Jump to content

Curiosidades


Linkin

Posts Recomendados

Que medo! 

Aquele caso de Bélmez é mesmo creepy, apesar de provavelmente ser hoax. :S

http://www.ultracurioso.com.br/6-casos-reais-bizarros-que-nem-a-ciencia-conseguiu-explicar/

O do fogo espontâneo tb é bem creepy, aconteceu mesmo, as cenas pegavam fogo, as pessoas queixavam-se de enormes dores de cabeça, os telefones ficavam loucos e marcavam números sozinhos e os picos de radiação eletromagnética eram muito elevados.

Na altura, chegou-se até a falar que o governo, estaria a testar uma arma de radiação eletromagnética, ou pulso eletromagnético no Oceano, visto que os maiores níveis de radiação eram detetados no Oceano.  

Aconteceu em 2004:

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/09/140923_incendios_espontaneos_ez_lk

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

SÃO JOÃO É O MAIS POPULAR NAS REDES SOCIAIS

MO_S%C3%A3o-Jo%C3%A3o_Site-65-983x550-2z

Um estudo da empresa portuguesa E-Life analisou as referências e partilhas associadas aos santos populares, e a conclusão é de que o São João é o mais popular nas redes sociais.O estudo olhou para as referências relativas aos Santos Populares de 22 de maio a 27 de junho, tendo constatado que o São João é de longe o mais popular, com quase 12 mil referências à noite mais longa do Porto.

E por falar em Porto, também a cidade é mais mencionada que Lisboa: 5.677 vezes contra apenas 1.229 da capital. A larga diferença segue a tendência da ‘luta’ entre santos: o Santo António conseguiu apenas 3.800 posts contra os 11.905 do São João.

Ler mais

:cool: 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 2 horas, Ambrósio disse:

Eu acho o S. João melhor que o Sto.António, tem os balões, os martelos, o fogo :) Nunca fui ao do Porto mas onde o festejo também gosto imenso :)

O estudo vem no âmbito do que eu sempre disse face à popularidade do São João. Claro que o Sto António tem as suas tradições também, nomeadamente os casamentos, sendo a única coisa que o difere dos demais. As marchas não é uma tradição alfacinha visto que existe nos outros dois santos populares há muitos anos. Agora, a tradição dos martelos, o alho porro, lançar os balões e o majestoso fogo de artificio na ribeira ? só no São João do Porto. Temos mais tradições, temos mais intensidade, temos muito mais gente nas ruas que em Lisboa, é uma festa completamente diferente do que se vê por aí. Só quem a vive e vem cá sabe do que falo, pois pela televisão não se consegue sentir a energia que se vive na cidade. Quem vem a primeira vez fica rendido e faz juras de regresso, tal é o vício que o S. João nos deixa :P este ano tive o prazer de o mostrar a um grupo de amigos de Castelo Branco que nunca tinham vindo cá ao S. João e que ficaram rendidos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Foi a pior experiência da minha vida, eu pensava que o São João da minha terra era fraco mas este ano vivi o do Porto e o que è aquilo? Martelos e aquela tradição daquilo passar na cara e depois é andar e andar, filas gigantes, organização zero, não me apanham mais nisso :O

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 57 minutos, Cláudio D. disse:

Foi a pior experiência da minha vida, eu pensava que o São João da minha terra era fraco mas este ano vivi o do Porto e o que è aquilo? Martelos e aquela tradição daquilo passar na cara e depois é andar e andar, filas gigantes, organização zero, não me apanham mais nisso :O

Isso faz parte da tradição e a maioria dos portuenses adere e gosta disso. Isso de passar na cara não acho muita piada, mas adoro os martelos, receber marteladas, dar também (mas nos últimos anos não tem acontecido). Lançar balões, ver o magnífico fogo de artifício na Ribeira, Fontaínhas ou noutros locais majestosos. Comer churros nas "barracas". Divertir-me nas ruas e ver a diversão de imensa gente na rua, eu acho que é do melhor. Há muita mais intensidade e tradições do que o Santo António. O que é tem a noite de Santo António? Comer sardinhas na rua? :rofl: marchas com meia dúzia de gatos pingados? Nem vale a pena, são duas realidades distintas.

