Jump to content

Voz do Cidadão


João

Posts Recomendados

15 hours ago, RenatoSimões said:

Jorge Wemans assina hoje no Público um artigo de opinião muito crítico do Conselho de Opinião e desta decisão de chumbo de José Alberto Lemos para o lugar de Provedor. https://www.publico.pt/2021/01/13/opiniao/opiniao/rtp-opiniao-ignobil-indigna-1946026

Pois, tem razão. Já rejeitaram alguém que faria um excelente papel como Provedor da TV que é o Joaquim Vieira, e na rádio fizeram o mesmo.

Enfim, mais um órgão que não serve rigorosamente nada nem ninguém e que devia ser extinto na próxima revisão do contrato de concessão da RTP.

Editado por Rangel
  • Gosto 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
há 3 minutos, Nogueiraa03 disse:

Falta muito para ser escolhido o novo provedor?

Se mandar uma sugestão para o provedor do telespetador será que é lida e encaminhada para a devida área/equipa ou eles não ligam muito? Respondem ao menos?

O anterior provedor respondia sempre e encaminhava para a parte responsável, que dava o seu parecer. Era excelente nesse aspeto.

Foi graças a isso que o @srcbica se tornou melhor amigo da Teresa Paixão... :mosking:

Editado por Televisão 10
  • Gosto 1
  • Haha 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 14/01/2021 at 00:35, Rangel disse:

Pois, tem razão. Já rejeitaram alguém que faria um excelente papel como Provedor da TV que é o Joaquim Vieira, e na rádio fizeram o mesmo.

Enfim, mais um órgão que não serve rigorosamente nada nem ninguém e que devia ser extinto na próxima revisão do contrato de concessão da RTP.

Posso estar enganado mas a ideia de criar esse órgão independente vem do tempo do governo de Pedro Passos Coelho, nomeadamente do ministro Poiares Maduro.

Acho, que este governo na revisão do contrato de concessão da RTP, devia terminar com esse órgão independente que é só mais uns que não fazem nada nos gabinetes da RTP.

A RTP tem de dar satisfações ( através da sua  administração e diversos departamentos) ao ministério da cultura e  não a um órgão inútil que só serve para ser mais um tacho para meia dúzia de pessoas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 horas, emanuel92 disse:

Acho, que este governo na revisão do contrato de concessão da RTP, devia terminar com esse órgão independente que é só mais uns que não fazem nada nos gabinetes da RTP.

A RTP tem de dar satisfações ( através da sua  administração e diversos departamentos) ao ministério da cultura e  não a um órgão inútil que só serve para ser mais um tacho para meia dúzia de pessoas.

Não é bem assim. Este órgão é bastante importante para dar visibilidade aos telespectadores e faz parte de um bom serviço público.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Guida disse:

Não é bem assim. Este órgão é bastante importante para dar visibilidade aos telespectadores e faz parte de um bom serviço público.

Não percebeu o meu comentário, eu estou a referir-me ao Conselho Independente da RTP que serve para nomear o provedor por concurso, e a Administração também por concurso coisa que o ministério da cultura pode fazer perfeitamente.

O provedor do telespetador e do o ouvinte é obvio que fazem todo o sentido existirem para serem uma porta de comunicação ( críticas dúvidas,  explicações , sugestões etc)  entre os  telespetadores  e os ouvintes ( cidadãos que são os donos da estação pois a pagam com a taxa do audiovisual na fatura da eletricidade)  e os responsáveis da RTP.

 

  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 22 minutos, emanuel92 disse:

Não percebeu o meu comentário, eu estou a referir-me ao Conselho Independente da RTP que serve para nomear o provedor por concurso, e a Administração também por concurso coisa que o ministério da cultura pode fazer perfeitamente.

O provedor do telespetador e do o ouvinte é obvio que fazem todo o sentido existirem para serem uma porta de comunicação ( críticas dúvidas,  explicações , sugestões etc)  entre os  telespetadores  e os ouvintes ( cidadãos que são os donos da estação pois a pagam com a taxa do audiovisual na fatura da eletricidade)  e os responsáveis da RTP.

O Conselho Geral Independente (o tal criado no governo de Passos Coelho) serve para escolher a administração e pouco mais. Foi criado com o argumento de que essa decisão não devia ser directamente do Governo. Foi baseado no modelo do BBC Trust, que foi abandonado em 2017. Parece-me ridículo que esse CGI agora ande a contratar empresas para desempenhar a sua função mais importante.

