Jump to content

Informação TVI


Pedro

Posts Recomendados

  • 1 mês depois...

QUOTE(_zapping_ @ 31-May-2009, 15:49) Aquele senhor esteve à altura, sim senhor. Disse à Manuela o que muitos pensam e não têm coragem de dizer. Não gaguejou, não hesitou, não se amedrontou e a Manuela não lhe conseguiu responder...

Estou de acordo contigo, Zapping. O Dr. Marinho PInto disse à apresentadora as palavras que ela precisava ouvir há muito tempo.

Fui há pouco ver as assinaturas que pedem o Fim da Carreira de PIvot da Manuela Moura Guedes, em :

http:www.ipetitions.competitionMANUELAMOURAGUEDES?e.

Fiquei pasmada! O número de assinaturas já tinha subido para 445, em muito pouco tempo!

PS: O senhor a que me referia há pouco, era uma personagem da novela da TVI, «DQTL»,( novela que não vejo, porque não me prendeu), mas de que vi uma cena sem lógica e disparatada( não foi aliás a única), num zapping ao canal TVI24.

Será que as novelas da TVI se distinguem por serem atentados à inteligência?

petições para ela deixar de ser pivot?

é simples, não querem, não vêem! Existem mais 2 canais com a informação das 20h, não percebo!!

isto revolta-me --'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

QUOTE(_zapping_ @ 31-May-2009, 15:49) Aquele senhor esteve à altura, sim senhor. Disse à Manuela o que muitos pensam e não têm coragem de dizer. Não gaguejou, não hesitou, não se amedrontou e a Manuela não lhe conseguiu responder...

Estou de acordo contigo, Zapping. O Dr. Marinho PInto disse à apresentadora as palavras que ela precisava ouvir há muito tempo.

Fui há pouco ver as assinaturas que pedem o Fim da Carreira de PIvot da Manuela Moura Guedes, em :

http:www.ipetitions.competitionMANUELAMOURAGUEDES?e.

Fiquei pasmada! O número de assinaturas já tinha subido para 445, em muito pouco tempo!

PS: O senhor a que me referia há pouco, era uma personagem da novela da TVI, «DQTL»,( novela que não vejo, porque não me prendeu), mas de que vi uma cena sem lógica e disparatada( não foi aliás a única), num zapping ao canal TVI24.

Será que as novelas da TVI se distinguem por serem atentados à inteligência?

petições para ela deixar de ser pivot?

é simples, não querem, não vêem! Existem mais 2 canais com a informação das 20h, não percebo!!

isto revolta-me --'

Concordo plenamente contigo. Se realmente a Manuela tiver que deixar de ser pivot, não vamos ser nós que vamos decidir; afinal de contas, não somos nós os patrões dela para a despedir.

Eu gosto de ver o jornal nacional de 6ª, pois faz falta um jornal polémico que mostre os podres da política em Portugal. Como os políticos se sentem ofendidos, processam esse jornal. Eles deveriam, sim, ter vergonha do que fazem ao país.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CM escreveu

Entrevista: Ana Guedes Rodrigues

“Na TVI há um espírito de equipa pouco comum”

A jornalista e pivô do ‘Diário da Manhã’, na TVI, diz ter ficado impressionada com “a relação humana que existe entre José Eduardo Moniz, Manuel Moura Guedes e João Maia Abreu” e todos os que trabalham na estação de Queluz de Baixo.

- É o rosto do ‘Diário da Manhã’. Fez casting?

- Com a chegada do TVI 24, a redacção da TVI sofreu algumas alterações. Uma delas foi a passagem do José Carlos Araújo do ‘Diário da Manhã’, na TVI, para o ‘Diário da Tarde’, no TVI 24. O lugar tinha de ser ocupado e depois do casting a Manuela Moura Guedes entendeu que o meu perfil se adaptava bem ao formato do programa.

- Como é apresentar um bloco informativo tão cedo?

- É um verdadeiro desafio e, muitas vezes, uma autêntica aventura. Tem um lado muito positivo e um lado que, não diria negativo, mas menos bom. É um jornal difícil de fazer por vários motivos. São três horas em directo, em que, apesar de muitas coisas serem repetidas, há muitas outras completamente novas, que vão entrando ao longo da manhã. Para além disso, não é um jornal em que o pivô tenha como única preocupação o lançamento das reportagens.

- Pode explicar?

- É um espaço noticioso em que o apresentador tem também ao seu encargo a revista de imprensa, a meteorologia, a actualização das informações de trânsito e, sobretudo, a responsabilidade de acordar os portugueses.

