Jump to content

Zig Zag [Programação Infantil RTP2]


Diana

Posts Recomendados

  • 5 semanas depois...
On 2017-4-21 at 21:56, DonaldoC1997 disse:

O Zig Zag nos últimos anos tem ficado muito deprimente de se ver. Podiam muito bem aproveitar os vínculos com a Warner Bros., a Corus/Nelvana e a DHX Media para trazer novas séries e equilibrar as faixas etárias, mas preferem apostar quase tudo em conteúdos para os mais novos. Onde estão aqueles tempos onde se apostava fortemente no conteúdo nacional, onde as produções europeias não eram quase unicamente pré-escolares e tínhamos animação decente dos Estados Undos, Canadá e até do Japão? É o politicamente correto a mudar tudo... Atualmente, vejo muito raramente o programa e quando vejo, é normalmente para ver aquela série mais recente dos Peanuts (ou Charlie Brown e Snoopy, se preferirem).

Concordo que o Zig Zag não esteje no seu melhor actualmente. Mesmo assim, destacaria neste momento "As regras do Ângelo" (já a tinha visto antes no Cartoon Network (quando ainda não havia a versão portuguesa do canal) e gosto) e "Os mini justiceiros" (esta última eu adoro)

Editado por LAboy 456
  • Gosto 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-5-29 at 10:50, LAboy 456 disse:

Concordo que o Zig Zag não esteje no seu melhor actualmente. Mesmo assim, destacaria neste momento "As regras do Ângelo" (já a tinha visto antes no Cartoon Network (quando ainda não havia a versão portuguesa do canal) e gosto) e "Os mini justiceiros" (esta última eu adoro)

Também gosto desses dois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 2017-5-29 at 11:50, LAboy 456 disse:

Concordo que o Zig Zag não esteje no seu melhor actualmente. Mesmo assim, destacaria neste momento "As regras do Ângelo" (já a tinha visto antes no Cartoon Network (quando ainda não havia a versão portuguesa do canal) e gosto) e "Os mini justiceiros" (esta última eu adoro)

Os mini justiceiros é porreiro e até didáctico, pode ajudar as crianças que são vítimas de bullying por possuírem determinada característica a terem confiança.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK, OK, agora devo dizer que o Zig Zag continua "deprimente de se ver". Até o Vladimir acha que o Magazine Zig Zag é sério e não tem piada, é verdade, a produção nacional continua escassa (continuamos a ser uma das potências televisivas mais pobres da Europa em termos infantis), e dizem que "a nossa programação infantil deverá conter só programas educativos e desprovidos de violência porque somos politicamente correctos e o nosso canal está privado de publicidade comercial graças a uma lei que adoptámos em 1997".

E graças a este canal, séries como o Noddy (que já teria sido emitido anteriormente - em particular o mais famoso de todos, o Abram Alas para o Noddy - antes da reformulação de 2004), o Ruca (que bastantes pessoas na internet odeiam), o Bob, o Construtor, as Pistas da Blue (eu até gostei desta, mas a sua passagem foi breve - pouco mais de um ano) ou até aquela tal série do Pocoyo (ou seja, mencionei algumas das grandes pragas pré-escolares) tiveram mais popularidade do que, sei lá, Ed, Edd e Eddy? Que nunca deu na RTP e bem deveria ter sido dado lá? Não deveriam ter adquirido séries tipo Ninja Hattori?

Creio que devo estar a exagerar um pouco. O pouco que vejo do Zig Zag limita-se ao magazine propriamente dito. A minha parte favorita é a parte onde enviam desenhos dos telespectadores, particularmente quando enviam desenhos de séries das quais a RTP não tem os direitos, das quais:

  • Ben 10 (original. Foi em 2012)
  • heróis da Marvel cujas séries passam nos canais da SIC, mas fizeram os desenhos à custa dos filmes
  • Galáxia Wander
  • Gravity Falls
  • Hora da Aventura (seria este o título para a RTP?)
  • SpongeBob SquarePants (será que a RTP poderá borrifar com esta série como o Clan borrifa em Espanha? Lá tem mais audiências do que no Nickelodeon)

etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tantas séries passaram por lá, o melhor é tentar fazer uma espécie de lista com base no país de origem:

