Jump to content

RTP Açores/Madeira


hugo86

Posts Recomendados

há 1 hora, RenatoSimões disse:

Nem foram capazes foi de meter o grafismo com tempo/resultado, mas têm no entanto aqueles rectângulos no canto inferior esquerdo usados na informação...

W0XTvPL.jpg

Ainda escrevem o site com a barra ao contrário...

O Direto devia estar ao lado do DOG. Pode ser que, quando acontecer uma renovação como na RTP Açores, façam essa alteração.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 25 minutos, BBFF disse:

Eu adoro que estes canais passem noticiários sobre o arquipélago respetivo e alguns programas relacionados com o mesmo, mas acho um bocado meh passarem horas a fio de RTP3.

Ainda me lembro do Bom Dia Madeira emitido por dois blocos de 30min alternados com o Bom Dia Portugal onde davam a meterologia, o trânsito (usando as cameras da Via Rápida 1), os jornais e ainda tínham um convidado a comentar a atualidade diaria. Esse programa foi banido pouco antes da restruturação do horario da RTP Madeira e RTP Açores para depois das 17h. Foi uma vergonha esse horário.

No entanto espero a retoma desse noticiário bem como o bloco notíciário das 14h. Sinto que a RTP Madeira se mantesse esses programas bem como os seguintes abaixo mencionados iria voltar com o espírito de "televisão de próximidade" e de quererem estar mais presentes no dia-a-dia dos madeirenses.
Irreverência (talk show quinzenal aos Sábados que era um sucesso com os jovens estudantes)
Verão cá Dentro (realizado pelas praias da região e que antes dava em direto depois mudou para diferido ao final da respetiva tarde para ter mais audiencias)
- Noites da Madeira (concert show em direto das praças do Funchal com entrevistas e atuações ao vivo)

Infelizmente (ou não) existe um canal concorrente na Madeira que é exclusivamente online chamado "NaMinhaTerra.com" mas que transmite em direto quase todos os grandes e médios eventos populares, religiosos e profanos pela Madeira com qualidade como de um canal de TV normal. Esses sim esforçam-se para ter boa cobertura.

Da RTP Madeira o único programa que sempre vingou nas audiencias e na qualidade de cobertura foi o Super Especial (magazine desportiva sobre os ralis) em que o mesmo apresentador, Paulo Almada, já nacionalmente premiado faz também cobertura total do Rali Vinho Madeira. Ele dá a cara à sua paixão e o seu trabalho parece quase ser um hobie.

Não sei se houve muitas melhorias na RTP Açores mas espero mesmo pela restruturação técnológica completa da RTP Madeira permita ao canal ganhar novo folego para voltar a apostar em programas tão arrojados para uma pequena região como alguns dos referidos. Por mim voltavam todos.

E falando em restruturação, o programa inter-ilhas "Atlantida" merece ser renovado, a comecar pelo genérico que é o original desde há 15 anos.

Editado por Vítor Jardim
  • Gosto 6
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
há 47 minutos, Televisão 10 disse:

Finalmente, no Jornal da Tarde Açores feito no estúdio virtual da Praia da Vitória mudaram o fundo do ecrã. Assim. já não têm o planeta e têm o mesmo fundo do Telejornal.

Já há mais de 1 mês que mudaram.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Aqui Açores de 1984. No início conseguimos ver uma foto do símbolo do canal na altura:
latest?cb=20180619230033

Este vídeo foi partilhado pelo @Vascof2001 no tópico Memórias RTP 1 mas, dado o facto de ser um caso de lost media tuga, merece ser colocado aqui.

O mesmo especula que a RTP Madeira usava um símbolo parecido em amarelo. Este aqui da RTP Açores usava verde - vinte anos antes de voltar a adoptar tal cor como "oficial".

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está uma pessoa à procura de material raríssimo da RTP Açores, à espera de encontrar relógios e anúncios do BCA que andam perdidos e a ganhar pó e eis que quando encontro os vídeos, não há relógio nem intervalo. Mas ao menos encontrei uns rodapés bastante curiosos da RTP Açores por volta de 2006, quando na RTP do "cont'nente" já abdicaram.

Neste vídeo há dois rodapés, um com mensagens e SMSs que passava no programa Atlântida, que reciclava o rodapé dos noticiários da RTP 1 em 2004. Aos 11 minutos, rodapé do Telejornal Açores, vestido com cores de outono. Boa parte do vídeo é dominado por excertos do Atlântida onde há também a Tia Maria do Nordeste, de acordo com o título.

Ah, e sobre o separador aqui, da qual deixei a fonte por causa do anúncio que está intacto:

Lembro-me bem da normal, porque tenho uma confissão a fazer: entre meados de Abril de 2006 e 24 de Maio do mesmo ano tinha, ilegalmente, a "TV Cabo pirata", que era um satélite e um descodificador que dava para ver, por cardsharing, os pacotes da TV Cabo e da Digital+ (agora Movistar+ e que traiu a pátria espanhola quando saiu do Hispasat). Não só tínhamos a oportunidade de ver os canais do pacote Digital+ de maneira ilegal como também tínhamos acesso às RTPs autónomas. O separador normal tinha aquelas plantas a aparecerem na parte de baixo do ecrã e por baixo do símbolo do canal havia o slogan "Perfume de Primavera".