Editado por Ivo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 57 minutos, Cláudio D. disse:

Foi a pior experiência da minha vida, eu pensava que o São João da minha terra era fraco mas este ano vivi o do Porto e o que è aquilo? Martelos e aquela tradição daquilo passar na cara e depois é andar e andar, filas gigantes, organização zero, não me apanham mais nisso :O

 

Eu é totalmente o oposto, se agora passa algum ano em que não possa lá ir deprimo durante uns bons dias. :haha: Das melhores, senão a minha melhor, noite do ano. :yes: Aquilo também não há muito o que exigir de organização, aquilo é acima de tudo uma festa do povo onde cada bairro faz a sua festinha, a camara não intervém muito além do que oferece (os concertos e o fogo).

Eu juro que não entendo a cena de toda a gente dizer que o alho cheira mal. :| Aquilo, não é que cheire muito bem, praticamente não tem cheiro nenhum. :| 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Cláudio D. disse:

Foi a pior experiência da minha vida, eu pensava que o São João da minha terra era fraco mas este ano vivi o do Porto e o que è aquilo? Martelos e aquela tradição daquilo passar na cara e depois é andar e andar, filas gigantes, organização zero, não me apanham mais nisso :O

Quando não se tem espírito de festa e se vai para os locais com espírito critico dá nessa negatividade ;) mais valia teres ficado em casa ao invés de escreveres esse comentário, e peço desculpa se vou ser indelicado, rídiculo. Organização ? tu achas que estavas onde ? no rally ? nas marchas ? querias as ruas com grades, policias a controlar o numero de pessoas que entra em cada rua ? :S rapaz, é a festa do povo, as pessoas saem livremente à rua para se divertirem e cumprirem as tradições do São João, que são mesmo essas. Espero ao menos que não tenhas exigido organização no número de balões que se lançou ao ar, não fosse o céu ficar demasiado colorido à noite e não deixasse dormir os grilos :rolleyes:

Enfim. O não gostares de festas e romarias é uma coisa, agora criticar pelas pessoas sairem em número à rua e fazer aquilo que é suposto, divertirem-se, é surreal. Well, nao vás mais ao São João. Também não deves apreciar os outros santos nem qualquer festa que traga pessoas à rua né ?.

Aproveitando a deixa, deixo aqui imagens fantásticas do fogo de artifício :)

fogo-de-artificio-porto1.jpg?w=1000&h=&c

sao-joao-2016-fogo-de-artificio1.jpg?w=1

ver-o-fogo-de-artificio-sao-joao-porto.j

sao-joao-porto2.jpg?w=1000&h=&crop=1

Editado por Rodolfo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Ivo disse:

Isso faz parte da tradição e a maioria dos portuenses adere e gosta disso. Isso de passar na cara não acho muita piada, mas adoro os martelos, receber marteladas, dar também (mas nos últimos anos não tem acontecido). Lançar balões, ver o magnífico fogo de artifício na Ribeira, Fontaínhas ou noutros locais majestosos. Comer churros nas "barracas". Divertir-me nas ruas e ver a diversão de imensa gente na rua, eu acho que é do melhor. Há muita mais intensidade e tradições do que o Santo António. O que é tem a noite de Santo António? Comer sardinhas na rua? :rofl: marchas com meia dúzia de gatos pingados? Nem vale a pena, são duas realidades distintas.

Além disso, tem os arraiais e os bailes de rua nos bairros típicos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, JDuarte disse:

A desorganização é que tem piada.

Um dia tenho que ir ao do Porto, nunca fui, pois quando é o do Porto é o de Braga (logico :rolleyes: ), e vou sempre ao da minha cidade até porque é o "maior" evento da cidade.