PBS (EUA): Sagwa (A Gata Siamesa Chinesa), Artur, Brinca Comigo (Sesame Workshop), A Escola Encantada (que na América passava dentro da Rua Sésamo), O Mundo do Simão, As Grandes Aventuras do Egas e do Becas, Super Sabina, Marta Fala, Uma Família Feliz, O Gato da Cartola, O Comboio dos Dinossauros, Timóteo vai à Escola, Ciber-Heróis
Playhouse Disney/Disney Junior (EUA): A Casa do Mickey Mouse, 
Nickelodeon (EUA): Dora, a Exploradora, Diogo Go, As Pistas da Blue, Zoey 101
Warner Bros. (EUA): Animaniacs, Histéria, Pinky e o Brain, Justice League Unlimited, The Batman, Batman: Os Valentes e Audazes, Teen Titans, MAD, Scooby-Doo: Mystery Incorporated, Be Cool, Scooby-Doo!, Tom and Jerry Tales, The Tom and Jerry Show, The Looney Tunes Show, Lunáticos à Solta, Baby Looney Tunes
Cartoon Network (EUA): As Aventuras Horripilantes do Beto e da Mena (primeira dobragem portuguesa), Hi Hi Puffy Ami Yumi
Outras empresas americanas: Ruca, Wow! Wow! Wubbzy, Contos do Mundo (co-produção entre vários canais de televisão de diversos países), Masked Rider, Garfield e Amigos, Space Cats, telefilmes Peanuts, Doidos Varridos, 1001 Noites, A Família Addams (1992), Alberto Bola, Richard Scarry, A Carrinha Mágica, O Futuro é Fantástico
Canadá: Ruca, Miúda Gira, Pet Alien, Rolabôs, Dezasseis, George and Martha, Guida e o Monstrinho, A Ilha dos Desafios, Piolho e Pimpolho, Eu e a Minha Família (série documental, acho que era da TFO), Braceface, What About Mimi?, Ricky Artista, Assombrosa Ruby, Miúda Atómica
Colômbia: Yoga para crianças
Co-produções europeias para o Cartoon Network: Herói 108
Espanha: todas as séries do Alex e do Telmo e Tula (curtas), Fábrica de Histórias (série obscura sobre uma fábrica com ratos e contavam fábulas), Pocoyo, Elementos: Aventuras no Micromundo, Princesas do Mar, Marco António, A Vaca Carlota, Cleo, Os Bochechas, Jelly Jamm
França: Emília, Contadora de Histórias, Lucy raconte l'histoire des sciences, Cozinhar a Brincar (Cooking? Child's Play), Jet Groove, Lulu Cambalhota, Aprendiz do Pai Natal, O Calendário do Pai Natal, Milo, Petit Ours Brun (falha-me o título português), Ozie Boo, Gawayn, O Gato de Frankenstein, Era Uma Vez: Os Inventores, Lou!, Gowap, A Avó Detective, Corneil e Bernie, As Regras do Ângelo, Peanuts, As Perguntas da Mily, Bonar, As Espias, The Garfield Show, Engenhocas, A Família Cenoura, Os Monstros do Mário, Gil e Julie, Rosa, Sherlock Yack, Dimitri, Bali, Trotro
Bélgica: Tik Tak, Hopla, Uki, Invasão Plâncton, Abelha Maia, Vicky (série actual)
Holanda: as várias séries do Miffy
Reino Unido: A Casa da Dani, Bob o Construtor, Abram Alas Para o Noddy, Rua do Zoo 64, Um Desastre de Bruxa, Binka, Fimbles, Rua dos Pássaros, Eu e os Meus Monstros, Os Hoobs, A Ilha de Noé, Ooglies, Sara e o Pato, Waybuloo, A Ovelha Choné, Basílio Pincel, A Série Secreta
Irlanda: Paula, Jo e Joca
Itália: Animais e Amigos, Água na Boca, Marco e Gina, Balão Azul, Travessura e Finura, Tony, a Repórter, Winx Clube (sim, chegou a dar na RTP 2, mas não por tanto tempo), Leonardo!, Slash, Boo-Boom, Alergia Monstra
Alemanha: Escola de Vampiros, A Estrela da Laura, Martim Ratola, Vipo, Bibi Blocksberg, Bibi e Tina, Peúgas
Suíça: Os Pequenos Contos do Wismo
Polónia: Fadas Polacas, Fantasia
Rússia: Bolandas/Kikoriki, Animais Voadores
Índia: O Pequeno Krishna
Coreia do Sul: Os Pequenos Filósofos, Fábulas de Esopo, Duarte o Grande, Noonbory e os Super 7, O Meu Amigo Gigante, Pororo
Japão: Do-Re-Mi-Fa-Donuts, Azuki, Olá Kitty, Vicky (série original), O Interruptor de Pitágoras, Super Poderosas, Matemática 2, Mushiking, Oliver e Benji, Design Ah: Um Olhar Sobre o Design
Malásia: O Rapaz de Kampung, Origanimais
Singapura: Milly and Molly (Mila e Mena?)
Austrália: Animália, Blinky Bill, Jiga e Joga, O Tablet do Zeca, Pelo Cano Abaixo, A Grande Aventura, Zimbras, a Zebra, Pixel Pinkie, Dukes of Broxstonia, CJ the DJ, Gustavo
Nova Zelândia: Pelo Cano Abaixo (co-produção com a Austrália), Os WotWots