- Obriga a uma dinâmica...

- Implica, de facto, muito dinamismo, muita energia e muito boa disposição todos os dias, sem esquecer o profissionalismo e a seriedade que um espaço informativo impõe. Tudo isto, num horário complicado. A equipa entra na TVI por volta das quatro da manhã e começa imediatamente a produzir conteúdos para o jornal. Reina sempre o bom humor e a energia. Mas para isso temos de ser muito disciplinados nas nossas rotinas diárias. Deitar tarde está fora de questão.

- A que horas se deita?

- Normalmente entre as 20 e as 20h30.

- Que semelhanças encontra entre o ‘Diário da Manhã’ e o ‘Telediário’, que apresentou no Canal Porto?

- São jornais muito diferentes. Na duração, no ritmo e mesmo nos conteúdos. O ‘Telediário’ é um jornal com cerca de meia hora, com reportagens de dois minutos, sobretudo de cariz regional. No ‘Diário da Manhã’ são três horas de noticiário nacional e internacional, com reportagens de apenas um minuto ou notícias de breves segundos lidas pelo pivô. Depois, há uma grande diferença entre os dois: o número de pessoas que vê. É claro que o empenho com que apresento o ‘Diário da Manhã’ é o mesmo com que apresentava o ‘Telediário’, mas a responsabilidade pesa muito mais, porque qualquer erro que eu cometa assume outras proporções. Seja como for, ambos são um verdadeiro desafio.

- Gostava de ter um parceiro na condução do jornal?

- Seria por certo uma experiência engraçada. Não sei se iria ser mais fácil ou mais difícil. Por um lado, o trabalho seria dividido por dois, por outro, teria sempre de estar em sintonia com essa pessoa e nem sempre se assiste a isso nas duplas de pivôs. Tem de haver cumplicidade e compatibilidade na forma de apresentar.

- Esteve sempre na informação?

- Nem sempre. Quando entrei no Porto Canal, durante uns meses só fiz programação. De qualquer forma, sempre com uma vertente informativa.

- Como foi parar à televisão?

- Mais ou menos a meio do curso. Os meus professores de TV começaram a dizer que talvez fizesse sentido experimentar jornalismo televisivo. No final da licenciatura, e uma vez que tinha uma boa média, escolhi como local de estágio curricular um dos canais de TV que tinha protocolo com a faculdade: a TVI Porto. Estagiei lá meio ano e durante esse período percebi que gostava mesmo muito de TV. Como no final do estágio não havia vaga no Porto, candidatei-me a uma na delegação do Algarve. Fui seleccionada e fiquei lá quase um ano, como repórter.

- Então nem sempre foi o que quis...

- Agora que olho para trás percebo que nas minhas brincadeiras de infância já havia um certo encantamento pela televisão. Lembro-me que fingia apresentar jornais e gostava muito de fazer entrevistas nas festas de família. Na altura, não me passava pela cabeça que fosse uma profissão. Hoje, mais do que a minha profissão, é um sonho concretizado. A adrenalina do directo, o trabalho sem rede, o improviso, a pressão do tempo, a conquista do público, a obrigatoriedade do poder de síntese… Tudo em TV é fascinante e todos os dias são diferentes. Há sempre desafios. Um dia calmo pode, de um momento para o outro, tornar-se numa verdadeira aventura. E eu gosto muito desse lado do jornalismo.

- Como é trabalhar com a equipa da TVI?

- A TVI é um óptimo sítio para trabalhar. Há um espírito de equipa pouco comum à maioria das empresas. Antes de entrar na TVI via, às vezes, a transmissão das galas e pensava: “Será que eles são mesmo assim no local de trabalho? Será que também são uma espécie de família?” Descobri as respostas quando cheguei a Queluz de Baixo. É mesmo como se vê na TV e os patrões dão o exemplo. Fiquei impressionada com a relação próxima e humana que o José Eduardo Moniz, a Manuela Moura Guedes, o Mário Moura e o João Maia Abreu têm com as pessoas que trabalham na TVI. Fui muito bem recebida pela equipa TVI.

EM LISBOA AINDA ME PERCO

Ana Guedes Rodrigues trocou o Porto pela capital devido a um desafio profissional. “Estava há duas semanas na TVI Porto e vim fazer uns testes de pivô a Lisboa. Correram bem e perguntaram-me se estaria disponível para vir viver para Lisboa”, conta. A jornalista não hesitou. “Disse logo que sim.” A adaptação está a ser “muito fácil”. Porém, admite: “Ainda me perco imenso, mas mal cheguei a Lisboa fiz logo um grande amigo: o GPS! Ajuda-me a chegar a todo o lado e tenho conhecido sítios muito engraçados.”