Lembro-me também da abertura, às 08:30 do continente, primeiro dava o anúncio do BCA (o do "Ponha-se a milhas", acho que era uma campanha de viagens), a seguir dava o separador normal e a grelha num grafismo que a RTP Açores concebeu e que num canto tinha o símbolo da RTP a rodar. Lembro-me que nalguns intervalos davam as farmácias de serviço com a mesma estética.

Como usa dizer-se, foi "sol de pouca dura". Há teorias que dizem que os canais foram codificados por causa do Mundial da Alemanha que se avizinhava (os meus tios tinham algo parecido entre 2002 e sensivelmente a mesma altura, depois votaram ao regime dos quatro canais).

PS: Sobre o anúncio do "aquiaquiaqui" de 2004, acho que começava por São Miguel. Depois ia para o grupo central. Depois para o ocidental, enquanto apareciam símbolos do BCA (um símbolo = uma agência). E quando o locutor começou a dizer "AQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUI" passava para as agências internacionais (América do Norte). Aparecia no site da RTP quando tinha as edições do Telejornal Açores com o relógio intacto. Fiz uma reconstrução fora de escala na página 27.

PPS: Uma vez, o ficheiro do Telejornal Açores deu-nos mais de duas horas de emissão contínua! E isto, se bem me lembro, tinha um programa completo do Canadá Contacto.

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 7 horas, ATVTQsV disse:

Lembro-me também da abertura, às 08:30 do continente, primeiro dava o anúncio do BCA (o do "Ponha-se a milhas", acho que era uma campanha de viagens), a seguir dava o separador normal e a grelha num grafismo que a RTP Açores concebeu e que num canto tinha o símbolo da RTP a rodar. Lembro-me que nalguns intervalos davam as farmácias de serviço com a mesma estética.

O "Ponha-se a milhas" era promovendo a parceria que o banco (tendo transitado para o Banif e depois para o Santander) tinha com a SATA (semelhante à que o Millennium tem com a TAP).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 19 horas, ATVTQsV disse:

Está uma pessoa à procura de material raríssimo da RTP Açores, à espera de encontrar relógios e anúncios do BCA que andam perdidos e a ganhar pó e eis que quando encontro os vídeos, não há relógio nem intervalo. Mas ao menos encontrei uns rodapés bastante curiosos da RTP Açores por volta de 2006, quando na RTP do "cont'nente" já abdicaram.

Neste vídeo há dois rodapés, um com mensagens e SMSs que passava no programa Atlântida, que reciclava o rodapé dos noticiários da RTP 1 em 2004. Aos 11 minutos, rodapé do Telejornal Açores, vestido com cores de outono. Boa parte do vídeo é dominado por excertos do Atlântida onde há também a Tia Maria do Nordeste, de acordo com o título.

Ah, e sobre o separador aqui, da qual deixei a fonte por causa do anúncio que está intacto:

Lembro-me bem da normal, porque tenho uma confissão a fazer: entre meados de Abril de 2006 e 24 de Maio do mesmo ano tinha, ilegalmente, a "TV Cabo pirata", que era um satélite e um descodificador que dava para ver, por cardsharing, os pacotes da TV Cabo e da Digital+ (agora Movistar+ e que traiu a pátria espanhola quando saiu do Hispasat). Não só tínhamos a oportunidade de ver os canais do pacote Digital+ de maneira ilegal como também tínhamos acesso às RTPs autónomas. O separador normal tinha aquelas plantas a aparecerem na parte de baixo do ecrã e por baixo do símbolo do canal havia o slogan "Perfume de Primavera".

Lembro-me também da abertura, às 08:30 do continente, primeiro dava o anúncio do BCA (o do "Ponha-se a milhas", acho que era uma campanha de viagens), a seguir dava o separador normal e a grelha num grafismo que a RTP Açores concebeu e que num canto tinha o símbolo da RTP a rodar. Lembro-me que nalguns intervalos davam as farmácias de serviço com a mesma estética.

Como usa dizer-se, foi "sol de pouca dura". Há teorias que dizem que os canais foram codificados por causa do Mundial da Alemanha que se avizinhava (os meus tios tinham algo parecido entre 2002 e sensivelmente a mesma altura, depois votaram ao regime dos quatro canais).

PS: Sobre o anúncio do "aquiaquiaqui" de 2004, acho que começava por São Miguel. Depois ia para o grupo central. Depois para o ocidental, enquanto apareciam símbolos do BCA (um símbolo = uma agência). E quando o locutor começou a dizer "AQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUIAQUI" passava para as agências internacionais (América do Norte). Aparecia no site da RTP quando tinha as edições do Telejornal Açores com o relógio intacto. Fiz uma reconstrução fora de escala na página 27.

PPS: Uma vez, o ficheiro do Telejornal Açores deu-nos mais de duas horas de emissão contínua! E isto, se bem me lembro, tinha um programa completo do Canadá Contacto.

O Atlântida nunca teve rodapés.

