Jump to content

Saúde & Bem-Estar


OrcLindo

Posts Recomendados

Como passei mal a noite o meu pai deu-me um medicamento para ajudar a respiração, mas achou melhor eu ser visto por um pneumologista, uma vez que, já não tinha uma crise há anos. Vou logo às 18h. Vamos ver como vão correr as coisas. :)

Sim, também acho boa ideia, quanto mais não seja para ficares descansado e seres vigiado a ver se está tudo bem, se precisas de mudar a medicação, etc ;)

Ai ai o menino do papá :air_kiss:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, também acho boa ideia, quanto mais não seja para ficares descansado e seres vigiado a ver se está tudo bem, se precisas de mudar a medicação, etc ;)

Ai ai o menino do papá :air_kiss:

Por acaso já não sabia o quão mau é ter uma crise daquelas...ía morrendo. LOL

Não sou muito menino do papá...mas sabe bem. :rolleyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • 8 meses depois...
  • 1 mês depois...

Para ressuscitar este tópico eu e o Yggdrasil estávamos a pensar falar um bocado de hipocondria, visto que sofremos do mesmo problema, já alguém aqui sofreu ou sofre disso?
Há alguma coisa que vos preocupe a nível de saúde?
Existe alguma história caricata ou engraçada de vós mesmos ou de alguém que conheçam que leva a hipocondria a níveis extremos?
Podem participar se quiserem :D

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para ressuscitar este tópico eu e o Yggdrasil estávamos a pensar falar um bocado de hipocondria, visto que sofremos do mesmo problema, já alguém aqui sofreu ou sofre disso?

Há alguma coisa que vos preocupe a nível de saúde?

Existe alguma história caricata ou engraçada de vós mesmos ou de alguém que conheçam que leva a hipocondria a níveis extremos?

Podem participar se quiserem :D

 

Eu conheço um caso de um amigo meu que pensava que tinha cancro só por causa de umas dores. xD Nem sei se já está melhor ou não. :(

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou um bocado! Já o disse da outra vez! É bom estarmos a alerta, mas por vezes é mau pensares que tens alguma coisa e estar a stressar com isso, quando no fim de contas é uma coisa "normal" ou uma coisa de simples resolução! xD

Editado por Tiago Madeira
  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou um bocado! Já o disse da outra vez! É bom estarmos a alerta, mas por vezes é mau pensares que tens alguma coisa e estar a stressar com isso, quando no fim de contas é uma coisa "normal" ou uma coisa de simples resolução! xD

 

E isso pode ter um efeito nocebo (contrário ao efeito placebo)... Isto é, se pensares muito que tens uma doença, o teu corpo acaba por ter mesmo essa doença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é verdade? :huh:

Tinha uma stora de psicologia que já tinha falado disso...

 

Yup. O cérebro tem uma potência enorme para nos matar ou para nos salvar, "só" com o "pensamento". Se procurares por "sintomas psicossomáticos" ou "nocebos" vais encontrar alguma coisa. Tipo, o teu cérebro presume que estás doente, porque achas que estás doente, e ele sabe que não estás, e isso atrofia-o todo, e acabas por ficar doente para compensar esse atrofio... É como o adoçante. O teu corpo pensa que estás a ingerir glicose (quando não estás) mas sabe que não estás, portanto compensa os níveis de glicose que devias ter recebido obrigando-te a comer mais (daí o adoçante engordar, e bebidas "zero açúcares".)

 

O contrário é para os efeitos placebos. Já vários estudos demonstraram que existem e resultam mesmo. Isto é, caso o "paciente" esteja completamente a leste que o que está a tomar é um placebo... Se souber que é um placebo, não tem efeito nenhum... Não sei porquê, tho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso dos efeitos placebo e nocebo não são tão lineares quanto isso. Não é por pensarmos que temos certa doença que o efeito nocebo vai atuar e passamos a ter essa doença. O que eu acho é isto: temos obcecadamente o pensamento de que temos uma doença grave => temos tendência a deprimir e ficamos afetados psicologicamente (isto nos casos de hipocondria mais acentuados) => o sistema imunitário enfraquece => podemos vir a desenvolver alguma doença, não necessariamente igual à que pensamos ter.

 

Há estudos que apontam que as pessoas depressivas têm o sistema imunitário mais fraco.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso dos efeitos placebo e nocebo não são tão lineares quanto isso. Não é por pensarmos que temos certa doença que o efeito nocebo vai atuar e passamos a ter essa doença. O que eu acho é isto: temos obcecadamente o pensamento de que temos uma doença grave => temos tendência a deprimir e ficamos afetados psicologicamente (isto nos casos de hipocondria mais acentuados) => o sistema imunitário enfraquece => podemos vir a desenvolver alguma doença, não necessariamente igual à que pensamos ter.

 

Há estudos que apontam que as pessoas depressivas têm o sistema imunitário mais fraco.

Pois, eu também acho que é em casos extremos é que esse efeito acontecerá! Credinho, também não sou assim tão obcecado! 

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso dos efeitos placebo e nocebo não são tão lineares quanto isso. Não é por pensarmos que temos certa doença que o efeito nocebo vai atuar e passamos a ter essa doença. O que eu acho é isto: temos obcecadamente o pensamento de que temos uma doença grave => temos tendência a deprimir e ficamos afetados psicologicamente (isto nos casos de hipocondria mais acentuados) => o sistema imunitário enfraquece => podemos vir a desenvolver alguma doença, não necessariamente igual à que pensamos ter.

 

Há estudos que apontam que as pessoas depressivas têm o sistema imunitário mais fraco.

 

Sim. :) Eu também não disse que era "pensas --> ZAU! Doente.". O efeito placebo é muito mais fácil de acontecer que o nocebo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que estes efeitos são imensamente interessantes. Sempre tive curiosidade em pesquisar mais sobre isto e compreender como é que tudo funciona. A verdade é que ainda temos muito para conhecer sobre o nosso cérebro e mente e todo o corpo humano é um globo de imprevisibilidades e incertezas. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem dúvida que estes efeitos são imensamente interessantes. Sempre tive curiosidade em pesquisar mais sobre isto e compreender como é que tudo funciona. A verdade é que ainda temos muito para conhecer sobre o nosso cérebro e mente e todo o corpo humano é um globo de imprevisibilidades e incertezas. :)

 

Há uma série de reportagens que tu és capaz de gostar, dá no National Geographic e fala sobre o cérebro humano, assim como nos efeitos placebo/nocebo. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...