PERFIL: 'SOU FALADORA POR NATUREZA'

Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, cidade onde nasceu, Ana Guedes tem 27 anos. Reside em Lisboa e diz ter saudades do Porto. “É e será sempre a minha cidade. Sinto falta da família, dos amigos, da minha cadela, das francesinhas…” Em Lisboa, socializa com os colegas: “Vamos ao cinema...”

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas o Jornal de 6ªf da TVI não mostra os podres da política portuguesa, mostra apenas e só podres do Governo (e PS em geral).. E que às vezes nem chegam a ser podres verdadeiros, são apenas insinuações e esquemas para denegrir a imagem das entidades acima referidas.

A meu ver não faz falta um jornal que apenas dá aso ao sensacionalismo e brejeirice... Mas tens razão, quem não quer, não vê e é por isso que eu não vejo nenhum jornal da TVI, seja ele de 6ªF, da TVI 24 ou de onde for! :popcorn: Prefiro ver jornalismo sério e respeitável - RTP 1 ou SicN.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A meu ver não faz falta um jornal que apenas dá aso ao sensacionalismo e brejeirice... Mas tens razão, quem não quer, não vê e é por isso que eu não vejo nenhum jornal da TVI, seja ele de 6ªF, da TVI 24 ou de onde for! :popcorn: Prefiro ver jornalismo sério e respeitável - RTP 1 ou SicN.

Eu também opto pela RTP e pela SIC no que toca aos telejornais...onde se faz jornalismo a sério a meu ver!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuela com cabeça a prémio

Manuela Moura Guedes esteve afastada dos ecrãs da TVI de 16 de Dezembro de 2005 a 9 de Maio de 2008. Afastamento imposto pelos espanhóis da Prisa, que assumiram o controlo da TVI em Novembro de 2005. O conflito entre a jornalista e a administração liderada por Manuel Polanco foi público e demorou quase três anos.

Agora, com José Eduardo Moniz de saída, é bem possível que a história se repita e Manuela Moura Guedes seja de novo afastada dos ecrãs. É evidente que este cenário é recusado pela jornalista, que garante não só ficar como subdirectora de Informação como voltar no dia 4 de Setembro para apresentar o polémico ‘Jornal de Sexta’.

Um afastamento de Manuela Moura Guedes, em plena campanha eleitoral para as Legislativas, seria sempre entendido como uma vitória de José Sócrates, que de uma forma inédita atacou o ‘Jornal de Sexta’ e a sua linha editorial várias vezes, não só na entrevista à RTP como em pleno Parlamento. Um ódio de estimação que abrange igualmente José Eduardo Moniz, que sempre defendeu com unhas e dentes a linha editorial do ‘Jornal de Sexta’ da sua mulher. Aliás, quando a PT esteve prestes a comprar 30 por cento do capital da Media Capital, a própria Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, veio a público afirmar que "seria uma vergonha o afastamento de José Eduardo Moniz".

Mas há sectores na televisão de Queluz que não acreditam na saída de Manuela Moura Guedes dos ecrãs até às eleições de 27 de Setembro. Não só porque seria uma arma de arremesso da Oposição contra o Governo de José Sócrates, como acreditam que sem José Eduardo Moniz à frente da estação os conteúdos editoriais do ‘Jornal de Sexta’ serão menos polémicos e não abordarão temas sensíveis contra Sócrates, como o Freeport, um processo que está em banho-maria em termos de investigação, sem grandes novidades processuais até ao dia das eleições. Depois logo se verá.

A GUERRA COM SÓCRATES

Manuela Moura Guedes teve honras de primeira página com os ataques que sofreu em diversas ocasiões por parte do primeiro--ministro José Sócrates. Tudo por causa do ‘Jornal de Sexta’ e do caso Freeport. Primeiro foi no congresso de Espinho do PS, depois na entrevista à RTP e finalmente em pleno Parlamento, quando foi questionado sobre o frustrado negócio de compra de 30 por cento do capital da Media Capital pela Portugal Telecom. Sócrates processou Manuela Moura Guedes e a jornalista respondeu-lhe na mesma moeda.