O primeiro (azul) com as mensagens é o do Bom Dia Açores. De manhã aparecia o relógio e na sua repetição à tarde já não. Foi usado a partir de maio de 2004 (?) até meados de 2007 (?). Neste vídeo a partir dos 03:40, parece que houve um problema no rodapé.

Os rodapés foram usados por pouco tempo, já no verão de 2007 não existiam. Só voltaram em 2009 com este grafismo, exceto o Bom Dia Açores que deixou de ter até à sua extinção.

Aproveito o post para falar um pouco sobre o Bom Dia Açores.

O Bom Dia Açores é o antecessor do Açores Hoje e o predecessor do TeleManhã. Do TeleManhã não há muitos registos, apenas uma entrevista do Pedro Moura no Acontece da RTP Memória, em que ele fala um pouco sobre o programa (não sei se está disponível no RTP Play) e um vídeo no Youtube, quando o TeleManhã fez uma reportagem na Graciosa.

O Bom Dia Açores começou a ser emitido a 15 de setembro de 2003, como Bom Dia. Desse dia até à mudança em 2004 apenas encontrei dois vídeos, um com a Tia Maria do Nordeste (José Maria Pacheco), que tinha presença habitual no programa até à entrada do Pedro Bicudo como diretor do canal (em 2007). 

Este primeiro contém excertos de um DVD, por isso não aparece grafismo nenhum.

 

Já este outro tem data de 2007, mas parece que é de meados de 2004. Podem ver que já tem o logo de 2004.

O Bom Dia não era apenas um programa informativo. Era uma mistura entre o Bom Dia Portugal e o Regiões/Portugal em Direto feito à maneira de Pedro Moura. Começava às 07:30 e terminava um pouco depois das 9h. Tinha uma repetição durante a tarde (sem o bloco noticioso), a partir das 17h. Continha um bloco noticioso (incluía notícias, capas dos jornais regionais e nacionais (os nacionais era uma gravação que vinha de Lisboa da revista de impresa do Bom Dia Portugal), meteorologia, deporto, etc.), entrevistas em estúdio e também em direto dos estúdios da Horta e Angra do Heroísmo. Também tinha um espaço de meteorologia, que basicamente era entrevistar o meteorologista sobre a previsão para o dia, mas pelo menos metiam a imagem de satélite e as cartas com a previsão (ao contrário que agora fazem no Jornal da Tarde que é só o jornalista a ler o teleponto e não se percebe nada, porque ficamos cismados a olhar para a cara deles). Durante o verão (exceto no mês de agosto que ia para férias) emitiam reportagens sobre as festas religiosas de algumas freguesias, incluindo excertos das procissões. É principalmente por esse segmento que o programa era visto por muitos açorianos. Também tinha o Boletim Polínico, versão regional.

Foi no segmento de meteorologia que ficou célebre a frase: "Iss dá pra estendê a roupa nã dá?" dito com o sotaque da freguesia de São Roque de Ponta Delgada. Era normalmente quando Pedro Mata (meteorologista, já reformado) ia ao programa. Falando em sotaque, Pedro Moura ao apresentar o programa tentava disfarçar o sotaque, mas quando entrevistava alguém lá saia o sotaque característico micaelense (nesse caso de São Roque :haha:).

O Bom Dia Açores morreu no dia 01 de junho de 2012, devido ao processo de restruturação da RTP que reduziu os canais regionais a uma janela de poucas horas de programação. Foi substituído pelo Açores Hoje dias depois, mais ou menos nos mesmo moldes, para tapar o buraco das 17h. O Açores Hoje foi para férias em julho/agosto de 2012, e em setembro regressou, mas já sem Pedro Moura, que tinha saído da RTP Açores, pois foi "convidado" para concorrer ao lugar de deputado às eleições regionais de 2012 pelo PS.

Agora o Açores Hoje está diferente. Para mim ficou pior, pois deixei de o ver.

Havia mais um vídeo de 2007, em que o Bom Dia foi feito nos estúdios de Angra, pois os de Ponta Delgada estavam em obras, mas não o encontro.

Editado por mavb98
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem me lembro, a base do relógio da RTP Açores em 2004 era a mesma da RTP 1 em tons de azul. Por esta altura mudaram o relógio para Eurostile quando a RTP do continente a abandonou.

O primeiro vídeo do post anterior é um excerto do famosíssimo Gente da Nossa, um programa canadiano que passa na City.

Agora já percebi de onde vieram as bocas dos apanhados. Eram do Bom Dia Açores.

Nunca houve um Bom Dia Madeira, na altura em que a RTP Madeira fechava, abria às 9. Há um programa parecido ao Açores Hoje que é o Madeira Viva e costuma dar depois das 19, e isto é pior do que ver programas da tarde a prolongarem-se até às 20.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, ATVTQsV disse:

Nunca houve um Bom Dia Madeira, na altura em que a RTP Madeira fechava, abria às 9. Há um programa parecido ao Açores Hoje que é o Madeira Viva e costuma dar depois das 19, e isto é pior do que ver programas da tarde a prolongarem-se até às 20.

Pelo contrário, houve sim: 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...