Jump to content

RTP Açores/Madeira


hugo86

Posts Recomendados

há 2 horas, Televisão 10 disse:

No simultâneo com a RTP 3, a RTP Açores tem o DOG abaixo do DOV do canal de informação, em vez de ter no canto superior direito como habitual.

Sem Título.jpg

Não consigo confirmar, mas suponho que deve ter sido por causa da transmissão do Paris-Nice na RTP3, os grafismos da prova estavam no canto superior esquerdo então passaram o DOG da RTP3 para o lado direito o da Açores para baixo dos grafismos.

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Uma emissão da Via Sacra, a de 2004, emitida na RTP Açores, supostamente a tapar o símbolo da 2:, onde é emitido (quase) anualmente (na altura RTP 2 era só por cabo).

Curiosamente, a RTP Açores ainda tinha o símbolo antigo! Eu também tinha a ideia de que a RTP Açores tinha mudado com atraso. Se calhar era só para ocultar o símbolo da 2:.

Se calhar a minha teoria está certa.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 28 minutos, ATVTQsV disse:

Uma emissão da Via Sacra, a de 2004, emitida na RTP Açores, supostamente a tapar o símbolo da 2:, onde é emitido (quase) anualmente (na altura RTP 2 era só por cabo).

Curiosamente, a RTP Açores ainda tinha o símbolo antigo! Eu também tinha a ideia de que a RTP Açores tinha mudado com atraso. Se calhar era só para ocultar o símbolo da 2:.

Se calhar a minha teoria está certa.

O que acontecia nessa altura era que a RTP Açores usava os dois logos ao mesmo tempo, o de 2000 e o de 2004. Só acertaram em maio de 2004. Basicamente o que acontece agora: usam o logo de 2016 nos grafismos, mas se for para colocar em posters como TV Oficial aparece é o de 2004. -_-

  • Gosto 1
  • Surpresa 1
  • Triste 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, ATVTQsV disse:

Uma emissão da Via Sacra, a de 2004, emitida na RTP Açores, supostamente a tapar o símbolo da 2:, onde é emitido (quase) anualmente (na altura RTP 2 era só por cabo).

Curiosamente, a RTP Açores ainda tinha o símbolo antigo! Eu também tinha a ideia de que a RTP Açores tinha mudado com atraso. Se calhar era só para ocultar o símbolo da 2:.

Se calhar a minha teoria está certa.

Não é o símbolo da 2: que está a ser tapado, mas sim o da RTP2, portanto isso é de 2002 ou 2003. Acredito que seja 2003, porque o comentador diz que o Papa João Paulo II se prepara para comemorar 25 anos de pontificado, o que aconteceu em Outubro de 2003.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 5 minutos, miguelalex23 disse:

Não é o símbolo da 2: que está a ser tapado, mas sim o da RTP2, portanto isso é de 2002 ou 2003.

Também me pareceu isso, mas não tinha a certeza! Parece-me que na lateral direita do logo da RTP-A dá para ver a "perna" do logo de 2002 e não os dois pontos (2:) do logo de 2004. Além disso, creio que a indicação "Direto" que usavam em 2004 não era assim, mas sim uma com letras brancas e sem sombra.

Editado por LP 98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 minutos, LP 98 disse:

Também me pareceu isso, mas não tinha a certeza! Parece-me que na lateral direita do logo da RTP-A dá para ver a "perna" do logo de 2002 e não os dois pontos (2:) do logo de 2004.

Sim, e também se vê um pouco da barra vermelha do "directo". ;)

Já agora, no mesmo canal de Youtube, aos 1h52h47s, o grafismo de Natal de 2001 da RTP Açores, seguido de uma transmissão do Euronews. Antes, a partir da 1h42m, a Bênção Urbi et Orbi transmitida em simultâneo com a RTP2.
(nota também para o uso do tipo de letra do grafismo da RTP1 para a Missa do Galo)

 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pela confusão, porque quando vi o vídeo eu até iria jurar que era de 2003. O mesmo canal tem também:
-uma outra emissão do Papa gravada da RTP Açores, de 2003, que acaba com o primeiro segundo do separador do canal de 2000 (que está no vídeo do Telejornal Açores onde falam sobre a construção do Parque Atlântico);
-Inauguração das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres de 2004, com um separador com a lista das transmissões especiais lida pelo apresentador da cerimónia, já com o novo grafismo;
-uma peregrinação de Fátima de 13 de Maio de 1999, mas esta nem sequer tem outros excertos da RTP Açores, só a cerimónia, que pena.

@miguelalex23 Curiosamente o tipo de letra da grelha faz-me lembrar um grafismo da RTP 1, mas não me veio à cabeça.