O ATAQUE DE MARINHO PINTO

‘Jornal de Sexta’, dia 22 de Maio de 2009. O convidado de Manuela Moura Guedes é Marinho Pinto, bastonário da Ordem dos Advogados. No final da entrevista, depois de algumas perguntas provocatórias da jornalista, Marinho Pinto perde a cabeça e diz: "Teria vergonha de fazer o que Manuela Moura Guedes estava a fazer, está aqui a fazer um julgamento, isto é péssimo jornalismo". Um momento único que provocou imensas reacções a favor e contra o ‘Jornal de Sexta’ e, claro, a jornalista Manuela Moura Guedes.

MONIZ SÓ ANUNCIOU SAÍDA AOS DIRECTORES DA ESTAÇÃO

O dia de ontem foi vivido de uma forma muito especial na TVI. Mas às 11h00, hora habitual da reunião de editores, José Eduardo Moniz entrou na sala, esteve lá uns instantes e não comunicou nada aos jornalistas presentes. Foi um pouco mais tarde, ao meio-dia, numa reunião com os directores da estação, que Moniz comunicou a sua saída. Depois disso, João Maia Abreu, director de Informação, chamou os editores e deu-lhes a novidade. Em alguns sectores da empresa o anúncio provocou algumas reacções mais emotivas. Mas na redacção da TVI o ambiente manteve-se absolutamente normal, sem dramas, apesar de haver alguma expectativa sobre o que irá acontecer, não só na área da Informação, como da Programação da estação.

PERGUNTAS & RESPOSTAS

O que é a Ongoing?

É uma empresa formada por Nuno Vasconcellos, filho do grande amigo de Balsemão falecido em Janeiro, Luís Vasconcellos.

Que órgãos de media tem?

Compraram o ‘Diário Económico’ e o ‘Semanário Económico’ e prometeram lançar um canal dedicado à Economia, com um investimento de 2,5 milhões.

Que ligações tem?

A Ongoing tem ligações a Angola, onde lançou com a Media Score (MS) o jornal ‘Expansão’. Aos accionistas da MS, Victor Fernandes e Domingos Vunge, é atribuída uma participação na Newshold, dona do ‘Sol’, que terá também adquirido 2% da Impresa.

Em que outras empresas está?

Além de mais de 20% da Impresa, a Ongoing é accionista de referência da PT (6,5%) e tem também uma participação de 3% na ZON.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Proibirem a jornalista de apresentar o jornal nacional?

Estamos a entrar outra vez na ditadura??

Os políticos sentem-se ofendidos pelo que é dito, mas os processos concernentes a esse jornal são, pelo que sei, sempre ganhos pela TVI, o que prova que a informação é fidedigna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É ao contrário, a MMG só não sai já para não a sua saída não ser associada a censuras e o camandro. Ruben, desculpa mas fidedigna é talvez das palavras que menos se pode usar em relação à informação da TVI, em particular ao Jornal de 6ªf.. :huh:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correio da Manhã escreveu:

‘Infância Traficada’ concorre a prémio ibero-americano, no México

Alexandra Borges em reportagem no Gana

Alexandra Borges está neste momento no Gana para continuar o trabalho que começou com a reportagem ‘Infância Traficada’. "Quando o telefone tocou os miúdos aqui do orfanato ficaram doidos", conta ao CM. Dentro de uma semana a jornalista regressa a Portugal, onde ficará apenas dois dias, partindo depois para Monterrey, no México.

‘Infância Traficada’, reportagem sobre a vida de crianças vendidas pelos próprios pais para trabalhar na pesca, no Gana, já emitida na TVI, é candidata a um novo prémio, depois de ter sido reconhecida no Mónaco. Desta vez, Alexandra Borges é candidata ao Prémio Ibero-Americano da Fundação Novo Jornalismo, presidida por Gabriel García Márquez.

Os nomeados terão acesso a um "seminário com os melhores jornalistas do Mundo, como os do ‘caso Watergate’", conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Correio da Manhã escreveu:

TVI: Pivô do ‘Jornal Nacional de 6.ª’ voltou ao trabalho

Manuela prepara jornal

Manuela Moura Guedes regressou ontem ao trabalho na TVI, depois de ter sido submetida a uma operação para tratar um problema renal. Já recuperada, a subdirectora de Informação esteve reunida com a equipa de jornalistas do ‘Jornal Nacional de 6ª’ e, nesse encontro, foram preparadas as reportagens que serão emitidas no próximo dia 4 de Setembro, quando o noticiário líder de audiências regressar ao ecrã.

"Estou a preparar o trabalho, naturalmente. E não vai mudar nada. Como se diz naquela frase muito gasta ‘em produto vencedor não se mexe’", garantiu a jornalista ao CM.

