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GfK - Medição de Audiências

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há 2 minutos, Luci Lu disse:

30 dias?? Não é 1 semana (7 dias)?

É uma semana (7 dias)

há 2 minutos, HugoMiguel disse:

As audiências não são medidas em todas as casas, apenas em algumas, acho que são 10 mil se não me engano. As audiências não são 100% "reais" por assim dizer, são uma amostra.

Exato. Possivelmente nenhum de nós aqui no fórum tem um... nenhum de nós conta

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há 6 minutos, HugoMiguel disse:

As audiências não são medidas em todas as casas, apenas em algumas, acho que são 10 mil se não me engano. As audiências não são 100% "reais" por assim dizer, são uma amostra.

estou chocado nao sabia disso 

então basicamente se eu tiver algum canal qualquer não estou a dar audiências ?

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Agora mesmo, RuiCouto disse:

estou chocado nao sabia disso 

então basicamente se eu tiver algum canal qualquer não estou a dar audiências ?

Se não tiveres audimetro: não. Não estás a dar audiência 

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há 1 minuto, Free Live disse:

Sempre achei isso muito mal feito. A amostra devia ser bem maior.

Também acho, provavelmente os programas lideres em geral podem nem serem lideres porque a amostra é tão pequena comparativamente à população que vê TV. 

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há 1 minuto, Free Live disse:

Sempre achei isso muito mal feito. A amostra devia ser bem maior.

Tenho a mesma opinião. Será que ficaria assim tão caro para a empresa em, por exemplo, dobrar a amostra? Tornaria a coisa mais real, apesar de ser ainda uma amostra minima.

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há 8 minutos, Luci Lu disse:

30 dias?? Não é 1 semana (7 dias)?

É! Tava a fazer confusão xD

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Agora mesmo, RMC disse:

Tenho a mesma opinião. Será que ficaria assim tão caro para a empresa em, por exemplo, dobrar a amostra? Tornaria a coisa mais real, apesar de ser ainda uma amostra minima.

Para ser mais próximo do real, tinha de ser 10% do universo, ou seja, 1 milhão de pessoas... dobrar não chega. Nem multiplicar por 10!

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No tempo da markest eram 1000 as casas com audíometro. Atualmente não sei.

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há 1 minuto, RuiCouto disse:

estou chocado nao sabia disso 

então basicamente se eu tiver algum canal qualquer não estou a dar audiências ?

morto que não sabias :haha:

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há 1 minuto, Magazine disse:

morto que não sabias :haha:

Olha que eu também não sabia até há uns tempos atrás, mas sempre me interroguei se de facto todos contávamos, até que pesquisei e descobri que não :sarcastic:

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Agora mesmo, Magazine disse:

morto que não sabias :haha:

desculpem a minha burrice 😂  mas como ele sabem quantas pessoas mais ou menos estavam a ver o programa ?

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há 16 minutos, RMC disse:

Tenho a mesma opinião. Será que ficaria assim tão caro para a empresa em, por exemplo, dobrar a amostra? Tornaria a coisa mais real, apesar de ser ainda uma amostra minima.

No Reino Unido, por exemplo, que tem um população cerca de 6.5x maior só têm um painel 5x maior (https://www.radiotimes.com/news/tv/2018-11-30/how-do-uk-tv-viewing-figures-and-overnight-ratings-work/). Ou seja, a amostra ainda é mais pequena em percentagem que a portuguesa.

há 13 minutos, RuiCouto disse:

desculpem a minha burrice 😂  mas como ele sabem quantas pessoas mais ou menos estavam a ver o programa ?

Está aqui (https://forum.atelevisao.com/topic/3272-gfk-medição-de-audiências/?page=57&tab=comments#comment-1573010) a amostra e a correspondência real para alguns dos segmentos.

Editado por jc_71189
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há 5 minutos, RuiCouto disse:

desculpem a minha burrice 😂  mas como ele sabem quantas pessoas mais ou menos estavam a ver o programa ?

Isso é estatística impossível de explicar aqui de forma mais fácil 🤣

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há 8 minutos, RuiCouto disse:

desculpem a minha burrice 😂  mas como ele sabem quantas pessoas mais ou menos estavam a ver o programa ?

Como é que eles sabem? O painel é composto por pessoas cuja faixa etária, classe social, etc., representam estatisticamente a realidade da população (se estiverem bem feitas, claro :angel:). Então, essas pessoas têm um aparelho em casa que elas usam para se identificar e guardar informação sobre os canais que vêem. O aparelho identifica os programa através do som. A partir dessa informação, eles multiplicam pelo universo e tens a audiência. Ela nunca é 100% real por causa disso. Nem nunca vai ser, até porque é benéfico para eles que seja apenas uma amostra :haha:

Editado por Magazine
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há 3 minutos, Magazine disse:

Como é que eles sabem? O painel é composto por pessoas cuja faixa etária, classe social, etc., representam estatisticamente a realidade da população (se estiverem bem feitas, claro :angel:). Então, essas pessoas têm um aparelho em casa que elas usam para se identificar e guardar informação sobre os canais que vêem. O aparelho identifica os programa através do som. A partir dessa informação, eles multiplicam pelo universo e tens a audiência. Ela nunca é 100% real por causa disso. Nem nunca vai ser, até porque é benéfico para eles que seja apenas uma amostra :haha:

Medidas através do som, é para fingir que as audiências do Programa da Cristina não são das pessoas que estão a ver o Apanha Se Puderes em VOSDAL? :coffee:

