Jump to content

Recommended Posts

Posted
há 2 horas, ATVTQsV disse:

Série que é "muito solicitada" pelo Mandaíl.

Quem pode dizer uma coisa dessas é a Teresa Paixão em relação ao Veterinário de Província, que essa sim é muito pedida pelo público.

Posted

O melhor destes programas com os diretores é ouvir as declarações da Teresa Paixão. :giveheart:

Segundo ela, é mais feliz programar para o verão, já que, quando preparam a grelha de inverno e visionam os programas, até saem da RTP amargurados com a natureza humana e com o Mundo... :lol: 

• Love 2
  • LOL 6
Posted
há 55 minutos, Televisão 10 disse:

O melhor destes programas com os diretores é ouvir as declarações da Teresa Paixão. :giveheart:

Segundo ela, é mais feliz programar para o verão, já que, quando preparam a grelha de inverno e visionam os programas, até saem da RTP amargurados com a natureza humana e com o Mundo... :lol: 

Claro, com aquelas séries escandinavas sombrias, não é de admirar que se sintam assim... :ph34r:

• LOL 6
Posted
há 18 horas, Máquina do Tempo disse:

Claro, com aquelas séries escandinavas sombrias, não é de admirar que se sintam assim... :ph34r:

Devia era programar melhor e melhorar a qualidade da grelha e dos conteúdos que a direção que ela é diretora , não a mesmice do costume.

• Thanks 1
  • 3 weeks later...
Posted

Ontem, mais um Voz do Cidadão sobre os comentários feitos em cerimónias oficiais, desta vez no Dia de Portugal, tendo sido criticados os constantes comentários que não permitiram ouvir a cerimónia em si, nomeadamente os cânticos. Luísa Bastos defendeu-se, referindo que em causa estava uma cobertura jornalística.

Não sei até que ponto não seria de ponderar ter a emissão em bruto, com breves comentários entre as atuações e os desfiles, na RTP 1, e uma emissão separada, jornalística, na RTP 3.

• Like 5
Posted
há 3 minutos, Televisão 10 disse:

Ontem, mais um Voz do Cidadão sobre os comentários feitos em cerimónias oficiais, desta vez no Dia de Portugal, tendo sido criticados os constantes comentários que não permitiram ouvir a cerimónia em si, nomeadamente os cânticos. Luísa Bastos defendeu-se, referindo que em causa estava uma cobertura jornalística.

Não sei até que ponto não seria de ponderar ter a emissão em bruto, com breves comentários entre as atuações e os desfiles, na RTP 1, e uma emissão separada, jornalística, na RTP 3.

Pois, assim diferenciavam-se as emissões e agradava-se a gregos e a troianos. 

• Like 2
Posted
há 4 minutos, Televisão 10 disse:

hoje em dia as pessoas reclamam de tudo... estas cerimonias se não forem narradas e enquadradas são uma seca descomunal para assistir na tv. Sempre se fez isto agora é que todos reclamam. Se a pessoa quer assistir em bruto vá ao envento ao vivo.

• Like 6
Posted
agora mesmo, AndreRob disse:

hoje em dia as pessoas reclamam de tudo... estas cerimonias se não forem narradas e enquadradas são uma seca descomunal para assistir na tv. Sempre se fez isto agora é que todos reclamam. Se a pessoa quer assistir em bruto vá ao envento ao vivo.

Em cima das atuações ou discursos, podiam evitar os comentários.

• Like 3
  • Thanks 1
Posted
há 7 minutos, Televisão 10 disse:

É preciso ter muita paciência para ser provedora sinceramente, é com cada coisa...

• Like 2
Posted
há 35 minutos, AndreRob disse:

Nop, são cerimónias oficiais e já tiveram durante anos boas audiências sem termos de levar com comentadeiros em cima.

• Like 2
Posted
há 35 minutos, Televisão 10 disse:

Em cima das atuações ou discursos, podiam evitar os comentários.

acredito que n foi em cima de discursos, provavelmente apenas de alguns momentos musicais, provavelmente nem cantadas eram... 

há 1 minuto, canal5 disse:

Nop, são cerimónias oficiais e já tiveram durante anos boas audiências sem termos de levar com comentadeiros em cima.

Quase sempre tem comentários, alias basta ver as do 25 de abril em que a cada discurso havia um jornalista a fazer um breve comentario... é normal acho que é apenas minhoquice querer isto tudo em bruto sem qualquer comentário pontual.