vou colocar mais

Editado por ATVTQsV
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
On ‎12‎/‎06‎/‎2017 at 10:54, ATVTQsV disse:

Tantas séries passaram por lá, o melhor é tentar fazer uma espécie de lista com base no país de origem:


Espanha: todas as séries do Alex e do Telmo e Tula (curtas), Fábrica de Histórias (série obscura sobre uma fábrica com ratos e contavam fábulas), Pocoyo, Elementos: Aventuras no Micromundo, Princesas do Mar, Marco António, A Vaca Carlota, Cleo, Os Bochechas, Jelly Jamm
 

vou colocar mais

De Espanha, faltam “Sandra, a Detetive de Contos” e “Lola e Virgínia”. Esta última está agora a repetir no Zig Zag...

Reparei que agora, por vezes, entre os desenhos animados, colocam animações com as mascotes do programa. Até estão engraçadas...

Editado por Televisão 10
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 38 minutos, Televisão 10 disse:

De Espanha, faltam “Sandra, a Detetive de Contos” e “Lula e Virgínia”. Esta última está agora a repetir no Zig Zag...

Reparei que agora, por vezes, entre os desenhos animados, colocam animações com as mascotes do programa. Até estão engraçadas...

ha ha, "Lula e Virgínia"

Mas aquelas animações já existiam, são usadas como separadores durante o "Magazine Zig Zag".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 8 minutos, ATVTQsV disse:

ha ha, "Lula e Virgínia"

Mas aquelas animações já existiam, são usadas como separadores durante o "Magazine Zig Zag".

É Lola... escrevi Lola e o teclado “inteligente” (mas pouco) fez o favor de mudar para Lula.

Já não vejo há algum tempo o Zig Zag, mas não me recordo de as ver no magazine. Além disso, elas agora são usadas entre alguns desenhos animados e após a publicidade (quando antigamente começavam sem nenhum separador).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 3 minutos, Televisão 10 disse:

É Lola... escrevi Lola e o teclado “inteligente” (mas pouco) fez o favor de mudar para Lula.

Já não vejo há algum tempo o Zig Zag, mas não me recordo de as ver no magazine. Além disso, elas agora são usadas entre alguns desenhos animados e após a publicidade (quando antigamente começavam sem nenhum separador).

Eu vejo o magazine (à espera da secção de desenhos para poder ver desenhos de séries das quais a RTP não tem direitos :P)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 minuto, Televisão 10 disse:

Mudaram recentemente o cenário e também acrescentaram novos fantoches, não foi?