PS: avisem-me se encontrarem mais material antigo das RTPs autónomas

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, ATVTQsV disse:

Peço desculpa pela confusão, porque quando vi o vídeo eu até iria jurar que era de 2003. O mesmo canal tem também:
-uma outra emissão do Papa gravada da RTP Açores, de 2003, que acaba com o primeiro segundo do separador do canal de 2000 (que está no vídeo do Telejornal Açores onde falam sobre a construção do Parque Atlântico);
-Inauguração das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres de 2004, com um separador com a lista das transmissões especiais lida pelo apresentador da cerimónia, já com o novo grafismo;
-uma peregrinação de Fátima de 13 de Maio de 1999, mas esta nem sequer tem outros excertos da RTP Açores, só a cerimónia, que pena.

@miguelalex23 Curiosamente o tipo de letra da grelha faz-me lembrar um grafismo da RTP 1, mas não me veio à cabeça.

PS: avisem-me se encontrarem mais material antigo das RTPs autónomas

Então quer dizer que a data do vídeo é que está trocada. Mas como eu tinha dito anteriormente, em abril de 2004 a RTP Açores usava os dois logos, só acertaram em maio de 2004 (ou a meio de abril). Talvez porque nessa altura havia duas ou três regies de emissão (uma em cada delegação)? 

De facto o logo que está tapado parece ser mais o de 2002 do que o de 2004.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
há 3 horas, Televisão 10 disse:

Problema técnico há pouco, na RTP Açores, antes de começar O Avô Fugiu de Casa.

Sem Tít.jpg

Esse erro acho que é do Adobe. Já mexi com o Premiere e apareceu-me uma vez isso.
Mas não é a primeira vez que aparece isso na RTP Açores. Já apanhei uma vez no Telejornal há já vários anos.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Televisão 10 disse:

Problema técnico há pouco, na RTP Açores, antes de começar O Avô Fugiu de Casa.

Não tinha reparado que andavam a dar isso. Vejo que está a dar de Segunda a Quarta às 18h30.

Outra coisa que também não sabia é que a série O Alto, que foi feita por um grupo de jovens e deu na RTP2, está a dar à Quartas às 21h45, no lugar de Ministério do Tempo.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 23 minutos, mavb98 disse:

Esse erro acho que é do Adobe. Já mexi com o Premiere e apareceu-me uma vez isso.
Mas não é a primeira vez que aparece isso na RTP Açores. Já apanhei uma vez no Telejornal há já vários anos.

Então isto quer dizer que a emissão é assegurada pelo Adobe Premiere ou foi o ficheiro do programa? O fundo vermelho diz que é claramente da Adobe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

15 hours ago, Televisão 10 said:

Problema técnico há pouco, na RTP Açores, antes de começar O Avô Fugiu de Casa.

Sem Tít.jpg

Esse é o erro que aparece, no Adobe Premiere, quando não consegue encontrar o componente necessário. Por exemplo, não encontra uma imagem, uma legenda, um vídeo que faz parte do vídeo completo final. É provável que tenham editado um programa e quando geraram o vídeo final não verificaram que um subclip não podia ser encontrado porque foi movido, apagado, etc.

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, mavb98 disse:

"Deixa-me meter isto maior e mais espaçado para a Tia Maria do Nordeste conseguir ler."

:dry:

 

A RTP Açores também anda sempre a mudar a posição do DOG... No entanto, pelo menos, não tem contornos como o da RTP 1 e 2, mas, segundo o provedor, também não estão interessados em retirar esses mesmos contornos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, mavb98 disse:

"Deixa-me meter isto maior e mais espaçado para a Tia Maria do Nordeste conseguir ler."

:dry:

ieWIlrQ.png

É o que dá usar softwares com 15 anos e quando os próprios aparelhos já têm 20 ou 25...

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

A RTP Açores também anda sempre a mudar a posição do DOG... No entanto, pelo menos, não tem contornos como o da RTP 1 e 2, mas, segundo o provedor, também não estão interessados em retirar esses mesmos contornos.

Esse provedor também, se não é estúpido, deve andar a tirar um curso...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 17 horas, ATVTQsV disse:

Podia ser bem pior, podiam ter feito legendas no Adobe Premiere.

De certeza que foram feitas no Premiere. Só que quem as colocou (de certeza absoluta que foi a jornalista) não sabe mexer nele.
Já na RTP nacional as legendas das reportagens são feitas por uma equipa própria. A RTP Madeira de certeza que envia as reportagens para essa equipa legendar.

Também a RTP Açores só começou a usar legendas a partir de 2012/2013. Antes era o jornalista a falar por cima (como antigamente), o que era uma confusão. Não se percebia nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...