Posted
há 51 minutos, AndreRob disse:

acredito que n foi em cima de discursos, provavelmente apenas de alguns momentos musicais, provavelmente nem cantadas eram... 

Quase sempre tem comentários, alias basta ver as do 25 de abril em que a cada discurso havia um jornalista a fazer um breve comentario... é normal acho que é apenas minhoquice querer isto tudo em bruto sem qualquer comentário pontual.

O que é certo é que, noutros países, transmitem este género de cerimónias sem necessidade de comentários a todo o instante.

• Like 1
  • Thanks 2
Posted
2 hours ago, Televisão 10 said:

O que é certo é que, noutros países, transmitem este género de cerimónias sem necessidade de comentários a todo o instante.

Não vou comentar nestes porque não vi, mas internacionalmente os vários a que já assisti têm sempre comentários. Seja a enquadrar a cerimónia, a dar detalhes sobre o que se está a ver ou a dizer o que vem a seguir. Mas por norma esses comentários são em momentos de transição e não quando está a decorrer algum tipo de ação.

• Like 3
Posted
há 1 minuto, zent disse:

Não vou comentar nestes porque não vi, mas internacionalmente os vários a que já assisti têm sempre comentários. Seja a enquadrar a cerimónia, a dar detalhes sobre o que se está a ver ou a dizer o que vem a seguir. Mas por norma esses comentários são em momentos de transição e não quando está a decorrer algum tipo de ação.

Penso que em boa parte dos casos é assim que costuma ser mas por vezes quando é apenas cobertura jornalista a tendencia é estar-se sempre a comentar apenas nao o fazem quando há um discurso. Ainda ontem nas comemorações dos 50 anos de cabo verde estavam o tempo todo a comentar já que aquilo tinha imensos tempos mortos entre discursos e momentos solenes... 

Mas tendo em conta que o jornalismo sobretudo das privadas até uma sessao solene do 25 de abril conseguem meter ecrãs fraccionados e 2 ou 3 rodapés... nao é a rtp que geralmente é problematica nisto.

• Like 3
Posted (edited)

Resumo desta semana:

Queixas de reportagens sobre touradas na rtp açores (nem foi a tourada em si)

Queixas de a rtp não dar os jogos dos sub21. (que se estão na sportv não é porque a rtp n quer os jogos)

Pessoas que acham que produzir o Giro de Itália é o mesmo que produzir a volta a Portugal... 

Pessoas a reclamar que devia haver meios de guardar favoritos e ultimas visualizações na rtplay... algo que já existe e que foi referido quase com um tom de gozo. :P

E por fim pessoas a reclamar que na noite de s joao começou a dar o joker em vez do são joão... quando houve rodapés e justificação mal iniciou a emissão. 

Conclusão: as pessoas adora encher a caixa da provedora com qualquer mico.

E no fim a provedora fez ela propria uma queixa por causa das inundações de mensagens sobre o mesmo assunto organizados geralmente por ondas das redes sociais. Também tem direito.

Edited by AndreRob
  • Like 4
  • Thanks 3
  • Sad 1
Posted
há 16 minutos, AndreRob disse:

Resumo desta semana:

Queixas de reportagens sobre touradas na rtp açores (nem foi a tourada em si)

Queixas de a rtp não dar os jogos dos sub21. (que se estão na sportv não é porque a rtp n quer os jogos)

Pessoas que acham que produzir o Giro de Itália é o mesmo que produzir a volta a Portugal... 

Pessoas a reclamar que devia haver meios de guardar favoritos e ultimas visualizações na rtplay... algo que já existe e que foi referido quase com um tom de gozo. :P

E por fim pessoas a reclamar que na noite de s joao começou a dar o joker em vez do são joão... quando houve rodapés e justificação mal iniciou a emissão. 

Conclusão: as pessoas adora encher a caixa da provedora com qualquer mico.

E no fim a provedora fez ela propria uma queixa por causa das inundações de mensagens sobre o mesmo assunto organizados geralmente por ondas das redes sociais. Também tem direito.

Depois deste programa, diria que a provedora estará para ir de férias muito brevemente...

Mais uma vez, fez um excelente serviço, esclareceu várias queixas de diferentes temáticas em nem 10 minutos.

• 2 weeks later...
  • 1 month later...
Posted

Voltou o programa, foi sobre o acidente do Elevador da Glória e como a RTP tratou o assunto. Sinceramente do que vi na RTP não achei nada de muito mau e o terem feito o Telejornal de lá em directo, também não vi mal nenhum nisso, era lá que estava a noticia. 