Olha, essa de Braga também fazer um S. João é que me mata :rolleyes: please, toda a gente sabe que a capital do São João é o Porto, quase nem se fala de Braga. Por mais que eu goste de Braga, é a minha 2º cidade favorita, acho ridículo eles tentarem competir com o Porto. Ficam e sempre ficarão a anos luz, não vale a pena. Aquele Rui Ferreira ainda vai para a televisão dizer que o S. João é de Braga e não do Porto. Ridículo aquele homem -.-

Anda ao do Porto e verás o que é São João ;) 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É perfeitamente normal que o São João seja mais comentado nas redes sociais, os concertos e o fogo de artifício acabam por ser mais "aprazíveis" para serem comentados pelos jovens.  No entanto, penso que o Santo António é o santo popular mais reconhecido de Portugal. Mas, sim, é perfeitamente natural que o São João seja mais festejado. Eu cá na minha terra festejo o São Pedro, mas tenho a noção que não chega aos calcanhares do Santo António e do São João. 

Editado por Visky
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Visky disse:

No entanto, penso que o Santo António é o santo popular mais reconhecido de Portugal. 

Mais reconhecido porquê ? os três são reconhecidos como santos populares, nenhum é mais reconhecido que outro. Agora festejado e popular ? sim, o São João é o mais popular dos três e o mais festejado no país. Sto António resume-se a Lisboa. Se formos a contabilizar o número de pessoas que foram às seis semanas de festa no São João do Porto (Nos Primavera, Serralves em Festa, Rally de Portugal e maratonas de corrida) o número deve ultrapassar os 2 milhões de pessoas. Na noite de São João são sempre esperadas entre 700 mil a 1 milhão de pessoas nas ruas da invicta. Só por estes números vês a grandeza do São João face aos outros dois, nomeamente ao Sto António que é apenas um dia e uma noite, não tem um programa tão vasto e alargado como o São João.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 50 minutos, Rodolfo disse:

Olha, essa de Braga também fazer um S. João é que me mata :rolleyes: please, toda a gente sabe que a capital do São João é o Porto, quase nem se fala de Braga. Por mais que eu goste de Braga, é a minha 2º cidade favorita, acho ridículo eles tentarem competir com o Porto. Ficam e sempre ficarão a anos luz, não vale a pena. Aquele Rui Ferreira ainda vai para a televisão dizer que o S. João é de Braga e não do Porto. Ridículo aquele homem -.-

Anda ao do Porto e verás o que é São João ;) 

Que mau.

É tenho que ir um dia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 27 minutos, Rodolfo disse:

Mais reconhecido porquê ? os três são reconhecidos como santos populares, nenhum é mais reconhecido que outro. Agora festejado e popular ? sim, o São João é o mais popular dos três e o mais festejado no país. Sto António resume-se a Lisboa. Se formos a contabilizar o número de pessoas que foram às seis semanas de festa no São João do Porto (Nos Primavera, Serralves em Festa, Rally de Portugal e maratonas de corrida) o número deve ultrapassar os 2 milhões de pessoas. Na noite de São João são sempre esperadas entre 700 mil a 1 milhão de pessoas nas ruas da invicta. Só por estes números vês a grandeza do São João face aos outros dois, nomeamente ao Sto António que é apenas um dia e uma noite, não tem um programa tão vasto e alargado como o São João.

Do ponto de vista mais religioso, o Santo António é o principal santo português e o mais celebrado. A própria Sé de Lisboa que é a Sede do Patriarcado e da Paróquia da Sé é alusiva a Santo António. Agora o mais festejado é o São João sim. 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 53 minutos, Rodolfo disse:

Mais reconhecido porquê ? os três são reconhecidos como santos populares, nenhum é mais reconhecido que outro. Agora festejado e popular ? sim, o São João é o mais popular dos três e o mais festejado no país. Sto António resume-se a Lisboa. Se formos a contabilizar o número de pessoas que foram às seis semanas de festa no São João do Porto (Nos Primavera, Serralves em Festa, Rally de Portugal e maratonas de corrida) o número deve ultrapassar os 2 milhões de pessoas. Na noite de São João são sempre esperadas entre 700 mil a 1 milhão de pessoas nas ruas da invicta. Só por estes números vês a grandeza do São João face aos outros dois, nomeamente ao Sto António que é apenas um dia e uma noite, não tem um programa tão vasto e alargado como o São João.

