Jump to content

Recommended Posts

On 09/12/2020 at 16:34, emanuel92 disse:

Sendo os arquipélagos dos Açores e da Madeira , regiões autônomas com parlamentos próprios mas respondendo à República Portuguesa, porque é que a AR ( Assembleia da República) através no seu canal ARTV, não transmite as sessões parlamentares destes parlamentos regionais na ilha do Faial ( Cidade  da Horta nos Açores) e na ilha da Madeira ( Cidade do Funchal)  para todos os portugueses?

Acho muito estranho que a ARTV não tenha estas emissões asseguradas já que os territórios insulares são também Portugal.

Será por uma questão de meios técnicos? Mas aí a AR tem a responsabilidade mais o Governo Nacional de garantir esses meios técnicos aos parlamentos das regiões autônomas e à ARTV.

Se a ARTV fizesse parte do grupo RTP poderia ser facilmente assegurada essas emissões para todos os portugueses no cabo na TDT e  no online.

A ARTV pertence exclusivamente à Assembleia da República e acho que isso seria inconstitucional (provavelmente violaria o princípio da autonomia das instituições regionais e o seu respetivo Estatuto Político-Administrativo).

No caso de uma possível RTP Parlamento, isso já não se põe em causa.

Existe, melhor, existiu a intenção de criar um Canal Parlamento/Açores através da aprovação de projetos de resolução, mas dada a situação política atual nos Açores parece que isto foi posto de lado (temporariamente).

Os portais das respetivas Assembleias Regionais transmitem em direto as Reuniões Plenárias.

O que a Assembleia da República podia fazer era celebrar um acordo de cooperação com a RTP em que a RTP podiam ceder os debates eleitorais e outros programas para o canal, tipo o que já fazem com o programa Parlamento, para colocarem na grelha quando não está com a emissão aberta.

Edited by mavb98
  • Like 1
  • Replies 51
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

Acho que seria mais fácil a ARTV passar a fazer parte do universo RTP com o canal a ser controlado pela estação pública. Para além das emissões das sessões parlamentares poderia haver documentários da história da democracia bem como debates e sessões parlamentares históricas. Também seria uma forma do arquivo histórico da ARTV ser digitalizado por profissionais da RTP e passarem a fazer parte do arquivo público da TV e rádio.

Eu acho que a ARTV deveria mudar a sua estrutura, para deixar de ser um simples canal parlamentar e passar a ser político, e adotar o modelo do C-SPAN, da CPAC e da BBC Parliament e transmitir: Um telejornal noturno, com cerca de uma hora de duração, todos os dias às 21h, do género do L'Essentiel (https://www.cpac.ca/en/programs/lessentiel-with-esther-begin/, https://www.behance.net/gallery/70654573/LEssentiel-CPAC?tracking_source=search|cpac) e do PrimeTime Politics, da CPAC (https://www.

Sendo os arquipélagos dos Açores e da Madeira , regiões autônomas com parlamentos próprios mas respondendo à República Portuguesa, porque é que a AR ( Assembleia da República) através no seu canal ARTV, não transmite as sessões parlamentares destes parlamentos regionais na ilha do Faial ( Cidade  da Horta nos Açores) e na ilha da Madeira ( Cidade do Funchal)  para todos os portugueses? Acho muito estranho que a ARTV não tenha estas emissões asseguradas já que os territórios insulares são ta