O novo director de informação até nem deu más respostas à provedora.

Posted (edited)
há 9 minutos, tuscano disse:

Voltou o programa, foi sobre o acidente do Elevador da Glória e como a RTP tratou o assunto. Sinceramente do que vi na RTP não achei nada de muito mau e o terem feito o Telejornal de lá em directo, também não vi mal nenhum nisso, era lá que estava a noticia. 

O novo director de informação até nem deu más respostas à provedora.

Na realidade era totalmente dispensável a emissao do jornal com o pano de fundo de um acidente... nem é tanto a forma como o tema for explorado ou noticiado mas era relativamente dispensavel e sem grande utilidade ter um telejornal montado ali na zona do acidente. Acho que foi uma opção que pecou por soar a sensacionalismo.

Quase que equivale a montarem um telejornal com o cenario de fundo de um grande incêndio deste verão... não o fariam e só o fizeram ali porque era em lisboa e portanto o centralismo e o facilitismo venceu.

(a queixa no voz do cidadao não fui eu que fiz) :unsure:

Edited by AndreRob
  • Like 4
Posted
On 20/09/2025 at 14:30, AndreRob disse:

Na realidade era totalmente dispensável a emissao do jornal com o pano de fundo de um acidente... nem é tanto a forma como o tema for explorado ou noticiado mas era relativamente dispensavel e sem grande utilidade ter um telejornal montado ali na zona do acidente. Acho que foi uma opção que pecou por soar a sensacionalismo.

Quase que equivale a montarem um telejornal com o cenario de fundo de um grande incêndio deste verão... não o fariam e só o fizeram ali porque era em lisboa e portanto o centralismo e o facilitismo venceu.

(a queixa no voz do cidadao não fui eu que fiz) :unsure:

Sim e não, mas eu também critiquei a TVI por fazer alguns dos jornais em directo de algumas zonas de fogos, por isso tenho duvidas, em relação a isto, não acho mal, mas...

Posted

Boas,

Sinceramente  acho que a RTP não  o devia ter feito até  por uma questão de respeito pelas perdas das vidas das pessoas que morreram no acidente.

Sim deviam passar as imagens, fazer reportagens no local do acidente e os respectivos diretos naquele momento mas não  um Telejormal  ou um jornal da tarde. 

Acho que foi uma má  opção  e deu a sensação de ser um jornal sensacionalista Light.

Posted (edited)

Eu compreendo a decisão tomada pela direção de informação. É uma prática comum internacional. A BBC sempre fez isso. Estou agora a me lembrar, por exemplo, dos ataques terroristas na França, cujas emissões eram feitas no local pouco tempo depois dos ataques acontecerem.

A RTP teve cuidado com a forma como mostrava o caso. É verdade que certas partes dava a sensação de fazer o tudo por tudo para exibir algo, mas, verdade seja dita, sempre que um jornalista vê um político, fica logo endoidecido, como se tivesse uma grande paixoneta por ele. Mas sem contar com essa parte, a RTP foi das que mais teve respeito e clareza na passagem de informação.

O Vitor Gonçalves disse algo que concordo a 100%: o importante na notícia é mostrar o que aconteceu, tal como foi, mas não explorando e tomando como ponto-chave as emoções das pessoas. Ou seja, se um incêndio destruiu uma aldeia, deve-se mostrar o que restou desse espaço. Mas não se deve basear apenas nas emoções daqueles que moravam no local. Não se deve dar um destaque maior a uma peça de um puzzle, mas sim destacar e tratar da mesma forma todas as peças (especialmente se estiverem montadas).

Só tenho pena que as pessoas gastem tantas energias a criticar a RTP por criticar, quando do outro lado se faz tão pior e recebem 1/10 de atenção desses tais críticos.

Edited by User3468
  • Like 2
  • Thanks 2
Posted

Esta semana foi sobre a cobertura dos incêndios. 

Claro que o foco é o exagero da cobertura e as entrevistas pseudo dramáticas... 

Soraia Ramos elogiada pela sua postura nas reportagens. 

• Like 5
Posted
há 5 horas, AndreRob disse:

Esta semana foi sobre a cobertura dos incêndios. 

Claro que o foco é o exagero da cobertura e as entrevistas pseudo dramáticas... 

Soraia Ramos elogiada pela sua postura nas reportagens. 

E foi bem elogiada, ela merece-os.

• Like 5