasa do primeiro ciclo, aquilo nem parece Matemática.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, mavb98 disse:

Algumas coisas são semelhantes, mas como já foi há muito tempo não me lembro de tudo. Parece que usam mais objetos para auxílio.

As subtrações não se aprendia assim, era a "conta em pé", como disseste, mas alguns manuais tinham exercícios com a "teia de cálculo" (acho que é assim que se chama).

Mas até agora não vejo muito diferença no geral, à excepção de usarem mais vezes objectos para ensinar. Na altura só usavam aqueles cubos e placas nas unidades, dezenas e centenas e mais um ou outro para outras situações.

Vejo mais diferenças é no #EstudoEmCasa do primeiro ciclo, aquilo nem parece Matemática.

Pelo que me pareceu, no #EstudoEmCasa aprendem as operações com a tal teia do cálculo.

Tal como no teu caso, sei que o meu manual trazia formas de calcular distintas, mas a minha professora sempre ensinou "à moda antiga".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 minutos, Televisão 10 disse:

Pelo que me pareceu, no #EstudoEmCasa aprendem as operações com a tal teia do cálculo.

Tal como no teu caso, sei que o meu manual trazia formas de calcular distintas, mas a minha professora sempre ensinou "à moda antiga".

Parece que aprendemos da mesma forma e que actualmente é bem diferente.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais uma série a repetir na RTP Açores: Fátima - Caminhos da Alma. Começa hoje, às 21h54 e às 5h45 (fuso horário dos Açores). Penso que a repetição será sempre às quartas-feiras.

Outra série que vai repetir no canal é Luz Vermelha. Neste caso, a repetição vai ser aos sábados, já a partir deste, às 23h05 (hora dos Açores).

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 59 minutos, LP 98 disse:

Pelos vistos, voltaram a usar os separadores de produção específicos de cada canal RTP...

 

Na RTP Açores, já há algum tempo assim é, mas eles andavam a usar um separador em que aparecia "RTP Açores" e não apenas a sigla 

Mesmo na RTP Madeira usam o separador com a cor do canal.

 

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

A RTP Madeira estreou este mês um programa de culinária. Chama-se Prato do Dia (ainda vem o 24 Kitchen pedir direitos de autor :mosking:) e ensina receitas saudáveis. Pelo visto, o formato teve de ser criado por causa de uma alteração da lei da televisão (não sei de quê, sinceramente).

Citação

Decorrente da alteração da lei de televisão, a RTP Madeira está a produzir um formato que visa estimular uma alimentação saudável, a partir de produtos agrícolas biológicos, com aconselhamento de um nutricionista que alerta para as qualidade dos diferentes produtos a utilizar na cozinha e na forma de os confecionar.

Fonte: http://www.rtp.pt/programa/tv/p38864

Prato do Dia

Vai para o ar aos domingos, às 20h30.

  • Gosto 1
  • Surpresa 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 13 minutos, Televisão 10 disse:

A RTP Madeira estreou este mês um programa de culinária. Chama-se Prato do Dia (ainda vem o 24 Kitchen pedir direitos de autor :mosking:) e ensina receitas saudáveis. Pelo visto, o formato teve de ser criado por causa de uma alteração da lei da televisão (não sei de quê, sinceramente).

Prato do Dia

Vai para o ar aos domingos, às 20h30.

Será que é por causa dessa alteração da lei da televisão que a RTP Açores aproveitou a COVID-19 para mudar o formato do Açores Hoje, que parece agora um talk show?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 14 minutos, mavb98 disse:

Será que é por causa dessa alteração da lei da televisão que a RTP Açores aproveitou a COVID-19 para mudar o formato do Açores Hoje, que parece agora um talk show?

Pois, não sei.

Quando li, pensei que fosse a alteração da lei local (da Região Autónoma da Madeira) de televisão, se é que existe, que se calhar obriga à criação de mais conteúdo próprio ou de um programa que promova hábitos saudáveis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 minutos, Televisão 10 disse:

Pois, não sei.

Quando li, pensei que fosse a alteração da lei local (da Região Autónoma da Madeira) de televisão, se é que existe, que se calhar obriga à criação de mais conteúdo próprio ou de um programa que promova hábitos saudáveis.

As Regiões Autónomas não têm qualquer tutela sobre a televisão. Podem é financiar ou fazer coisas semelhantes através da Secretaria que detém a pasta da Cultura.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
há 2 horas, Televisão 10 disse:

A RTP Madeira transmitia séries estrangeiras?

 

No início do vídeo, aparece uma promoção a Serviço de Urgência.

A RTP Açores também. Eram as mesmas que davam na RTP1 e na RTP2, mas com atraso.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...