No dia 4 de Setembro, ao lado de Manuela Moura Guedes vai estar o habitual comentador Vasco Pulido Valente. Sobre os temas que serão tratados nesse ‘Jornal Nacional de 6ª’, a subdirectora de Informação explicou: "Vai ser a actualidade. E a actualidade é sempre polémica."

Este foi o primeiro dia de trabalho de Manuela Moura Guedes na TVI sem o marido. José Eduardo Moniz deixou o cargo de director--geral da estação a 5 de Agosto e, dias mais tarde, assumiu a administração da Ongoing Media.

Curiosamente, no dia em que Manuela Moura Guedes regressou à estação de Queluz de Baixo não se cruzou com a nova direcção. Bernardo Bairrão, administrador delegado da Media Capital, que assume as funções de director-geral da estação, encontra-se de férias, assim como o director de Informação, João Maia Abreu.

Os dois responsáveis devem regressar ao trabalho no início da próxima semana.

PORMENORES

JORNAL NACIONAL DE 6ª FEIRA

O noticiário apresentado por Manuela Moura Guedes é líder, com uma média de 13% de audiência.

FREEPORT

O caso Freeport, que envolve o nome do primeiro-ministro, foi amplamente reportado na TVI.

POLÉMICA

O primeiro-ministro José Sócrates acusou o ‘Jornal Nacional de 6.ª’ de ser um ‘jornal travestido’.

BASTONÁRIO

A entrevista ao bastonário da Ordem dos Advogados acabou numa troca de insultos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Neste tópico podem discutir todos os programas informativos que a TVI vai transmitir no âmbito das eleições legislativas de dia 28 de Setembro.

DEBATES TVI

Dia 2 de Setembro - 4ª feira - TVI

José Sócrates vs. Paulo Portas

Dia 6 de Setembro - Domingo - TVI

Francisco Louçã vs. Manuela Ferreira Leite

Dia 9 de Setembro - 4ª feira - TVI

Manuela Ferreira Leite vs. Jerónimo de Sousa

___________________________________________________________

Já relativamente ao debate de hoje, julgo que foi pessimamente conduzido! A TVI tem alguns jornalistas de gabarito, não sei porque insistem em dar "tempo de antena" àquela individua (Constança Cunha e Sá).. Muito sinceramente.. :duvida:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podia ter sido bem melhor conduzido pelo apresentador do Cara a Cara da tvi24, agora não me lembro do nome, mas já dei uma espreitadela uma vez ao programa e tbm sendo um programa de debates já deve estar mais habituado do que a Constança Cunha e Sá, eu pessoalmente não gosto nada dela, acho que sempre que está à frente da câmara está constantemente a engasgar-se e não é ela que é amiga do Paulo Portas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Notícia retirada do site "www.sapo.pt"

"A direcção de Informação da TVI demitiu-se esta quinta-feira, apurou o JN.

João Maia Abreu, Manuela Moura Guedes e Mário Moura, director e subdirectores de Informação, apresentaram demissão em bloco na sequência da suspensão, por parte da administração, do "Jornal Nacional" de sexta-feira.

Manuela Moura Guedes contou ao JN que a administração comunicou, esta manhã, a João Maia Abreu que "iriam acabar com o noticiário das sextas-feiras, que não haveria mais 'Jornal Nacional" das sextas. Mediante tal medida, os responsáveis resolveram apresentar a demissão dos cargos que exerciam, explica Manuela Moura Guedes.

Coloca-se então a possibilidade de Manuela Moura Guedes deixar a TVI? A subdirectora de Informação e pivô do noticiário das sextas-feiras esclarece que se trata, apenas, de uma demissão do cargo."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei a moderação do debate "para lá de muito péssima" como dizem os brasileiros!!!

Como é que aquela individua, como diz a D, conduziu aquilo???? Enganava-se constantemente, não se impôs quando eles não respeitavam os timings e sempre a engasgar-se...pensei que ela fosse melhor, muito melhor...

Quanto ao debate em si, ainda me ri imenso com o Sócrates a tratar o Portas por Sr. Dr. e depois por Sr. Deputado, aquilo mais para o final, acho que na parte das politicas sociais foi o descalabro da troca de acusações...mais o Sócrates a falar do passado e o Portas do presente...

O único tema que achei que o Sócrates não falou bem foi aquela cena da guerra do Iraque, que coisa mais atabalhoada!

Aquele cenário com fundo preto! OMG! Para esquecer!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...