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há 2 minutos, Magazine disse:

Como é que eles sabem? O painel é composto por pessoas cuja faixa etária, classe social, etc., representam estatisticamente a realidade da população (se estiverem bem feitas, claro :angel:). Então, essas pessoas têm um aparelho em casa que elas usam para se identificar e guardar informação sobre os canais que vêem. O aparelho identifica os programa através do som. A partir dessa informação, eles multiplicam pelo universo e tens a audiência. Ela nunca é 100% real por causa disso. Nem nunca vai ser, até porque é benéfico para eles que seja apenas uma amostra :haha:

muito obrigado, porque nao fazia a mínima ideia disso, por isso nao vale a pena eu ligar uma tv ou nem que seja 4 tvs porque a audiências nao muda e vai ser a mesma 

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A sic emitiu uma reportagem sobre isso ha uns anos. Penso que foi nas comemoracoes dos 18 anos.

A SIC ja nao vencia num horario por estas margens gigantes prai desde este tempo.

 

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Lembro-me tão bem dessa promo, parece que foi ontem. Bons tempos da ficção brasileira!

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há 1 hora, Maciel disse:

A sic emitiu uma reportagem sobre isso ha uns anos. Penso que foi nas comemoracoes dos 18 anos.

A SIC ja nao vencia num horario por estas margens gigantes prai desde este tempo.

 

O que é que a RTP andava a meter para dar 5 de share??
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Pode ser só uma amostra, mas, quando bem feita, a amostra chega. As sondagens para as eleições também são feitas com pouco mais de 1000 telefonemas e neste país isso chega.

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Audiências da semana: SIC ultrapassa TVI

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A semana 2 de 2019 (7 e 13 de Janeiro) registou um consumo televisivo de 4h09m, tempo de visionamento inferior em cerca de 18 minutos ao valor da semana anterior.
Relativamente à repartição da audiência, o desempenho do Cabo foi de 36,4% de quota, a TVI desceu para os 18,6%, tendo sido ultrapassada pela SIC, que chegou aos 19,1% de share, valor que lhe confere a liderança dos free-to-air. A RTP1 manteve-se nos 11,8% de share.
Na tabela dos canais Pay TV mais vistos, as novidades vão para a troca de lugares entre o Disney, que sobe ao terceiro lugar, e o Hollywood que desce para a quarta posição; e ainda para a reentrada para o 10º lugar da Sport TV+, com uma audiência de 21,7 mil telespectadores. Quanto à liderança mantém-se com a CMTV, ao atingir uma audiência de 67,6 mil indivíduos. Também o canal Globo volta a ocupar o segundo lugar do top.
Na programação da semana entre 7 e 13 de Janeiro, verifica-se que quatro dos cinco programas mais vistos, foram transmitidos no dia de domingo, cabendo a liderança ao Dança com as Estrelas com 12,7% de audiência média; a edição do Jornal das 8 deste dia ocupou o segundo lugar. No lugar seguinte encontra-se a excepção, o episódio da novela Valor da Vida de segunda-feira. O quarto lugar pertence ao programa mais visto da SIC, o Jornal da Noite. A estreia de Lip Sync Portugal, que obteve 11,0% de audiência, fecha o ranking da semana.
Com 223,8 mil telespectadores, o jogo de Futsal – Taça da Liga/Benfica x Braga da CMTV foi o programa mais visto dos canais pagos. A edição de sexta-feira do CM Jornal 20H ocupa a segunda posição. Seguem-se as novelas do canal Globo Páginas da Vida e Salve Jorge. A finalizar encontra-se o Especial CM/Pós-Match Sporting x FC Porto.

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Fonte:http://www.meiosepublicidade.pt/2019/01/audiencias-da-semana-sic-ultrapassa-tvi/

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Essa amostra é mesmo pequena.

Essas pessoas sabem ou não tem qualquer conhecimento que estão a ser "medidas"? 

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41 minutes ago, HyperionBrook said:

Essa amostra é mesmo pequena.

Essas pessoas sabem ou não tem qualquer conhecimento que estão a ser "medidas"? 

Sabem, aliás as pessoas têm que fazer algumas coisas. As pessoas são contactadas inicialmente e há uma avaliação das características pessoais do agregado. Estando o painel bem feito, a representação dos agregados por localização, faixas etárias, classe social, número de pessoas a viver na casa, etc., segue a distribuição que existe de facto no país e aferida, por exemplo, nos censos.

Quando o agregado é escolhido para fazer parte do painel, as pessoas passam a ter um aparelho que regista o som que sai da televisão. Depois, quando estão a ver televisão têm que colocar, através de um comando, quem do agregado familiar está a ver. Por exemplo, no caso que estejas tu e o teu pai a ver, no comando tens que colocar que és tu e o teu pai que estão à frente da televisão naquele momento. Se a tua avó entretanto passar a ver tens de usar o comando para a adicionar. O mesmo se alguém for embora. (Tenho muitas dúvidas que na prática adicionem/removam se alguém está à frente da televisão, além da definição inicial)

É através disto que eles depois fazem as audiências segmentadas, porque cada pessoa no agregado está identificada de acordo com as suas características.

Quem faz parte do painel recebe como compensação tipicamente vales de desconto para supermercado ou coisa do género. Se não estou em erro, cada agregado permanece no máximo entre 6 a 12 meses no painel.

Editado por jc_71189
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