Mais ou menos isto, meteram mais dois fantoches, a Luana e uma outra cujo nome me escapa. Vieram de outro planeta e contaram como chegaram pois onde moravam tinham problemas quando houve uma guerra graças a uma matéria-prima.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
On 12/06/2017 at 10:54, ATVTQsV disse:

Tantas séries passaram por lá, o melhor é tentar fazer uma espécie de lista com base no país de origem:


França: Emília, Contadora de Histórias, Lucy raconte l'histoire des sciences, Cozinhar a Brincar (Cooking? Child's Play), Jet Groove, Lulu Cambalhota, Aprendiz do Pai Natal, O Calendário do Pai Natal, Milo, Petit Ours Brun (falha-me o título português), Ozie Boo, Gawayn, O Gato de Frankenstein, Era Uma Vez: Os Inventores, Lou!, Gowap, A Avó Detective, Corneil e Bernie, As Regras do Ângelo, Peanuts, As Perguntas da Mily, Bonar, As Espias, The Garfield Show, Engenhocas, A Família Cenoura, Os Monstros do Mário, Gil e Julie, Rosa, Sherlock Yack, Dimitri, Bali, Trotro

vou colocar mais

De França, também há "Os mini justiceiros"

Editado por LAboy 456
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 15 horas, Televisão 10 disse:

Ainda não entendi porque é que na MEO e na TDT não distinguem os desenhos animados na programação, enquanto na NOS o fazem.

A única coisa que me chateia nisso é quando incluem coisas que não fazem parte do Zig Zag, como as coisas que dão às 21h (Vamos à Descoberta, Cuidado com o Batman...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Acho engraçado transmitirem a música “Vamos Dormir!” tão cedo. Dizem “boa noite” e ainda é de dia.

A RTP 2 anda a transmitir desenhos animados que eu gosto muito, como o "Garfield”, "Tom e Jerry”, “Lola e Virgínia” e “Sandra, a Detetive de Contos”.

Penso que deveriam estender a duração deste espaço até às 14 h. Várias crianças devem querer ver desenhos animados pela hora de almoço. Certamente faria melhores resultados do que “Uma Aldeia Francesa”.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 56 minutos, Televisão 10 disse:

Acho engraçado transmitirem a música “Vamos Dormir!” tão cedo. Dizem “boa noite” e ainda é de dia.

Segundo o que vi,  no tempo dos Patinhos a música até chegou a dar demasiado cedo (na RTP 1, por vezes antes das notícias começarem).

há 57 minutos, Televisão 10 disse:

A RTP 2 anda a transmitir desenhos animados que eu gosto muito, como o "Garfield”, "Tom e Jerry”, “Lola e Virgínia” e “Sandra, a Detetive de Contos”.

Nenhuma destas séries me convence. The Garfield Show e The Tom and Jerry Show são séries que perdem o "The" e o "Show" nas traduções portuguesas. Ainda por cima com a RTP 2 a transmitir os mesmos episódios do Garfield francês há já bastante tempo (!) quando na verdade a série continuou a sua produção (com episódios especiais, e isso tudo), mas apesar disto prefiro a velha série americana de várias temporadas que foi injustamente eclipsada por cá graças aos franceses. Sobre a série mais recente do Tom e Jerry, da qual vi muito pouco, arrisco dizer que, à medida que criam novas séries, perde-se a magia. Prefiro as curtas clássicas, mas infelizmente nenhum canal quer apostar neste tipo de conteúdo, qual repelente.

É porque eu queria, sei lá, um Doraemon ou um Clarence ou uma série esquecida do Cartoon Network, sobretudo quando a RTP pegar na série Foster's Home for Imaginary Friends (a RTP vai-se passar!), mas infelizmente acham que não querem supremacia americana nem séries de acção. É preciso dinheiro, é preciso lucro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Junta-te a nós!

Podes agora comentar e registar-te depois. Se tens uma conta, Entra para responderes com a tua conta.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Restore formatting

  Only 75 emoji are allowed.

×   O teu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar apenas como link

×   Uau! O teu conteúdo anterior foi recuperado.   Limpar Tudo?

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Criar Novo...