Na cidade de Lisboa, as festas são durante todo o mês de Junho e vai havendo diversas iniciativas -

http://festasdelisboa.com/events/event/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora mesmo, Visky disse:

Do ponto de vista mais religioso, o Santo António é o principal santo português e o mais celebrado. A própria Sé de Lisboa que é a Sede do Patriarcado e da Paróquia da Sé é alusiva a Santo António. Agora o mais festejado é o São João sim. 

Não sei onde tu foste buscar essa ideia. No norte o Sto António não é o santo principal português e duvido que no Algarve ou Alentejo o seja. O Sto António é o principal em Lisboa, tal como o São João é o principal no Porto e o São Pedro em todas as terras costeiras, com o mar como setor principal de desenvolvimento (pesca). Aqui no Porto temos a figura do São João na Praça da Ribeira, temos também em grande destaque na Sé do Porto. Não é o padroeiro da cidade mas é apelidado e tratado como se fosse. Em Lisboa o Sto António também não é padroeiro da cidade, é apenas adorado como os outros. 

Agora mesmo, joanagsantos disse:

Na cidade de Lisboa, as festas são durante todo o mês de Junho e vai havendo diversas iniciativas -

http://festasdelisboa.com/events/event/

Joana vem ao São João e depois vês como dá 10 a zero às festas de lisboa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O São João é praticamente uma festa pagã.

Eu costumo ir mas é ao S. João da Praia da Tocha :P Como farturas ou churros e depois vejo o fogo que lançam à beira-mar xD Obviamente que não é como o do Porto, nem perto disso, mas acabo por me divertir na mesma. Agora que os meus tios vão viver para o Porto pode ser que vá lá para o ano :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 horas, Visky disse:

Do ponto de vista mais religioso, o Santo António é o principal santo português e o mais celebrado. A própria Sé de Lisboa que é a Sede do Patriarcado e da Paróquia da Sé é alusiva a Santo António. Agora o mais festejado é o São João sim. 

Celebrado, festejado, qual é a diferença mesmo? São dois sinónimos, não sei se sabes xD :haha:

Como o Rodolfo disse, o São João não é o padroeiro da cidade do Porto, mas é como se fosse, assim como o Santo António não é o padroeiro de Lisboa. No norte o principal santo é o São João, em Lisboa é o Santo António.

E porquê é que dizes que o principal é o S. António? Por ser da capital?

Desculpa, mas não há duvida que o mais popular e festejado é o S. João, não vale a pena inventar calinadas.

O S. João tem um programa bem mais vasto do que o S.António, este último é menos festejado, menos popular, menos vasto, mais concentrado em Lisboa. Em suma o S. João é uma festa maior.

Editado por Ivo
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 4 horas, Ambrósio disse:

O São João é praticamente uma festa pagã.

Eu costumo ir mas é ao S. João da Praia da Tocha :P Como farturas ou churros e depois vejo o fogo que lançam à beira-mar xD Obviamente que não é como o do Porto, nem perto disso, mas acabo por me divertir na mesma. Agora que os meus tios vão viver para o Porto pode ser que vá lá para o ano :)

Se fosse uma festa pagã, nãos e chamava São João, aliás, esse dia já era comemorado por religiões pagãs antes do cristianismo, era uma festa para comemorar a fertilidade dos Homens e das culturas, a Igreja Católica é que decidiu depois canonizar essas festas. 

  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...