Outra coisa é o Conselho de Opinião, que é um órgão que existe há décadas e que representa vários sectores da sociedade civil. Quem escolhe os provedores é a administração, mas o CO emite um parecer vinculativo (ou seja, pode chumbar o nome proposto). E é aqui que tem surgido o conflito com o CO, porque têm chumbado sucessivamente vários nomes ao longo dos anos sem grande fundamentação. Foi o que aconteceu com Felisbela Lopes em 2010 (que curiosamente foi este mês eleita pelo Parlamento para ir para o CO), e repetiu-se agora com o José Alberto Lemos. E foi daí que surgiu o violento artigo do Jorge Wemans contra Manuel Coelho da Silva, que preside ao CO há séculos. Não sei se com os novos membros eleitos pela AR ele se vai manter, e se o impasse na escolha do provedor vai continuar ou não.

  • Gosto 1
  • Obrigado 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, miguelalex23 disse:

O Conselho Geral Independente (o tal criado no governo de Passos Coelho) serve para escolher a administração e pouco mais. Foi criado com o argumento de que essa decisão não devia ser directamente do Governo. Foi baseado no modelo do BBC Trust, que foi abandonado em 2017. Parece-me ridículo que esse CGI agora ande a contratar empresas para desempenhar a sua função mais importante.

Outra coisa é o Conselho de Opinião, que é um órgão que existe há décadas e que representa vários sectores da sociedade civil. Quem escolhe os provedores é a administração, mas o CO emite um parecer vinculativo (ou seja, pode chumbar o nome proposto). E é aqui que tem surgido o conflito com o CO, porque têm chumbado sucessivamente vários nomes ao longo dos anos sem grande fundamentação. Foi o que aconteceu com Felisbela Lopes em 2010 (que curiosamente foi este mês eleita pelo Parlamento para ir para o CO), e repetiu-se agora com o José Alberto Lemos. E foi daí que surgiu o violento artigo do Jorge Wemans contra Manuel Coelho da Silva, que preside ao CO há séculos. Não sei se com os novos membros eleitos pela AR ele se vai manter, e se o impasse na escolha do provedor vai continuar ou não.

Ok, pensava que era tudo no mesmo, de qualquer forma esse conselho de opinião é um desperdício não serve para nada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
há 51 minutos, zent disse:

Graça Franco e Ana Sousa Dias indigitadas para provedoras da RTP

O Conselho da Administração da RTP indigitou as jornalistas Graça Franco e Ana Sousa Dias para provedoras do Ouvinte e do Telespectador, respetivamente, segundo a convocatória do Conselho de Opinião a que a Lusa teve acesso.

O Conselho de Opinião irá dar parecer aos nomes indicados pela administração no final do mês, de acordo com a convocatória do órgão para apreciar o assunto.

O parecer do Conselho de Opinião é vinculativo.

Graça Franco, que foi diretora de informação da Renascença entre 2009 e 2020, é o nome indicado para suceder a João Paulo Guerra, e Ana Sousa Dias, que foi editora de Cultura da Lusa entre abril de 2009 e maio de 2011, a Jorge Wemans.

https://expresso.pt/sociedade/2021-09-22-Graca-Franco-e-Ana-Sousa-Dias-indigitadas-para-provedoras-da-RTP-9cf7751a

A Graça Franco que cada vez que a vejo a comentar na rtp só fala do chega... :facepalm:

Ana Sousa Dias tem alguma experiencias em televisão vamos ver se o programa vai ser tão interessante como era com o Paquete de Oliveira.

  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Será que já escolheram um novo provedor? 

É que o programa aparece na grelha da RTP 2, mais concretamente de dia 5 de dezembro, domingo, pelas 18h45. 

https://www.rtp.pt/programa/tv/p39968/e1

já tinham escolhido era a Ana Sousa Dias como n houve mais nenhuma noticia é porque não foi vetado o nome.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 21/11/2021 at 16:22, Televisão 10 disse:

Penso que a nova provedora (Ana Sousa Dias) já entrou em funções. 

Se estavam ansiosos para escrever ao provedor, já o podem fazer. :mosking: 

https://media.rtp.pt/empresa/provedores/provedor-do-telespetador-3/

 

Finalmente, posso reclamar do Fragoso das suas tardes repetidas de Domingo. Saudades de ver séries estrangeiras ao Domingo à tarde, saudades de ver uma programação alternativa, mas passar uma tarde a ver repetições, prefiro ver o Cabo.

Editado por santos12
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...